Autor Tópico: Lente EF 75-300mm f/4-5.6 III: Bomba ou barganha!?  (Lida 2766 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 20 de Abril de 2021, 15:35:10
É um motor DC...

Sent from my motorola one using Tapatalk

Vamos lá,

A 75-300 tem 07 versões:

Motor DC
MK I 1991
MK II 1995
MK III 1999

USM(micro usm sem FTM):

USM I 1991
USM II 1995
USM III 1999

E uma USM IS 1995 (Essa eu descobri hoje).
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #16 Online: 20 de Abril de 2021, 15:39:40
Aproveitando a taxinomia EF:

As 70-300:

MICRO USM
f/4–5.6 IS USM   

RING USM( Considerado o verdadeiro usm)
f/4.5–5.6 DO IS USM   
f/4–5.6L IS USM

NANO USM
f/4–5.6 IS II USM
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #17 Online: 20 de Abril de 2021, 15:47:39
Aproveitando a taxinomia EF:

As 70-300:

MICRO USM
f/4–5.6 IS USM   

RING USM( Considerado o verdadeiro usm)
f/4.5–5.6 DO IS USM   
f/4–5.6L IS USM

NANO USM
f/4–5.6 IS II USM

Nano USM é o melhor USM atualmente.
Essa f/4–5.6 IS II USM que tem nano USM é uma coisa de outro mundo o AF.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #18 Online: 20 de Abril de 2021, 15:49:15
Há uma versão contemporânea, com motor micro USM, como @vangellism citou. Esta versão tem escrito "Ultrasonic" em dourado, acima do anel cromado. E "USM", em vermelho, ao lado do nome.

Contudo, a versão com motor DC é a mais fácil de se encontrar no mercado brasileiro.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 20 de Abril de 2021, 16:03:16
Nano USM é o melhor USM atualmente.
Essa f/4–5.6 IS II USM que tem nano USM é uma coisa de outro mundo o AF.

Senão me engano as RF USM são Nano.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #20 Online: 20 de Abril de 2021, 16:42:56
Depois de ver muitos reviews negativos, eu mesmo resolvi tirar a prova e comprei uma 75-300, a versão III USM. Peguei usada mesmo, paguei uns R$300 na época, por esse preço achei que valia pelo menos o teste. Isso já tem uns 2 anos e a lente continua aqui comigo.

Provavelmente está entre as piores lentes da Canon, mas ter 300mm por R$300 pra mim, ou até mesmo por R$700, é uma barganha incrível. Tenho usado muito mais do que imaginava, e com resultados bem satisfatórios. O negócio é isso mesmo que você falou, usar velocidades altas e aberturas menores em 300mm, f/7.1 ou f/8 já fica bem aceitável. Só um adendo, de USM ela não tem nada, o foco não é rápido e muito menos silencioso, rsrs.

Eu já tive a 70-300 IS USM (primeira versão), e acima de 200mm ela também perde muita qualidade. Em qualidade de imagem não tem muita vantagem sobre a 75-300, seria mais pelo IS mesmo.

È esse o ponto. Vale pelo preço. Uma 70-300 IS está mais de 3k hoje. A 75-300 aumentou pouco o preço em relação as outras.  Pra voce ter uma acréscimo de qualidade paga-se bem mais. De repente lá fora pra quem ganha em dólar a diferença não seja tão sentida e compensa fazer um esforço a mais pra pega-la. È claro que isso tudo é subjetivo. Cada um sabe o que faz com seu dinheiro. O que posso dizer é que quem nao pode gastar muito e quer uma tele-zoom pra começar é uma opção viável. Muitas vezes adiamos nossos planos por que não temos condição no momento de ter aquele equipo ideal. Mas é muito melhor ter uma lente do que nenhuma.

Sobre as informações tecnicas erradas das lentes eu tentei editar o post mas não consegui. Se a moderação permitir faço as correções. De toda forma os comentários estão ai para esclarecer a confusão.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 20 de Abril de 2021, 18:06:10
Uma 70-300 se encontra fácil no mercado de usados por 1.700,00.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #22 Online: 20 de Abril de 2021, 18:39:35
Vamos lá,

A 75-300 tem 07 versões:

Motor DC
MK I 1991
MK II 1995
MK III 1999

USM(micro usm sem FTM):

USM I 1991
USM II 1995
USM III 1999

E uma USM IS 1995 (Essa eu descobri hoje).

Bem interessante essa lente ter 7 versões; embora criticada essa lente com certeza deu muito lucro pra Canon, pois é uma lente muito barata na linha. Eu já tive uma versão que  tinha o motor DC , mas não tinha USM escrito nela. Pelo que observo nas 75-300 essa versão USM não é tão bem "USM" assim, pois o foco rápido nunca foi o forte desses modelos 75-300.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #23 Online: 20 de Abril de 2021, 19:26:09
Senão me engano as RF USM são Nano.

Já tinha visto que a RF 24-105L tem Nano, mas não sabia que eram todas.
Ponto bem positivo pras RFs se for o caso. Nano USM é bruxaria.
« Última modificação: 20 de Abril de 2021, 19:28:20 por Di Torres »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #24 Online: 20 de Abril de 2021, 20:08:40
Podemos dizer que essa 75-300 é um consenso duplo: tem quem ame, tem quem deteste. Eu, por exemplo, sempre gostei mais da 55-250, embora ela seja exclusiva do APSC, gosto mais dela em tudo do que a 75-300.

Também tenho essa opinião. O preço dela é legal, mas é a pior lente da Canon. Já tive 5 delas, compro quando acho barato e revendo... Pra esse fim é a melhor lente pq junto com a 50mm f1.8II são as que saem mais rápido. Antes do apocalipse Covid eu sempre achava por R$130-R$170. Quando dá fungo costuma ser fácil de limpar, em 15 minutos eu resolvo rsrs (na frente).

Agora pra usar eu sinceramente nunca me apaixonei. Acho as cores ruins, não gosto do contraste, não acho legal a nitidez, não gosto da abertura, não curto a construção, não gosto da ergonomia que se vc esquecer a mão na frente pode forçar o motor de foco. Aliás o sistema de foco dela é bem antigo, do início da década de 90 onde se usava o sistema de rosca com avanço, o problema é que esse sistema é barulhento e move o tubo externo, então não dá pra usar filtro polarizador. Ahh, f5.6+ um CPL vira f8-f10, pra focar é complicado.

Minha teoria para o pessoal gostar dela é que tem a chancela da Canon por trás, por ela ser relativamente barata, por ela ter saído bastante nos kits de corpo+lente. Aí também tem o fator emocional... acho que o pessoal se apega por ser uma das primeiras lentes que o pessoal compra. Mas para APSC sem dúvida a 55-250 é bem melhor, principalmente a STM. Agora FF, também ouvi falar bem da tal da 90-300 e da 100-300, e têm também a 70-210 que é a vó da 70-200 F4L, mas é rara de achar.
Fotógrafo oficial Foco Radical


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #25 Online: 20 de Abril de 2021, 20:43:12
Também tenho essa opinião. O preço dela é legal, mas é a pior lente da Canon. Já tive 5 delas, compro quando acho barato e revendo... Pra esse fim é a melhor lente pq junto com a 50mm f1.8II são as que saem mais rápido. Antes do apocalipse Covid eu sempre achava por R$130-R$170. Quando dá fungo costuma ser fácil de limpar, em 15 minutos eu resolvo rsrs (na frente).

Agora pra usar eu sinceramente nunca me apaixonei. Acho as cores ruins, não gosto do contraste, não acho legal a nitidez, não gosto da abertura, não curto a construção, não gosto da ergonomia que se vc esquecer a mão na frente pode forçar o motor de foco. Aliás o sistema de foco dela é bem antigo, do início da década de 90 onde se usava o sistema de rosca com avanço, o problema é que esse sistema é barulhento e move o tubo externo, então não dá pra usar filtro polarizador. Ahh, f5.6+ um CPL vira f8-f10, pra focar é complicado.

Minha teoria para o pessoal gostar dela é que tem a chancela da Canon por trás, por ela ser relativamente barata, por ela ter saído bastante nos kits de corpo+lente. Aí também tem o fator emocional... acho que o pessoal se apega por ser uma das primeiras lentes que o pessoal compra. Mas para APSC sem dúvida a 55-250 é bem melhor, principalmente a STM. Agora FF, também ouvi falar bem da tal da 90-300 e da 100-300, e têm também a 70-210 que é a vó da 70-200 F4L, mas é rara de achar.

A 90-300 apesar de antiga e de não ter IS, tem uma qualidade de imagem bem melhor que a 75-300 !

A Canon tem poucas lentes ruins, mas podemos fazer um resumo aqui das mais conhecidas que são geralmente do tempo do analógico. São:
28-80 3.5-5.6 (Tem uma L 28-80 2.8-4 que é muito boa e motor USM bem rápido)
28-90 3.5-5.6
38-76 3.5-5.6
80-200 3.5-5.6
35-70 3.5-5.6
75-300 (todas as versões)

Todas essas lentes (com excessão da 80-200) eram lentes de kit das analógicas EF da Canon nos anos 90. Nenhuma delas é decente no digital.

Agora se me perguntarem  se até as 18-55 de kit da Canon são melhores que as citadas acima, a resposta é sim, embora seja lentes de kit, as 18-55 mesmo as mais antigas dava pra fazer ótimas  fotos, tinham boa qualidade ótica pra uma lente de kit. Esses dias mesmo estava vendo umas fotos de viagem que fiz com a 18-55 IS STM 3.5-5.6 e até eu me surpreendi com a qualidade dela.

Evidentemente, nenhuma lente do planeta , vai substituir uma boa técnica de fotometria, foco, balanço de branco e boa composição. Sobre este ponto de vista, você vai "teoricamente" ccompor a mesma foto com uma 18-55 ou com uma Sigma-Tamron 17-50 2.8 ; se sua técnica for medíocre, não tem lente L que faça você tirar fotos de impacto.
« Última modificação: 20 de Abril de 2021, 20:49:31 por cheferson »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.756
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 20 de Abril de 2021, 21:00:27
05 lentes 75-300  :hysterical:

Tragam o prêmio de sofredor pra esse rapaz.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #27 Online: 21 de Abril de 2021, 00:58:56
05 lentes 75-300  :hysterical:

Tragam o prêmio de sofredor pra esse rapaz.

Haha mas eu compro pra revender. Um jeito que arrumei de curtir o hoby que é fotografar e ainda tirar um troco, assim vou testando e vendo o que me adapto.
Fotógrafo oficial Foco Radical


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 21 de Abril de 2021, 13:24:13
Gente, a 75-300 em todas as suas encarnações foi projetada para o kit das Rebel de filme e nessa época a imensa maioria mal fazia um ampliação 15x20.

A Canon resolveu aproveitar o projeto e incluir nos kits das digitais de entrada. Ele quebra o galho para iniciantes, mas óbvio que tem severas limitações no extremo, ainda mais em câmeras com resolução acima dos 16 MP (aps).

Se as imagens forem para web e impressões pequenas ela não é ruim, principalmente se for usada na abertura ótima. Mas claro que não se pode esperar um desempenho fantástico dela.

Tive essa lente na época do filme e testei na 5D clássica, não curti muito mas quebrava o galho.



José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 660
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 21 de Abril de 2021, 21:06:39
Boa noite

Acredito: Bomba, não ou Baganha, também não.

A lente é barata. Você compra DSLR de entrada, é iniciante – por exemplo: 2 lentes 18-55mm e 70-300mm. Viajar, família, esportes, etc. Serve.

Eu pesquisei muito, site wikiaves. Os colegas 10% a 20% (+/-) dão nota regular ou boa – 80% ruim ou péssima.

Sou Observador de Aves.
Comprei Canon T5i + 18-55mm e 55-250mm. Depois comprei Lente EF 70-300mm f/4-5.6 IS II USM (vendi 55-250).

A lente 55-250 é boa/ótima, minha opinião. Dois ‘defeitos’: AF lento e curta.
A lente 70-300mm IS II USM (AF USM NANO) é  ótima/(quase) espetacular, minha opinião.
(Pensei 100-400mm: espetacular mas Canon é cara. Tamron 100-400 é ótima no Brasil, lojas Nenhuma, colegas Nenhum. Sigma 100-400mm tem no Brasil, mas dúvida, AF é regular… comprei 70-300mm II, depois, compro Canon 100-400mm)

Você, Bantunes, estuda a lente e ajuste o máximo, velocidade maior, abertura menor, etc, e colegas Hansgruber e Humberto Yoji também.
Mas uso, observador de aves ou fotografo de aves, minha opinião, A 55-250mm STM é melhor.

Vejam 2 fotos 55-250mm STM – tempo nublado Ilha Bela praia dos Castelhanos.
( uso wikiaves.com.br  http://www.wikiaves.com.br/perfil_jgetuliooliveira
e https://www.instagram.com/jgetuliodeoliveira/ )

https://www.flickr.com/photos/187858547@N03/49754600331/in/dateposted-public/
https://www.flickr.com/photos/187858547@N03/49754070508/in/dateposted-public/

Abraços