Autor Tópico: Canon 80D ou M50 - ajuda para escolher entre uma delas (sou iniciante-Help)!  (Lida 5852 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #15 Online: 21 de Março de 2021, 18:12:50
Olá pessoal.
Depois de bastante pesquisa, reviews e comparativos, o que realmente me chamou a atenção foram dois pontos:
1) A diferença de velocidade máxima do obturador – 8.000 para a 80D e 4.000 para a M50. Pela tua experiência, isso pode ser um problema para controlar a exposição em fotografias tiradas em ambiente externo com a luz do sol incidindo muito forte, mesmo em ISSO 100?
2) A M50 não faz HDR, mas a 80D faz. Gostaria de saber se essa função oferece bons resultados na 80D, porque essas diferenças de exposição são muito comuns quando se fotografa aves em árvores, onde o céu fica superexposto ou o resto fica escuro.
Não consegui achar uma forma de evitar isso com o trio SS+abertura+ISSO e estava contando com esse HDR automático na câmera para me socorrer nessas situações.
Alguém já usou isso e sabe se funciona legal?

1. Dá pra controlar com a abertura. 4000 pra 8000 é só um ponto de exposição.
E as situações que você vai poder passar de 4000 são bem incomuns.
Geralmente você vai lutar pra manter o obturador o mais lento possível para não subir tanto o ISO.

2. Esse HDR não vai servir pro seu objetivo. É só um modo criativo que tira 3 fotos em exposições diferentes e mescla elas automaticamente. O problema é que são três fotos, se o assunto está em movimento não dá muito certo pois ele vai estar diferente em cada foto. Esse modo é mais pra paisagens, arquitetura e outros assuntos parados. E a M50 também tem esse modo, não é só da 80D.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 21 de Março de 2021, 18:23:22
Talvez meio dia com uma lente 1.2 ou 1.4, o 1/8000 vá fazer falta.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 21 de Março de 2021, 18:42:27
Olá Leonardo, tudo bem?
Obrigado pela ajuda.
Fiquei curioso. Por quais motivos você iria de 80D?
Ainda não fechei aqui e gostaria de conhecer melhor a tua opinião.
Abraços

Ola Daniel, eu tive a oportunidade de manusear uma 90d e uma m6 2. Eu tenho maos grandes.
O corpo da 80 d, 90 d me parece mais robusto,  mais profissa.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #18 Online: 21 de Março de 2021, 18:46:17
Olá pessoal.
Depois de bastante pesquisa, reviews e comparativos, o que realmente me chamou a atenção foram dois pontos:
1) A diferença de velocidade máxima do obturador – 8.000 para a 80D e 4.000 para a M50. Pela tua experiência, isso pode ser um problema para controlar a exposição em fotografias tiradas em ambiente externo com a luz do sol incidindo muito forte, mesmo em ISSO 100?
2) A M50 não faz HDR, mas a 80D faz. Gostaria de saber se essa função oferece bons resultados na 80D, porque essas diferenças de exposição são muito comuns quando se fotografa aves em árvores, onde o céu fica superexposto ou o resto fica escuro.
Não consegui achar uma forma de evitar isso com o trio SS+abertura+ISSO e estava contando com esse HDR automático na câmera para me socorrer nessas situações.
Alguém já usou isso e sabe se funciona legal?


1) A velocidade em 1/8000 é comum em todas as câmeras intermediárias da Canon, Nikon. Todas as 5D, 6D, e cropadas série D (70D, 80D, 90D) a velocidade máxima vai até 1/8000, o que é bem melhor que as Rebels e Ms da vida, ou as DSLR de entrada da Nikon por exemplo. Se a luz do Sol tá muito forte, digamos, uma velocidade maior ajuda em algumas situações sim, princpialmente usando aberturas grandes (2.8, 2.0, 1.4) . Em dias de Sol forte, é uma situação até comum de acontecer.

2) Cara eu não vi até hoje uma câmera sequer que tenha um bom HDR. Vc pode fazer um bom HDR na pós-produção, eu acho melhor. E sobre a fotometria , sim, a câmera "não enxerga" como nossos olhos enxergam. Por exemplo, numa situação de ensaio externo, ou eu fotometro o fundo e ilumino a modelo pra ficar bem equilibrada a exposição (um flash por exemplo)ou eu estouro o fundo e deixo o modelo bem iluminado. Nosso cérebro "corrige" essa diferença entre os planos, mas a câmera na captura não. Isso, claro, pode ser corrigido no tratamento das imagens.
2)


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Março de 2021, 20:44:15
Para aves com uma lente 600mm vai precisar de mais 1/4000, principalmente vôo frontal.
Não Tenho certeza mas o sistema de foco para aves da 80D é melhor que M50, levando em consideração que muitos não gostam da EOS R para isso, tente pesquisar "BIF Canon M50" para ver opiniões se à M50 é boa para aves, depois pode fazer o mesmo com Canon 80D.
Sobre o HDR não vale à pena pois você mesmo pode fazer 3 ou mais fotos com exposições diferentes, depois unir elas no LR ou outro programa que faça mesclagem HDR, pesquise também por bracketing algumas câmeras possuem essa função, isso sim ajuda muito para HDR, basicamente você escolhe quantos fotos quer fazer e qual diferença de exposição entre as fotos, depois é só usar temporizador no tripé de preferência.
Em macro teria preferência pela M50 pelo EVF para ajudar no foco manual.


Daniel Escudeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #20 Online: 22 de Março de 2021, 13:50:37
Olá pessoal, muitíssimo obrigado por toda colaboração.
Realmente, sem a ajuda de vocês teria sido MUITO mais difícil desvendar os prós e contras de cada opção em face do meu perfil de utilização. Estou fechando a M50 com a lente EF-M 15-45mm com o Nelson Nakamura.
E aí vem algumas dúvidas que preciso dirimir para definir o kit que vou pegar, especialmente se devo pegar com o adaptador ou mais uma lente nativa zoom.
Encontrei o adaptador EF/EF-S para EF-M da Viltrox e da Yongnuo por R$320,00 e o original Canon por R$900,00.
Estou inclinado a pegar o original, para evitar certos problemas relatados pelos colegas nas respostas anteriores.
Minha dúvida é se vale a pena ir de adaptador + uma lente zoom ou pegar a EF-M 55-250 IS por 3 mil (nova) e dispensar o adaptador.
Em termos de lente adaptada, eu vi a Canon EF 70-300 por R$1.800,00 (usada) e a Canon EF-S 55-250 por mil reais nova (sempre + o adaptador).
Essas duas EF e EF-S também me despertaram grande dúvida, pois as duas têm abertura de 4-5.6 e IS.
As diferenças são que uma é EF e a outra é EF-S e 50mm de abertura a mais na EF.
Pela experiência de vocês, essa EF vale o quanto custa a mais em relação à EF-S para eu utilizar com a M50?
50mm faz uma boa diferença na aproximação?
Mais uma vez agradeço muito a colaboração de todos. Estou quase lá (ufa).
E por favor fiquem à vontade para sugestões de lentes com esse perfil zoom/custo que mencionei.
Abraços a todos!


Daniel Escudeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #21 Online: 22 de Março de 2021, 14:03:02
Olá Ernesto, obrigado pela contribuição.
Gostaria de saber melhor por quais motivos você não considera uma boa escolha.
Desde já agradeço.
Abraços.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #22 Online: 22 de Março de 2021, 14:50:47
Não creio que alguém consiga ser bem sucedido, em fotografia de aves, usando uma M50



Se eu fosse escolher iria na 80D, uma câmera muito boa. O sistema de foco dela é, no mínimo, muito competente.Quando falamos em aves, um bom sistema de foco contínuo é essencial. E ter selagem ajuda muito tb.


Daniel Escudeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #23 Online: 22 de Março de 2021, 15:50:24
Olá Cheferson.
Sabe que eu também fiquei preocupado com isso, mas vi nos reviews do DPreview de ambas que a M50, surpreendentemente, se saiu melhor no teste de disparo contínuo com AF Servo.
Dá uma olhada só nas sequências com os ciclistas:
https://www.dpreview.com/reviews/canon-eos-80d-review/8
https://www.dpreview.com/reviews/canon-eos-m50/7

A única explicação que encontro é o Digic8 vs Digic6, mas realmente me surpreendeu neste quesito.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #24 Online: 22 de Março de 2021, 19:49:07
Olá Cheferson.
Sabe que eu também fiquei preocupado com isso, mas vi nos reviews do DPreview de ambas que a M50, surpreendentemente, se saiu melhor no teste de disparo contínuo com AF Servo.
Dá uma olhada só nas sequências com os ciclistas:
https://www.dpreview.com/reviews/canon-eos-80d-review/8
https://www.dpreview.com/reviews/canon-eos-m50/7

A única explicação que encontro é o Digic8 vs Digic6, mas realmente me surpreendeu neste quesito.

O foco dual pixel das mirrorless canon dão surra no foco de fase das dslr.

Aí só se você quiser usar a 80d pelo liveview pra ficar tão bom.

E cuidado com essa conversa de câmera robusta.
Muita gente se apega a isso mas na prática trata a câmera como se fosse de cristal.
Anulando qualquer vantagem da suposta robustez.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #25 Online: 22 de Março de 2021, 22:45:12
E cuidado com essa conversa de câmera robusta.
Muita gente se apega a isso mas na prática trata a câmera como se fosse de cristal.
Anulando qualquer vantagem da suposta robustez.

O que eu acho mais estranho é que a parte mais sensível da câmera na verdade é a lente.
Qualquer pancada pode descentralizar os elementos, qualquer esbarrão pode arranhar, mas eu nunca vi alguém comparando robustez de lente no nível que exigem de corpos que nem sofrem tanto com esses problemas. O máximo que olham é a famigerada borrachinha no mount da lente.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 22 de Março de 2021, 23:05:35
O que eu acho mais estranho é que a parte mais sensível da câmera na verdade é a lente.
Qualquer pancada pode descentralizar os elementos, qualquer esbarrão pode arranhar, mas eu nunca vi alguém comparando robustez de lente no nível que exigem de corpos que nem sofrem tanto com esses problemas. O máximo que olham é a famigerada borrachinha no mount da lente.

Muito bem pontuado.
A queda ou impacto para quebrar uma rebel já suficiente para danificar uma lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #27 Online: 22 de Março de 2021, 23:59:38
Muito bem pontuado.
A queda ou impacto para quebrar uma rebel já suficiente para danificar uma lente.

Eu quando pensei na questão "robustez" nem pensei em algo que cai no chão; pensei mesmo é nno uso em situações como chuva, garota, ,etc. Neste caso a  80D se sairia melhor. Agora se vai usar apenas em situações onde não é necessário uma selagem , a M50 já serve.

Sobre o Dual Pixel, as duas câmeras  são bem competentes nesse quesito. Bem, eu tive a SL2 que é a versão DSLR da M50 . Eu questão de ISO , achei o desempenho em ISO alto um pouco melhor do que a 80D , por incrível que pareça, eu conseguia ISO 6400 fácil, com a 80D ., 3.200, 4.000 de ISO é o limite que considero aceitável .


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #28 Online: 23 de Março de 2021, 07:27:44
Eu quando pensei na questão "robustez" nem pensei em algo que cai no chão; pensei mesmo é nno uso em situações como chuva, garota, ,etc. Neste caso a  80D se sairia melhor. Agora se vai usar apenas em situações onde não é necessário uma selagem , a M50 já serve.

Mas aí também entraria a questão da lente. Nenhuma das lentes que o autor citou são seladas.
Não adianda nada pegar uma 1Dx, colocar uma lente que não é selada e ir pra chuva.

Eu sempre vejo esse papo de selagem, robustez, sendo levada em conta apenas pro corpo, sendo que a lente merece até mais atenção.


Daniel Escudeiro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #29 Online: 23 de Março de 2021, 07:52:37
Olá Cheferson.
Eu saquei que você estava se referindo às condições climáticas. Realmente, para situações molhadas ou risco de pancada (rapel, etc) eu pretendo continuar brincando com a w300 (e deixar o bird watch para outro dia), pois ela aguenta muito desaforo e não tem me decepcionado dentro daquilo que ela se propõe. É sério, o que essa maquininha já levou de batida em casco de barco não é brincadeira.
Essa questão do high ISO eu já havia lido a respeito.
Pelo que eu li isso se deve à evolução do Digic (6 na 80D, 7 na SL2 e 8 na M50).
Achei legal que a tua percepção prática corroborou o que eu havia lido a respeito.
Di Torres e Vangelismm: eu também fiquei com essa ideia, porque as lentes, especialmente as que têm estabilização, me parecem representar o elo mais frágil da corrente.
Além disso, fiquei me perguntando: o fato de ter um espelho que se movimenta dentro do corpo não faria as DSLR mais sensíveis a impactos?