Autor Tópico: O Beijo  (Lida 1882 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 27 de Abril de 2005, 08:19:34
Prezados:

A respeito da célebre foto O Beijo do Robert Doisneau recentemente leiloada por 155 mil euros, ela é de fato uma foto espantosa.

A foto é esta:


Mesmo sendo a cena do beijo combinada, a captura é tão interessante que fico olhando meio bobo para ela.

Observem que tudo na foto está em movimento. Não é uma foto nítida, não há nada nela precisamente definido. Ou está em movimento, ou borrado pela curta profundidade de campo. Disso deriva uma espécie de atmosfera, uma espessura espacial e temporal, como se a foto não estivesse reduzida a um instante nem a um plano. O tempo dá uma escorridinha nos borrões de movimento, o espaço escorre na ausência de referência clara de foco, pois mesmo os amantes foram capturados durante o gesto, e estão um tanto borrados especialmente no rosto e cabelos do rapaz. A parte mais nítida são as vestes deles e o passante de óculos e boina atrás, que é uma espécie de punctun (elemento estranho e perturbador na foto, segundo Barthes) no conjunto.

Saber que a foto foi combinada -só com os namorados- e naturalmente escolhido o enquadramento de antemão não diminui minha admiração. Isso é o de menos.

Vai para a minha galeria de referências.


mauriciodelia

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 245
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2005, 10:34:56
interessante a expressão. as pessoas que passam na volta servem como composição da foto e ao mesmo tempo, nem bola dão para ato. O que também demonstra que o fotógrafo pegou a foto de surpresa.
Fora que eles os dois de frente como se tivessem pousando.
Maurício D'Elia - canon


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2005, 10:52:36
A foto foi posada. Maurício.

Mas isso não a desmerece. Ela é uma foto extraordinária.

Os passantes são ocasionais, mas o beijo é encenado.


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2005, 13:03:33
De fato é uma ótima foto.... mas será que vale 155.000 euros mesmo???


Ou é apenas marketing que fizeram com a foto????
« Última modificação: 27 de Abril de 2005, 13:04:54 por arguejo »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2005, 15:58:50
Pagam alguns milhões por riscos com tintas, que alguns malucos chamam de abstração, não pagam? Eu acho que U$150.000 é pouco para essa foto. Esse tipo de foto me faz viajar mt mais que qualquer outra obra visual.
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2005, 17:23:57
Pois é. Essa história de quanto vale é relativa. Hoje se pode dizer que vale 155 mil euros -risos- pois foi seu preço de venda. Na época em que foi feita valia nada, pois passou anos sem uso.

Mas é uma foto extraoridnária, e sóde vê-la já me sinto esbanjando euros  :D

Ivan