Autor Tópico: T7i x 6D  (Lida 2224 vezes)

xicoweb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Online: 02 de Março de 2021, 08:04:11
Amigos, peço a opinião dos mais experientes em mais uma dúvida:
Tenho uma T7i (e gosto muito dela), mas vejo algumas 6D bem conservadas e com preços atrativos.
Haveria um ganho real na qualidade das fotos na compra dessa full frame?
Carlos Sá


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 02 de Março de 2021, 10:56:12
A teoria diz que sim.
Único detalhe é que o sensor da T7i é um geração a frente na questão das recuperações de sombras.

E no AF é um downgrade enorme!
A 6D só tem 1 ponto cross type.
« Última modificação: 02 de Março de 2021, 10:56:56 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


xicoweb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #2 Online: 02 de Março de 2021, 12:30:50
Pelo que pesquisei parece que pelo fato de ser uma full frame seu ruído é menos aparente.
Carlos Sá


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #3 Online: 02 de Março de 2021, 13:01:42
Pense nas lentes. Pra ter um ganho real você precisa usar lentes tão claras quanto as que você usa na t7i na 6D.

Se você usa uma 17-55 2.8, vai ter que pegar uma 24-70 2.8 pra ter um ganho considerável. Daí o custo pode se tornar mais expressivo.

Quais lentes você usa na t7i? Já tem em mente quais pretende pegar pra 6D?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 02 de Março de 2021, 14:23:52
Amigos, peço a opinião dos mais experientes em mais uma dúvida:
Tenho uma T7i (e gosto muito dela), mas vejo algumas 6D bem conservadas e com preços atrativos.
Haveria um ganho real na qualidade das fotos na compra dessa full frame?

Resumo da história é assim: você precisa de ISOs mais altos? Você usa ISO 3200, 6400 ou até 12.800? O upgrade vale a pena.

Você grava vídeos? Usa bem os 45 pontos de foco da T7i ? Gosta do tamanho pequeno da T7i? Consegue se virar bem até ISO 3200? Se sim para pelo menos 2 dessas perguntas, o upgrade não vale a pena, melhor ficar na T7i mesmo e investir numa lente de melhor qualidade.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 02 de Março de 2021, 15:37:53
Mesmo sabendo que lente é o que mais importa, eu ainda sim iria com uma 6D e uma 50 1.8 e depois me viro para comprar outras coisas do que ir para uma T7i.

A 6D é muito boa. Aguenta ISOs na faixa de 6,400 a 8,000. Ergonomia excelente, sistema de foco simples mas eficiente. É um clássico. Não tem como errar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 02 de Março de 2021, 15:54:30
Mesmo sabendo que lente é o que mais importa, eu ainda sim iria com uma 6D e uma 50 1.8 e depois me viro para comprar outras coisas do que ir para uma T7i.

A 6D é muito boa. Aguenta ISOs na faixa de 6,400 a 8,000. Ergonomia excelente, sistema de foco simples mas eficiente. É um clássico. Não tem como errar.

Cheguei a usar várias vezes, quando tive a 6D, ISO 12.800, o nível de ruído era baixíssimo, considero também pro meu gosto o limite usável de ISO nela, mas se você não usa ISO muito alto, eu ainda ficaria com a T7i pelos recursos mais novos que ela tem como dual pixel e o mesmo  sistema de 45 pontos cruzados da 80D.

Se seu foco for mais fotografia, e 9 pontos de foco não são problema pra você (eu já tive Nikon D40 que só tinha 3 pontos de foco kkkk ) , a 6D é ótima.


xicoweb2005

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
  • Usando T7i - Canon
Resposta #7 Online: 02 de Março de 2021, 21:00:17
Pessoal, minhas lentes são as seguintes:
Sigma (Contemporary) 17-70mm
Canon Ef-s 10-18mm  -  Ef Canon 70-300mm Is
Canon Ef 17-40mm   -   Ef 24-105mm  -  Ef 100mm (macro)  -  Ef 70-200 Is 2.8 (todas estas lentes da série L).
Carlos Sá


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 02 de Março de 2021, 21:08:39
Pessoal, minhas lentes são as seguintes:
Sigma (Contemporary) 17-70mm
Canon Ef-s 10-18mm  -  Ef Canon 70-300mm Is
Canon Ef 17-40mm   -   Ef 24-105mm  -  Ef 100mm (macro)  -  Ef 70-200 Is 2.8 (todas estas lentes da série L).

Só perde 10-18, se tiver com parasol eu compro  :hysterical:

E a sigma.
« Última modificação: 02 de Março de 2021, 21:09:04 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #9 Online: 02 de Março de 2021, 21:22:06
Eu tenho uma 6D. Comprei ela em 2018, pois na época eu conclui que fazia sentido pra mim. Mas admito que eu não sei se eu compraria ela em 2021 , ainda em um cenário ja possuindo  uma T7i. Mas também não pretendo me desfazer dela tão cedo ainda mais agora com a insanidade que tá o preço de câmeras.

A ergonomia dela realmente é ótima. Eu nunca usei a t7i em si, mas ja usei a sl2 e achei a ergonomia inferior,  mas ao mesmo tempo a 6d faz uma falta de não ter tela articulada e  touch-screen....

Mas uma coisa que não gostei da sl2 e suponho que se aplica a t7i, é o tamanho da imagem projetada no viewfinder óptico , que fica "pequena" e "espremida" , sendo o viewfinder da 6d a imagem fica maior (não lembro o termo em português de "viewfinder magnification"), e isso pra mim pelo menos que sou míope acho que faz uma baita diferença se usar o viewfinder óptico, ao invés do live view seja premissa importante.

A 6d realmente eu concordo que tem um sistema de af bem defasado, acredito que até pra época quando foi lançada. Pra fotografia de paisagens,  que eu faço maior parte do tempo,  não faz menor diferença. Mas pra retratos, ela exige mais atenção,  vira meche precisa da técnica focar e recompor.

  meio chovendo no molhado, como disseram,  ela realmente entrega bons resultados com ISO até na faixa de 12000 .

Tem um recurso que acho bem útil na 6d,  mas a T7i certamente têm e mais avançado,  que é a conectividade Wi-Fi.

E fechando, como disseram e eu concordo, a 6D faz todo sentido se a premissa é usar lentes full frame querendo  preservar toda área coberta pela lente,  sem haver  o crop. Alias, na minha opinião essa seria a única justificativa plausível pra fazer uma troca da T7i por ela.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
« Última modificação: 02 de Março de 2021, 21:25:48 por dlgoes »


xicoweb2005

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
  • Sexo: Masculino
  • Usando T7i - Canon
Resposta #10 Online: 02 de Março de 2021, 21:25:47
Só perde 10-18, se tiver com parasol eu compro  :hysterical:

E a sigma.
 :D :D :D
Carlos Sá


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 03 de Março de 2021, 00:47:16
Eu tenho uma 6D. Comprei ela em 2018, pois na época eu conclui que fazia sentido pra mim. Mas admito que eu não sei se eu compraria ela em 2021 , ainda em um cenário ja possuindo  uma T7i. Mas também não pretendo me desfazer dela tão cedo ainda mais agora com a insanidade que tá o preço de câmeras.

A ergonomia dela realmente é ótima. Eu nunca usei a t7i em si, mas ja usei a sl2 e achei a ergonomia inferior,  mas ao mesmo tempo a 6d faz uma falta de não ter tela articulada e  touch-screen....

Mas uma coisa que não gostei da sl2 e suponho que se aplica a t7i, é o tamanho da imagem projetada no viewfinder óptico , que fica "pequena" e "espremida" , sendo o viewfinder da 6d a imagem fica maior (não lembro o termo em português de "viewfinder magnification"), e isso pra mim pelo menos que sou míope acho que faz uma baita diferença se usar o viewfinder óptico, ao invés do live view seja premissa importante.

A 6d realmente eu concordo que tem um sistema de af bem defasado, acredito que até pra época quando foi lançada. Pra fotografia de paisagens,  que eu faço maior parte do tempo,  não faz menor diferença. Mas pra retratos, ela exige mais atenção,  vira meche precisa da técnica focar e recompor.

  meio chovendo no molhado, como disseram,  ela realmente entrega bons resultados com ISO até na faixa de 12000 .

Tem um recurso que acho bem útil na 6d,  mas a T7i certamente têm e mais avançado,  que é a conectividade Wi-Fi.

E fechando, como disseram e eu concordo, a 6D faz todo sentido se a premissa é usar lentes full frame querendo  preservar toda área coberta pela lente,  sem haver  o crop. Alias, na minha opinião essa seria a única justificativa plausível pra fazer uma troca da T7i por ela.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk


Eu já tive 6D também , gostava bastante dela. O autofoco é o único contra dela, pra ser bem sincero. Sobre o viewfinder, é normal, a SL2  tem um viewfinder (espelho) que cobre, senão me engano 95% da área do sensor. Já o da 6D é maior porque o viewfinder de qualquer FF é maior, pois ela segue o tamanho do sensor.

Não me lembro se o viewfinder da T7i era do mesmo tamanho da SL2, sei que na 80D ela cobre uma área bem maior, chegando próximo ao tamanho do sensor. De qualquer forma, qualquer FF tem um viewfinder bem maior, pois ele é proporcional sempre ao tamanho do sensor.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 03 de Março de 2021, 01:03:33
Precisamos ponderar o que significa ser defasado. Concordo em usar esse adjetivo se estivermos falando do fato de ter só 11 pontos e só o central cruzado mas, a performance do ponto central não é defasado. Nunca tive problema de foco usando o ponto central.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 03 de Março de 2021, 01:07:37
Precisamos ponderar o que significa ser defasado. Concordo em usar esse adjetivo se estivermos falando do fato de ter só 11 pontos e só o central cruzado mas, a performance do ponto central não é defasado. Nunca tive problema de foco usando o ponto central.

Eu considero a performance do ponto central da 6D excelente, assim como era nas 5D Mark 1 e 2. Os pontos laterais depende muito , ao meu ver, da iluminação. Pra fotos com luz natural, durante o dia, sempre rendeu muito bem.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 03 de Março de 2021, 08:20:53
Precisamos ponderar o que significa ser defasado. Concordo em usar esse adjetivo se estivermos falando do fato de ter só 11 pontos e só o central cruzado mas, a performance do ponto central não é defasado. Nunca tive problema de foco usando o ponto central.

É passar muito pano querer julgar o AF de uma camera só pelo ponto central.
Eu também nunca tive problema com o ponto central de minha T3.....

AF dela é defasado.
Isso desde o lançamento e até mesmo comparado com algumas rebels da época.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs