Autor Tópico: Adobe Super Resolution - novo recurso  (Lida 956 vezes)

Gabriel Büll

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
Resposta #15 Online: 14 de Março de 2021, 08:02:25
Fiz uns testes nessas últimas horinhas e concluí o seguinte:

Primeiro a gente passa o recurso e ele gera um DNG.

Aí, tem que ir lá abrir o DNG e não mais o RAW original...

Ok

Abri o DNG e zerei tudo no Camera RAW (inclusive os defaults do Color Noise Reduction e do Sharpness que vem com dados preenchidos. Optei por zerar tudo de curiosidade para ver como ficaria a resolução de cada uma)

Tb zerei tudo igual na imagem original  :ok:

Abri as duas...

A imagem original ganhou pixels mas não ficou igual uma imagem que naturalmente foi feita com o dobro de resolução. Mas, ela tb não ficou embaçadinha. Ela ficou idêntica, só que com mais pixels. É o melhor ampliador que eu já vi  :clap: :worship:

---

Ok, mas... qual a vantagem ? :ponder:

Bem, se era um crop de 2400x2400 que ia quadricular num tamanho X de impressão... agora em 4800x4800, não se vai ter os problemas de quadricular naquele tamanho X e tb não vai embaçar. Isso é muito legal  :clap:
(Só que, claro, não carrega os detalhes a mais que uma imagem, feita originalmente em 4800x4800, teria.)

---

Mas só isso ?

Ahá !  :D

Não...

Aí abri as imagens de novo, deixando o Color Noise Reduction e o Sharpness no Default !!! (não zerei)

Aí sim !! :clap: :worship:

Se deixamos o Color Noise reduction no default (ainda zerando o Sharpness) e comparamos, a qualidade fica muito melhor na imagem que foi ampliada  :clap:
Claro, a imagem não terá os detalhes de uma imagem feita originalmente com o dobro de resolução mas o efeito Color Noise Reduction, funciona muito melhor  :ok:

Aí fui para o Sharpness...
Mesma coisa, se deixamos no default, o efeito fica muito muito bom e muito melhor que o mesmo efeito na imagem original  :worship:
Novamente é claro que, a imagem não terá os detalhes de uma imagem feita originalmente com o dobro de resolução mas o efeito Sharpness, funciona muito melhor  :ok:

E se deixarmos o Color Noise reduction no Default e o Sharpness também no Default ?

A imagem fica muito muito melhor  :o
Mas muito muito mesmo  :ok:
Os efeitos funcionam muito melhor
Mais uma vez, é claro que, a imagem não terá os detalhes de uma imagem feita originalmente com o dobro de resolução mas o efeito Color Noise Reduction e o Sharpness, funcionam muito melhor  :ok:

---

Sem dúvida, o recurso passa a ser obrigatório (daqui para frente) para qq pessoa que vá usar o Color Noise ou o Sharpness com valores diferentes de zero (mesmo que a pessoa os mantenha nos valores default).

:worship: :clap: :worship:

Realmente ele ajuda mais para aplicar nitidez e reduzir de ruído...

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 14 de Março de 2021, 10:43:15

Ok, mas... qual a vantagem ? :ponder:

Bem, se era um crop de 2400x2400 que ia quadricular num tamanho X de impressão... agora em 4800x4800, não se vai ter os problemas de quadricular naquele tamanho X e tb não vai embaçar. Isso é muito legal  :clap:
(Só que, claro, não carrega os detalhes a mais que uma imagem, feita originalmente em 4800x4800, teria.)

Perfeito, meu entendimento foi justamente esse.
Não espero que uma foto de 16MP tenha os mesmo detalhes de uma Sony de 64MP.

O que apenas espero é que os detalhes já existente não se percam ao ampliar a imagem.

E parece fazer isso muito bem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

Ernesto

• Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #17 Online: 14 de Março de 2021, 12:06:02
Isso precisa de placa de vídeo, tenho uma GTX 1070 TI leva uns 4 ou 5 segundos.

Interessante !

Eu parei de usar placas extras de video depois que tive problemas com umas: A durabilidade não aguentava uma máquina ligada 8hrs/dia para uso profissional... aí parei

mas é interessante saber  :ok:

« Última modificação: 14 de Março de 2021, 12:11:44 por Ernesto »
#DeFérias

Ernesto

• Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #18 Online: 14 de Março de 2021, 12:10:38
...

E parece fazer isso muito bem.

Nunca vi nada igual, nem melhor...

Desde 1996 que eu testava isso para uso profissional e eu sonhava com algo que fizesse isso direito (só precisava deixar a imagem igual que já tava bom D+). E esse fez mais que isso !!! Ele deixou imagem melhor !!!  :eek: (mas tem q deixar o Sharpness e o Color Noise nos defaults)

Fiquei comparando as imagens a mais de 200%

Nunca imaginei que um dia fizessem algo assim  :clap: :worship:
#DeFérias

Gabriel Büll

• Colaborador(a)
Resposta #19 Online: 14 de Março de 2021, 12:29:22

Interessante !

Eu parei de usar placas extras de video depois que tive problemas com umas: A durabilidade não aguentava uma máquina ligada 8hrs/dia para uso profissional... aí parei

mas é interessante saber  :ok:

Usei o msi afterburner para controlar o cooler, por padrão as placas ficam com temperaturas altíssimas isso reduz a vida útil, e também sempre mantenha limpo seu PC.
Eu usava minha placa para minerar na época da alta, meu PC já ficou mais de meses sem desligar isso com a placa no limite, mas sempre temperaturas abaixo de 60°, já faz uns 4 anos que estou com ela está perfeita, uso também para jogos sendo usada no sempre no limite...

Ernesto

• Referência
  • Ernesto Leite
Resposta #20 Online: 14 de Março de 2021, 23:43:16
Usei o msi afterburner para controlar o cooler, por padrão as placas ficam com temperaturas altíssimas isso reduz a vida útil, e também sempre mantenha limpo seu PC.
Eu usava minha placa para minerar na época da alta, meu PC já ficou mais de meses sem desligar isso com a placa no limite, mas sempre temperaturas abaixo de 60°, já faz uns 4 anos que estou com ela está perfeita, uso também para jogos sendo usada no sempre no limite...

Legal ! Bem interessante !!
#DeFérias