Autor Tópico: Dúvida - lente full-frame x lente aps-c ?  (Lida 6048 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #30 Online: 07 de Março de 2021, 22:54:14
Uma antiga e barata da Sigma que roda parcialmente em FF é a 10-20 4.5-5.6. De 16 a 20MM a vinheta some, e dá pra rodar na FF .


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 08 de Março de 2021, 03:16:05
E a Nikon z automaticamente habilita o crop mode, uma m mesmo.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 08 de Março de 2021, 09:24:19
Existem várias outras lentes dx que são "usáveis" em fullframe mas acho que as principais são essa 35mm e a Sigma 50-100mm 1.8.

Só complementando, a minha 50-150 2.8 fica com uma vinheta bem suave, até que bonita a partir de 100mm, nas FF.  :D


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #33 Online: 08 de Março de 2021, 13:11:57
Só complementando, a minha 50-150 2.8 fica com uma vinheta bem suave, até que bonita a partir de 100mm, nas FF.  :D

Essa Sigma é daquelas antigonas , com aqueles anéis dourados meio bregas não é?

:D
É boa na ótica e no autofoco?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #34 Online: 08 de Março de 2021, 13:15:38
E a Nikon z automaticamente habilita o crop mode, uma m mesmo.

Toda mirrorless FF habilita o modo crop, de forma automática, ou configurável. Nas DSLR da Nikon também ocorre o mesmo. Nas DSLR da Canon há uma borracha que impede a montagem de lentes APSC (EFS) em câmeras FF . Já nas Mirrorless FF , pode ir de tudo, até as 18-55 rs.

O que não gosto de usar modo crop, é que há o crop no tamanho da imagem também. Então, sei lá, um exemplo aleatório, uma câmera de 24 Megapixels vira 12 megapixels  (isso é só um exemplo), então se você precisa efetivamente dos megapixels totais da sua câmera, é melhor ter uma câmera APSC mesmo. Mas a maioria não precisa disso, então dá pra usar de boas.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 08 de Março de 2021, 14:36:34
Pelo que eu escutei sobre o z mount, nao.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #36 Online: 09 de Março de 2021, 09:32:53
Eu já usei 2 lentes APS-C em FullFrame e as duas me surpreenderam.

Hoje, saí do APS-C mas ainda mantenho uma dessas lentes e não pretendo vender.

É algo especifíco mas tb interessante...

É uma pena que a indústria tenha largado a evolução do APS-C às traças e, hoje, as taxas de sinal x ruído do APS-C não me satisfazem mais...

Muitas vezes somos obrigados a comprar o que a indústria quer que compremos

Pra eu que geralmente fotografo mais com flash e luz do Sol, um ISO alto não me importa. Por isso o APSC me atende perfeitamente. Mas compreendo, se fosse em situações críticas de luz, o APSC evoluiu, mas não dá pra comparar ainda.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #37 Online: 09 de Março de 2021, 10:28:15
Esse negocio de atribuir desempenho de iso ao tamanho do sensor é uma meia verdade, que está caindo por terra rapidamente a medida que os sensores FF passam de 50MP.

O que importa é o tamanho dos pixels, e o sensores FF atuais estão com os pixels do mesmo tamanho dos Aps-c.

Não sei por quanto tempo ainda teremos cameras FF com "pixel gordo", com sensores entre 20 e 24MP.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #38 Online: 09 de Março de 2021, 20:38:26
De fato, com luz/flash/ISO até 800, APS-C é show  :clap: :worship: e a pessoa só sai dele se quiser muito subir os pixels


Que, acredito é meu caso kkkkk . Eu dificilmente passo de ISO 3200 em 99% das minhas fotos . Pensando apenas em "iso", um APSC tá de ótimo tamanho pra mim e possivelmente pra muitos. Mas em se tratando de desempenho de ISOs maiores, realmente um sensor FF faz diferença. Se é pelo tamanho do sensor eu não sei, pois os fabricantes até hoje , não produziram um sensor que chegue aos 12.800 de ruído no APSC, no mesmo nível de um FF. Salvo contrário, se alguém puder me mostrar uma visão diferente dessa.

Mesmo em Raws da Fuji, o limite parece ser 6400 .


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #39 Online: 10 de Março de 2021, 00:34:55
Vc tá certo... eu mesmo só peguei uma FF pq a iluminação nos ginásios de esportes do Brasil é precária.

E eu tava cansado de ficar arrumando ruído de tanta foto.... foram 10 anos arrumando ruído... eu cansei

Qto a marca qur vc citou, eu já usei várias e podemos conversar por MP ou e-mail se vc quiser RAWs... Não é bom explicar o que ela faz e como faz e os impactos disso, aqui  :ok:

Nikon e Fuji são quase que "vacas sagradas" aqui no fórum.

Sobre ISO, ainda não vi um RAW de nenhuma marca em APSC que seja maior que 6400 , onde o nível de ruído me agrade. Conforme a técnica e edição, um ruído 6400 ou 12800 pode ficar legal em fotos pequenas impressas, mas se ampliar dai o resultado é delicado.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 10 de Março de 2021, 06:51:30
Uma FF vai além do ruído como à maioria diz, em ISO baixo se tem mais nítides também, única coisa que já ouvi e não pude comprovar é que em grande angular FF é melhor pois tem à menor distorção em comparação com CROP sendo melhor principalmente para arquitetura.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #41 Online: 10 de Março de 2021, 11:51:09
Uma FF vai além do ruído como à maioria diz, em ISO baixo se tem mais nítides também, única coisa que já ouvi e não pude comprovar é que em grande angular FF é melhor pois tem à menor distorção em comparação com CROP sendo melhor principalmente para arquitetura.

Nem é pela distorção não. Distorçao depende mais da lente e abertura usadas. FF é melhor no grande angular apenas porque o sensor é maior e o ângulo de visão também. Por outro lado, FF tende a apresentar muita vinheta nas bordas, se usada em aberturas maiores . E por outro lado também, uma lente tele é melhor no APSC, pois o fato do sensor ter um crop (corte) ajuda a enquadrar melhor.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 12 de Março de 2021, 09:18:13
Nem é pela distorção não. Distorçao depende mais da lente e abertura usadas. FF é melhor no grande angular apenas porque o sensor é maior e o ângulo de visão também. Por outro lado, FF tende a apresentar muita vinheta nas bordas, se usada em aberturas maiores . E por outro lado também, uma lente tele é melhor no APSC, pois o fato do sensor ter um crop (corte) ajuda a enquadrar melhor.

No caso uma lente APS-C com o mesmo ângulo de uma 20mm FF, tende à distorcer mais pois a lente precisa ser mais grande angular.
Se não me engano ouvi isso do famoso Ardando :ponder:
Não manjo nada de grande angular praticamente só uso tele.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 12 de Março de 2021, 09:21:27
Eu acho que foi isso que matou o Médio Formato digital e está matando o M4/3 e o APS-C

Estão pondo pixels demais e o ruído tem aumentado demais...

A Canon 90D é uma câmera para ISO 400  :(

No FF, a Canon 5DsR tb era para ISO 400... mas o FF sempre teve outras opções...

Tive muitas Nikons FF e APS-C antes da D750, e em todas, passou de ISO 800... tinha que ir pro photoshop depois (ainda tenho câmeras de 36Mpix e 51Mpix)


As Médio Fomato chegaram ao cúmulo de "pedir" ISO 35 para 80Mpix e ISO 50 para 100Mpix e 150Mpix...

Aquela marca-que-não-convém-citar, em 100Mpix, não se deve passar de ISO 100

Chega uma hora que nada mais em movimento (ou à noite) consegue ser feito com facilidade...

Tudo é válido de dia e com flash mas, o equipamento para situações adversas, tb precisa existir...

Felizmente, o Fullframe acordou... e se destacou nisso de baixo ruído em ISO alto nos modelos R6, Z6, A7...

Acredito que sempre vai ter opções de baixo MP de 12 até 24.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #44 Online: 12 de Março de 2021, 09:45:35
No caso uma lente APS-C com o mesmo ângulo de uma 20mm FF, tende à distorcer mais pois a lente precisa ser mais grande angular.
Se não me engano ouvi isso do famoso Ardando :ponder:
Não manjo nada de grande angular praticamente só uso tele.

Isso não faz muito sentido pra mim.
As lentes apenas trabalham pra corrigir a distorção que acontece naturalmente.
Distância focal não influencia em nada na distorção.

Distorção é criada pela distância do assunto e ângulo em que a imagem atinge a lente.
FF em 20mm ou APS-C equivalente a 20mm vai gerar a mesma distorção, pois a distância e ângulo do assunto vai ser o mesmo.
As únicas diferenças vão ficar nos projetos das lentes, uma pode corrigir melhor a distorçâo do que a outra, mas a luz, a distorção, vai chegar pra elas do mesmo jeito.
« Última modificação: 12 de Março de 2021, 09:46:37 por Di Torres »