Autor Tópico: Canon R7 e erro 80  (Lida 433 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.839
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: Ontem às 10:29:18
Bom dia pessoal, tudo bem?

Uma amiga tem uma Canon R7 que tem apresentado Erro 80 com alguma frequência.

O erro já apareceu com duas baterias diferentes.

O erro aparece e tem uma mensagem pedindo para desligar e retirar a bateria. Ao fazer isso a câmera liga e aparece outra mensagem dizendo que teve um erro de comunicação com a bateria. Clicando OK aparece mensagem dizendo que a bateria pode ser falsificada. Clica ok e a camera desliga. Quando volta a funcionar depois de um tempo dá o erro de novo.

Firmware está atualizado. Já resetamos a camera e nada.

Parece que o erro é mais frequente em um uso mais intenso da câmera (fotografia de aves).

A lente usada funciona bem em outra camera sem erro algum, já a bateria, não foi possível testar em outra camera.

E o carregamento das baterias sempre é feito com o carregador original.

A câmera foi comprada em revenda oficial Canon e obviamente o erro só apareceu depois que a garantia de 1 ano acabou. As baterias foram compradas diretamente da Canon Brasil.

Alguém já passou por isso e tem alguma ideia do que pode ser?

Ou vai ter de ser assistência técnica mesmo?
« Última modificação: Ontem às 10:59:05 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.954
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: Ontem às 10:55:27
O cartão é UHS II? Já vi gente culpando o cartão por esse erro.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.839
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: Ontem às 10:57:51
O cartão é UHS II? Já vi gente culpando o cartão por esse erro.
Acho nem todo os cartões são UHS II.

Vou ver com ela para observar isso.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: Ontem às 18:06:01
Firmware.
Qual versão do firmware da R7 dela?

Vcs já viram isso aqui?
https://www.canon.com.br/atendimento/aviso-de-firmware-eos-r7-versao-120
« Última modificação: Ontem às 18:06:47 por galeno »
Nikon D810


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.839
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #4 Online: Ontem às 18:31:36
FW atual é o 1.4 que está instalado. Foi a primeira coisa que pedi para verificar.  :ok:
« Última modificação: Ontem às 18:32:32 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


galeno

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: Ontem às 18:46:36
...eu queria saber qual era o atual.

Achei o erro muito específico "ao fotografar assuntos pequenos".
Não é o mesmo erro da sua amiga, mas achei muita coincidência.
Nikon D810


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.839
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #6 Online: Ontem às 18:51:52
...eu queria saber qual era o atual.

eu sempre olho no site da Canon USA para saber qual é a última versão de FW para a linha R.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.839
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #7 Online: Hoje às 09:13:14
Postei essa dúvida em um outro grupo e tudo indica que o denominador comum do problema é a bateria LP-E6NH e o tal chip interno que ela tem para verificar "autenticidade".
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.954
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: Hoje às 09:22:13
Comprar bateria original pra ter esse problema é tenso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.427
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: Hoje às 09:32:42
Comprar bateria original pra ter esse problema é tenso.
Viva a paralela  :assobi:


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #10 Online: Hoje às 16:07:01
Cara a gente que tem um uso Soviético do equipamento acaba passando por isso com frequência.

Eu só não tenho certeza se dá o erro 60, 70 ou 80, pois a mensagem aparece muito rápida, mas eu lembro também que aparece alguma coisa assim falando de remover a bateria e religar.

Eu especulo que o problema acaba sendo de aquecimento.
A Câmera gasta processamento pra salvar o raw, pra focalizar, pra exibir overlays, pra salvar no buffer e passar para o cartão, isso talvez puxe uma corrente de pico e acaba esquentando a câmera. Sinto que o cartão fica quente e que a bateria também.

Já vi este erro acontecer várias vezes. Tanto o ERR 60 quanto 70 quanto 80 são muito parecidos. A não ser que me mostrem o contrário eu fico acreditando que é justamente problema de aquecimento que faz isso acontecer.


Todas Cameras R que eu tive já vi dando erro (RP, R, R10, R7, R6, R8). Mas como eu falei, meu uso é muito soviético. Domingo agora eu mesmo fiz 45 mil cliques cobrindo uma corrida em hordas infinitas contínuas. A R6 deu ERR 70 se eu não me engano 2 vezes. Mas é isso que vc falou mesmo, manda tirar a bateria e colocar de novo, eu nem chego a fazer isso, desligo e ligo direto.

Eu sei quando vai acontecer isso quando eu noto que começa a demorar pra processar. Quando o cartão está muito cheio e tiro uma sequência, se eu clicar no Play pra revisar, chega a demorar 5 segundos para aparecer. Até mesmo quando aperto o botão menú e demora para carregar, quando isso acontece eu já sei que não vai demorar e vai travar.

Engraçado também é que quando eu troco o cartão de camera por engano (coloco o da R7 na R6 por exemplo) eu noto que o cartão fica lendo infinitamente, mesmo não estando clicando/filmando nada. Isso acontece também quando o cartão está muito cheio.

Outra coisa que eu tive a impressão é que quando uso o obturador mecânico os erros acabam sendo mais frequentes do que quando uso o eletrônico.

Tudo o que eu falei acima é uma impressão minha, não sou técnico da Canon para dar um parecer, nem muito menos consigo cravar com toda certeza que é exatamente isso, afinal quando a gente tá trabalhando (como dizem "com bicho pegando"), na adrenalina a gente nem consegue notar exatamente o que aconteceu.


Sugiro de tempo em tempo passar um spray limpa contato tirar qualquer eventual encrustração que possa ter tanto nos contatos da bateria quanto eventualmente nos terminais da câmera.

Estava olhando agora pouco e teve um UPDATE do Firmware da R6 que fala que corrige este erro (1.8.4).



Ainda sobre aquecimento, noto que em dias quentes acontece mais erros. Lembro que ano passado fui fotografar uma corrida por volta do meio dia de dezembro, sol forte e sem nenhuma sombra, a câmera dava bastante erro e também se perdia para focalizar.
Acredito que o material preto do corpo agrave mais o a questão do aquecimento.
« Última modificação: Hoje às 16:13:14 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.427
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: Hoje às 16:21:02
Me espantei com a quantidade de clicks em um dia.