Autor Tópico: Canon 40mm 2.8 STM descontinuada  (Lida 748 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Ernesto Leite
Online: 30 de Março de 2021, 15:51:40
Mais uma lente legal se une a lista das descontinuadas

40mm 2.8 STM

Realmente... tá chato isso... tiram as lentes legais para forçar migração ao RF que não tem lentes legais (pelo menos não ainda...)

https://www.canonrumors.com/canon-ef-40mm-f-2-8-stm-officially-discontinued/

O pior é que nem avisam uns meses antes...
« Última modificação: 30 de Março de 2021, 15:57:11 por Ernesto »
#DeFérias

André Sena

• SysOp
  • Trade Count: (25)
  • Referência
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 30 de Março de 2021, 16:03:52
Eu acredito que algumas dessas lentes que estão sendo descontinuadas podem ser reflexo da falta de componentes e problemas em cadeias de suprimento nessa nova realidade.

E nessa momento de migração de sistema já aproveitam para valorizar o sistema novo.

Eu não lembro de nenhum fabricante que tenha avisado publicamente que determinada lente será descontinuada ou tenha feito algum tipo de aviso com antecedência. :ponder:
André Sena
@sena_andre

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 30 de Março de 2021, 16:08:30
Quem queria já comprou, quem quiser agora vai achar fácil no mercado de usados.

Será que não vendia muito?
Porque a efs 24mm é um clone dessa lente e foi mantida, por enquanto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs

André Sena

• SysOp
  • Trade Count: (25)
  • Referência
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 30 de Março de 2021, 16:14:48

Não sei, tentei achar alguma informação sobre isso, mas não achei.

André Sena
@sena_andre

cheferson

• Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 30 de Março de 2021, 23:23:33

Acho dois dos melhores custo-benefício que a Canon já produziu.. Um parente meu  usa a RP com a 40MM forma um kit  bem legal.

Adam-ES

• Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #5 Online: 13 de Abril de 2021, 00:52:09
Mais uma lente legal se une a lista das descontinuadas

40mm 2.8 STM

Realmente... tá chato isso... tiram as lentes legais para forçar migração ao RF que não tem lentes legais (pelo menos não ainda...)

https://www.canonrumors.com/canon-ef-40mm-f-2-8-stm-officially-discontinued/

O pior é que nem avisam uns meses antes...

Vou comprar uma e deixar guardada. :ok:
XT3 (x2) / 23 1.4 / 56 1.2
5DM3(x2) 15 2.8/24-70 II/35 1.4A/50 1.4A /85 1.8 / 135 F2 / 200 F2
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia

cheferson

• Colaborador(a)
Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2021, 14:44:52

Não sei das vendas, mas esse combo das 24 e 40MM 2.8 são das poucas lentes da Canon que são unanimidade (é assim que se escreve? :D ) até entre os Nikonzeiros  :D

Tuliofotos

• Conhecendo
  • *
Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2021, 08:44:15
Não sei das vendas, mas esse combo das 24 e 40MM 2.8 são das poucas lentes da Canon que são unanimidade (é assim que se escreve? :D ) até entre os Nikonzeiros  :D

Tenho a 24mm e minha câmera é APS-C. Antes de comprar ela, usava muito a 50 f1.8, mas na minha câmera ela se comportava como uma 80mm. A 24mm fica próximo da 40mm na full frame, uma distância que eu achei muuuito mais versátil, além de ser uma lente discreta e com qualidade de imagem e construção excelentes. :worship:
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Nikon P100

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2021, 09:55:04
O Vernaglia fez um vídeo bem legal no canal dele com um papo direto. Mas, em resumo, concordo com a opinião dele de que:

1. Tudo que nasce tem um fim. Ou seja, todo produto/geração tem seu fim e ao que tudo indica a Canon não irá lançar mais nada para mount EF e EF-S
2. Lentes que não estão vendendo bem, ainda mais agora com ML e Pandemia, não justificam continuar a serem fabricadas já que deve haver um estoque em lojas e na Canon suficiente para um bom tempo de vendas
3. Similar com o argumento 2 mas agora partindo de lentes que já existem equivalentes no mount RF

Podemos esperar pessoal que nos próximos 2 anos um monte de anúncios como esse irão acontecer pela Canon.
Sony A7III + Tamron 28-75 2.8 + Samyang 14 2.8 + Godox + tripé fuleiro de 35 dólares
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales

cheferson

• Colaborador(a)
Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2021, 12:13:29
O Vernaglia fez um vídeo bem legal no canal dele com um papo direto. Mas, em resumo, concordo com a opinião dele de que:

1. Tudo que nasce tem um fim. Ou seja, todo produto/geração tem seu fim e ao que tudo indica a Canon não irá lançar mais nada para mount EF e EF-S
2. Lentes que não estão vendendo bem, ainda mais agora com ML e Pandemia, não justificam continuar a serem fabricadas já que deve haver um estoque em lojas e na Canon suficiente para um bom tempo de vendas
3. Similar com o argumento 2 mas agora partindo de lentes que já existem equivalentes no mount RF

Podemos esperar pessoal que nos próximos 2 anos um monte de anúncios como esse irão acontecer pela Canon.

E em termos de vendas e qualidade, a Canon tem feito bem sua lição no Mirrorless, ainda atrás da Sony em termos de sensor e de lentes genéricas. Hoje ainda acho o sistema da Sony o melhor custo benefício das mirrorless; mas a Canon tem qualidades muito boas também.

Torço pra que a Nikon se acerte no Z; se isso não acontecer até a Fuji vai passar a Nikon.

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2021, 13:47:53
E em termos de vendas e qualidade, a Canon tem feito bem sua lição no Mirrorless, ainda atrás da Sony em termos de sensor e de lentes genéricas. Hoje ainda acho o sistema da Sony o melhor custo benefício das mirrorless; mas a Canon tem qualidades muito boas também.

Torço pra que a Nikon se acerte no Z; se isso não acontecer até a Fuji vai passar a Nikon.
Exatamente.
Sony A7III + Tamron 28-75 2.8 + Samyang 14 2.8 + Godox + tripé fuleiro de 35 dólares
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales

Tuliofotos

• Conhecendo
  • *
Resposta #11 Online: 29 de Abril de 2021, 12:54:56

Eu tenho a hipótese de que as EF vão acabar, pro pessoal migrar pras mirrorless (já tem a RP bem barata) mas não as EF-S, já que estão lançando novas câmeras como a T8i e a 90D, e estas câmeras reflex APS-C da Canon vendem bastante, acho que ainda estão vendendo muito mais do que as mirrorless

cheferson

• Colaborador(a)
Resposta #12 Online: 29 de Abril de 2021, 13:01:50
Eu tenho a hipótese de que as EF vão acabar, pro pessoal migrar pras mirrorless (já tem a RP bem barata) mas não as EF-S, já que estão lançando novas câmeras como a T8i e a 90D, e estas câmeras reflex APS-C da Canon vendem bastante, acho que ainda estão vendendo muito mais do que as mirrorless

Bem possível mesmo; mas acredito que vão vender mais os corpos, usando as lentes EF-S já existentes, não acredito que a Canon fará novas lentes EF-S pois deve haver ainda estoque pra 2, 3 anos . Outra sacada da Canon no R, foi que o adaptador também encaixa lentes EF-s, e aplica o crop automático. Embora isso já exista nas DSLR FF da Nikon e nas FF Mirrorless da Sony, e a Canon esteja "atrasada" nisso, é bem legal saber que há essa possibilidade já que lentes EF-S são bem mais baratas.

Tuliofotos

• Conhecendo
  • *
Resposta #13 Online: 29 de Abril de 2021, 13:28:37
Bem possível mesmo; mas acredito que vão vender mais os corpos, usando as lentes EF-S já existentes, não acredito que a Canon fará novas lentes EF-S pois deve haver ainda estoque pra 2, 3 anos . Outra sacada da Canon no R, foi que o adaptador também encaixa lentes EF-s, e aplica o crop automático. Embora isso já exista nas DSLR FF da Nikon e nas FF Mirrorless da Sony, e a Canon esteja "atrasada" nisso, é bem legal saber que há essa possibilidade já que lentes EF-S são bem mais baratas.

É, mas pensando em uma linha EF-S, você precisaria fabricar a do kit, a 55-250, talvez a 10-18 e segurar a 24mm como prime. Não muito mais do que isso... Aos poucos devem ir tirando os corpos também do mercado, do mais caro para o mais barato. Só de tirar todas as EF, já abre bastante espaço na linha de produção.

Acho que o mount M corre mais perigo do que o EF-S a curto prazo, especialmente se fizerem uma R7 cropada com o mount RF. Porque aí abre espaço pra um RF-S e o M deixa de fazer qualquer sentido.

cheferson

• Colaborador(a)
Resposta #14 Online: 29 de Abril de 2021, 14:38:41
É, mas pensando em uma linha EF-S, você precisaria fabricar a do kit, a 55-250, talvez a 10-18 e segurar a 24mm como prime. Não muito mais do que isso... Aos poucos devem ir tirando os corpos também do mercado, do mais caro para o mais barato. Só de tirar todas as EF, já abre bastante espaço na linha de produção.

Acho que o mount M corre mais perigo do que o EF-S a curto prazo, especialmente se fizerem uma R7 cropada com o mount RF. Porque aí abre espaço pra um RF-S e o M deixa de fazer qualquer sentido.

Embora modellos como M50 Mark 2 vendam bem no Japão, aa Canon não tem mostrado interesse em manter o Mount M, como tem feito no RF.

Acredito que, aos poucos, eles irão migrar a linha EF-s Para um APSC RF. A Canon ainda não deixou bem claro, mas tecnicamente seria possível  fazer um RF APSC de baixo custo, a questão é que a  diminuição da venda de câmeras e a pandemia devem ter freado isso e feito a Canon se focar  no que anda dando lucro , que no caso é o RF.