Autor Tópico: Dúvida - lente full-frame x lente aps-c ?  (Lida 6169 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #15 Online: 05 de Março de 2021, 00:47:27


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #16 Online: 05 de Março de 2021, 12:29:35
2021 e ainda temos esse tipo de pergunta.

Não muda nada, seja lente ff, medio formato, dx, etc, é só um monte de vidro. Espetado na sua camera apsc o resultado é o mesmo, pode montar até um telescópio nela que não muda nada.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #17 Online: 05 de Março de 2021, 22:15:05
2021 e ainda temos esse tipo de pergunta.

Não muda nada, seja lente ff, medio formato, dx, etc, é só um monte de vidro. Espetado na sua camera apsc o resultado é o mesmo, pode montar até um telescópio nela que não muda nada.

Quem assistiu esse vídeo do Armando sobrer fator de corte,, já entendeu tudo rs.


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.870
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #18 Online: 07 de Março de 2021, 10:47:34
Primeiro quero agradecer a todos que se dispuseram a auxiliar no esclarecimento dessa dúvida. Mas ainda tem um detalhe que não consegui esclarecer. Como não tenho uma câmera FF não tenho como testar.
Se montarmos uma lente APS-C em uma câmera FF teremos uma cobertura menor no sensor portanto uma imagem com vinhetas. Isso está claro. o que ainda não ficou claro pra mim é se essa imagem projetada pela lente APS-C em um sensor FF será a mesma de uma lente FF, com a mesma distancia focal, porém menor ou se será a mesma imagem de uma lente APS-C em uma câmera APS-C ou seja com fator de corte.
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 07 de Março de 2021, 13:26:08
Primeiro quero agradecer a todos que se dispuseram a auxiliar no esclarecimento dessa dúvida. Mas ainda tem um detalhe que não consegui esclarecer. Como não tenho uma câmera FF não tenho como testar.
Se montarmos uma lente APS-C em uma câmera FF teremos uma cobertura menor no sensor portanto uma imagem com vinhetas. Isso está claro. o que ainda não ficou claro pra mim é se essa imagem projetada pela lente APS-C em um sensor FF será a mesma de uma lente FF, com a mesma distancia focal, porém menor ou se será a mesma imagem de uma lente APS-C em uma câmera APS-C ou seja com fator de corte.


Será a mesma do sensor FF só que cortada como se colocasse uma cartolina com um furo em cima de um sensor FF


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #20 Online: 07 de Março de 2021, 13:44:51
Primeiro quero agradecer a todos que se dispuseram a auxiliar no esclarecimento dessa dúvida. Mas ainda tem um detalhe que não consegui esclarecer. Como não tenho uma câmera FF não tenho como testar.
Se montarmos uma lente APS-C em uma câmera FF teremos uma cobertura menor no sensor portanto uma imagem com vinhetas. Isso está claro. o que ainda não ficou claro pra mim é se essa imagem projetada pela lente APS-C em um sensor FF será a mesma de uma lente FF, com a mesma distancia focal, porém menor ou se será a mesma imagem de uma lente APS-C em uma câmera APS-C ou seja com fator de corte.

Lente 35mm é lente 35mm. Lente 50mm é lente 50mm.
Não interessa se é pra APS-C, full frame, Micro 4/3, etc.

A única diferença é que, se você usar uma lente 35mm feita para APS-C em um sensor full frame, a imagem da lente não vai cobrir todo o sensor e as bordas vão vinhetar por causa disso, pois a lente foi feita para cobrir o sensor APS-C e não gera imagem suficiente para cobrir o sensor full frame.

Segue exemplo. Imagine que as duas imagens abaixo foram feitas na mesma câmera full frame.
Na primeira foi utilizada uma lente 35mm que cobre todo o sensor e na segunda seria como se você utilizasse uma lente 35mm para APS-C.
A imagem, o ângulo de visão, é o mesmo, pois as duas lentes são 35mm... a única diferente é que a lente APS-C não gera imagem suficiente para cobrir todo o sensor full frame.





cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #21 Online: 07 de Março de 2021, 14:09:56
Lente 35mm é lente 35mm. Lente 50mm é lente 50mm.
Não interessa se é pra APS-C, full frame, Micro 4/3, etc.

A única diferença é que, se você usar uma lente 35mm feita para APS-C em um sensor full frame, a imagem da lente não vai cobrir todo o sensor e as bordas vão vinhetar por causa disso, pois a lente foi feita para cobrir o sensor APS-C e não gera imagem suficiente para cobrir o sensor full frame.

Segue exemplo. Imagine que as duas imagens abaixo foram feitas na mesma câmera full frame.
Na primeira foi utilizada uma lente 35mm que cobre todo o sensor e na segunda seria como se você utilizasse uma lente 35mm para APS-C.
A imagem, o ângulo de visão, é o mesmo, pois as duas lentes são 35mm... a única diferente é que a lente APS-C não gera imagem suficiente para cobrir todo o sensor full frame.





Excelente explicação!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #22 Online: 07 de Março de 2021, 14:13:37
Só dois adendos:
1) As fabricantes que produzem lentes para APSC o fazem por questão de custos, já que o tamanho da lente é reduzido e dos vidros também, o que torna uma lente feita para APSC mais leve e barata (claro  há excessões como a Sigma 50-100 1.8 kkkk )

2) Usar uma lente de FF , projetada para um sensor maior, numa câmera APSC de sensor menor, tem algumas nítidas vantagens como por exemplo, o fato de se usar a parte mais central  do quadro, onde a nitidez é maior. Por outro lado, perde-se o enquadramento, o que é ótimo para lentes do tipo tele-objetiva (acima  de 60MM em FF) e se torna uma desvantagem para grande-angular, onde um sensor FF tem vantagem pelo maior enquadramento. Por exemplo, a 17-40 F4L é muito melhor num sensor FF, enquanto uma lente tele tem maior vantagem no APSC pois o corte (sensor menor) acaba se tornando uma vantagem pelo corte do sensor.


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.870
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #23 Online: 07 de Março de 2021, 15:08:29
Show, agora solucionei todas minhas duvidas.
Mais uma vez obrigado  :ok:
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #24 Online: 07 de Março de 2021, 18:41:45

A única diferença é que, se você usar uma lente 35mm feita para APS-C em um sensor full frame, a imagem da lente não vai cobrir todo o sensor e as bordas vão vinhetar por causa disso, pois a lente foi feita para cobrir o sensor APS-C e não gera imagem suficiente para cobrir o sensor full frame.

Excelente explicação, mas agora só pra te dar mais trabalho explica pro novato essa foto aqui:


35mm, F/1.8, ISO110 (auto), 1/80

Lente: Nikkor 35mm F/1.8G DX
Camera: Nikon D600 (em modo FX)


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #25 Online: 07 de Março de 2021, 20:20:59
Excelente explicação, mas agora só pra te dar mais trabalho explica pro novato essa foto aqui:


35mm, F/1.8, ISO110 (auto), 1/80

Lente: Nikkor 35mm F/1.8G DX
Camera: Nikon D600 (em modo FX)


Pode acontecer de uma lente feita pra cropada projetar um círculo maior. De toda forma, fica difícil dizer sem o exif da foto,  não. Tenta hospedar a imagem com o exif no flick pra gente ver. De qualquer forma,  essa 35MM da Nikon é bem soft em 1.8 , mas em  2.5 já fica ótima.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #26 Online: 07 de Março de 2021, 20:55:25
Pode acontecer de uma lente feita pra cropada projetar um círculo maior. De toda forma, fica difícil dizer sem o exif da foto,  não. Tenta hospedar a imagem com o exif no flick pra gente ver. De qualquer forma,  essa 35MM da Nikon é bem soft em 1.8 , mas em  2.5 já fica ótima.

Acho que é irrelevante as outras informações do exif dado q eu já postei o essencial junto com a foto, mas de qualquer maneira está aqui.

Quem já espetou essa 35mm em uma fullframe deve ter tomado o mesmo susto que eu quando olhei pelo viewfinder pela primeira vez.

Existem várias outras lentes dx que são "usáveis" em fullframe mas acho que as principais são essa 35mm e a Sigma 50-100mm 1.8.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 07 de Março de 2021, 21:01:11
Até em aberturas menores não dá vinheta?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #28 Online: 07 de Março de 2021, 21:40:40
Até em aberturas menores não dá vinheta?
Dá um pouco sim, mas dependendo do tipo de foto não atrapalha tanto. Quando mais longe o assunto focado e menor a abertura mais forte a vinheta. Então pra paisagem em F8 dá bastante até. Mas pra um assunto proximo em f/1.8 a vinheta mal se percebe. E como nas DSLR a gente está olhando pelo viewfinder sempre na abertura máxima da lente, não se percebe vinheta pelo viewfinder usando essa lente em uma fullframe.
« Última modificação: 07 de Março de 2021, 21:40:56 por Checheel »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #29 Online: 07 de Março de 2021, 22:53:38
Acho que é irrelevante as outras informações do exif dado q eu já postei o essencial junto com a foto, mas de qualquer maneira está aqui.

Quem já espetou essa 35mm em uma fullframe deve ter tomado o mesmo susto que eu quando olhei pelo viewfinder pela primeira vez.

Existem várias outras lentes dx que são "usáveis" em fullframe mas acho que as principais são essa 35mm e a Sigma 50-100mm 1.8.

Cara sério mesmo que a Sigma 50-100 1.8 dá pra usar na fullframe? Cara essa lente é impressionante, pra não dizer o mínimo. Eu já testei as Sigmas 35 e 50 1.4, elas são excelentes, mas não me impressionaram tanto quanto essa 50-100, foco rápido, preciso e uma nitidez absurda, falo até que é a melhor 1.8 que já vi na vida; bem melhor ainda saber que roda na FF sem vinheta ou com pouca rs