Autor Tópico: Lente EF 75-300mm f/4-5.6 III: Bomba ou barganha!?  (Lida 2773 vezes)

Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Online: 19 de Abril de 2021, 16:32:00


Estava eu querendo experimentar uma tele que fosse até uns 300mm.  Meu corpo é full frame. Mas não estava disposto a pagar um rim numa lente com esse dólar alto. As mais em conta da Canon são as objetivas 75-300 4-5.6. Essas vem em tres versões. STM, USM e USM IS. A USM é mais do que o dobro do preço da primeira. E a USM IS cerca de cinco vezes mais. Tudo considerando lentes novas.

Pois bem. Como não estava disposto a investir muito, não é o tipo de fotografia que mais faço, resolvi adquirir a talvez mais mal falada de todas as lentes canon (em disputa com a 18-55 ef-s): a versão mais barata da 75-300. De foco mais lento, sem IS. E, claro, escura, como as outras versões. Paguei 700 reais através da amazon.  Recebi em dois dias, frete grátis. Tirei algumas fotos nesse final de semana.

Antes de falar da minha avaliação, digo que dei uma lida no que andam falando dessa lente, reviews etc... Apesar do motivo principal de minha escolha ter sido o fator PREÇO não significa que não prezo pela qualidade. Vi algumas imagens boas e outras não. Muita gente se queixando de que a partir de 200m a sua nitidez é péssima e não dá pra usá-la (principalmente canais gringos). Daí que eu vi um vídeo de um brasileiro que tinha essa lente e dava dicas de como aproveita-la melhor. Em 300mm, a distancia focal mais critica,  ele recomenda tirar fotos com altíssimas velocidades. o ideal é 1/1000s. E o melhor diafragma  é a partir  de 7.1. Portanto é uma lente faminta de luz, muita luz.

Sabendo disso estreei a minha lente num lugar bem iluminado que é a praia  E pude comprovar que o meu conterrâneo estava certo. A lente a partir de 200m é nítida, perfeitamente usável (claro, que não é referência de nitidez como as L ou fixas) tanto quanto em outra distancia focal da lente. Muitos relatos de falta de nitidez que vemos na internet dessa lente não é pela suposta má qualidade do vidro mas decorre de pequenas tremidas, imperceptíveis as vezes, mas que causa uma espécie de blur. Daí que é preciso velocidades altíssimas. Sim, uma estabilização (IS) seria uma mão na roda. Mas nós, brasileiros, estamos acostumados a tirar leite de pedra. E essa lente é perfeitamente usável observando seus limites.

Os exemplos aqui estão em 300m, justamente a distância focal mais crítica da lente. Todas tirei com ISO 100. "Reveladas" no Adobe Camera Raw, sem photshop, sem sharp.

Aqui duas fotos em 1/1000s e 7.1.






Aqui uma foto em 1/800s e f/8.0. Achei perfeitamente nítida, o que significa que dá pra baixar mais a velocidade mantendo a nitidez.




Aqui em 1/640, f/ 8.0 observei que houve uma perda de nitidez no rapaz. Não é problema de foco, penso, mas devido a uma sutil trepidação que parece um blur. Falando em foco não senti qualquer problema. Eu preciso testar em condições mais criticas de luz para ver se a versão USM compensa. Mas  tenho lentes USM, e embora o foco seja mais rápido e silencioso, não é também 100% livre de falhas.



Outras fotos:

1/1000 f5.6




1/1000 f/5.6.




1/1000 f/7.1 em 135mm




Conclusão: achei uma barganha! Pelo que custa x o que pode oferecer. Evidentemente para quem está acostumado a usar tele zoom da série L pode considerar essa lente uma bomba. E está na sua razão. O IS faz falta, sem dúvida. Mas por outro lado a relação sinal ruido das câmeras tem evoluído e sempre se pode subir o ISO. Ainda mais nas full frames (se voce tem um corpo cropado não vejo motivo para não pegar a 55-250 IS). Claro que não é o ideal mas pretendo futuramente fazer mais teste para ver até onde pode ir com qualidade.

Mas é uma lente feita para externa. Luz do sol! Para indoor, talvez tenha que lançar mão de um tripé; Nada também que seja muito complicado. Sério! hoje em dia, com o preço das lentes como estão, 700 reais por um range que vai de 75 a 300mm, com essa qualidade, não vejo como não recomendar.

"Mesmo pra profissional?"

Por que não? Acredito que dê sim pra muitos tipos de trabalhos. Então recomendaria sim. E se o sujeito é um fotojornalista experimentado, do tipo que fotografa futebol no Maracanã não vai me pedir recomendação de tele zoom né?




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2021, 16:59:45
Acho que você confundiu as lentes.

Quem tem versão stm e usm é 70-300.

A 75-300 senão me engano só tem uma e é uma bomba.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2021, 17:34:17
confundi mesmo. não tem 75 -300 com iS. trata-se da 70-300, voce tem razao. A 75-300 tem em duas versos. a uSM e  basica que adquiri. que nao é stm. achei que fosse stm pelo foco ser parecido com a da minha 40mm stm (que é bem ruinzinh obem  pior do que a da 75-300, que é decente).
Enfim sobre ser uma bomba é questão de opinião. ainda bem que o mundo é diverso. fique na paz!   


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2021, 18:47:05
Cara acho que você só se confundiu, a 75-300 é uma versõa sem IS ; e ela tem 3 ou 4 versões diferentes. Elas não são tão diferentes assim, sendo que até onde sei a maior diferença são as velocidades do sistema de foco.

Existem duas versões da 70-300 IS USM que , diga-se de passagem, é uma lente excelente. E há a 70-300 L , dai essa bem mais cara e vedada.

Eu não gostei muito dessa lente; ela é usável; claro que é. Mas eu não acho ela brilhante em nenhum aspecto, ao contrário da 55-250 .

Existe uma lente tele antiga da Canon EF que é a 90-300 sem IS. Por incrível que pareça, eu acho a ótica dela bem melhor que qualquer 75-300 da vida. Sempre tive essa impressão de que a Canon começa fazendo lentes boas e  em alguns casos, quando ela percebe que vende bem, ela lança uma versão mais barata e mais porca. Essa 75-300 e a 50MM 1.8 versão 1, são um grande exemplo disso.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2021, 19:58:50
Acho que você confundiu as lentes.

Quem tem versão stm e usm é 70-300.

A 75-300 senão me engano só tem uma e é uma bomba.
Essa lente usa um motor DC — " ...  um motor de avanço direto, que dispõe de focagem automática mas não tem os mesmos benefícios em termos de alta velocidade, suavidade e silêncio dos motores de tecnologia STM ou USM" https://www.canon.pt/lenses/tech-guide/focusing/

Sent from my motorola one using Tapatalk



Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2021, 22:55:51
Se você gostou da lente e achou um bom custo benefício, com certeza foi uma barganha. Lente é que nem corpo de câmera, carro e cidade para ir nas férias: sempre tem ponto positivo, negativo, quem goste, quem odeie, etc.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 19 de Abril de 2021, 23:36:24
Se você gostou da lente e achou um bom custo benefício, com certeza foi uma barganha. Lente é que nem corpo de câmera, carro e cidade para ir nas férias: sempre tem ponto positivo, negativo, quem goste, quem odeie, etc.

Podemos dizer que essa 75-300 é um consenso duplo: tem quem ame, tem quem deteste. Eu, por exemplo, sempre gostei mais da 55-250, embora ela seja exclusiva do APSC, gosto mais dela em tudo do que a 75-300.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 20 de Abril de 2021, 01:22:07
Eu sempre ouvi que essa lente era uma bomba, mas nunca olhei nem fotos com ela nem o preço. Realmente é muito barata. Achei a partir de 79 dólares.

A qualidade das suas fotos está razoável, fora a insistente aberração cromática. Junto com um adaptador  EF-FX1 por meros 60 dólares, e se tem uma lente 75-300 pra Fuji com qualidade e desempenho bastante incertos por menos de 140 dólares.  :D

Descobri que também existe uma 100-300 que também é baratinha.

« Última modificação: 20 de Abril de 2021, 01:23:52 por felipemendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 20 de Abril de 2021, 07:44:59
Ainda temos a sempre esquecida 70-300 DO.

O melhor custo-benefício é a tamron 70-300 Vc.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 20 de Abril de 2021, 09:37:27
Depois de ver muitos reviews negativos, eu mesmo resolvi tirar a prova e comprei uma 75-300, a versão III USM. Peguei usada mesmo, paguei uns R$300 na época, por esse preço achei que valia pelo menos o teste. Isso já tem uns 2 anos e a lente continua aqui comigo.

Provavelmente está entre as piores lentes da Canon, mas ter 300mm por R$300 pra mim, ou até mesmo por R$700, é uma barganha incrível. Tenho usado muito mais do que imaginava, e com resultados bem satisfatórios. O negócio é isso mesmo que você falou, usar velocidades altas e aberturas menores em 300mm, f/7.1 ou f/8 já fica bem aceitável. Só um adendo, de USM ela não tem nada, o foco não é rápido e muito menos silencioso, rsrs.

Eu já tive a 70-300 IS USM (primeira versão), e acima de 200mm ela também perde muita qualidade. Em qualidade de imagem não tem muita vantagem sobre a 75-300, seria mais pelo IS mesmo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 20 de Abril de 2021, 09:59:35
Deve ser micro usm igual o da 50mm 1.4.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #11 Online: 20 de Abril de 2021, 11:13:51
Depois de ver muitos reviews negativos, eu mesmo resolvi tirar a prova e comprei uma 75-300, a versão III USM. Peguei usada mesmo, paguei uns R$300 na época, por esse preço achei que valia pelo menos o teste. Isso já tem uns 2 anos e a lente continua aqui comigo.

Provavelmente está entre as piores lentes da Canon, mas ter 300mm por R$300 pra mim, ou até mesmo por R$700, é uma barganha incrível. Tenho usado muito mais do que imaginava, e com resultados bem satisfatórios. O negócio é isso mesmo que você falou, usar velocidades altas e aberturas menores em 300mm, f/7.1 ou f/8 já fica bem aceitável. Só um adendo, de USM ela não tem nada, o foco não é rápido e muito menos silencioso, rsrs.

Eu já tive a 70-300 IS USM (primeira versão), e acima de 200mm ela também perde muita qualidade. Em qualidade de imagem não tem muita vantagem sobre a 75-300, seria mais pelo IS mesmo.
Comungo da mesma opinião.
Tive uma. Aprendi a lidar com as características dela e valeu muito a pena.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #12 Online: 20 de Abril de 2021, 11:14:04
Deve ser micro usm igual o da 50mm 1.4.
É um motor DC...

Sent from my motorola one using Tapatalk



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 20 de Abril de 2021, 12:15:15
É um motor DC...

Sent from my motorola one using Tapatalk

Eu acho que é, é bem parecido com o da 70-300 IS USM, e o anel de foco gira no foco automático, igual a 70-300 IS USM também.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #14 Online: 20 de Abril de 2021, 12:57:23
Outra vantagem da 75-300mm: ela é parfocal, (mais ou menos) como as lentes cine.
Não é perfeito, mas ajuda a compensar a lentidão do motor de autofoco, já que o ajuste de foco que precisa ser feito é sempre pequeno.

Sent from my motorola one using Tapatalk