Autor Tópico: A história de várias fotos: Inverno texano  (Lida 1284 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.620
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 20 de Fevereiro de 2021, 16:15:39
Inspirado por este tópico aqui, escrevo pra contar um pouco como foi o inverno texando de 2020/2021.

Pra quem não acompanhou o noticiário internacional, esta semana foi histórica, com um inverno muito mais rigoroso que o habitual. Na área de Houston, onde moro, chegou a fazer -13 graus C. Em comparação, nos dois últimos anos mal chegou a zero. Reza a lenda que em ano de furacão na região, neva em Houston. Se é verdade, não sei, mas as últimas quatro vezes em que nevou, houve furacão no verão anterior. Foi a temperatura mais baixa desde 1890, quando a temperatura chegou a -14 graus. E este ano foi observada uma quantidade de furacões e tempestades tropiciais como não é vista a muito tempo.

O frio não seria um grande problema se o estado como um todo estivesse preparado: mas não estava. Tubos de alimentação de gás natural congelaram, impedindo a passagem de gás pra geração de energia. As turbinas de vento não são preparadas pro frio e congelaram, parando de girar. Nuvens no céu diminuiram a geração de energia solar. Como resultado, houve falta de energia elétrica em quase todo o estado, justamente quando era mais necessária. Sem energia elétrica, o aquecimento residencial não funciona. Eu fiquei sem energia por dois dias seguidos, o que baixou a temperatura dentro de casa pra casa dos 10 graus. Tivemos que andar bem agasalhados, e colocar os mantimentos da geladeira pra fora da casa, pra não estragar (algumas coisas congelaram do lado de fora).

A tempestade começou na noite de domingo 14/2, com sleet (não sei a tradução pro português, mas é uma espécie de chuvisco de granizo) e ventos gelados. No topo disso, caiu bastante neve. No dia seguinte, essa era a vista do quintal de casa:
1.


Fui com minha filha dar uma volta na rua, pra ver a neve. Já estávamos sem luz nesta hora. Vento gelado e temperatura de cerca de -10 graus.
2.
2.1

As estalactites de gelo mostram que, além de sleet e neve, choveu também. A água congela sobre a neve, tornando-a mais escorregadia.
3.

Os tubos de suprimento de água são expostos e possuem isolamento térmico, mas não pra temperaturas tão frias. Com isso, a água congelou nos tubos, causando rachaduras em algumas conexões.
4.
5.

Minha casa tinha uma válvula anti-congelamento, que deveria abrir antes de a água congelar. A válvula, fabricada nos EUA, falhou e, com isso, o T, fabricando na China, também falhou. Existe alguma lição a ser aprendida aqui, mas não sem bem qual é.
6.

De qualquer forma, quando os tubos descongelaram, essa conexão começou a vazar. A loja de materiais de construção (que funcionava em modo de emergência, com geradores) estava abarrotada de gente precisando consertar a alimentação de água.
7.

Ainda sem energia em casa, também tivemos problemas com o sinal de telefone celular, pra nos comunicar e ter notícias. Algumas vezes por dia, tive que sair de casa com os celulares, pra baixar as mensagens e voltar pra casa. Quando esquentava um pouco (por volta de -6 graus), eu ia de bicicleta.
8.
9.

Na quarta-feira, esquentou um pouco e a neve começou a derreter, formando longas estalactites de gelo em todos os lugares. Essa tem uns 40 cm de comprimento. Nesse dia a energia voltou, então com água, energia e aquecimento, voltamos a ter alguma normalidade.
10.

Quinta-feira voltou a fazer bastante frio, mas como já estávamos com a casa funcionando, não botamos o nariz pra fora de casa. Sexta-feira fez um dia lindo, apesar de muito frio. Fui de novo passear com minha filha. A neve só resistiu em lugares que pegam menos sombra ou menos tráfego.
11.
12.
13.

Agora vai ser consertar os tubos de água não essenciais (piscina e irrigação) e podar as plantas que morreram no frio. Uma pena eu não ter fotografado o hibisco coberto de neve.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2021, 16:19:31 por felipemendes »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.620
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2021, 16:42:34
Bem legal !! É uma vida bem diferenre daqui !!

As construções das casas com calefação, os pneus para neve, é tudo bem interessante para nós !! :ok:

Bem legal mesmo ! Obrigado por compartilhar !

Obrigado pelo comentário!

Como aqui raramente neva, ninguém usa pneus de neve. Normalmente quando neva, nada funciona: a escola fecha, então a maioria das pessoas não vai trabalhar também.

Sobre a calefação, esqueci de comentar. Com a falência da energia e parada dos sistemas de aquecimento, várias pessoas tiveram a má ideia de usar fornos, queimadores a gás, além de ligar carro dentro da garagem e ficar dentro. Vários tiveram intoxicação por monóxido de carbono, e uma mãe/filha morreram sufocadas. Muito triste.


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 385
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2021, 18:06:25
Conheço bem neve, morei no JP por 18 anos.
Mas esse frio texano é punk demais. No JP, o máximo que peguei foram uns -4ºC.
Nunca vi tubo trincando, mas estactites eram normais.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2021, 18:39:32
Eu sei como é.... bem legal o seu registro. Esse ano tirei pouquíssimas fotos com meu celular.

Sobre as fotos que postou, gostei muito da 10 e 13.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.212
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2021, 23:40:13
Valeu por compartilhar o registro dessa experiência que vocês passaram  :ok:  Deu para ter uma boa noção da situação.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.449
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2023, 09:13:15
Obrigado por compartilhar novamente, Felipe.
Não tinha visto na época esse tópico.

O Texas é conhecido pelo calor, não?  :o


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.234
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2023, 10:50:58
Bacana as fotos e a reportagem.
Quando era mais novo tinha muita vontade de morar em local que nevasse.
Depois que conheci esse frio ( e a noite a -20C no acampamento base do Everest ), mudei de opinião. Rs rs
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.620
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2023, 11:58:21
Obrigado por compartilhar novamente, Felipe.
Não tinha visto na época esse tópico.

O Texas é conhecido pelo calor, não?  :o

Obrigado!

Esse ano fez um calor absurdo aqui. Dizem que foi a segunda maior onda de calor da história, perdendo só pra 2011. Ninguém aqui está preparado pra neve: mesmo com uma fina camada de neve, a cidade pára, escolas fecham, etc. Ainda bem que só acontece raramente.

Bacana as fotos e a reportagem.
Quando era mais novo tinha muita vontade de morar em local que nevasse.
Depois que conheci esse frio ( e a noite a -20C no acampamento base do Everest ), mudei de opinião. Rs rs

Obrigado! Aqui é bem raro de acontecer. Agora lá fora está 14 graus. O mais frio que fez este ano foi 4 graus. Mas basta uma frente fria por cima da outra que a temperatura cai abaixo de zero.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 868
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Dezembro de 2023, 11:24:10
Bem legal o relato, não tinha visto na época. As fotos combinam com o texto e passaram bem a atmosfera desses dias.

Como vocês fizeram com o aquecimento enquanto estavam sem energia elétrica?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.620
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 21 de Dezembro de 2023, 14:08:14
Como vocês fizeram com o aquecimento enquanto estavam sem energia elétrica?

Enquanto deu pra ficar em casa, ficamos. Mas chegou um dia em que esfriou muito, e não dava pra dormir com 5, 6 graus. Fomos pra casa de uns amigos que tinham energia. Ainda bem que não foi becaute geral, se não tinha morrido um monte de gente.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.449
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Janeiro de 2024, 07:17:59
Como está por aí nessa frente fria?


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.336
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Janeiro de 2024, 10:32:30
Teve furacão depois?  :ponder:
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.620
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 21 de Janeiro de 2024, 19:00:22
Teve furacão depois?  :ponder:

Teve uma tempestade tropical antes. O furacão só bateu na Louisiana.

Mas pra quebrar a regra, este ano caiu uma quantidade irrisória de neve aqui. A gente tinha que prestar muita atenção pra ver a neve.