Autor Tópico: Nikon: Anúncio oficial de Desenvolvimento da Câmera ML Profissional Z9.  (Lida 2287 vezes)

peccioli

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
Resposta #30 Online: 10 de Março de 2021, 21:27:10
Ao que tudo indica será anunciada oficialmente lá para Outubro e começar a entregar as primeiras unidades só em fev do ano que vem.

Ou eles vão usar o mesmo sensor ou parecido da Sony A1 ou eles desenvolveram e fabricaram algo totalmente internamente. Eu, particularmente acredito, que será o mesmo que a Sony A1 usa.

Então Thales, muitas dúvidas no ar.

Tenho lido muita coisa sobre o sensor da Nikon Z9 e, até agora (ainda é muito cedo para uma conclusão), há fortes suspeitas que o sensor não é da Sony.

A Nikon tem histórico de criar seus sensores para suas câmeras top de linha. Mesmo que não sejam fabricados pela Nikon, todo design e arquitetura do sensor é projetada pela Nikon.
Caso isso se confirme, 'será um grande negócio para Nikon" - palavras do Jared Polin
« Última modificação: 10 de Março de 2021, 21:27:43 por peccioli »
Nikon D850, Nikon D750, D7000, D200  Objetivas: Nikkor 24-70mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor85mm F/1.4 + Nikkor14-24mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910

www.instagram.com/rogeriopeccioli/

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #31 Online: 10 de Março de 2021, 22:11:32
Exagero.
Se a Sony desintegrar hoje, com certeza a Nikon vai achar outro fornecedor de sensor.

Tem razão  :ok:

E a Nikon não é a Leica... foi exagero :ok:
« Última modificação: 10 de Março de 2021, 22:13:30 por Ernesto »
#DeFérias

Carlos HP

• Colaborador(a)
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #32 Online: 11 de Março de 2021, 11:30:57
mas de lentes....  :wub:

Item que anda meio que esquecido ultimamente...
Fotos: Flickr e 500px
Blog: Do Infinito ao Bokeh
Equipamentos: Lenstag

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #33 Online: 11 de Março de 2021, 17:08:47
Item que anda meio que esquecido ultimamente...

Desde que a internet "abraçou" a fotografia...

me lembro que desde que comecei a usar a internet para consultas de câmeras, achei isso estranho

Fui uma vez até dialogar com um colega engenheiro eletrônico (que conheço pessoalmente há anos) e ele disse que o mais importante eram sensores e ponto

Antes da internet, as lentes eram o principal ponto de avaliação.

Bem...qq pessoa que use óculos sabe a diferença de preços entre lentes "iguais" mas, não há como lutar contra o efeito manada e a instituição estabelecida. Hoje a Sony é caso de sucesso graças as câmeras e não as lentes... É o que a geração atual acredita e prega. Não há como mudar ou lutar contra essa cultura instaurada.

E a nitidez, distorção, aberração cromática, etc...se photoshopa  :ok:  e fica bom  :ok: Não é o meu pensamento mas, é o pensamento do mercado
« Última modificação: 11 de Março de 2021, 17:20:00 por Ernesto »
#DeFérias

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #34 Online: 11 de Março de 2021, 17:10:07
Tava estranho, eu errei. Tem a A7C. Então, fica assim:

Z9 = A1 (vídeo 8k)

Z7 = A7R III (estúdio) (ainda não tem A7R IV)

Z6 = A7 (eventos, jornalismo)

Z5 = A7C (câmera de entrada)

?? - A7S (video 4k)

?? - A9 (esportes)

Na prática, a Nikon só está fazendo clones....

Isso é muito relevante e preocupante pq esses clones sempre saem depois das Sony...

Não me parece mais existir nenhum indício de que a Nikon tenha engenharia própria de projetos de câmeras...
De uma certa forma você não está errado.

Nikon tem seu maior trunfo, no quesito corpos, a ergonomia como um todo. Conseguem balancear peso, tamanho, pegada, botões, menus, EVF, etc.... melhor que qualquer outra fabricante.
Contudo, na parte de software eles só mandam bem na conversão do sinal elétrico do sensor no arquivo RAW. Na parte de software, AF eles precisam se reinventar.
Sony A7III (2x) + Tamron 28-75 2.8 + Samyang AF 45 1.8 FE + Sony G 12-24 f/4 + Samyang 14 2.8 + Godox + Benro TMA28A
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #35 Online: 11 de Março de 2021, 17:22:54
De uma certa forma você não está errado.

Nikon tem seu maior trunfo, no quesito corpos, a ergonomia como um todo. Conseguem balancear peso, tamanho, pegada, botões, menus, EVF, etc.... melhor que qualquer outra fabricante.
Contudo, na parte de software eles só mandam bem na conversão do sinal elétrico do sensor no arquivo RAW. Na parte de software, AF eles precisam se reinventar.

A impressão que me passa é que, nas câmeras,  a Nikon virou uma Zeiss, uma Leica: Selecionam projetos prontos e clonam sob-licença...

(O problema é que, deste modo, ela nunca estará na liderança nos lançamentos de câmeras)

Isso justifica o fechamento de quase tudo, no Japão
« Última modificação: 11 de Março de 2021, 17:26:07 por Ernesto »
#DeFérias

André Sena

• SysOp
  • Trade Count: (25)
  • Referência
  • café & fotografia
Resposta #36 Online: 11 de Março de 2021, 19:46:37
Já começaram a aparecer algumas comparações de tamanhos em relação a Z9, D6 e Z7.

No link tem mais algumas:
https://nikonrumors.com/2021/03/11/nikon-z9-dimensions-and-size-comparisons.aspx/

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #37 Online: 13 de Março de 2021, 00:54:54
Caramba, corpo ficou grandinho mesmo.
Sony A7III (2x) + Tamron 28-75 2.8 + Samyang AF 45 1.8 FE + Sony G 12-24 f/4 + Samyang 14 2.8 + Godox + Benro TMA28A
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales

LeandroR

• Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
    • Dilone Fotografia
Resposta #38 Online: 13 de Março de 2021, 09:26:32
Acho que não dá pra tirar uma ideia fidedigna de tamanho com essa imagem que temos, pois claramente ela está fora de proporção.

André Sena

• SysOp
  • Referência
  • café & fotografia
Resposta #39 Online: 13 de Março de 2021, 09:40:56
https://www.nikonusa.com/en/about-nikon/press-room/press-release/kg1fne4g/Development-Announcement.html

*The appearance of the camera may differ from the photo shown above.

https://www.zsystemuser.com/nikon-z-system-news-and/about-that-asterisk.html

The things that strike me as odd about the image are these:
(1) it's Z, not Z9;
(2) the red swoop looks like a decal;
(3) the two button reset and two button format shortcuts are stenciled on the body, with the two button reset returning to the exposure compensation button;
(4) the 10-pin and PC sync connectors are angled  outwards;
(5) there's no snap line for the plastic part that would house SnapBridge components;
(6) we've gone back from the small red self-timer indicator light to a big autofocus assist type light on the front (and on the opposite side);
(7) the Focus Mode button is also angled and does not seem to have a switch around it; and
(8) there are no microphone holes visible.

Now it very well may be that yes, the Z9 is different from the D6 body design in all those ways. It may be that only some of those things are true for the final Z9 and that the photo is touched up from a late prototype. Heck, it could be that someone at Nikon photoshopped a bunch of existing parts together to approximate what the final camera looks like.

I'm thinking that you shouldn't doubt the asterisk. Thus, all the masterful measured mockups popping up around the net probably aren't going to tell you the exact size of the final camera.

:ponder: :ponder:

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #40 Online: 13 de Março de 2021, 10:22:10
https://www.nikonusa.com/en/about-nikon/press-room/press-release/kg1fne4g/Development-Announcement.html

*The appearance of the camera may differ from the photo shown above.

https://www.zsystemuser.com/nikon-z-system-news-and/about-that-asterisk.html

:ponder: :ponder:

Bem observado...

Parece um MockUp, uma maquete feita às pressas

A direção da empresa foi quase toda trocaca e anunciaram essa câmera na sequência... e às pressas

Terminada a festa, a realidade retorna...

A empresa pode viver de fazer clones sob-licença mas, tem que pagar liçenca e garantir que o produto venderá... Esse é o problema de quem opta por trabalhar com clones sob licença:

Não se corre o risco de fazer projetos ruins (que pegam pouco apelo de vendas), pois se espera outros lançarem e só se compra projetos bons...

Mas... a empresa nunca chega primeiro no mercado e acaba vivendo fazendo produtos com menor lucro...
« Última modificação: 13 de Março de 2021, 10:24:29 por Ernesto »
#DeFérias

peccioli

• Membro Ativo
Resposta #41 Online: 14 de Março de 2021, 00:18:48
Parece, digo parece, que o sensor da Nikon Z9 será produzido pela Tower.

"Tower in Japan currently processes 12" wafers with 65nm BSI process and copper wiring, and supports stitching, dual light piping, and global shutter, pretty much all things we might expect in a state-of-the-art full frame image sensor. And yes, the 2.7 micron pixel size Nikon announced for that 1" sensor project also fits on that fab (it can go as small as 2.5 micron with global shutter), and that's smaller than we need for a new full frame flagship camera."

https://www.zsystemuser.com/nikon-z-system-news-and/who-will-make-nikons-next.html
Nikon D850, Nikon D750, D7000, D200  Objetivas: Nikkor 24-70mm F/2.8 + Nikkor105mm F/2.8 + Nikkor85mm F/1.4 + Nikkor14-24mm F/2.8 + Nikkor300mm F/2.8 + TCs 1.4x & 1.7x + Flash: 03 SB-900 + 01 SB-910

www.instagram.com/rogeriopeccioli/

André Sena

• SysOp
  • Referência
  • café & fotografia
Resposta #42 Online: 14 de Março de 2021, 10:26:59
Parece, digo parece, que o sensor da Nikon Z9 será produzido pela Tower.

"Tower in Japan currently processes 12" wafers with 65nm BSI process and copper wiring, and supports stitching, dual light piping, and global shutter, pretty much all things we might expect in a state-of-the-art full frame image sensor. And yes, the 2.7 micron pixel size Nikon announced for that 1" sensor project also fits on that fab (it can go as small as 2.5 micron with global shutter), and that's smaller than we need for a new full frame flagship camera."

https://www.zsystemuser.com/nikon-z-system-news-and/who-will-make-nikons-next.html

bem interessante o texto.

:ponder:
Se a Nikon realmente vier com um sensor fora do guarda chuva da Sony...... :ponder: vai quebrar a internet.  >:D :hysterical:

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #43 Online: 14 de Março de 2021, 11:54:52
bem interessante o texto.

:ponder:
Se a Nikon realmente vier com um sensor fora do guarda chuva da Sony...... :ponder: vai quebrar a internet.  >:D :hysterical:

essa história tb surgiu na época da D850... Acho q era o site NR que citava a Tower e depois de meses desmentiu-se, dizendo que era Sony.... Acho q a Tower os paga para por seu nome no mercado...

#DeFérias

hribeiro

• Colaborador(a)
Resposta #44 Online: 07 de Abril de 2021, 21:16:18

Acho um erro investir no amador avançado pq este migrará em peso ao celular e poucos ficarão com câmeras...

Ou eu não sei o que é amador avançado, ou você está falando de outra civilização.

Amadores avançados fotografam por prazer. Mesmo não sendo pro, gostam do melhor, sejam câmeras ou lentes.
Há os avançados com menos grana e os com muita grana.
Os com muita grana, tem equipamento melhor que muito fotografo pro.

Portanto, não consigo ver nenhum amador avançado deixando as câmeras super tech e indo para os celulares. Por melhor que fiquem.

Só como exemplo, li um papo em uma discussão de 2 avançados sobre lentes 85mm... Cada um tinha 4 ou 5 lentes apenas nessa DF. As mais caras que o dinheiro pode comprar. Não consigo imaginar caras assim deixarem de usar  equipo profissional...
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva