Autor Tópico: Uso de CPU, Memória, Disco  (Lida 866 vezes)

P3SC0P4T1NH4

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 08 de Abril de 2021, 17:20:14
Desculpem estar TÃO detalhado, é porquê as ocorrências explicam melhor meu medo e quero saber se esta normal.

Em janeiro meu computador desligava e apresentava a mensagem "Gestão de Energia", ligava e cerca de 8 minutos depois desligava, fui analisar o Gerenciador de Tarefas e ele apresentava o uso de CPU muito alto apenas por estar ligado (80%), abri o navegador não durava 1 minuto o uso de CPU subia para 100% e aparecia a mesma mensagem, levei para manutenção, depois de 15 dias ele retornou, me foi cobrado pela troca da fonte e por formata (OBS: Já tínhamos formatado antes de levar e deu uma melhora MUITO pequena (abaixou CPU para 90%) e 3 horas depois desligou novamente (a formatação foi feita corretamente)), quando retornou o CPU alcançava no máximo máximo 7% (rodando jogos de FPS), 1 mês depois apresentou exatamente os mesmos problemas (EXATAMENTE IGUAIS), então levei para uma pessoa mais confiável, 4 horas depois mandou mensagem dizendo que no dia seguinte poderiamos pegar a máquina, disse que no usuário administrador estava totalemnte normal o uso de CPU (logo deve ser algum software), ele conseguiu retirar um dos aplicativos que causava esse problema de aumento e o outro ele disse que era da própria Microsoft, além disso ele passou pasta térmica no processador, mandou foto com muitos aplicativos aberto (VisualCode, Teams, PhotoShop, Steam,Discord, Navegador, Youtube, Gerenciador de tarefas) e o uso de CPU na foto mostrava pico em 89% (talvez seja na hora de abrir todos) e depois descia para os 8, 5, 2, 4 e não saia dali) o CPU estava equilibrado e Disco Memória também. Quando chegou em casa e fui testar, o CPU oscilava DEMAIS, as vezes ficava no 3, 4, 7,9 e de repente sobia para 75, 76, se abria algo ele chegava nos 60, 80 e descia para 30, 20 9,4, sem falar da Memória que direto fica 100%. Em resumo queria saber se de fato esta normal meu CPU ou esta com problemas, porque ja vi gente dizer que isso é normal, porém antes meu CPU nao passava de 7, na foto com muitas coisas ligadas não passava de 13, agora ele oscila muito mesmo, as vezes fica nos 9 10 e depois sobe para os 70, porém não desligou até agora (retornou ontem).
Por favor qualquer duvida pergunte porque qualquer informação pode ajudar.

Sem placa de vídeo
4GB de RAM
148G de HD (70,9 livre)
AMD A4-4000 APU with Radeon(tm) HD Graphics 3.00 GHz
Windows 10 64bits


P3SC0P4T1NH4

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2021, 10:46:16
Olá, então estou preocupado com o uso de CPU e Disco da minha máquina, se estou apenas no ópera, youtube quando abro o gerenciador ele alcança os 100, porém desce para os 8,9 e fica lá, porém se estou em reunião no teams ou jogando jogos (leves de 2ram), ele fica beirando os 50,60,40. Isso é normal? O meu computador tem um histórico grande que ronda esse problema de CPU que vem ocorrendod desde janeiro, ja levei em diversos consertos e se colocar aqui daria uma historia bem gigante mas se necessário detalhar a trajetória e os comentários técnicos feitos eu conto. Gostaria de saber se isso é normal e caso não seja eu detalho todos ocorridos mais detalhadamente para ver se podem me ajudar. (E o uso de Disco sempre beirando os 80 e as vezes chega a 100).

4GB RAM
148GB HD (68G livre)
Sem placa de vídeo
AMD A4-4000 APU with Radeon(tm) HD Graphics 3.00 GHz
Windows 10 64bits


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2021, 18:43:22
Pela descrição, tudo leva a crer que o problema é hardware fraco.

Windos 10 64bit com uma cpu de 2 cores e 4GB de memória, sendo que uma parte desses 4GB já estão sendo usados pela GPU, aí complica. Minimo recomenado para W10 são 8GB.

O uso de disco quase certamente é causado swap de memória.
cpu alta provavelmente por causa da demanda de vídeo, fora antivirus, etc...



« Última modificação: 09 de Abril de 2021, 18:43:46 por AFShalders »


P3SC0P4T1NH4

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2021, 22:31:37
Então mas uma coisa que me intrigou foi o fato de ter levado para assistência pela segunda vez e me foi dito que eram dois programas, um seria do proprio windows e o outro ele conseguiu tirar, me mandou uma imagem com aplicativos pesados abertos e o CPU nao passava de 5, porem quando o computador voltou estava nesse estado que comentei, melhorou bastante mas nao se compara com o que ele mandou (que seria bem mais adequado e confortavel para uso) Poderia ser a o cabo de força ou algo assim? Pois não encontro outra lógica pra ele ter uso de CPU muito diferente do meu sendo o mesmo PC (durou apenas um dia o conserto)
 PS: Ele não editou foto porque e bem confiavel amigo de tempo.
« Última modificação: 09 de Abril de 2021, 22:33:40 por P3SC0P4T1NH4 »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2021, 11:06:24
Poderia estar com virus ou coisas parecidas. Ou mesmo programas normais rodando em background sem necessidade.

De qualquer maneira esse PC é bem fraquinho para o Windows 10. Se fosse eu, no minimo tentaria fazer um upgrade para 8GB de memória.

Fora isso, reformatar e reinstalar a configuração de fábrica. Não esqueça de fazer backup das suas coisas antes.
« Última modificação: 10 de Abril de 2021, 11:08:29 por AFShalders »