A lente profissional é a 200-400 F4 que não tem isso
Precisa-se do melhor do melhor para se trabalhar profissionalmente? E tem muita gente trabalhando profissionalmente que não chega a adquirir uma lente desse porte e usa as zooms de forma profissional. Ou ainda, em uma escada de aquisição de equipamento durante a vida profissional até ser chegar no top do top de equipamento.
Acho que entendi o que você disse, uma lente com zoom interno tem melhor vedação do que lentes com zoom externo. Mas, acho que a maneira como você apresenta suas idéias de que só é possível trabalhar profissionalmente como equipamento classificado como pro pelo fabricante.
Ai eu pergunto, é isso mesmo, estamos falando a mesma coisa?
A 100-400 tem o mesmo problema:
É impossivel mover um volume daquele tamanho (50%), para fora e para dentro de um tubo, dessa forma, sem fluxo de ar...
A 100-400 push-pull é famosa por ser um aspirador de pó.
Mas a 100-400 II tem um projeto completamente diferente. E até onde vi a 100-500 tem um projeto novo prevendo uma melhor vedação do conjunto (e parece que até uma construção interna que facilite a manutenção, se for o caso).
Não vejo o porque essas duas lentes não poderiam ser usadas de forma profissional.
Se não fosse assim ninguém que fotografa surf, safari, ou que fotografe na neve iria usar essas lentes de forma profissional.
Por exemplo a Nikkor AF-S 24-70 F2.8 (versões I e II) e a Z 24-70 F2.8 S
Usei a minha Nikkor AF-S 24-70 F2.8 (versão I) por muitos anos (quase uma década) e tem o mesmo esquema de zoom. E o único problema que não tive com a lente foi falha na vedação.
Segue ai a minha 24-70 para ilustrar. Estava fotografando um rallye e foram 3 dias assim.
d3_24-70-poeira by
Andre Sena, no Flickr