Autor Tópico: BREAKING NEWS!!! Fujifilm X-H2 será lançada em 2022!  (Lida 3761 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 30 de Agosto de 2021, 12:14:02

Nem isso. Em algumas situações reduz o Moiré e olhe lá. Fiz centenas de testes, e fora isso são pouquíssimos os programas que fazem o demosaic do X-Trans direito, mesmo em 2022.

São eles:

- Silkypix 8 em diante, mas o programa é leeeeeeeeerdo que só. Não usa GPU, então tem que ter uma CPU bem parruda.
- Capture One, funciona bem SE tiver um tapa na nitidez, com raio bem pequeno
- Raw Therapee, mas o cara tem que ser cientista da NASA
- Iridient, PODE dar bons resultados mas é lerdo e os controles são muito sensíveis.

Todos os outros são deficientes com o X-Trans, mesmo em 2022. O LR e o Luminar servem mas não são realmente bons com ele.

Terminei por vender todo o meu equipamento Fuji, só faltam duas objetivas série XC...


P.S.

A Fuji já tentou praticamente todos os tipos de matrizes possíveis, até na diagonal, pixeis hexagonais, pixeis híbridos de dois tamanhos, etc. Nunca resolveu nada e sempre deu dor de cabeça. Mas pelo menos eles tentam pensar fora da caixa e isso eu valorizo muito. Uma das poucas empresas que realmente tentam inovar, estão no lado extremo oposto da Nikon.

Sobre os programas, tem também o Luminar, que dá bons resultados.

Sobre o tipo de sensor, as câmeras Fuji que usam Bayer são sempre muito elogiadas. Eu também acho que a X-H2 deveria ser Bayer, mas não creio que a Fuji vai desistir tão cedo, mesmo que os X-Trans nem façam sentido em sensores de alta resolução. Pior ainda se vierem com um outro arranjo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 30 de Agosto de 2021, 15:22:41
Sobre os programas, tem também o Luminar, que dá bons resultados.

Sobre o tipo de sensor, as câmeras Fuji que usam Bayer são sempre muito elogiadas. Eu também acho que a X-H2 deveria ser Bayer, mas não creio que a Fuji vai desistir tão cedo, mesmo que os X-Trans nem façam sentido em sensores de alta resolução. Pior ainda se vierem com um outro arranjo.

Sendo Fuji nunca duvide !

Já fizeram SuperCCD HR,SR,SR-II,EXR e o X-Trans e sempre foram um inferno para fazer o demosaic, sem nenhuma vantagem real.

Tive duas Fujis X100, uma X100 Bayer e uma X100S X-trans, a Bayer era melhor, principalmente tratando o raw no DXO...



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 30 de Agosto de 2021, 16:31:13
E até agora no MF eles não quiserem essa dor de cabeça.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 30 de Agosto de 2021, 20:32:56
E até agora no MF eles não quiserem essa dor de cabeça.

Todo mundo já sabe, mas vou comentar assim mesmo  :D: X-Trans não é efetivo nem em sensor grande nem em densidade de pixel elevada. A Nikon já sabia disso quando lançou a D800e de 36 Mp sem filtro AA. O X-Trans só trazia vantagem quando os sensores estavam em 12-16 Mp em APS-C. São tempos passados.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 31 de Agosto de 2021, 00:38:18
E até agora no MF eles não quiserem essa dor de cabeça.

Cara, o demosaic do X-Trans é bem intenso em termos computacionais. Se com míseros 16 MP já era demorado, imagine com uma MF de 50-60 MP !!!


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.044
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 31 de Agosto de 2021, 09:28:29
Sendo Fuji nunca duvide !

Já fizeram SuperCCD HR,SR,SR-II,EXR e o X-Trans e sempre foram um inferno para fazer o demosaic, sem nenhuma vantagem real.

Tive duas Fujis X100, uma X100 Bayer e uma X100S X-trans, a Bayer era melhor, principalmente tratando o raw no DXO...

Hehehe, tempão atrás consegui uma S5Pro no ML por 300 reais (BEM detonadinha, shutter com 116 mil atuações, mas incrivelmente ela funciona bem). Nada boa com pouca luz, mas quando a luz é boa, as cores do CCD são incríveis.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.044
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 31 de Agosto de 2021, 09:31:23
Cara, o demosaic do X-Trans é bem intenso em termos computacionais. Se com míseros 16 MP já era demorado, imagine com uma MF de 50-60 MP !!!

X-Trans virou um "diferencial" da Fuji, e é adorado pelos fãs da marca - acho que mais pela "exclusividade" do que pelos resultados.

Vai ser difícil se livrarem dele nas APS-C sem a turba pegar as foices e as tochas. :)

Mudei pro Capture One quando apareceu uma promo de 100% de desconto, funciona bem nele. Luminar eu quero distância, tenho vontade de gravar o instalador em um CD só pra poder tocar fogo naquela porcaria (e paguei por várias versões deles).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 31 de Agosto de 2021, 11:22:13
X-Trans virou um "diferencial" da Fuji, e é adorado pelos fãs da marca - acho que mais pela "exclusividade" do que pelos resultados.

Vai ser difícil se livrarem dele nas APS-C sem a turba pegar as foices e as tochas. :)

Mudei pro Capture One quando apareceu uma promo de 100% de desconto, funciona bem nele. Luminar eu quero distância, tenho vontade de gravar o instalador em um CD só pra poder tocar fogo naquela porcaria (e paguei por várias versões deles).


Pois é. Comprei o Luminar 3, tenho ele instalado em um note que uso em viagens mas não curto muito não. Comprei o Luminar 4 e pedi devolução do dinheiro, ruim demais, instável, bugado que só.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 31 de Agosto de 2021, 11:25:03
Hehehe, tempão atrás consegui uma S5Pro no ML por 300 reais (BEM detonadinha, shutter com 116 mil atuações, mas incrivelmente ela funciona bem). Nada boa com pouca luz, mas quando a luz é boa, as cores do CCD são incríveis.

Meu primo teve uma S5, imensa, pesada demais para uma APS... E só funcionava com lentes Nikon G.
Se você quiser uma imagem absurdamente boa com luz decente, aí nada como um Foveon. Esses Super-CCDs foram uma boa tentativa mas não colaram.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 31 de Agosto de 2021, 11:38:03
X-Trans virou um "diferencial" da Fuji, e é adorado pelos fãs da marca - acho que mais pela "exclusividade" do que pelos resultados.

Já que estamos no offtopic mesmo, vale comentar que tem alguma diferença, sim.

Por ter muito mais fotósitos verdes que vermelhos e azuis, a sensibilidade aos vermelhos e azuis é aumentada no filtro que vai na frente do sensor. Se lembrarmos bem, nos primeiros X-trans o verde ficava meio exagerado, até eles corrigirem as cores do filtro. Voltando ao assunto, o resultado é que, pra astrofoto, onde há muito vermelho e um pouco menos de azul ( quase zero verde), as câmeras com X-trans não modificadas costumam ter resultados melhores que as câmeras não modificadas que usam sensor Bayer.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 31 de Agosto de 2021, 11:56:27
Já que estamos no offtopic mesmo, vale comentar que tem alguma diferença, sim.

Por ter muito mais fotósitos verdes que vermelhos e azuis, a sensibilidade aos vermelhos e azuis é aumentada no filtro que vai na frente do sensor. Se lembrarmos bem, nos primeiros X-trans o verde ficava meio exagerado, até eles corrigirem as cores do filtro. Voltando ao assunto, o resultado é que, pra astrofoto, onde há muito vermelho e um pouco menos de azul ( quase zero verde), as câmeras com X-trans não modificadas costumam ter resultados melhores que as câmeras não modificadas que usam sensor Bayer.

Um sensor bayer tem 50% dos pixels verdes, um x trans tem quantos?

Se não tem verde nas fotos de astro pq um sensor com mais pixel verde é melhor?
Eu pensava o contrario porque no sensor bayer tem mais ruído nos canais azuis e vermelho.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.541
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 31 de Agosto de 2021, 12:21:59
Um sensor bayer tem 50% dos pixels verdes, um x trans tem quantos?

Se não tem verde nas fotos de astro pq um sensor com mais pixel verde é melhor?
Eu pensava o contrario porque no sensor bayer tem mais ruído nos canais azuis e vermelho.

Olha a diferença:


Não parece muito (são 55% verde contra 50% no Bayer), mas aí olha a transmissão de cor, especificamente a frequência de 656 nm, de um X-Trans já um tanto antigo, comparado com um sensor também antigo da Canon:




Veja como ali nos 650 nm, o sensor da Fuji tem cerca de 45% de transmissão, enquanto o da 5d MkII não chega a 30%. Se a gente considerar a diferença entre as câmeras, a Fuji tem sensibilidade ~66% maior que a Canon. Ocorre algo parecido no outro extremo, perto do violeta. E, no geral, a transmissão de cor é mais alta.

Câmeras dedicadas à astrofoto (tipo a Canon Ra e Nikon D810a) usam um filtro que permite justamente maior passagem de luz nesta faixa.

Mas voltando ao assunto, por ter menos vermelho e azul, o filtro na frente do sensor precisa deixar passar mais dessas cores pra imagem ficar balanceada. Daí a maior sensibilidade à essas cores, e menor sensibilidade ao verde.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2021, 12:36:13 por felipemendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #27 Online: 31 de Agosto de 2021, 12:38:32
Eu pensava que era ganho digital no iso e não um filtro mais sensível.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.770
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #28 Online: 31 de Agosto de 2021, 13:28:26
https://www.fujirumors.com/breaking-there-will-be-two-fujifilm-x-h2-cameras-coming-2022/

Citar
According to our trusted sources, Fujifilm has not one (1) but two (2) Fujifilm X-H2 cameras scheduled for release in 2022.

só acredito vendo.... :assobi: :D

 :ponder:  :ponder:
bem que poderia ser uma versão com X-trans e outra com Bayer.  :assobi: >:D
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Fábio Kruschewsky Lemos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 630
Resposta #29 Online: 31 de Agosto de 2021, 15:53:36
https://www.fujirumors.com/breaking-there-will-be-two-fujifilm-x-h2-cameras-coming-2022/

só acredito vendo.... :assobi: :D

 :ponder:  :ponder:
bem que poderia ser uma versão com X-trans e outra com Bayer.  :assobi: >:D

Faz sentido!  Acompanhei a discussão acima e, de fato, o X-Trans não é tão eficiente em sensores de alta resolução.  A Fuji  pode, com a linha XH, estar iniciando uma "transição" gradual para o padrão Bayer porém mantendo o X-Trans em algumas de suas linhas mais "tradicionais", como a XT, por exemplo.

Mas, é apenas especulação da minha parte  :ponder:   Aguardemos por mais novidades!  :snack: