Autor Tópico: Computador barato equivalente ao Mac Pro - i9  (Lida 7907 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Online: 20 de Abril de 2021, 17:08:23
Quem se interessar, procura no Aliexpress por computadores da plataforma X99.

Depois de pesquisar, cheguei a conclusão que a melhor placa é a seguinte (vou tentar resumir a brincadeira aqui):

Huananzhi X99 F8. Suporta Processadores Xeon LGA 2011 V3 e V4, possui conexão p/ NVME M2 (mais rápido que o SSD Sata), 3 slots PCIe x16 (pode fazer SLI com placas Nvidia). Suporta DDR4 tanto de servidor (se o processador
Processador for XEON compatível). Quem quer usar DDR3 tem uma outra versão que suporta, X99 T8, além da que suporta tanto DD3 quanto DDR4 (X99 TF).
Tem placa de som 7.1, e bastante saída USB 3.0 (4 + 2) e Sata 3 (8).
Essa marca (Huananzhi) é uma das melhores em questão de componentes. Pelo que entendi os chinos salvaram alguns chipsets de antigos data-centers conseguiram reprogramar a bios para compatibilizar o processador e a placa com esses periféricos. A placa é nova mas aparentemente o chipset (C612 no caso) é usado, visto que a Intel já os descontinuou.

Dos processadores
Os compatíveis são todos LGA 2011 versão 3 e versão 4, como por exemplo:
I7 6800K
I7 6950X
E5 1650V3
E5 2620V3 (o mais barato)
E5 2630V3
E5 2640v3 (melhor para jogos)
E5 2678v3 (melhor c/b para edição)
E5 2697v3 (o mais forte para edição)

Depois desses até tem o 2698 e o 2699 mas custam mais de R$2000,00 e entregam coisa de 5 ou 10% a mais que o 2678, então nem compensa.

No caso eu peguei o seguinte kit e estou gostando muito para trabalhar no PS, LR e Premiere:

Huananzhi X99 F8
16GB DDR4
Xeon 2678V3 (12 cores e 24 threads)
valor total foi de R$1500,00 e teve a taxa da alfândega de R$196,00.

Placa de vídeo troquei a minha ano passado, peguei uma XFX RX570 4Gb daquelas de mineração. Foi R$460,00 quando o dólar deu aquela voltada para R$4,92. Hoje não se acha mais placa de vídeo pq o bitcoin está valorizando, logo aumentou a demanda. Na época não foi taxado pela alfândega.

Agora já fiz mais um upgrade, colocando mais 16Gb DDR4 ECC (Samsung) e está funcionando em dual Channel. Estou aguardando vender meu FX8230 para pegar mais 32Gb para fazer quad-channel.

Comprei um NVME da King Spec de 500GB, foi uns R$330,00

Já comprei o upgrade do processador Xeon E52697 V3, deve chegar dia 22/04/2021. O valor foi R$800,00 parcelado em 12x. Aí devo vender o 2678.

Fiz um comparativo e ele pontua similar ao Ryzen 5 1700 e ao I9.

Próximo passo é aprender como fazer um Hackintosh, na net tem algumas pessoas que já fizeram com essa placa, então acho que conseguirei.

Fica a dica então. Depois dos Xeon V3 da vida tem os V4, mas o pessoal que testa (Russo) não gosta tanto pq para jogo eles não fazem o Unlock turbo Boost que destrava o clock do processador para a velocidade máxima de todos os núcleos.

Aparentemente esses dias houve um aumento repentino no preço, e as opções que estão viáveis agora são os processadores de Notebook com soquete adaptador, mas vou ser sincero em dizer que não estou por dentro do que se trata. Parece que só funciona em algumas placas mãe e precisa necessáriamente fazer uma atualização da bios para começar a rodar, ou seja, o cara já tem que ter um processador para poder dar boot na máquina e rodar o programa de flash. Ou em outro caso ter o jacaré para gravar a bios, mas isso é para o escopo de outro tópico.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2021, 17:35:09
Opa, alguém por aqui com o dragão chinês?  :hysterical:

Comprei um E5-2640 V3 mas para vender mesmo. Até pensei em montar uma máquina mas desisti.
O lado ruim é que essas placas gambiarradas que eles colocam chipset B85 e outros para rodar esses Xeon´s, que já são antigos Haswell de 2013~2014
Uma verdadeira X99 está um absurdo, e são todas usadas né...

Eles tem um desempenho bom em multi core pq do grande número de núcleos mas em single já pesa a idade.

Só que como é uma plataforma antiga, upgrade futuro não existe. Em contra partida se pegar um Ryzen 5 1600 mesmo e uma B450 vai ter upgrade até a 5th dos Ryzen´s.
Esse foi um grande motivo de não investir neles.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2021, 17:40:25
Ahh, esquceci do consumo deles. São bem gastões  :hysterical:


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2021, 18:54:39
Bom o tdp equivale ao meu antigo FX8320 que era 125w e o 2678 tem 120w. Os I5 e I7 da vida parece que são em torno de 65w aí com certeza a diferença é grande. Agora 60w a mais não faz diferença pra mim já que raramente o processador fica em carga máxima. Outra coisa é que a energia tá inclusa no condomínio então não muda muito.

Quanto a questão de upgrade tem razão, não tem muito o que subir. É torcer para o 2698 ou 2699 ficar barato no futuro rsrs. Eu pretendo usar por pelo menos 3 anos e assim que compensar pegar uma  placa de vídeo melhor.
Os Ryzen que andei vendo achei meio caro. Também parece que é mais chato de fazer “Ryzentosh” que é instalar o MacOS no computador Ryzen, já Que não existe nenhum Mac que use esse processador.
« Última modificação: 20 de Abril de 2021, 18:55:42 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2021, 09:22:51
Dei uma estudada sobre os Interposer, que também não valem a pena. É uma gambiarra maior ainda, tem que ficar mudando a bios que é algo meio chato de se fazer e as vezes tem que repetir o procedimento várias vezes para dar certo. Fora que nem todo mundo tem coragem de fazer haha
Tem certos modelos que não aceitam, do que vi as Gigabyte´s são mais garantidas se ter suporte nos chipset´s Z170/270/370

O modelo 6c 12t que vi custa R$420,00 + uma Asus Z170 custa R$427,00. Um combo antigo e se futuramente for pegar um I7 8700k (6c 12t também) que custa o olho da cara é o limite da plataforma. Acho que essa MB não suporta um i9 9900k que é 8c 16t (custa dois rins).
Para melhorar o desempenho fazem overclock pois o clock é baixo (cpu de note né). Aí tem outro empecilho de não poder usar cooler torre e com heatpipes passando diretamente no die.

Como está colocando apenas peças compradas no Ali a vantagem dos Ryzen´s é maior ainda.

Um Ryzen 5 1600 sai por R$560 e uma placa excelente da Gigabyte B450m sai por R$540,00. Combo imbatível em cxb, que tem upgrades futuros garantidos.
E olha que os processadores da AMD deram uma boa valorizada ultimamente pelo sucesso que fazem...
« Última modificação: 24 de Abril de 2021, 09:31:43 por YP »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #5 Online: 15 de Março de 2022, 01:22:30
Revivendo o tópico.... depois de 1 ano de uso, estou muito satisfeito com o computador. Tem excelente performance e tem de certa forma como fazer upgrade.
Geralmente o pessoal opta pelo 2620 v3 que é baratinho, depois pega o 2640, agora descobriram um tal de 2666, e pra edição o 2678.... Eu acabei achando o 2697 que tem 14 cores e 28 threads... 35mb de cache e é o meu computador de trabalho. Esses dias descobri que tem um processador ainda melhor e mais barato: o E5 2696 v3. Ele é na verdade um 2699 modificado para ter ainda mais performance. Esse processador deve chegar nessa semana (está em Curitiba).
As especificações dele são absurdas!
18 cores, 36 threads  :o
45mb de cache
Clock base de 2,3 Ghz
Clock Turbo 3.6 GHZ - mas parece que alguns vem com 3.8 GHZ
Permite ativar o desbloqueio do turbo boost, que faz com que ao invés de somente um core ficar a 3,8 Ghz, todos os outros consigam subir próximos a isto, só que limitado à potência máxima do processador (se chegar aos 135w ele não sobe o clock).

Em breve irei formatar e instalar o Windows Ghost Spectre, pra ver quanto se ganha de performance e responsividade.

Enfim, vou fazendo upgrade aos poucos... Comecei com 16gb de ram e agora estou com 128GB em quad channel... pra não ter dó de socar camada no PS, com o LR, Luminar AI, Topaz Sharpen, Denoise e umas 10 abas do Chrome abertas.

O meu armazenamento inicialmente era um SSD de 120 gb, depois como falei comprei um NVME de 512, o que deu uma melhorada na velocidade de abertura de programas.

A placa de vídeo continuo com a RX570 de 4gb, me arrependo de não ter pego na época a 580 que  custava uns 250 a mais. No entanto, hoje dizem que tem uma Nvidia que está ficando com preço bom... parece que é a GTX1060 de 6gb, ou tb a GTX 1650 que estão na faixa dos R$1300,00. Eu não me animo de pegar a GTX pois como gosto de mexer com hackintosh, ela não é compatível.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 15 de Março de 2022, 15:11:57
Sinceramente eu não acredito muito em milagres de placas chinesas baratas, hiper poderosas e boas.
Como são produtos muito recentes não dá para saber da durabilidade e da confiabilidade deles.
Será que roda o Windows 11 ? Tem o suporte para TPM2 ?

Se montar mesmo uma máquina dessas, conte para a galera.  :ok:
« Última modificação: 15 de Março de 2022, 15:13:22 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 15 de Março de 2022, 16:30:35
128GB de RAM, já viu quanto o PS utiliza na pratica?
Único aplicativo que consigo imaginar usando essa RAM toda é o Chrome  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 15 de Março de 2022, 20:01:13
128GB de RAM, já viu quanto o PS utiliza na pratica?
Único aplicativo que consigo imaginar usando essa RAM toda é o Chrome  :hysterical:

Cara nem com umas maquinas virtuais brabas precisei de mais do que 32G


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #9 Online: 16 de Março de 2022, 00:57:54
Bom o computador fica quase o dia todo ligado, sempre tem alguém mexendo. Ou eu tratando foto no PS ou meu pai surfando na net as 100 abas dele... ambos TDAH que começam mil coisas e não terminam metade kkkk.

O processador é top, não há o que falar, é um monstro, dificilmente vai dar problema. Agora  as placas é que não tem um histórico por trás, mas estão funcionando bem. O que pode estragar é ficar mexendo, tirando e pondo placa, ou deixando o pc  superaquecer. Aqui uso um monte de ventoinha no gabinete para não deixar o bicho aquecer. O gabinete é razoavelmente antigo, mas é bem ventilado com a lateral telada e está com 6 ventoinhas de 120mm. Tenho um AIO que usava desde a  época que usava o Athlon FX 8000 que quase fritava ovo. No Intel ele fica suave, rodando em torno de 54 graus.
Outra coisa que pode dar problema é alimentação, aqui cai muito raio e tem bastante queda de tensão. Vejo pelo despertador da minha avó que toda vez que cai a energia ele fica piscando... aí a veinha me chama para reprogramar hahaha.

A memória é meio exagerada mesmo rsrs, mas o PS também é um comedor de RAM até mais do que o Chrome. Se começar a usar muitos layers vai consumindo RAM mesmo... principalmente com objeto inteligente e máscara de camada.

Estou pensando em ajeitar ele e vender, daí em sequência montar outro mais simples com outra placa tipo aquela tal de Titanium que o pessoal anda falando e por 64gb desses 128.
« Última modificação: 16 de Março de 2022, 01:02:07 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 16 de Março de 2022, 12:22:36
Bom o computador fica quase o dia todo ligado, sempre tem alguém mexendo. Ou eu tratando foto no PS ou meu pai surfando na net as 100 abas dele... ambos TDAH que começam mil coisas e não terminam metade kkkk.

O processador é top, não há o que falar, é um monstro, dificilmente vai dar problema. Agora  as placas é que não tem um histórico por trás, mas estão funcionando bem. O que pode estragar é ficar mexendo, tirando e pondo placa, ou deixando o pc  superaquecer. Aqui uso um monte de ventoinha no gabinete para não deixar o bicho aquecer. O gabinete é razoavelmente antigo, mas é bem ventilado com a lateral telada e está com 6 ventoinhas de 120mm. Tenho um AIO que usava desde a  época que usava o Athlon FX 8000 que quase fritava ovo. No Intel ele fica suave, rodando em torno de 54 graus.
Outra coisa que pode dar problema é alimentação, aqui cai muito raio e tem bastante queda de tensão. Vejo pelo despertador da minha avó que toda vez que cai a energia ele fica piscando... aí a veinha me chama para reprogramar hahaha.

A memória é meio exagerada mesmo rsrs, mas o PS também é um comedor de RAM até mais do que o Chrome. Se começar a usar muitos layers vai consumindo RAM mesmo... principalmente com objeto inteligente e máscara de camada.

Estou pensando em ajeitar ele e vender, daí em sequência montar outro mais simples com outra placa tipo aquela tal de Titanium que o pessoal anda falando e por 64gb desses 128.

Um tempo atrás eu montei dois Xeon aqui, mas são de 3a geração, queria aproveitar duas mobos Asus antigas. Na época eu queria comprar o I7 3770K mas o preço estava um absurdo, aí encontrei o Xeon E3-1230V2 "equivalente". A vantagem nesse Xeon era o preço que saiu por 1/4 do valor e o TDB que caiu de 77W para 69W. E na real, não ter GPU integrada foi ótimo, já que uso uma externa.

Não é um foguete mas é mais do que o suficiente pra o meu uso que é em desenvolvimento, pois a parte de imagem e foto eu faço no Mac. Aqui, nesse PC eu parei nos 16GB de RAM, tá prá lá de bom.

Tive boas e más experiencias com Hackintosh. Mas te digo uma coisa, usar AMD é dor de cabeça, embora eu adore os Ryzen.
Não dá para ter máquina de produção 100% confiável com Hackintosh sempre tem um risco de algum update do sistema te passar uma rasteira.

As novas versões do MacOSX não terão mais suporte para as extensões do kernel, e isso será uma baita dor de cabeça no caso dos HKs.


Tem que levar em conta também que a transição de Intel para Arm um dia será completada e nesse dia o MacOS deixará de rodar em plataformas Intel. No meu caso isso não me incomoda porque eu não pretendo ficar correndo atrás de versões novas do MacOS, principalmente essas que estão convergindo para o iOS, tenho vários programas Intel X64 que não tem equivalentes em Arm, por isso fico no BigSur mesmo...



O dia que conseguir comprar uma mobo com um ARM no mercado normal, aí penso no assunto de hackintosh novamente...


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #11 Online: 17 de Março de 2022, 13:53:09
Então AFShalders, vc já viu que agora estão fazendo uma nova técnica para rodar Hackintosh... Chama virtualização... o pessoal usa o PROXMOX e lá instala uma EFI padrão. Se atualizar o MACOS, logo sai um update para o Opencore que é facilmente atualizado na VM. Também dá para fazer snapshots dessas versões muito facilmente, então se der algum problema, basta voltar para o backup anterior. Um cara que está puxando o projeto é o Gabriel Luchina, depois dá uma olhada no YT.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 17 de Março de 2022, 19:24:46
Então AFShalders, vc já viu que agora estão fazendo uma nova técnica para rodar Hackintosh... Chama virtualização... o pessoal usa o PROXMOX e lá instala uma EFI padrão. Se atualizar o MACOS, logo sai um update para o Opencore que é facilmente atualizado na VM. Também dá para fazer snapshots dessas versões muito facilmente, então se der algum problema, basta voltar para o backup anterior. Um cara que está puxando o projeto é o Gabriel Luchina, depois dá uma olhada no YT.

Conheço o Proxmox.
Já rodei OSX em máquinas virtuais, só que a performance cai uma barbaridade, principalmente na parte gráfica.
Depois conte para a gente no que deu.
« Última modificação: 17 de Março de 2022, 19:25:11 por AFShalders »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #13 Online: 17 de Março de 2022, 21:07:40
Chegou meu E5-2696v3. No começou deu xabú... não tava reconhecendo todos os cores, mas depois mexi no W10 e reconheceu.
Melhorou que ele chega a 3.8 Ghz contra os 3.6 do anterior (2697), com isso teve um pequeno ganho de performance em single core, mas o que faz mesmo diferença é o multi...  foi de 6750 para 8100 pontos no CPU-Z.
Agora vou por para testar e ver se vai dar diferença, mas antes preciso formatar e colocar o W11. Eu costumo usar o Windows Ghost Spectre que já vem (até onde sei) com modificação para tirar o TPM e talz.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Maio de 2022, 10:22:31
Se usa o pacote Adobe vide PS, LR e cia é um desperdício tantos cores.
Eles gostam de single core rápido.

Eu quase caí nessa história desses milagrosos aí, extremamente gastões de energia com placas cheias de gambiarras.

Um Ryzen ou Intel atual é infinitamente superior...
Ainda mais agora que já tem ddr5.