Autor Tópico: Foco - CANON  (Lida 1532 vezes)

rafaelamp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 06 de Março de 2021, 15:00:32
Tenho uma 5D MARK III e fotografo geralmente com uma 50MM 1.4
Tenho tido um problema de foco/nitidez que após fotografar, na aproximação da foto, o desfoque que ocorre no assunto do meu ponto de foco fica semelhante a uma pintura. Já tentei resolver de todas as formas. (calculo de foco, contraste, abertura, velocidade) mas sigo tendo o mesmo problema em boa parte das fotografias. Me falaram que essa é uma questão comum da Canon, (primeira vez que uso Canon),  confere essa informação? alguém consegue ajudar?


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 06 de Março de 2021, 15:39:24
Pode ser problema de back/front focus.
Pegue uma régua de pelo menos 30cm e a coloque numa mesa, coloque a câmera num tripé e mire o ponto de foco central em alguma marcação, por exemplo no 15, veja se na foto o foco vai ficar exatamente no 15.

Faça várias fotos, sempre tirando o foco da lente girando o anel de foco e clicando no botão para focar novamente e assim resetar o foco. Se nas fotos o foco sair sempre na frente ou atrás do 15, esse é o problema. Nas configurações da câmera você pode ajustar a calibração de foco até as fotos ficarem sempre no 15.



No mais, já vi diversos relatos da 50mm 1.4 da Canon ser meio inconsistente em termos de foco. Pode ser isso também.
« Última modificação: 06 de Março de 2021, 15:42:53 por Di Torres »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #2 Online: 06 de Março de 2021, 15:46:32
Se possível poste umas fotos em que o problema ocorreu.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 06 de Março de 2021, 23:00:54
Pode ser problema de front e back focus na sua lente. Esse problema acontece apenas com a 50MM 1.4? Creio que você precisará fazer o ajuste fino de foco na sua lente. Nosso colega Di Torres deu dicas valiosas. E aqui mesmo no fórum tem tutoriais sobre como fazer o ajuste. Geralmente o ajuste fino resolve essas inconsistências. Revendo equipamentos e eu tive uma D7000 que desregulava o foco das lentes a cada 3 meses, tinha que fazer o ajuste fino de novo.

Esse problema geralmente ocorre mais em lentes de terceiros como Sigma, Tamron, etc, mas pode acontecer com lentes originais também. Em todo caso, o ajuste fino de foco deve resolver o problema.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Março de 2021, 07:57:24
Essa lente realmente é uma tristeza em foco, um amigo perdeu um casamento inteiro por causa dessa lente, mas tente calibrar pode funcionar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.769
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 07 de Março de 2021, 09:02:22
Teste pelo liveview, para isolar o problema.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rafaelamp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #6 Online: 22 de Março de 2021, 17:12:58
Eu fiz ajuste de foco fino na melhor autorizada da Canon de São Paulo, e sigo com o mesmo problema! Só consigo fotos nítidas se fotografo de muito perto, se não, elas ficam horríveis, e sem qualidade alguma para revelação! Mesmo colocando meu ponto de foco da forma correta, com contraste, fica muito ruim!

Não estou conseguindo inserir imagem aqui, para mostrar.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 22 de Março de 2021, 17:33:54
Eu fiz ajuste de foco fino na melhor autorizada da Canon de São Paulo, e sigo com o mesmo problema! Só consigo fotos nítidas se fotografo de muito perto, se não, elas ficam horríveis, e sem qualidade alguma para revelação! Mesmo colocando meu ponto de foco da forma correta, com contraste, fica muito ruim!

Não estou conseguindo inserir imagem aqui, para mostrar.
Suba uma foto jpg ou raw em um Dropbox, pcloud, drive e coloque o link aqui.
Vai ser mais fácil analisar em alta definição
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


rafaelamp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #8 Online: 22 de Março de 2021, 17:43:42


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #9 Online: 22 de Março de 2021, 18:00:05
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #10 Online: 22 de Março de 2021, 18:05:27
Abri a foto aqui e o que vi é ruído apenas. O ISO nem está tão alto (1600) mas não sei como estava a exposição e que ajustes você fez na conversão (ou se é o jpg direto da câmera). Faça um teste com ISO 100 para ter como parâmetro de comparação.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


rafaelamp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #11 Online: 22 de Março de 2021, 18:05:42
Já liberei o link!


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #12 Online: 22 de Março de 2021, 18:07:27
Só para entender melhor e poder ajudar:

Essas fotos são o jpg direto da câmera?
Se sim, está usando algum presset?
Se não, seria legal colocar o raw para eu tentar editar aqui e ver se dá diferença
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


rafaelamp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #13 Online: 22 de Março de 2021, 18:08:04
Manei 3 fotos! Uma um pouco mais próxima do assunto, onde a qualidade da nitidez esta um pouco melhor, e a medida que me afasto piora! não uso iso alto porque normalmente não fotografo em lugares com pouca luz!


rafaelamp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #14 Online: 22 de Março de 2021, 18:09:27
Estão em JPG e já com meu preset! vou subir em Raw pra você conseguir ver.