Autor Tópico: Canon 80D ou M50 - ajuda para escolher entre uma delas (sou iniciante-Help)!  (Lida 5855 vezes)

Daniel Escudeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Olá pessoal, tudo bem?
Sou novo por aqui e estou ingressando no mundo das câmeras com lentes intercambiáveis por mera paixão :wub:. Curto muito fotografar, especialmente macrofotografia e fotografia de aves (acho bem desafiador/estimulante e recompensador quando a foto sai legal).
Faço minhas fotos submersas com a Nikon w300 (não tenho do que reclamar) e as fotos “secas” com uma canon powershot SX200.
Resolvi mudar de patamar e adquirir uma Canon 80D e ir compondo um set com lentes que me forem interessantes.
Porém, sempre que vejo a Canon M50 eu fico impressionado com suas especificações e o preço mais convidativo que a 80D, além de ser menor e mais leve (melhor companhia para viagens, creio).
Estou empacado agora para tomar uma decisão, com medo de pegar a M50 e ter uma má surpresa com a qualidade da máquina.
Gostaria muito de contar com a experiência de vocês.
É bom negócio pegar a M50?
O adaptador para lentes EF-EFS é uma boa ou perde-se muito em qualidade?
Desde já agradeço imensamente toda ajuda que puderem me dar.
Abraços.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #1 Online: 20 de Março de 2021, 18:36:43
M50 tem o mesmo sensor da 80D e o adaptador funciona muito bem, te dando acesso a todas as lentes disponíveis para a 80D.
Ou seja, em termos de imagem vai ser a mesma coisa.
Mas a M50 tem uma vantagem pois, além dela ter acesso a todas as lentes que a 80D tem, ela tem acesso as 3 melhores lentes para APS-C disponíveis para Canon e que não são compatíveis com a 80D:

https://s.click.aliexpress.com/e/_AnfycI
https://s.click.aliexpress.com/e/_9w0Wai
https://s.click.aliexpress.com/e/_9vBARG

Essas 3 lentes estão me fazendo considerar seriamente vender minha full frame e voltar para APS-C.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 20 de Março de 2021, 18:43:20
M50 tem o mesmo sensor da 80D e o adaptador funciona muito bem, te dando acesso a todas as lentes disponíveis para a 80D.
Ou seja, em termos de imagem vai ser a mesma coisa.
Mas a M50 tem uma vantagem pois, além dela ter acesso a todas as lentes que a 80D tem, ela tem acesso as 3 melhores lentes para APS-C disponíveis para Canon e que não são compatíveis com a 80D:

https://s.click.aliexpress.com/e/_AnfycI
https://s.click.aliexpress.com/e/_9w0Wai
https://s.click.aliexpress.com/e/_9vBARG

Essas 3 lentes estão me fazendo considerar seriamente vender minha full frame e voltar para APS-C.

Fale mais sobre.

Estou namorando a M6 mk II já que parece que não teremos a M5.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Daniel Escudeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #3 Online: 20 de Março de 2021, 18:49:36
Olá Di Torres.
Obrigado pela resposta.
Fiquei um pouco confuso, pois me parece que são lentes para padrão Sony.
Gostaria de saber tuas impressões sobre a qualidade construtiva da M50 e eventuais limitações se comparada à 80D, que é meu parâmetro de comparação pelo que pesquisei até aqui (e ia comprar).
Agradeço muito a colaboração de vocês.
Valeu!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 20 de Março de 2021, 18:53:38
Olá Di Torres.
Obrigado pela resposta.
Fiquei um pouco confuso, pois me parece que são lentes para padrão Sony.
Gostaria de saber tuas impressões sobre a qualidade construtiva da M50 e eventuais limitações se comparada à 80D, que é meu parâmetro de comparação pelo que pesquisei até aqui (e ia comprar).
Agradeço muito a colaboração de vocês.
Valeu!

São para EF-m tambem.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #5 Online: 20 de Março de 2021, 18:59:45
Fale mais sobre.

Estou namorando a M6 mk II já que parece que não teremos a M5.

Bom, no full frame a EOS RP me atende muito bem. Eu até vendi minha R pra ficar com a RP.
Daí entra o pensamento, o que me fez ir da M50 pra full frame?
Basicamente 3 pontos:

1. Servo AF com Eye AF
2. Saída de vídeo limpa pelo HDMI
3. Desempenho em low light

A M6II e a M50II resolveram os pontos 1 e 2. Logo minha única desculpa ainda para ficar em full frame é o low light.
E essas três lentes da Sigma acabaram resolvendo em parte esse problema.
A vantagem em low light de full frame gira em torno de 1 stop e meio até 2 stops mais ou menos.
Minhas lentes principais são f/2.8, dois stops abaixo de f/1.4. Então com essas lentes eu teria no APS-C o mesmo desempenho que tenho hoje gastando bem menos.
Pensei em pegar uma M50II pra ser a principal e a uma M50 usada pra backup.

Fiz os calculos e pra continuar tendo vantagem em full frame, eu teria que gastar pelo menos 3x mais em lentes e 2x mais em corpos, e nesse momento que estamos passandos está sendo mais sensato economizar do que aumentar o investimento.
E mesmo se eu investisse no full frame, ainda teria desvantagens, por exemplo, preciso de uma 24mm equivalente pra vídeo, a 16mm f1.4 da Sigma me oferece esse range e ela não tem focus breathing nenhum, o que é valioso pra vídeo, já a opção full frame no momento seria a Canon 24mm f/1.4 que sofre bastante com focus breathing. No fim das contas, só encontro mais motivos pra fazer essa escolha.
« Última modificação: 20 de Março de 2021, 19:14:42 por Di Torres »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #6 Online: 20 de Março de 2021, 19:08:11
Olá Di Torres.
Obrigado pela resposta.
Fiquei um pouco confuso, pois me parece que são lentes para padrão Sony.
Gostaria de saber tuas impressões sobre a qualidade construtiva da M50 e eventuais limitações se comparada à 80D, que é meu parâmetro de comparação pelo que pesquisei até aqui (e ia comprar).
Agradeço muito a colaboração de vocês.
Valeu!

Essas lentes são para EF-M também.
Tem a opção para selecionar Canon EF-M nas opções da lente no site.

Sobre construção e limitação, são as mesmas que você encontraria comparando a 80D com uma t7i, por exemplo.
A construção da M50 tá mais no nível das rebels estilo t7i do que no nível da 80D.
Porém, a M50 tem a grande vantagem do EFV que acho muito mais prático de se utilizar.
Hoje em dia nem considero a compra de uma DSLR devido a isso.


Daniel Escudeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #7 Online: 20 de Março de 2021, 19:20:31
Legal Di Torres.
O EFV é um aspecto que me chamou muito a atenção. Pelo que vi ele é de alta qualidade na visualização da exposição em tempo real.
Gostaria de abusar da tua experiência para entender melhor a parte dos adaptadores.
A oferta de lentes EF-s é enorme e eu gostaria de saber se na M50 eu consigo utilizá-las, com um adaptador, mantendo o autofoco e a qualidade das imagens.
Você já experimentou isso?


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #8 Online: 20 de Março de 2021, 19:26:06
Legal Di Torres.
O EFV é um aspecto que me chamou muito a atenção. Pelo que vi ele é de alta qualidade na visualização da exposição em tempo real.
Gostaria de abusar da tua experiência para entender melhor a parte dos adaptadores.
A oferta de lentes EF-s é enorme e eu gostaria de saber se na M50 eu consigo utilizá-las, com um adaptador, mantendo o autofoco e a qualidade das imagens.
Você já experimentou isso?

Sim, o adaptador funciona normal. Mantém todas as características das lentes, autofoco, estabilização, qualidade de imagem, etc.

O original é melhor, recomendo ele, os paralelos tem uns probleminhas com flare pois são feitos com um material interior mais reflexivo.
É difícil acontecer, mas quando acontece é bem aparente nesses paralelos.

Na loja da Canon está indisponível, mas você pode ativar as notificações pra quando voltar:
https://www.loja.canon.com.br/pt/canonbr/acessorios-para-cameras/extensores-para-lentes/adaptador-de-lente-ef-eos-m

Se preferir experimentar um paralelo, esse foi o melhor que já utilizei:
https://s.click.aliexpress.com/e/_A28WNg

Mas na boa? Eu investiria nas lentes que linkei lá em cima. Não tem opção melhor pra M50 nos ranges delas.
Se você pensa em comprar qualquer lente entre 16mm e 56mm, as Sigmas que linkei são uma melhor opção.
« Última modificação: 20 de Março de 2021, 19:28:39 por Di Torres »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 20 de Março de 2021, 19:41:02
Nem me fale, estou tendo sérios problemas de aberração na 55-250 por conta do adaptador.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Daniel Escudeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #10 Online: 20 de Março de 2021, 20:18:40
Excelente dicas. Valeu mesmo.
Depois eu posto aqui quando me decidir e fechar negócio.
Se me atrapalhar novamente eu grito aqui.
Abraços!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 21 de Março de 2021, 00:31:25
Cara eu acho que há alguns parâmetros a ser levados em conta em sua decisão. Vou dar meus vinte e cintos centavos de contribuição  :D :D :D

Como já dito pelos colegas, em termos de ISO alto e performance de imagem, tanto a M50, SL2, T7i e 80D compartilham da mesma família de sensor. Em outras palavras, é basicamente o mesmo sensor com diferenças muito pequenas no processador de imagens.

Em termos de qualidade de imagem, todas essas câmeras te entregarão um ótimo resultado. claro, desde que você saiba o que está fazendo, afinal, você pode ter uma R5 , uma A73 ou uma D850 , se você não dominar o básico da fotografia e tratamento de imagens, fica difícil né kkkk  :hysterical:

Voltando ao assunto, você precisa considerar que a 80D tem um bom nível de selagem. Então se você vai para o meio do mato tirar fotos de pássaro, e tiver uma boa lente selada (como por exemplo uma 100-400L mesmo aquela antiga de 1999 que é uma ótima objetiva) , você vai carregar um peso bem maior, mas terá maior tranquilidade em tirar fotos em condições climáticas mais adversas.

Por outro lado, a M50 te dará possibilidades maiores como o uso de lentes antigas com adaptador, o uso de lentes EF-M e a possibilidade de usar as lentes EF-EFs. Terá menos peso a carregar. Como desvantagem, eu não testei o foco da M50 pra saber, mas a 80D tem um sistema de foco pelo viewfinder muito competente, são 45 pontos todos cruzados. Pra fotografar de longe, ainda acho o viewfinder melhor das DSLR.

Então vc precisa medir exatamente o que você quer. Peso, melhor precisão de foco, duração de bateria e resistência da 80D ou Menos peso da M50, sem resistência a questões climáticas.

Pelo conjunto da obra ainda ficaria com a 80D. Mas cada um sabe o quanto pode gastar e o quanto pode carregar de peso.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Março de 2021, 14:32:58
80d


Daniel Escudeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #13 Online: 21 de Março de 2021, 14:35:57
Olá Leonardo, tudo bem?
Obrigado pela ajuda.
Fiquei curioso. Por quais motivos você iria de 80D?
Ainda não fechei aqui e gostaria de conhecer melhor a tua opinião.
Abraços


Daniel Escudeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #14 Online: 21 de Março de 2021, 17:30:56
Olá pessoal.
Depois de bastante pesquisa, reviews e comparativos, o que realmente me chamou a atenção foram dois pontos:
1) A diferença de velocidade máxima do obturador – 8.000 para a 80D e 4.000 para a M50. Pela tua experiência, isso pode ser um problema para controlar a exposição em fotografias tiradas em ambiente externo com a luz do sol incidindo muito forte, mesmo em ISSO 100?
2) A M50 não faz HDR, mas a 80D faz. Gostaria de saber se essa função oferece bons resultados na 80D, porque essas diferenças de exposição são muito comuns quando se fotografa aves em árvores, onde o céu fica superexposto ou o resto fica escuro.
Não consegui achar uma forma de evitar isso com o trio SS+abertura+ISSO e estava contando com esse HDR automático na câmera para me socorrer nessas situações.
Alguém já usou isso e sabe se funciona legal?