Tive um LG G4.
Revolucionário, mas nunca tive tanta dor de cabeça com um smartphone.
Sofri com todos os problemas crônicos desse aparelho, tive que trocar placa mãe (recall), tive problema de ghosting na tela (crônico e sem recall), tive problema com vício da bateria (crônico e sem recall), e a câmera apesar de todos os specs era um horror pra vídeo, maior rolling shutter e jelly effect que já vi na vida.
Poxa, voce foi mais uma das inumeras vitimas desse modelo, eu realmente tive muita sorte. Lembro que tinha algumas séries problemáticas, dava para reconhecer retirando a bateria e conferindo a versao e a minha nao era uma dessas.. Fiquei mais de um ano com o meu e repassei depois para um amigo, q esta com ele até hoje e funcionando bem.. Mas, muita gente mundo afora teve os problemas q voce mencionou.. Quanto ao video nunca usei e também nao tinha lido nada sobre a baixa qualidade, pelo contrário, lia comentários elogiosos, mas provavelmente de quem nao entende da área..
Acho que o lance da LG é que ela nunca assumiu uma identidade.
Ela revolucionou em diversos aspectos, mas nunca levou pra frente essas revoluções pra assumir uma identidade no mercado.
Lançava um conceito legal numa geração, meio que no rascunho mas que poderia evoluir, mas na outra geração ao invés de investir mais na idéia e aprimorar o conceito, eles abandonavam completamente e deixavam pras outras marcas.
LG virou a marca das revoluções que nunca iam pra frente.
Concordo, eles devem ter gasto fábulas em pesquisa e desenvolvimento sempre visando a proxima geraçao, meio que descartando o desenvolvimento de conceitos que haviam criado na geraçao anterior. Exemplo típico é o caso da camera do G4. No ano seguinte ela nao deu prioridade ao que caracterizou tao fortemente o G4, como um smartphone inovador com recursos semelhantes as cameras dedicadas sofisticadas. Nos outros lançamentos (G5 etc..), priorizou outros recursos e nunca mais foi referencia em cameras, deixando para a concorrência o desenvolvimento nessa área, perdeu o bonde rs..
Portanto, faz sentido a questão da "identidade" nos modelos top, já q nos intermediários e de entrada, creio ter mais a ver com as condiçoes de mercado, concorrencia, preço. A marca em si é um fator importante e remete a uma "identidade" mais subjetiva relacionada à confiabilidade, o que deve pesar consideravelmente nas faixas inferiores de smartphones da LG.
Também nao tenho dúvidas que a tese da nao identidade somaram-se outros problemas graves de gestão em áreas de planejamento, produçao, marketing.. Com certeza vai ser um caso de estudo por especialistas..