Autor Tópico: 3 sopas  (Lida 680 vezes)

Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Online: 14 de Abril de 2021, 10:47:47
Seguindo com meus estudos de foto de comida, fiz uma serie de fotos de sopas. O que acham?

1
Sem título by Marcelo Rezende, no Flickr

2
Sem título by Marcelo Rezende, no Flickr

3
Sem título by Marcelo Rezende, no Flickr

A foto 1 eu gostei bastante do resultado. A 2 e 3 eu gosto da composicao, ja vi detalhes que mudaria se fosse faze-la hoje, mas oque eu nao gosto e que a luz ta "morta"...falta um brilho, um contrate..um nem sei oque exatamente, mas falta...ta pobre. O que acham?
 Eu estou vindo sempre com luz lateral / superior, preenchimento com rebatedor e um contra com snoot para dar um brilho em algum ponto especifico, mas nas fotos 2 e 3 acho que eu poderia vir com uma luz bem de cima, quase do mesmo angulo da lente...sera que rola? Hoje farei terei outra seria (nao de sopa) e tentarei isso.

Obrigado!


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.893
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 14 de Abril de 2021, 12:59:29
Marcelo, como sempre, achei lindas as composições. A única coisa que me incomoda, e pelo seu comentário acho que você mesmo já sacou, é que a comida não tá com aquela aparência bacana.  :ponder:

A minha preferida da série é a 1, linda iluminação e composição, apenas a sopa que parece meio "morta", da a impressão que a comida está fria.
E sendo bem detalhista a alça da caneca tá um pouquinho manchada.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2021, 13:22:59
Eu comeria as três. :clap: E olha que não sou fã de sopa.
« Última modificação: 14 de Abril de 2021, 13:29:40 por Vinicius Lima »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2021, 13:58:54
Nessa sequência eu gostei mais da 3.

As outras duas, apesar de impecáveis nos aspectos técnicos, achei os elementos afastados demais. É questão de gosto, eu sei, mas foi o aspecto que eu faria diferente.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2021, 14:53:39
Cara gostei das fotos 1 e 2. No caso da foto 1, eu colocaria um rebatedor  do lado das batatas e cebolas pra luz que vem do outro gerar uma iluminação mais uniforme; realçando com um pouco de sombras a comida. Ou se tivesse mais uma fonte de luz do outro lado a foto ficaria perfeita.

Detalhe: não sou mestre nisso ok; pra mim fazer foto de produtos e culinária são as fotos mais desafiantes que tem pois  há o controle da luz, das sombras e dos reflexos, além da fotometria, foco e balanço de branco. É uma área onde o conhecimento e a prática são muito importantes. Já pensou em vender essas fotos pra banco de imagens?


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2021, 16:04:22
Gostei de todas, especialmente a que tem os ingredientes que supostamente compõem a sopa.
Pode ser que eu esteja pedindo demais, mas, pra mim, a fumacinha saindo do caldo é fundamental para abrir o apetite de que olha a foto.


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2021, 21:30:16

Para meu gosto a #1, com folga. Palpite de observador: achei meio apertada nas duas bordas laterais. Ou mais espaço ou, talvez, um corte mais acentuado. Como disse, apenas um palpite.

---
Notável a evolução de suas fotos nestes seus últimos tópicos.  :ok:

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.000
Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2021, 23:53:09
Achei muito interessante essas fotos, gostei da cor, das formas e da luz

As vezes, nós que estamos aqui desse lado não nos damos conta do trabalho que é produzir fotos de comida, cuidado com a preparação, limpeza, detalhes, luz.

Acho a composição legal, e um conceito(entre muitos outros) que pode ser abordado é traçar uma linha de fibonacci

eu tomei a liberdade de traçar em 2 fotos suas pra ver como fica





A foto 1 me lembrou um Chiaroscuro de natureza morta.


« Última modificação: 14 de Abril de 2021, 23:58:43 por pkawazoe »


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #8 Online: 01 de Maio de 2021, 22:06:08
Achei muito interessante essas fotos, gostei da cor, das formas e da luz

As vezes, nós que estamos aqui desse lado não nos damos conta do trabalho que é produzir fotos de comida, cuidado com a preparação, limpeza, detalhes, luz.

Acho a composição legal, e um conceito(entre muitos outros) que pode ser abordado é traçar uma linha de fibonacci

eu tomei a liberdade de traçar em 2 fotos suas pra ver como fica





A foto 1 me lembrou um Chiaroscuro de natureza morta.

Cara, e muito trabalhoso! as vezes uma hora ate chegar em uma foto. Esse tempo sera  menor conforme eu  for pegando experiencia, estou estudando isso... e tb os clientes que estou atendendo são pequenos, não fizeram foto antes e pensam que e só empratar e clicar. Eles tb estão em aprendizado rsrs. A casa sessão que realizo, quando chego em casa vejo algo que passou despercebido e nao deveria  :doh:
E a linguagem mesmo, composição, iluminação....tenho referencias e ainda sim por vezes não chego no resultado que almejei.

Obrigado pela dica da linha!  :ok:

Abs
« Última modificação: 01 de Maio de 2021, 22:06:32 por Marcelo Rezende »


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2021, 15:10:41
Cara, duas coisas que detesto, sopa e couve... Mas confesso que deu vontade de comer! Como sugestão, concordo com o Leandro, faltou uma fumacinha aí para dar uma vida à sopa...