Autor Tópico: Dúvida - lente full-frame x lente aps-c ?  (Lida 1471 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.345
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #45 Online: 10 de Março de 2021, 11:51:09
Uma FF vai além do ruído como à maioria diz, em ISO baixo se tem mais nítides também, única coisa que já ouvi e não pude comprovar é que em grande angular FF é melhor pois tem à menor distorção em comparação com CROP sendo melhor principalmente para arquitetura.

Nem é pela distorção não. Distorçao depende mais da lente e abertura usadas. FF é melhor no grande angular apenas porque o sensor é maior e o ângulo de visão também. Por outro lado, FF tende a apresentar muita vinheta nas bordas, se usada em aberturas maiores . E por outro lado também, uma lente tele é melhor no APSC, pois o fato do sensor ter um crop (corte) ajuda a enquadrar melhor.


Ernesto

  • Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.313
  • Ernesto Leite
Resposta #46 Online: 10 de Março de 2021, 17:00:23
Esse negocio de atribuir desempenho de iso ao tamanho do sensor é uma meia verdade, que está caindo por terra rapidamente a medida que os sensores FF passam de 50MP.

O que importa é o tamanho dos pixels, e o sensores FF atuais estão com os pixels do mesmo tamanho dos Aps-c.

...

Eu acho que foi isso que matou o Médio Formato digital e está matando o M4/3 e o APS-C

Estão pondo pixels demais e o ruído tem aumentado demais...

A Canon 90D é uma câmera para ISO 400  :(

No FF, a Canon 5DsR tb era para ISO 400... mas o FF sempre teve outras opções...

Tive muitas Nikons FF e APS-C antes da D750, e em todas, passou de ISO 800... tinha que ir pro photoshop depois (ainda tenho câmeras de 36Mpix e 51Mpix)


As Médio Fomato chegaram ao cúmulo de "pedir" ISO 35 para 80Mpix e ISO 50 para 100Mpix e 150Mpix...

Aquela marca-que-não-convém-citar, em 100Mpix, não se deve passar de ISO 100

Chega uma hora que nada mais em movimento (ou à noite) consegue ser feito com facilidade...

Tudo é válido de dia e com flash mas, o equipamento para situações adversas, tb precisa existir...

Felizmente, o Fullframe acordou... e se destacou nisso de baixo ruído em ISO alto nos modelos R6, Z6, A7...


« Última modificação: 10 de Março de 2021, 17:11:18 por Ernesto »
#DeFérias


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.284
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 12 de Março de 2021, 09:18:13
Nem é pela distorção não. Distorçao depende mais da lente e abertura usadas. FF é melhor no grande angular apenas porque o sensor é maior e o ângulo de visão também. Por outro lado, FF tende a apresentar muita vinheta nas bordas, se usada em aberturas maiores . E por outro lado também, uma lente tele é melhor no APSC, pois o fato do sensor ter um crop (corte) ajuda a enquadrar melhor.

No caso uma lente APS-C com o mesmo ângulo de uma 20mm FF, tende à distorcer mais pois a lente precisa ser mais grande angular.
Se não me engano ouvi isso do famoso Ardando :ponder:
Não manjo nada de grande angular praticamente só uso tele.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.284
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 12 de Março de 2021, 09:21:27
Eu acho que foi isso que matou o Médio Formato digital e está matando o M4/3 e o APS-C

Estão pondo pixels demais e o ruído tem aumentado demais...

A Canon 90D é uma câmera para ISO 400  :(

No FF, a Canon 5DsR tb era para ISO 400... mas o FF sempre teve outras opções...

Tive muitas Nikons FF e APS-C antes da D750, e em todas, passou de ISO 800... tinha que ir pro photoshop depois (ainda tenho câmeras de 36Mpix e 51Mpix)


As Médio Fomato chegaram ao cúmulo de "pedir" ISO 35 para 80Mpix e ISO 50 para 100Mpix e 150Mpix...

Aquela marca-que-não-convém-citar, em 100Mpix, não se deve passar de ISO 100

Chega uma hora que nada mais em movimento (ou à noite) consegue ser feito com facilidade...

Tudo é válido de dia e com flash mas, o equipamento para situações adversas, tb precisa existir...

Felizmente, o Fullframe acordou... e se destacou nisso de baixo ruído em ISO alto nos modelos R6, Z6, A7...

Acredito que sempre vai ter opções de baixo MP de 12 até 24.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.491
Resposta #49 Online: 12 de Março de 2021, 09:45:35
No caso uma lente APS-C com o mesmo ângulo de uma 20mm FF, tende à distorcer mais pois a lente precisa ser mais grande angular.
Se não me engano ouvi isso do famoso Ardando :ponder:
Não manjo nada de grande angular praticamente só uso tele.

Isso não faz muito sentido pra mim.
As lentes apenas trabalham pra corrigir a distorção que acontece naturalmente.
Distância focal não influencia em nada na distorção.

Distorção é criada pela distância do assunto e ângulo em que a imagem atinge a lente.
FF em 20mm ou APS-C equivalente a 20mm vai gerar a mesma distorção, pois a distância e ângulo do assunto vai ser o mesmo.
As únicas diferenças vão ficar nos projetos das lentes, uma pode corrigir melhor a distorçâo do que a outra, mas a luz, a distorção, vai chegar pra elas do mesmo jeito.
« Última modificação: 12 de Março de 2021, 09:46:37 por Di Torres »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.396
    • Dilone Fotografia
Resposta #50 Online: 12 de Março de 2021, 10:21:45
Isso não faz muito sentido pra mim.
As lentes apenas trabalham pra corrigir a distorção que acontece naturalmente.
Distância focal não influencia em nada na distorção.

Distorção é criada pela distância do assunto e ângulo em que a imagem atinge a lente.
FF em 20mm ou APS-C equivalente a 20mm vai gerar a mesma distorção, pois a distância e ângulo do assunto vai ser o mesmo.
As únicas diferenças vão ficar nos projetos das lentes, uma pode corrigir melhor a distorçâo do que a outra, mas a luz, a distorção, vai chegar pra elas do mesmo jeito.

Também acho... Não fosse isso as câmeras de celulares e compactas iam apresentar uma distorção enorme.  :ponder:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.345
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #51 Online: 12 de Março de 2021, 14:15:14
Isso não faz muito sentido pra mim.
As lentes apenas trabalham pra corrigir a distorção que acontece naturalmente.
Distância focal não influencia em nada na distorção.

Distorção é criada pela distância do assunto e ângulo em que a imagem atinge a lente.
FF em 20mm ou APS-C equivalente a 20mm vai gerar a mesma distorção, pois a distância e ângulo do assunto vai ser o mesmo.
As únicas diferenças vão ficar nos projetos das lentes, uma pode corrigir melhor a distorçâo do que a outra, mas a luz, a distorção, vai chegar pra elas do mesmo jeito.

Também não faz sentido prático nenhum. A distorção depende muito da distância focal e do projeto ótico. Existem elementos óticos  para reduzir as distorções.. Mas hoje em dia isso nem é problema, tira a foto e aplica o perfil de correção da lente na pós. O povo chia muito com isso.

E tivemos avanços, ex: as lentes da Laowa com tecnologia de zero distorção. E isso independe do sensor que você usa. https://www.venuslens.net/product/laowa-12mm-f2-8-zero-d/


Ernesto

  • Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.313
  • Ernesto Leite
Resposta #52 Online: 13 de Março de 2021, 01:52:00
Acredito que sempre vai ter opções de baixo MP de 12 até 24.

Pois é... penso que as marcas que continuarem atendendo profissionais de esportes e eventos, continuarão fornecendo esses sensores a menos que a tecnologia mude e se mostre prática e eficiente com mais Mpix... (o que eu dúvido por hora). A Nikon já, claramente, dá sinais de que abandonará esse público. Acho que a Canon & Sony seguirão sozinhas aqui.

E as câmeras de estúdio e de entusiastas, vão seguir até os 200Mpix e pedir ISO 25  :D (Vejo a Nikon focando nesse nicho, junto com Canon & Sony)

E as câmeras para youtubers & fãs vão filmar a 960fps (igual celular Samsung faz por alguns segundos) :D (Vejo Canon & Sony aqui)
#DeFérias


AFShalders

  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.058
  • Sexo: Masculino
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 13 de Março de 2021, 02:35:40
Distorção é algo complicado. Acontece porque ao contrário do que a maioria pensa os pontos focalizados corretamente não estão exatamente no plano do sensor (ou filme) e sim em uma casca de uma esfera. Por isso que o tal sensor curvo é o santo graal. Mas essa distorção, independentemente do tamanho do sensor pode ser corrigida oticamente quase à perfeição e só sendo limitada na prática pelo custo (e complexidade ótica). Hoje em dia, quase a totalidade das imagens geradas por câmeras de celulares apostam em uma semi-correção ótica, seguida de e uma boa ginástica de cálculos geométricos para finalizar a correção da distorção. Outras abordagens usam lentes com curvaturas complexas (asféricas), semelhantes aos óculos multi-focais.

Não tem absolutamente nada a ver com o tamanho do sensor. Tem a ver com o comprimento focal, com a distância física disponível entra a objetiva e o sensor, tamanho, abertura máxima, peso e custo aceitáveis e por aí vai.

A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.345
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #54 Online: 13 de Março de 2021, 18:23:03
Distorção é algo complicado. Acontece porque ao contrário do que a maioria pensa os pontos focalizados corretamente não estão exatamente no plano do sensor (ou filme) e sim em uma casca de uma esfera. Por isso que o tal sensor curvo é o santo graal. Mas essa distorção, independentemente do tamanho do sensor pode ser corrigida oticamente quase à perfeição e só sendo limitada na prática pelo custo (e complexidade ótica). Hoje em dia, quase a totalidade das imagens geradas por câmeras de celulares apostam em uma semi-correção ótica, seguida de e uma boa ginástica de cálculos geométricos para finalizar a correção da distorção. Outras abordagens usam lentes com curvaturas complexas (asféricas), semelhantes aos óculos multi-focais.

Não tem absolutamente nada a ver com o tamanho do sensor. Tem a ver com o comprimento focal, com a distância física disponível entra a objetiva e o sensor, tamanho, abertura máxima, peso e custo aceitáveis e por aí vai.



Seu comentário foi a cereja do bolo sobre este assunto. E acrescento, me admira a tecnologia da chinesa Laowa em produzir, literalmente, lentes angulares com zero distorção, um feito que as Zeiss, Canon, Nikon , Sigma, Tokina , Tamron entre outras não conseguiram. Esses chineses dominam o mundo kkkk  :D  :D  :D
« Última modificação: 13 de Março de 2021, 18:23:43 por cheferson »


AFShalders

  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.058
  • Sexo: Masculino
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #55 Online: 13 de Março de 2021, 18:28:34
Seu comentário foi a cereja do bolo sobre este assunto. E acrescento, me admira a tecnologia da chinesa Laowa em produzir, literalmente, lentes angulares com zero distorção, um feito que as Zeiss, Canon, Nikon , Sigma, Tokina , Tamron entre outras não conseguiram. Esses chineses dominam o mundo kkkk  :D  :D  :D


Tem várias lentes antigas com "zero" distorção !

- Russar MR-2 20mm F5.6
- Zeiss Distagon 17mm F4
- Minolta Rokkor 17mm F4 (muito baixa distorção)

E outras...

« Última modificação: 13 de Março de 2021, 18:40:35 por AFShalders »
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.345
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #56 Online: 13 de Março de 2021, 19:30:01

Tem várias lentes antigas com "zero" distorção !

- Russar MR-2 20mm F5.6
- Zeiss Distagon 17mm F4
- Minolta Rokkor 17mm F4 (muito baixa distorção)

E outras...



Obrigado , já anotado aqui na minha lista rsrsrs