Autor Tópico: Canon 80D ou M50 - ajuda para escolher entre uma delas (sou iniciante-Help)!  (Lida 5936 vezes)

Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 26 de Março de 2021, 13:04:01

Não podemos dizer aqui que DSLR foca melhor que ML, então, não comentarei sobre foco 5D IV x EOS R e nem sobre foco 80D x M50. :ok:

M50 e a R usam Dual-Pixel versão 1. Até onde usei, me pareceram iguais e não é uma solução que eu usaria para aves em 2021 (por causa do tracking).

R5 e R6 usam Dual-Pixel II e o DIGIC X (da Canon 1D X Mk III) que tem uma resposta rápida para tracking. O Dual-Pixel depende totalmente de hardware rápido. É um sistema muito complexo que usa 10 vezes ou mais sensores que os concorrentes. Mas eu não pude testar na prática devido a pandemia e se eu achar a D750 mais rápida, eu não poderei divulgar, de mesma forma que o caso da 5D IV.

 :D :ok:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #46 Online: 26 de Março de 2021, 14:11:52
...e se eu achar a D750 mais rápida, eu não poderei divulgar, de mesma forma que o caso da 5D IV.

Por favor, deixe os nossos colegas Nikonzeiros felizes com a Nikon :D


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #47 Online: 26 de Março de 2021, 15:28:54
AF da M50 é melhor do que qualquer DSLR da sua faixa de preço em termos de consistência e tracking.
Chega a concorrer com DSLRs de um nível acima, como a 80D (M50 é da categoria da t8i).
Pra ter AF melhor em DSLR, tem que partir para 7DII.

R tem AF equivalente as DSLRs da mesma faixa de preço.
5DIV tá no mesmo nível.

R5 e R6 tem AF superior a qualquer DSLR da mesma faixa de preço.
Chega a disputar com DSLRs de um nível acima, como a 1DxIII (R5/R6 são da categoria das 5D).

O que pega no uso dessas câmeras pra BIF é que não se usa elas do mesmo jeito que se usa DSLRs.
Tem uma certa curva de aprendizagem saindo de costumes de DSLR.
Um exemplo disso é que toda review que vi da R sobre BIF reclamou que ela demora pra mudar do LCD pro EVF e isso faz ela perder fotos, sendo que isso pode ser resolvido nas confiurações desligando a mudança automática e habilitando a mudança manual. São pequenos ajustes que com o tempo você vai aprendendo e descobrindo para ir melhorando seu workflow e vai de você decidir se essa nova curva de aprendizagem vale as vantagens que as MLs oferecem.

Agora, um usuário vindo seco pra fotografia, não tenho nem como recomendar DSLR hoje em dia.
A curva de aprendizagem pra iniciar no DSLR é bem maior do que no ML.
No ML a pessoa vai ter uma experiência bem parecida com o que já é familiar pra ela, já que smartphones são MLs.
Nâo faz sentido um novo usuário ter que passar por uma curva maior por um sistema que já teve a morte decretada pelas maiores fabricantes e que se precisa pagar mais caro pra ter o mesmo desempenho.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #48 Online: 26 de Março de 2021, 15:50:44
:D :hysterical:

Primeiro vc cita a marca-que-não-pode-ser-criticada

Agora vc quer que eu elogie a Nikon...

Daqui há pouco, vai querer que eu fale de DSLR !!


Não pode isso, não, véi !!  :no:


Temos que respeitar a opinião daqueles que não tem respeito pela nossa opinião... senão "dá ruim" pra nós






Primeiro vc permita que eu fale da "Fujiro-na-Kombi"; depois que eu diga  que as DSLR FF da Nikonzon sejam e são tops de linha; mas as mirrorless nem tanto; bem deixa ficar quieto por aqui kkkkk :D


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #49 Online: 26 de Março de 2021, 15:52:40
AF da M50 é melhor do que qualquer DSLR da sua faixa de preço em termos de consistência e tracking.
Chega a concorrer com DSLRs de um nível acima, como a 80D (M50 é da categoria da t8i).
Pra ter AF melhor em DSLR, tem que partir para 7DII.

R tem AF equivalente as DSLRs da mesma faixa de preço.
5DIV tá no mesmo nível.

R5 e R6 tem AF superior a qualquer DSLR da mesma faixa de preço.
Chega a disputar com DSLRs de um nível acima, como a 1DxIII (R5/R6 são da categoria das 5D).

O que pega no uso dessas câmeras pra BIF é que não se usa elas do mesmo jeito que se usa DSLRs.
Tem uma certa curva de aprendizagem saindo de costumes de DSLR.
Um exemplo disso é que toda review que vi da R sobre BIF reclamou que ela demora pra mudar do LCD pro EVF e isso faz ela perder fotos, sendo que isso pode ser resolvido nas confiurações desligando a mudança automática e habilitando a mudança manual. São pequenos ajustes que com o tempo você vai aprendendo e descobrindo para ir melhorando seu workflow e vai de você decidir se essa nova curva de aprendizagem vale as vantagens que as MLs oferecem.

Agora, um usuário vindo seco pra fotografia, não tenho nem como recomendar DSLR hoje em dia.
A curva de aprendizagem pra iniciar no DSLR é bem maior do que no ML.
No ML a pessoa vai ter uma experiência bem parecida com o que já é familiar pra ela, já que smartphones são MLs.
Nâo faz sentido um novo usuário ter que passar por uma curva maior por um sistema que já teve a morte decretada pelas maiores fabricantes e que se precisa pagar mais caro pra ter o mesmo desempenho.

Entendo, mas hhá outros fatores já abordados como  selagem, sistema de tracking eficiente, que precisam ser analisados. Outra coisa que poucos comentaram também, mas a lente também tem um desempenho fundamental quando falamos de autofoco cravar bem em movimento.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 29 de Março de 2021, 14:31:32
Li tudo, gostei das dicas, opiniões.

Nunca nem vi uma M50 de perto, mas parece ser bacana.


Um fator que eu adoro na 80d (e mais ainda nas 60d velhas de guerra) é a durabilidade da bateria.

Fazer 2500 fotos com uma bateria só, pra mim, é importante. Não sei como são as ML nesse sentido.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #51 Online: 29 de Março de 2021, 19:13:55
Li tudo, gostei das dicas, opiniões.

Nunca nem vi uma M50 de perto, mas parece ser bacana.


Um fator que eu adoro na 80d (e mais ainda nas 60d velhas de guerra) é a durabilidade da bateria.

Fazer 2500 fotos com uma bateria só, pra mim, é importante. Não sei como são as ML nesse sentido.

Nem perto mas da pra sobreviver rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 31 de Março de 2021, 15:01:54
AF da M50 é melhor do que qualquer DSLR da sua faixa de preço em termos de consistência e tracking.
Chega a concorrer com DSLRs de um nível acima, como a 80D (M50 é da categoria da t8i).
Pra ter AF melhor em DSLR, tem que partir para 7DII.

R tem AF equivalente as DSLRs da mesma faixa de preço.
5DIV tá no mesmo nível.

R5 e R6 tem AF superior a qualquer DSLR da mesma faixa de preço.
Chega a disputar com DSLRs de um nível acima, como a 1DxIII (R5/R6 são da categoria das 5D).

O que pega no uso dessas câmeras pra BIF é que não se usa elas do mesmo jeito que se usa DSLRs.
Tem uma certa curva de aprendizagem saindo de costumes de DSLR.
Um exemplo disso é que toda review que vi da R sobre BIF reclamou que ela demora pra mudar do LCD pro EVF e isso faz ela perder fotos, sendo que isso pode ser resolvido nas confiurações desligando a mudança automática e habilitando a mudança manual. São pequenos ajustes que com o tempo você vai aprendendo e descobrindo para ir melhorando seu workflow e vai de você decidir se essa nova curva de aprendizagem vale as vantagens que as MLs oferecem.

Agora, um usuário vindo seco pra fotografia, não tenho nem como recomendar DSLR hoje em dia.
A curva de aprendizagem pra iniciar no DSLR é bem maior do que no ML.
No ML a pessoa vai ter uma experiência bem parecida com o que já é familiar pra ela, já que smartphones são MLs.
Nâo faz sentido um novo usuário ter que passar por uma curva maior por um sistema que já teve a morte decretada pelas maiores fabricantes e que se precisa pagar mais caro pra ter o mesmo desempenho.

Faltou mencionar o efeito slide e à diferença de velocidade para iniciar o rastreio.