Autor Tópico: Toda a foto é a menor distancia entre a realidade e a mentira.  (Lida 2234 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Toda a foto é a menor distancia entre a realidade e a mentira.

Toda foto é uma armadilha.

Algum escritor já falou sobre esse assunto, não sei bem quem foi.... mas se a galera quiser conversar sobre isso, bora lá!!!

Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Março de 2021, 08:58:21
Realidade depende exclusivamente do ponto de vista. A verdade de uma fotografia do meu ponto de vista é uma enorme mentira de outro, fotografia sempre tendencia a mostrar aquilo que o fotografo vê em determinada circunstância. A minha fotografia é a minha verdade, não é absoluta.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Março de 2021, 12:07:58
Realidade depende exclusivamente do ponto de vista. A verdade de uma fotografia do meu ponto de vista é uma enorme mentira de outro, fotografia sempre tendencia a mostrar aquilo que o fotografo vê em determinada circunstância. A minha fotografia é a minha verdade, não é absoluta.
Perfeito Pablo!!!

Mas como é que se dá esse processo de realidades diferentes???
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 18 de Março de 2021, 12:10:37
Tem tantas considerações filosóficas a explorar aqui...

Segundo Heráclito de Éfeso:
Citar
Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio...
pois na segunda vez o rio já não é o mesmo,
nem tão pouco o homem!

Considerando que a única forma de "verificar a veracidade" de uma foto seria com outra foto idêntica em momento diferente, por outra pessoa, outra câmera, etc., sempre a próxima foto vai ser diferente da anterior.

Podemos também dizer que a realidade é uma coisa única, e todo o resto são pontos de vista. Daí se pode concluir (erradamente) que o ponto de vista com o qual não concordamos é mentira:


E tem a foto que é uma realidade fabricada: foto posada, iluminação artificial, etc. "fabricada" seria porque aquela coisa não é naturalmente daquele jeito.

Finalmente, tem a mentira mesmo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Março de 2021, 00:09:54
Tem tantas considerações filosóficas a explorar aqui...

Segundo Heráclito de Éfeso:
Considerando que a única forma de "verificar a veracidade" de uma foto seria com outra foto idêntica em momento diferente, por outra pessoa, outra câmera, etc., sempre a próxima foto vai ser diferente da anterior.

Podemos também dizer que a realidade é uma coisa única, e todo o resto são pontos de vista. Daí se pode concluir (erradamente) que o ponto de vista com o qual não concordamos é mentira:


E tem a foto que é uma realidade fabricada: foto posada, iluminação artificial, etc. "fabricada" seria porque aquela coisa não é naturalmente daquele jeito.

Finalmente, tem a mentira mesmo.

legal Felipe  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 19 de Março de 2021, 00:14:43
Pergunta: a realidade é algo que existe??? O nosso cérebro consegue enxergar a realidade de uma fotografia???
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Março de 2021, 10:26:32
A realidade é aquilo que vivemos no presente. Na fotografia conseguimos conseguimos "congelar" esse ponto de vista e regressar depois, porém esse é apenas um ponto de vista. Em situações de conflito por exemplo é muito comum vermos fotografias "manipuladas", enquadradas de forma a mostrar aquilo que o fotografo quer tendenciar.

Eu ouvi uma frase que fez bastante sentido na minha vida: O seu ponto de vista cria sua realidade, não o contrário.
Seria o mesmo que dizer tenha boas atitudes e coisas boas começam a acontecer.

Realidade existir ou não é um assunto muito filosófico e rende muuuuuita discução boa. Sim eu acredito que realidade existe, e não é igual pra todos, cada um de nós vive uma realidade diferente, mesmo que moremos na mesma casa, a realidade pessoal não é igual. Pois ela engloba tudo que vivemos, sentimos, os problemas, as alegrias.

Me surgiu um exemplo bom agora sobre fotografia. A cracolândia mesmo, fotografar aquilo pode ter vários pontos de vista, o lado ruim da cidade, da falta de politicas, segurança, num ponto de vista amplo, a realidade é: aquilo tem que ser extinto a qualquer custo, pois confronta a realidade de quem não vive lá, não entende o porque daquilo ter surgido. Mas ai vc pega sua camera e vai um pouco mais afundo, começa a olhar o que acontece lá dentro, as histórias das pessoas que lá estão, o que levaram elas praquela situação, as pessoas que trabalham lá dentro pra ajuda-las, continua sendo um lugar abandonado e repugnante pra sociedade, mas lá dentro se entende um pouco mais as causas dessa falta de segurança. Percebeu os pontos de vista?

Qual ponto de vista vc quer mostrar da Cracolândia, viu como vc pode influenciar as abordagens e tendenciar mostrar apenas o que vc quer a esse respeito? Seus pensamentos e preconceitos te levam a mostrar o que vc acredita ser certo, ou errado, mas isso não é a realidade absoluta e sim a sua realidade que confronta a realidade de quem vive lá.

Foi só um exemplo agressivo de mudança de ponto de vista que gera uma abrupta mudança de realidades tbm.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #7 Online: 19 de Março de 2021, 17:01:27
Eu sempre gostei muito da filosofia “Zen” e toda essa discussão sobre a realidade acho que cabe um conceito chamado “Karesansui”, e é por essa ideia que é formada o jardim de pedra japonês, por exemplo,  ele tem 15 pedras mas de nenhum ponto do jardim vc consegue ver todas as pedras, somente através de vários pontos de vistas(com tempo e reflexão) vc chega a conclusão que há 15 pedras no jardim.

Na nossa vida é assim o que a gente vê é apenas um ponto de vista, um recorte da realidade, para se perceber “o todo” é preciso outros pontos de vista, por isso é tão importante o diálogo, conversar com pessoas que pensam diferente sobre o mesmo assunto abre outras possibilidades de aprendizado.

Já sobre a fotografia ela é um recorte da realidade, um ponto de vista, e o que vc decide colocar dentro do quadro diz muito mais sobre nós do que a cena em si, por ex:  olhando pelo visor vc vê algumas pessoas, mas que eles não tem nenhuma relação entre si no mundo real, mas dentro do seu visor todos esses estranhos se compoem para fazer a foto, a maneira que vc relaciona desconhecidos, objetos, linha, formas, o fundo, as bordas do quadro, tudo isso é a sua opnião sobre o que vc esta vendo.
« Última modificação: 19 de Março de 2021, 17:02:51 por pkawazoe »


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Março de 2021, 12:13:03
Eu sempre gostei muito da filosofia “Zen” e toda essa discussão sobre a realidade acho que cabe um conceito chamado “Karesansui”, e é por essa ideia que é formada o jardim de pedra japonês, por exemplo,  ele tem 15 pedras mas de nenhum ponto do jardim vc consegue ver todas as pedras, somente através de vários pontos de vistas(com tempo e reflexão) vc chega a conclusão que há 15 pedras no jardim.

Na nossa vida é assim o que a gente vê é apenas um ponto de vista, um recorte da realidade, para se perceber “o todo” é preciso outros pontos de vista, por isso é tão importante o diálogo, conversar com pessoas que pensam diferente sobre o mesmo assunto abre outras possibilidades de aprendizado.

Já sobre a fotografia ela é um recorte da realidade, um ponto de vista, e o que vc decide colocar dentro do quadro diz muito mais sobre nós do que a cena em si, por ex:  olhando pelo visor vc vê algumas pessoas, mas que eles não tem nenhuma relação entre si no mundo real, mas dentro do seu visor todos esses estranhos se compoem para fazer a foto, a maneira que vc relaciona desconhecidos, objetos, linha, formas, o fundo, as bordas do quadro, tudo isso é a sua opnião sobre o que vc esta vendo.

Ok amigos, vamos continuar a conversar  :ok:

Olha só, vamos voltar à década de 60, quando Minor White publicou "Equivalence: The Perennial Trend" (PSA Journal, Vol. 29, No. 7, pp. 17-21, 1963).

Me diz ai, vcs acham que de certa forma, ele já estava falando sobre o assunto que discutimos aqui???

O texto completo:
https://www.jnevins.com/whitereading.htm


Destacando um paragrafo:

"To outline this theory (we hardly have space to discuss it), we will refer to "levels" of Equivalence. The term covers too much ground for a linear definition. At one level, the graphic level, the word "Equivalence" pertains to the photograph itself, the visible foundations of any potential visual experience with the photograph itself. Oddly enough, this does not mean that a photograph which functions as an Equivalent has a certain appearance, or style, or trend, or fashion. Equivalence is a function, an experience, not a thing. Any photograph, regardless of source, might function as an Equivalent to someone, sometime, someplace. If the individual viewer realizes that for him what he sees in a picture corresponds to something within himself—that is, the photograph mirrors something in himself—then his experience is some degree of Equivalence. (At least such is a small part of our present definition.)"
Conhecimento importa mais que equipamento.