Autor Tópico: Como fugir dos fungos nos equipamentos  (Lida 1004 vezes)

Lucaskabello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
  • É difícil mas é divertido!
    • https://500px.com/lucascorrarizzi
Online: 28 de Fevereiro de 2021, 09:44:17
Preciso de algo para acondicionar minhas lentes com segurança e fugir dos fungos.


Enviado de meu moto g(7) plus usando o Tapatalk

Nikon D7000 , 17 50mm 2.8 sigma/50 150mm 2.8 sigma/50 5000m sigma/50mm nikkor 1.8
Nikon d3000  18 105mm/55 200mm/ 100 300mm


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2021, 10:31:31
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2021, 10:31:46 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Lucaskabello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
  • É difícil mas é divertido!
    • https://500px.com/lucascorrarizzi
Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2021, 20:06:49
Já viu esse tópico?

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,138167.0.html

:ok:
Blzz... não tem muito milagre depois que pega neh

Enviado de meu moto g(7) plus usando o Tapatalk

Nikon D7000 , 17 50mm 2.8 sigma/50 150mm 2.8 sigma/50 5000m sigma/50mm nikkor 1.8
Nikon d3000  18 105mm/55 200mm/ 100 300mm


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2021, 21:35:24
Blzz... não tem muito milagre depois que pega neh
Enviado de meu moto g(7) plus usando o Tapatalk

Só o milagre da limpeza...
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2021, 23:17:05
A melhor dica é a prevenção. Se sua lente está com fungos, separa ela dos seus outros equipamentos para evitar a contaminação. Embora seja mais difícil ter fungos no sensor, as outras lentes podem ser infectadas com fungos se ficarem muito próximas.

Fungo gosta de duas coisas: escuridão e umidade.

O que eu faço: tenho uma caixa plástica transparente onde guardo todos os meus equipamentos. Dentro da caixa, ela sempre está em local bem iluminado.

Uso sacolas plásticas transparentes (aquelas de frutas de supermercado) e coloco cada lente (sem as tampas) dentro desse saco (um saco para cada lente) com dois sachês de silica gel - que serve pra tirar a umidade. Amarro bem cada um deles e coloco no recipiente plástico.

As câmeras sempre coloco  com uma lente e com o corpo da câmera pra baixo e a lente pra cima, para que o sensor e espelho tomem luz também. Faço o mesmo procedimento de amarrar a câmera com a lente no saquinho plástico e pra cada um , uso duas ou três sachês de gilica gel.

A cada 3 meses troco os sachês.

Ao colocar a câmera e lente, nunca coloque a tampa de proteção no bocal da câmera ou na lente. Fungo gosta de escuridão.

Basicamente é isso que eu faço e funciona muito bem, mas só se a lente não tem fungos. Se a lente tem fungos precisa isolar ela dos outros equipamentos e enviar para limpeza.


Lucaskabello

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
  • É difícil mas é divertido!
    • https://500px.com/lucascorrarizzi
Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2021, 23:32:28
A melhor dica é a prevenção. Se sua lente está com fungos, separa ela dos seus outros equipamentos para evitar a contaminação. Embora seja mais difícil ter fungos no sensor, as outras lentes podem ser infectadas com fungos se ficarem muito próximas.

Fungo gosta de duas coisas: escuridão e umidade.

O que eu faço: tenho uma caixa plástica transparente onde guardo todos os meus equipamentos. Dentro da caixa, ela sempre está em local bem iluminado.

Uso sacolas plásticas transparentes (aquelas de frutas de supermercado) e coloco cada lente (sem as tampas) dentro desse saco (um saco para cada lente) com dois sachês de silica gel - que serve pra tirar a umidade. Amarro bem cada um deles e coloco no recipiente plástico.

As câmeras sempre coloco  com uma lente e com o corpo da câmera pra baixo e a lente pra cima, para que o sensor e espelho tomem luz também. Faço o mesmo procedimento de amarrar a câmera com a lente no saquinho plástico e pra cada um , uso duas ou três sachês de gilica gel.

A cada 3 meses troco os sachês.

Ao colocar a câmera e lente, nunca coloque a tampa de proteção no bocal da câmera ou na lente. Fungo gosta de escuridão.

Basicamente é isso que eu faço e funciona muito bem, mas só se a lente não tem fungos. Se a lente tem fungos precisa isolar ela dos outros equipamentos e enviar para limpeza.


Enviado de meu moto g(7) plus usando o Tapatalk

Nikon D7000 , 17 50mm 2.8 sigma/50 150mm 2.8 sigma/50 5000m sigma/50mm nikkor 1.8
Nikon d3000  18 105mm/55 200mm/ 100 300mm