Autor Tópico: Pergunta aos passarinheiros... qtos fps ?  (Lida 560 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Ernesto Leite
Online: 10 de Março de 2021, 23:58:33
Pessoal, provavelmente manterei meu set de lentes Nikons para fotografar pássaros e eu queria sugestões de câmeras por fps

Quem é passarinheiro, o que acha dos fps ?

Qtos fps seria um bom número ?

Hoje eu tenho 6 fps em FX e 7 fps em DX

o que acham ?

Justifica pular para 12 ? 14 ? 10 ?

Obrigado !
« Última modificação: 11 de Março de 2021, 00:07:26 por Ernesto »
#DeFérias

felipemendes

• Trade Count: (9)
  • Referência
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 11 de Março de 2021, 00:47:02
Depende muito. Pra pássaros parados, eu uso single. Pra pássaros voando, uso 11, mas poderia perfeitamente usar 5 ou 6.

Mais importante é se acertar com o foco. Como há folhagem e galhos tanto na frente quanto atrás, eu uso o ponto de foco menor de todos.

Gabriel Büll

• Colaborador(a)
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2021, 08:26:59
5 já é suficiente, acho besteira ficar disparando igual louco, só uso os 10 FPS para aves voando e mesmo assim só disparo quando vale à pena e são pequenas rajadas somente.
Uma vez ouvi uma pessoa que gosta de FPS para usar velocidade baixa, até acho tolerável mas em 600mm na D500 qualquer velocidade abaixo de 1/500 causa queda de nitidez pela batida do espelho, tendo que ligar o retardo do obturador, D810 ia bem até 1/320 sem problemas acredito que era pelo melhor sistema de amortecimento, por isso estou interessado no obturador eletrônico.

felipemendes

• Trade Count: (9)
  • Referência
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 12 de Março de 2021, 12:52:18
por isso estou interessado no obturador eletrônico.

Não sei se vc vai lembrar dessa foto aqui.
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,129885.msg1457888.html#msg1457888

Usei obturador eletrônico. Veja como as árvores ficaram todas caídas pro mesmo lado. Pra aves paradas, funciona bem. Em voo, ainda não está no ponto certo. Foi só uma experiência, uma vez que o obturador mecânico funciona bem e não são necessários tantos fps. Note que o obturador mecânico sozinho ainda é menos perturbação que obturador+espelho.

Gabriel Büll

• Colaborador(a)
Resposta #4 Online: 12 de Março de 2021, 19:58:05
Não sei se vc vai lembrar dessa foto aqui.
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,129885.msg1457888.html#msg1457888

Usei obturador eletrônico. Veja como as árvores ficaram todas caídas pro mesmo lado. Pra aves paradas, funciona bem. Em voo, ainda não está no ponto certo. Foi só uma experiência, uma vez que o obturador mecânico funciona bem e não são necessários tantos fps. Note que o obturador mecânico sozinho ainda é menos perturbação que obturador+espelho.

Lembro sim, à lógica é usar só para aves paradas e sem vento, minha ideia é mais para substituir o retardo do obturador e conseguir disparar mais rápido, jamais usaria para coisas em movimento mesmo que o risco seja baixo.