Autor Tópico: Gelo  (Lida 1275 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Online: 08 de Abril de 2021, 00:59:37
De série que pretendo ir publicando na medida que for editando e me animando, tenho muito material..
Trip de dezembro de 2018, Gelo Continental, Patagonia chilena..


PC090958 by Angelo Neto, no Flickr
« Última modificação: 08 de Abril de 2021, 01:05:39 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2021, 09:33:44
Show. Deve ter sido um passeio e tanto.
Só mochilinha pequena... rs rs
É perto de onde? Torres del Paine?
Aqueles halos no pessoal está incomodando um pouco.
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2021, 11:11:43
Bem legal !!

Obrigado, Ernesto, principalmente por nao falar mal da foto (e nem do fotografo), rs..

Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2021, 11:22:18
Show. Deve ter sido um passeio e tanto.
Só mochilinha pequena... rs rs
É perto de onde? Torres del Paine?
Aqueles halos no pessoal está incomodando um pouco.

Então, esse setor fica na altura do Cerro Torre e Fitz Roy, mas do lado chileno,  ao norte do Torres del Paine. O Parque Nacional Torres del Paine   fica nas bordas do mesmo Campo de Gelo Continental Sul, que se estente por +- 200km.   É uma travessia longa, quase 100km,  duríssima pelo isolamento e condiçoes climáticas das piores do planeta rs..

Caso voce ou outros tenham interesse tem agencias especializadas que fazem o trajeto, fornecem infra estrutura básica e porteadores (carregadores), mas cobram caro (+- USD 2K por pessoa). No meu caso  fiz de modo independente, por sinal, pela segunda vez, agora guiando um grupo de montanhistas do RJ. A primeira vez fiz em 2012 com uma amiga, no mesmo esquema independente e fizemos muito rápido  (5 dias) e pegamos tempo bom quase até o final. Tem várias fotos dela no meu Flickr, todas feitas com uma compacta super simples da Canon, mas ficaram legais.. https://www.flickr.com/photos/109787698@N08/albums/72157644416428315

Já rodei muito pela regiao.. Em 2017 fiquei 1 mes perambulando pelas montanhas da região (em solitário), cambiando entre Argentina e Chile. Posso dizer que conheço bem "razoavelmente" a região, que por sinal, adoro, claro!  Voltando a travessia, a base (acesso) é o povoado de El Chalten, Argentina, que fica ao lado do Parque Nacional Los Glaciares, apesar do gelo continental ficar quase que inteiramente no Chile. O Los Glaciares tem muitas trilhas bem sinalizadas, glaciares, claro!,  locais de camping e visuais belissimos,  tudo gratuito, bem diferente do esquema do parque chileno Torres del Paine onde tudo é pago, hoje muito pior q no passado, tudo é super controlado, tem até q agendar estadia nos locais de camping das travessias, ou seja, nao faz meu genero..  Estive lá uma vez, faz bastante tempo, fiz o circuito longo e chega, nao pretendo voltar mais. Na regiao de Chalten, fora dos limites do parque tem uma infinitade de montanhas e glaciares (que descem do gelo continental), um paraíso na terra. O q pega é o clima,  mas as paisagens sao espetaculares..

Nem me fale em "mochilinha", todos estávamos super carregados, equipo de gelo e comida para 10 dias pesa muito.. Confesso que depois dessa cai na real que já passei da idade de ser burro de carga rs.. Depois da travessia meus companheiros voltaram ao Brasil e eu fiz mais uma outra travessia por lá de 4 dias, só que com metade do peso, traumatizei rs..

Quanto aos halos, só me dei conta do problema qdo postei, mas às altas horas sem chance de tentar arrumar rsrs.. Foi um retoque localizado mal feito bem antes, que nem me lembrei na hora de salvar. Vou corrigir isso assim q der..
« Última modificação: 08 de Abril de 2021, 11:36:48 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2021, 11:47:57
Então, esse setor fica na altura do Cerro Torre e Fitz Roy, mas do lado chileno,  ao norte do Torres del Paine. O Parque Nacional Torres del Paine   fica nas bordas do mesmo Campo de Gelo Continental Sul, que se estente por +- 200km.   É uma travessia longa, quase 100km,  duríssima pelo isolamento e condiçoes climáticas das piores do planeta rs..

Caso voce ou outros tenham interesse tem agencias especializadas que fazem o trajeto, fornecem infra estrutura básica e porteadores (carregadores), mas cobram caro (+- USD 2K por pessoa). No meu caso  fiz de modo independente, por sinal, pela segunda vez, agora guiando um grupo de montanhistas do RJ. A primeira vez fiz em 2012 com uma amiga, no mesmo esquema independente e fizemos muito rápido  (5 dias) e pegamos tempo bom quase até o final. Tem várias fotos dela no meu Flickr, todas feitas com uma compacta super simples da Canon, mas ficaram legais.. https://www.flickr.com/photos/109787698@N08/albums/72157644416428315

Já rodei muito pela regiao.. Em 2017 fiquei 1 mes perambulando pelas montanhas da região (em solitário), cambiando entre Argentina e Chile. Posso dizer que conheço bem "razoavelmente" a região, que por sinal, adoro, claro!  Voltando a travessia, a base (acesso) é o povoado de El Chalten, Argentina, que fica ao lado do Parque Nacional Los Glaciares, apesar do gelo continental ficar quase que inteiramente no Chile. O Los Glaciares tem muitas trilhas bem sinalizadas, glaciares, claro!,  locais de camping e visuais belissimos,  tudo gratuito, bem diferente do esquema do parque chileno Torres del Paine onde tudo é pago, hoje muito pior q no passado, tudo é super controlado, tem até q agendar estadia nos locais de camping das travessias, ou seja, nao faz meu genero..  Estive lá uma vez, faz bastante tempo, fiz o circuito longo e chega, nao pretendo voltar mais. Na regiao de Chalten, fora dos limites do parque tem uma infinitade de montanhas e glaciares (que descem do gelo continental), um paraíso na terra. O q pega é o clima,  mas as paisagens sao espetaculares..

Nem me fale em "mochilinha", todos estávamos super carregados, equipo de gelo e comida para 10 dias pesa muito.. Confesso que depois dessa cai na real que já passei da idade de ser burro de carga rs.. Depois da travessia meus companheiros voltaram ao Brasil e eu fiz mais uma outra travessia por lá de 4 dias, só que com metade do peso, traumatizei rs..

Quanto aos halos, só me dei conta do problema qdo postei, mas às altas horas sem chance de tentar arrumar rsrs.. Foi um retoque localizado mal feito bem antes, que nem me lembrei na hora de salvar. Vou corrigir isso assim q der..

Vc é corajoso em fazer essas caminhadas sozinho, ainda mais com um tempo brabo e ventoso como o desse lugar. E ainda tem pumas.
Curto demais essas caminhadas, mas diferentemente de motocicleta que viajo sozinho com minha esposa, essas caminhadas só faço em grupo, como as duas que fiz no Nepal.
Vc conhece as comidas desidratadas da Mountain Kitchen? São saborosas e leves de carregar.
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2021, 13:18:39
Vc é corajoso em fazer essas caminhadas sozinho, ainda mais com um tempo brabo e ventoso como o desse lugar. E ainda tem pumas.
Curto demais essas caminhadas, mas diferentemente de motocicleta que viajo sozinho com minha esposa, essas caminhadas só faço em grupo, como as duas que fiz no Nepal.
Vc conhece as comidas desidratadas da Mountain Kitchen? São saborosas e leves de carregar.

Faz bem em fazer atividades outdoor em grupo, realmente o ideal.. Solitário somente quando nao tenho boa companhia.. E tempo ruim é determinante só em locais abertos na montanha, que evito com mal tempo..  E quanto à coragem, nao é o caso, nao tenho medo de bichos e até ficaria feliz em ver um puma, por sinal vi pegadas em várias oportunidades e nos lugares mais altos e, aparentemente, mais seguros rsrs.. Duro será se o bicho te ver como alimento e atacar pelas costas, mas é muito pouco provável.. Mas o meu medo real é de gente rs.. fico super atento nas cidades, ainda mais no exterior onde "gringos" são facilmente identificáveis e ótimos alvos.. Regra geral é quanto mais afastado da civilizaçao, mais seguro é rs..
Realmente nao conheço a marca Mountain Kitchen, vou pesquisar a respeito..   Hoje tem muitas empresas produzindo desidratados/liofilizados, inclusive brasileiras: Liofoods, Liotécnica, LioNutri (Sublimar) e creio q outras.. Com certeza a economia em peso é grande, mas o custo é inversamente proporcional a diminuiçao de peso rs..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2021, 18:50:51
Legal a foto!

Tai um passeio que não fiz ainda...embora tenha familiares em local próximo!

O comentário do atpaula sobre os halos foi pertinente, vc já respondeu sobre ele, mas chamam a atenção mesmo.
Sobre o WB...ta meio azulado, mas imagino ser uma característica do local / situação mesmo, correto?! Ou foi uma opção sua?

Abs


Maneco Pizarro

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.143
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Abril de 2021, 00:56:22
Que bacana o lugar, a disposição, a coragem e, principalmente, o depoimento.
Valoriza ainda mais a foto que, para mim, tarduz o sentido da palavra vastidão.
Agora, o que realmente me chamou a atenção, foi o seu nome, já no ítulo: "An Gelo". Exibido, heim?  :D


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Abril de 2021, 20:03:41
Legal a foto!
Tai um passeio que não fiz ainda...embora tenha familiares em local próximo!
O comentário do atpaula sobre os halos foi pertinente, vc já respondeu sobre ele, mas chamam a atenção mesmo.
Sobre o WB...ta meio azulado, mas imagino ser uma característica do local / situação mesmo, correto?! Ou foi uma opção sua?
Abs

Marcelo, muito boas as suas observaçoes e do Aguinaldo.. Concordo com ambos, já tinha observado depois q postei de madrugada  mas deixei "quieto",  apesar que aqui no forum nao tem moleza, errou, levou rs.. Obviamente tentei resolver e até já alterei no Flickr.  Além do halo, retoque local mal feito,  nao gostei do perfil do tom de azul que o DxO coloca nas imagens, acho meio anti natural. Fui conferir o raw no editor Olympus (Workspace) e os tons sao perfeitos, azul e brancos corretos. O DxO tem vários perfis, dá para corrigir, mas o que ele impõe automaticamente nos meus raws (.orf) nao gosto e vou ter q conferir novamente toda a série q já editei..
O tom azulado é uma caracteristica do gelo mais denso e nas fotos tende a se sobressair nas sombras também, como no caso havia grandes áreas sombreadas por nuvens fica um tom azulado mais marcante, mas isso nao é desculpa para nao ter checado o WB, o que fiz depois e deu uma leve melhorada, mas o que resolveu mesmo foi alterar o perfil de cores no DxO ou editar no Olympus Workspace.
Enfim, uma foto que  nem sei pq publiquei, perto de outras da trip é fraca, talvez pq tenha sido a ultima q estava editando na ocasiao e mostrava, em parte, a imensidao do gelo continental.. Os erros na ediçao a partir da observaçao de voces me alertaram a ser mais rigoroso ao editar e em seguida evitar postar nas altas horas da madrugada rs..


Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Abril de 2021, 20:05:51
Que bacana o lugar, a disposição, a coragem e, principalmente, o depoimento.
Valoriza ainda mais a foto que, para mim, tarduz o sentido da palavra vastidão.
Agora, o que realmente me chamou a atenção, foi o seu nome, já no ítulo: "An Gelo". Exibido, heim?  :D 

Legal q tenha gostado do conjunto, ou seja, foto mais depoimento. Realmente o texto dá  vida a imagem, principalmente qdo verdadeiro..
 
Agora,  qto ao nome muito se pode dizer..  Origem do grego Ággelos, anjo,  tudo a ver  :D
 
Mas a sua  sacada, idem, tudo a ver com o que eu gosto: gelo, mas em montanha :ok:

Por outro lado, se for considerar o prefixo an, significaria uma pessoa nao fria, ou quente, bem adequado para digressões com interessantes exemplares do sexo oposto rsrs..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Abril de 2021, 20:07:31
Um tentativa de melhorar os problemas apontados anteriormente, mas sem muito esmero..

PC090958 by Angelo Neto, no Flickr
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #11 Online: 09 de Abril de 2021, 20:43:36
Marcelo, muito boas as suas observaçoes e do Aguinaldo.. Concordo com ambos, já tinha observado depois q postei de madrugada  mas deixei "quieto",  apesar que aqui no forum nao tem moleza, errou, levou rs.. Obviamente tentei resolver e até já alterei no Flickr.  Além do halo, retoque local mal feito,  nao gostei do perfil do tom de azul que o DxO coloca nas imagens, acho meio anti natural. Fui conferir o raw no editor Olympus (Workspace) e os tons sao perfeitos, azul e brancos corretos. O DxO tem vários perfis, dá para corrigir, mas o que ele impõe automaticamente nos meus raws (.orf) nao gosto e vou ter q conferir novamente toda a série q já editei..
O tom azulado é uma caracteristica do gelo mais denso e nas fotos tende a se sobressair nas sombras também, como no caso havia grandes áreas sombreadas por nuvens fica um tom azulado mais marcante, mas isso nao é desculpa para nao ter checado o WB, o que fiz depois e deu uma leve melhorada, mas o que resolveu mesmo foi alterar o perfil de cores no DxO ou editar no Olympus Workspace.
Enfim, uma foto que  nem sei pq publiquei, perto de outras da trip é fraca, talvez pq tenha sido a ultima q estava editando na ocasiao e mostrava, em parte, a imensidao do gelo continental.. Os erros na ediçao a partir da observaçao de voces me alertaram a ser mais rigoroso ao editar e em seguida evitar postar nas altas horas da madrugada rs..

"Enfim, uma foto que  nem sei pq publiquei, perto de outras da trip é fraca"

Nao nao...que otimo! na discussão todos nos aprendemos algo! Que bao que publicou!

Abs


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #12 Online: 13 de Abril de 2021, 19:10:38
A foto consertada consertou o problema do halo.. rs

Ficou excelente.

Veja que interessante... ao ler o título do post, imaginei que veria um splash de um gelo em um copo de bebida.. rs

#ficaadica  :hysterical: :hysterical:
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Abril de 2021, 23:42:52
A foto consertada consertou o problema do halo.. rs
Rapaz, tô sentindo uma ironia provacativa aqui!
Queres dizer que em relaçao ao outro problema q eu disse q corrigiria, a  foto ficou exatamente igual a primeira, é isso?
Questão q teremos q resolver no braço, nao como o presidente, mas no "braço de ferro"  :D

Citar
Ficou excelente.
Brigado, mas ai vc entrou em contradiçao, né não? Melhor seria boa, e olhe lá rs..

Citar
Veja que interessante... ao ler o título do post, imaginei que veria um splash de um gelo em um copo de bebida.. rs

#ficaadica  :hysterical: :hysterical:
Induçao que vem do hábito do dia a dia  :hysterical:
« Última modificação: 13 de Abril de 2021, 23:43:18 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..