Autor Tópico: Panasonic LUMIX DMC-FZ1000  (Lida 3281 vezes)

almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Abril de 2021, 18:53:02
Boa noite a todos,

Tenho faz alguns anos uma Panasonic LUMIX DMC-FZ1000. Vi que a câmera, depois de tanto tempo, ainda é vendido nos EUA. Não foi tão surpresa assim, dada a qualidade da mesma. Estou pensando em vender a minha, pois faz anos que não a uso. Parece que saiu da loja ontem.

Alguém tem ideia do quanto uma câmera dessas vale?

Obrigado a todos.
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2021, 22:43:08
Melhor coisa é procurar no ebay e fazer a conversão do preço pra real.


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2021, 12:51:35
Olá Helena,

Muito obrigado pela ideia, não tinha pensado nisso, me deu uma boa noção de valor. Estão entre R$ 3.500,00 e R$ 5.000,00, fora um eventual imposto que a pessoa terá que pagar. Acho pouco provável uma câmera dessas passar despercebida pela alfândega.

Vou ver se monto um anúncio, acho desperdício ficar com equipamentos desses parado.

Obrigado.  :ok:
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2021, 14:16:16
Se você não PRECISA vender agora, recomendo sinceramente aguardar mais alguns meses.

Acompanho diariamente o mercado de usados, sempre em busca de alguma boa oportunidade :assobi:, e dado o cenário atual, com todo mundo sem dinheiro e receoso de gastar em itens não essenciais, as chances de vender por esses valores é praticamente nenhuma. Provavelmente não chegará nem perto disso.

Está vendendo quem pede muito abaixo do valor real do produto. Quem pede o valor real ou acima, fica com o produto encalhado.

O mercado está bom para quem quer comprar (quando acha uma boa oportunidade), mas péssimo para vender.

Abração e boa sorte. :ok:


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2021, 17:36:23
Olá Vinicius,

Muito obrigado pela dica. Realmente não preciso vender agora, só comecei a pensar nisso porque não uso câmera faz um bom tempo e acho um desperdício. Sou daquelas pessoas que não gosta de ficar com nada que não uso realmente. No entanto a decisão de vendê-la foi difícil, pois a câmera é excelente e sempre fica aquela dúvida: "e se algum dia quiser voltar a fotografar mais?".

Parei para pensar e mesmo que volte a usar mais uma câmera, não preciso de um equipamento tão bom. Uma câmera mais compacta, com menos zoom me atenderia muito bem. Se esse dia chegar (tem aqueles dias que nunca chegam e a gente guarda anos uma coisa que nunca vai usar como deveria). Bem, se esse dia chegar compro uma câmera nova.

Mas vou seguir o seu conselho e aguardar um pouco, ou talvez faça um anúncio para ver se haverá interesse. Se não conseguir um preço que eu ache justo, não vendo. No meu caso não é só a câmera, mas tem um monte de acessórios. Bateria extra, carregador, cartão de memória, flash, etc.

Fiquei bem surpreso, pois antes de seguir a sugestão de procurar no Ebay procurei no google e essa câmera está custando entre R$ 9.000,00 e R$ 11.000,00 nova. Achei caríssima e cheguei a cogitar se era a mesma câmera sendo fabricada depois de tanto tempo, mas é. R$ 5.000,00  eu acharia um preço bem justo. O que você acha? A única coisa que talvez eu vendesse separado é o flash.

Abraços.
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2021, 10:56:11
Aqui em casa temos o mesmo pensamento. Ficar guardando coisa sem uso é um atraso de vida. :ok:

Sobre a Lumix FZ1000 é importante ter em mente que é uma câmera lançada em 2014, portanto razoavelmente antiga. O preço do modelo novo, o DC-FZ1000 II, está na faixa dos US$ 800 nos EUA. E o mercado de câmeras diminuiu drasticamente. Hoje a maioria das pessoas fotografa com o celular mesmo.

Por outro lado, os valores praticados atualmente no Brasil não podem ser levados em consideração caso você queira REALMENTE vender a câmera. A alta do dólar jogo tudo para a estratosfera, muito além do razoável. Simplesmente pegar o valor do Ebay e converter para Real inviabiliza a venda.

No atual cenário as chances de vender uma superzoom por R$ 5000 é mínima. Diria até mesmo inexistente. Para quem gosta de fotografar, com esse dinheiro dá para montar um kit bem respeitável com uma DSLR + 2 lentes.

Para finalizar, uma câmera como a Leica D-Lux Typ109, também lançada em 2014, custa hoje nova cerca de US$ 1300. Por aqui o pessoal tenta vender R$ 5000 e fica encalhada. Comprei uma para minha esposa no Mercado Livre, em estado impecável, com duas baterias, case de couro, bolsa de ombro, falf case...tudo original Leica e praticamente sem uso, por apenas R$ 2400.

Ou seja, para vender agora, só baixando (e muito) o preço. Mas não custa tentar. :)

Desejo-lhe sinceramente excelente sorte na venda. :ok: :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2021, 12:04:54
Por esse valor, vc não vai vender nunquinha, nunquinha. Nem depois da pandemia. Por menos, compra-se uma reflex nova.
Não sei por qual valor vc viu no ebay, e nem mesmo por que tá incluindo imposto se a câmera já tá aqui. Eu particularmente, nunca vi sentido nessa "cobrança de imposto" por parte de produtos que estão aqui e obviamente não incorrerão em cobrança de imposto.
Enfim, saiba que por esse preço, vc não vende nunca mesmo. Vinícius tentou falar de forma suave, eu tô jogando é logo na cara, rsrs.
Sinceramente, acho que nem por 2 mil vc vende. Com sorte, pode pegar mil. Com bastaaaaaante sorte.


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2021, 17:02:31
Boa tarde Helena,

Acho que você não entendeu o que eu escrevi, ou não  leu com atenção  ;) :D.

Como você sugeriu, vi o preço no Ebay, que está entre R$ 3.000,00 e R$ 5.000,00. Se alguém comprasse essa câmera PELO EBAY, provavelmente terá sim que pagar imposto quando essa câmera chegar ao Brasil. Não achei a mesma câmera, usada, à venda no Brasil. Nova está o dobro desse valor. Aliás se alguém achar um anúncio dela usada aqui no Brasil, pode postar que eu agradeço.

Meu preço não tem "imposto", obviamente. Enfim, já entendi pela clara explicação do Vinícius que dificilmente consigo mais que R$ 3.000,00 nela, se chegar a tanto. Mas sinceramente, se você tiver razão, para vender por R$ 1.000,00, ou fico com ela o resto da vida ou dou de presente para algum jovem que esteja iniciando na fotografia.

Obrigado

Por esse valor, vc não vai vender nunquinha, nunquinha. Nem depois da pandemia. Por menos, compra-se uma reflex nova.
Não sei por qual valor vc viu no ebay, e nem mesmo por que tá incluindo imposto se a câmera já tá aqui. Eu particularmente, nunca vi sentido nessa "cobrança de imposto" por parte de produtos que estão aqui e obviamente não incorrerão em cobrança de imposto.
Enfim, saiba que por esse preço, vc não vende nunca mesmo. Vinícius tentou falar de forma suave, eu tô jogando é logo na cara, rsrs.
Sinceramente, acho que nem por 2 mil vc vende. Com sorte, pode pegar mil. Com bastaaaaaante sorte.
« Última modificação: 07 de Abril de 2021, 17:14:22 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2021, 17:03:08
Olá Vinícius,

Muito obrigado pos suas palavras. Não só elas como sua experiência foram de grande ajuda. Com certeza na hora em que resolver fazer o anúncio isso tudo será levado em consideração.

Esse é um dos motivos pelo qual a gente se vê obrigado a trocar equipamentos eletrônicos de tempos em tempos. Se esperamos tempo demais, na hora da troca, mesmo que o equipamento seja excelente fica impossível vender por um valor melhor, então as opções são: não vender ou vender bem mais barato. Se eu não vender agora, vai ficar guardada sei lá mais quantos anos e corro o risco de ficar com um peso de papel de alta qualidade em casa. Claro, sempre que precisar de uma câmera poderei usá-la. Provavelmente ela me atenderia por muitos anos ainda, mas como você disse, além do mais para quem não é mais tão apaixonado por fotografia, o celular resolve.

Obrigado mais uma vez.  ;)

Aqui em casa temos o mesmo pensamento. Ficar guardando coisa sem uso é um atraso de vida. :ok:

Desejo-lhe sinceramente excelente sorte na venda. :ok: :ok:
« Última modificação: 07 de Abril de 2021, 17:14:57 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2021, 17:10:43
Um detalhe que acho que não expliquei.

Eu tenho a câmera + 1 flash panasonic DMW-FL360L + 1 bateria extra + 1 controle remoto DMW-RSL1 + Clear Filter Tiffen 62mm + Polarizing Filter Tiffen 62mm + 1 64GB SDHC Card Kingston + 2 32GB SDHC Cards Kingston + 1 16GB SDHC Card Kingston. Tem uma bolsa compacta, mais a bolsa Alhva para todo o equipamento mais umas coisinhas que não valem muito individualmente.

Quando penso em preço, estou pensando em tudo junto, mas pelo jeito seria melhor vender a câmera baratinha e todo o resto separado.

Tenho um tripé Manfrotto, mas esse eu já penso em vender separado mesmo.

 :D
« Última modificação: 07 de Abril de 2021, 17:17:41 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Abril de 2021, 20:10:48
Olá Achilles.

O mais cruel é que na hora da venda esse excelente pacote de acessórios por você descrito acaba influenciando muito pouco no preço.

É uma desgraça o segmento de equipamentos usados. O comprador sempre espera receber com a câmera um generoso pacote de acessórios originais, bolsa, cartão de memória, etc., mas nunca está disposto a pagar sequer um centavo a mais por isso. Sem contar que ele acha que se abrir mão dos acessórios, você venderá para ele pela metade do preço ou menos. :doh:

Outra coisa. Quem compra câmera superzoom não está atrás de qualidade, e sim do maior comprimento focal possível.
Apesar de possuir sensor de 1" e lente Leica, isso pouco diz para o consumidor dessa categoria de equipamento. Ele quer é zoom. E a sua FZ1000 possui apenas 16x de zoom.

A Nikon P900, por exemplo, possui 83x de zoom e pode ser achada usada no Mercado Livre por menos de R$ 3000. Já as Sony HX300 e HX400, ambas com lentes Zeiss e zoom de 50x são facilmente encontradas por menos de R$ 1000.

Meu conselho? Fique com a câmera, volte a usa-la, divirta-se bastante, use e abuse da máquina. Daqui uns 2 anos ela estará mais velha e surrada e você venderá provavelmente pelo mesmo valor que conseguiria vender hoje.

Em tempo, sou fá de câmeras Panasonic. Já tive e ainda tenho muitas. :)

Grande e forte abraço.




almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Abril de 2021, 23:05:50
Olá Vinicius,

Mais uma vez agradeço muito por seus bons conselhos, foram muito sensatos e com conhecimento de causa. Vou pensar com calma no que faço. Talvez faça um anúncio com alguns acessórios em separados só para ver no que dá.

Realmente não tenho pressa e nem estou precisando do dinheiro. É mais por essa questão de hoje em dia saber que não voltarei a fotografar mais. Fiquei mais velho e meu hobby mudou, virou ciclismo.  :D Caro também, mas sou apaixonado pelo esporte. Era mais fácil sair de casa com equipamento fotográfico (de carro) e ficar horas fotografando. Hoje fico horas pedalando. Bem, enquanto a saúde permitir vou tocando...  :assobi:

Abraços.
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2021, 13:13:54
Melhor vender separado mesmo. Junto, talvez câmera, flash, bateria e controle remoto. Pra filtros e cartões, sempre tem comprador.
E eu já penso assim: entre ter uma câmera "mofando" no armário ou mil reais no bolso, certamente fico com os mil reais. Passo a câmera pra frente dando a ela o uso que ela merece ter, e ainda faturo um dindinzinho.
Com os acessórios vc pode pedir mais, com certeza, mas não tão mais. Muuuuito difícil alguém dar boa grana em superzoom (ainda mais antiga) hj. Difícil mesmo.
« Última modificação: 08 de Abril de 2021, 13:16:42 por Helena Bsb »


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2021, 15:16:53
Obrigado Helena,

Depois vou fazer esse anúncio com calma separando alguns acessórios e ver no que dá.

Concordo que entre ter dinheiro no bolso e uma câmera completamente parada, melhor o dinheiro no bolso.

 ;)
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime