Autor Tópico: Estudo de composição  (Lida 1358 vezes)

pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Online: 31 de Março de 2021, 13:56:08
Somente linhas, formas, volumes, cor, luz e sombra.

1


2


3


4


5


6


7


8


9


10


11


12


13


14


15


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2021, 18:18:16
Gostei da 4 e 11

A 1 e 2 sao as mais confusas...

Abs


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Abril de 2021, 19:32:04
Tenho muita vontade de tentar esse estilo de foto, porém em P&B.
Ainda estou estudando qual seria a lente mais adequada para usar na minha X-Pro1 (aceito sugestões. rsrs).
Gostei mais das seguintes: 3, 4, 6 e 11.
Gostaria de ver a 3 em P&B.
 :)
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2021, 22:17:13
Gostei demais da 3 e da 4 e, depois de todas a partir da 6  :ok:


Muito legais !!!


É o tipo de foto que depende totalmente da visão do fotógrafo  :ok:

Gostei da 4 e 11

A 1 e 2 sao as mais confusas...

Abs

obrigado pelos comentários  :ok:


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #4 Online: 01 de Abril de 2021, 22:38:58
Tenho muita vontade de tentar esse estilo de foto, porém em P&B.
Ainda estou estudando qual seria a lente mais adequada para usar na minha X-Pro1 (aceito sugestões. rsrs).
Gostei mais das seguintes: 3, 4, 6 e 11.
Gostaria de ver a 3 em P&B.
 :)

é um processo bem interessante e eu faço esse exercício desde que eu comecei a fotografar, vc sabe que pode colocar um papel vegetal em cima da maioria dos tipos de  fotos e traçar as linhas de composição que ela tem, a mesma coisa com a maioria das pinturas, os modernistas provaram que era possível fazer uma composição independente do significado do objeto, ex: Mondrian, Klee ou Kandinsky, uma composição puramente abstrata.

vc pode ver a fachada de um prédio ou de uma casa e tentar compor somente com linhas, formas, luz e sombra.

tentar deixar tudo em paralelo, um linha que começa no canto do quadro, quadrados dentro de outros quadrados e outras formas geométricas, etc
é um tipo de fotografia que nos faz perceber o quão é importante os cantos ou fundo.

eu fotografo com celular e ela tem uma lente equivalente a 28mm, distorce um pouco, então eu tive que corrigir a báscula no lightroom, talvez com uma lente normal ou tele seja melhor, mas ai vai depender da distancia que vc esta do assunto.

ahhh e aqui esta foto em PB

« Última modificação: 01 de Abril de 2021, 22:40:27 por pkawazoe »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 01 de Abril de 2021, 23:59:53
Muito interessante as fotos. Me lembro de uns filmes da Fuji que eram PB com baixo contraste, bem legal pra fotos de paisagens como essa.

Além do preto e branco de baixo contraste, que é bem legal pra cenas onde temos uma luz mais suave; não sei se vc usou o celular pra fotografar, mas senti uma perda de nitidez nas imagens, sobretudo nas bordas do quadro. Se usou uma câmera DSLR ou mirrorless, tente fechar a abertura lá pra F8-F9-F10 pra ter ganho de nitidez no quadro todo.


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2021, 15:48:56
é um processo bem interessante e eu faço esse exercício desde que eu comecei a fotografar, vc sabe que pode colocar um papel vegetal em cima da maioria dos tipos de  fotos e traçar as linhas de composição que ela tem, a mesma coisa com a maioria das pinturas, os modernistas provaram que era possível fazer uma composição independente do significado do objeto, ex: Mondrian, Klee ou Kandinsky, uma composição puramente abstrata.

vc pode ver a fachada de um prédio ou de uma casa e tentar compor somente com linhas, formas, luz e sombra.

tentar deixar tudo em paralelo, um linha que começa no canto do quadro, quadrados dentro de outros quadrados e outras formas geométricas, etc
é um tipo de fotografia que nos faz perceber o quão é importante os cantos ou fundo.

eu fotografo com celular e ela tem uma lente equivalente a 28mm, distorce um pouco, então eu tive que corrigir a báscula no lightroom, talvez com uma lente normal ou tele seja melhor, mas ai vai depender da distancia que vc esta do assunto.

ahhh e aqui esta foto em PB



 :ok:
É isso!!!
Ótimo. Adorei a foto em P&B. Obrigado.
Obrigado também pela orientação.
 :clap:
Fuji X-Pro1 + Mamiya 55/1.8 + Fuji 50-230/4.5-6.7 + Fuji XF 27/2.8


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2021, 05:40:24
:ok:
É isso!!!
Ótimo. Adorei a foto em P&B. Obrigado.
Obrigado também pela orientação.
 :clap:

 :ok:

Muito interessante as fotos. Me lembro de uns filmes da Fuji que eram PB com baixo contraste, bem legal pra fotos de paisagens como essa.

Além do preto e branco de baixo contraste, que é bem legal pra cenas onde temos uma luz mais suave; não sei se vc usou o celular pra fotografar, mas senti uma perda de nitidez nas imagens, sobretudo nas bordas do quadro. Se usou uma câmera DSLR ou mirrorless, tente fechar a abertura lá pra F8-F9-F10 pra ter ganho de nitidez no quadro todo.

obrigado pelo comentário.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2021, 11:58:55
Lindo hein, parabéns. Uma série e tanto, acho que a 2 é a que menos tem força e a 12 destoa o WB das demais...

Isso foi fotografado no Japão?


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #9 Online: 06 de Abril de 2021, 11:38:18
Lindo hein, parabéns. Uma série e tanto, acho que a 2 é a que menos tem força e a 12 destoa o WB das demais...

Isso foi fotografado no Japão?

sim, foi no Japão.

obrigado por comentar.


Edu Chedid

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2021, 10:22:48
É um ótimo exercício! Uma vez fiz um ensaio no estadio do Pacaembu (vazio). Com minha velha  minolta analógica e tudo em p&b. A gente desenvolve uma percepção que nem sabia que tinha! (rsrsrs). Abraço