Autor Tópico: Canon EOS R5 - atualização de firmware  (Lida 6889 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #15 Online: 17 de Março de 2022, 16:17:17
Firmware v1.5.2
17/03/2022


https://www.usa.canon.com/internet/portal/us/home/support/details/cameras/eos-dslr-and-mirrorless-cameras/mirrorless/eos-r5?subtab=downloads-firmware

Citar
Firmware Version 1.5.2 incorporates the following enhancement:

1. Optimizes AutoFocus accuracy when Extender RF1.4x or Extender RF2x is attached to the RF800mm F5.6 L IS USM and RF1200mm F8 L IS USM lenses.
2. Enhances the stability of Eye Detection.
3. Enhances AutoFocus tracking when shooting moving subjects.

Firmware Version 1.5.2 is for cameras with firmware up to Version 1.5.1.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #16 Online: 20 de Março de 2022, 16:53:16
Atualizei minha R5 para o FW 1.5.2. Atualização procedeu sem nenhum problema.

Segundo alguns relatos pela internet a deteção e rastreio de olhos (pessoas) melhorou. Também vi alguns relatos que também houve melhora com relação a deteção de olhos p/ animais.

Durante a semana vou testar para ver se a melhoria de desempenho é perceptível para o meu uso.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #17 Online: 20 de Março de 2022, 23:17:01
Atualizei minha R5 para o FW 1.5.2. Atualização procedeu sem nenhum problema.

Segundo alguns relatos pela internet a deteção e rastreio de olhos (pessoas) melhorou. Também vi alguns relatos que também houve melhora com relação a deteção de olhos p/ animais.

Durante a semana vou testar para ver se a melhoria de desempenho é perceptível para o meu uso.

Fiz um 15 ontem. Incrível. Melhor que A73 agora... melhorou muito! #vivacanon

Fiquei muito surpreso, tanto na R6 quanto R5


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #18 Online: 21 de Março de 2022, 09:05:33
Fiz um 15 ontem. Incrível. Melhor que A73 agora... melhorou muito! #vivacanon

Fiquei muito surpreso, tanto na R6 quanto R5

Opa!!! Bom saber. Mais um relato positivo com relação ao recurso para "pessoas".
:ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 21 de Março de 2022, 09:44:47
Eu não estou entendendo mais nada, lá no Canon Rumors tem gente falando que melhorou e tem gente falando que piorou.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #20 Online: 21 de Março de 2022, 09:51:39
Eu não estou entendendo mais nada, lá no Canon Rumors tem gente falando que melhorou e tem gente falando que piorou.

Esse aqui?

https://www.canonrumors.com/canon-releases-firmware-updates-for-the-eos-r5-and-eos-r6/

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 21 de Março de 2022, 10:48:47
Sim, tinha outro que criaram antes da noticia sair no site, não sei se unificaram.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #22 Online: 21 de Março de 2022, 10:54:30
Eu não estou entendendo mais nada, lá no Canon Rumors tem gente falando que melhorou e tem gente falando que piorou.
:ponder:
Lembro de uma discussão grande nesse aspecto em relação ao FW 1.5.0 em relação ao 1.4.0.
O Douglas Fernando até comentou isso em algum tópico por aqui. Na R6 ele achou o desempenho do AF melhor no FW 1.4.0 em relação ao 1.5.0.

Daqui a pouco ele aparece e diz se atualizou para a última versão e o que achou.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #23 Online: 21 de Março de 2022, 10:59:13
Sim, tinha outro que criaram antes da noticia sair no site, não sei se unificaram.
Esse tópico tá meio doido pq tem gente, inclusive, discutindo se é melhor copiar o arquivo do firmware conectando a câmera no computador ou transferindo usando um leitor de cartões.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #24 Online: 21 de Março de 2022, 11:05:03
Sim, tinha outro que criaram antes da noticia sair no site, não sei se unificaram.

Parece que tem alguns relatos de problema de foco na distância minima com a 100-500.

Não é um teste extremamente científico mas testei em vários objetos aqui em casa tanto em 100mm quanto em 500mm e não notei diferença do AF na distância minima.

Coloquei algumas fotos de aves na tela do computador  :assobi: (nada científico mesmo  :doh: :hysterical:) e não notei nenhum comportamento diferente do que já estava acostumado.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 21 de Março de 2022, 11:40:39
Inclusive é um atributo bem elogiado, a distância mínima dessa lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 21 de Março de 2022, 15:23:48
:ponder:
Lembro de uma discussão grande nesse aspecto em relação ao FW 1.5.0 em relação ao 1.4.0.
O Douglas Fernando até comentou isso em algum tópico por aqui. Na R6 ele achou o desempenho do AF melhor no FW 1.4.0 em relação ao 1.5.0.

Daqui a pouco ele aparece e diz se atualizou para a última versão e o que achou.

Grande André, beleza meu amigo !

Sim, atualizei a minha para o 1.5.2, porém ainda não testei a fundo em pessoas e nem em aves.
Há boatos, que dizem que agora o foco ficou igual da versão 1.4.0, ou seja, muito bom. Mas estou curioso requisito bateria, pois até agora a versão 1.4.0 é a mais economica, onde era comum chegar a 2.500 a 3.200 cliques com uma única bateria... e a versão 1.5.0 não chegava a 1.700 cliques.

Duro que estou com um vazio na agenda de social, sem eventos por estes dias.
Mas qualquer novidade, venho aqui comentar  :ok:
Fotógrafo e birdwatching


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 686
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 21 de Março de 2022, 15:24:43
 Diz a Canon, que a grande atualização será no final de março 2022.
O que será estão tramando ????
Fotógrafo e birdwatching


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #28 Online: 21 de Março de 2022, 20:24:11
Diz a Canon, que a grande atualização será no final de março 2022.
O que será estão tramando ????

Boa pergunta, 2 atualizações de firmware no mês... :ponder:

A Canon R3 permite escolher algumas opções de "frames por segundo" no modo de obturador eletrônico. Na R5 é fixo em apenas 20 fps. Poderiam alterar isso e passar a ter a opção de 15 fps.

Na R5 não tem deteção de objetos quando os modos Zone AF e Large Zone AF são usados, na R3 tem. Pode ser que isso mude.

Não creio que a R5 receba a opção de deteção de veículos similar a R3.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 21 de Março de 2022, 20:53:42
Boa pergunta, 2 atualizações de firmware no mês... :ponder:

A Canon R3 permite escolher algumas opções de "frames por segundo" no modo de obturador eletrônico. Na R5 é fixo em apenas 20 fps. Poderiam alterar isso e passar a ter a opção de 15 fps.

Na R5 não tem deteção de objetos quando os modos Zone AF e Large Zone AF são usados, na R3 tem. Pode ser que isso mude.

Não creio que a R5 receba a opção de deteção de veículos similar a R3.

Podia ser qualquer valor entre 1 e 20, não custa quase nada implementar isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs