Autor Tópico: Computador barato equivalente ao Mac Pro - i9  (Lida 7910 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #15 Online: 30 de Maio de 2022, 17:41:17
Então dos Xeon V3, o que tem melhor Single Core acabam sendo os com final 90... O 78 é bom mas perde para o 97 e 96 que tenho.
Parece que também o 1650V3 é bom e não tem tantos cores.

Esse papo do consumo ser alto é igual ao medo que o  pessoal bota de importar as coisas.
O Mário Mazzotti fez um vídeo mostrando que isso é meio mito, já que em raras circunstâncias o processador vai estar ficar em carga máxima por um longo período de tempo.

« Última modificação: 30 de Maio de 2022, 17:47:17 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 30 de Maio de 2022, 18:48:11
Ridiculo isso de gastar muito. Nem vai pesar na conta de energia.

O único problema que vejo com isso é manter a temperatura, e convenhamos isso é fácil.



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 31 de Maio de 2022, 09:37:59
Então dos Xeon V3, o que tem melhor Single Core acabam sendo os com final 90... O 78 é bom mas perde para o 97 e 96 que tenho.
Parece que também o 1650V3 é bom e não tem tantos cores.

Esse papo do consumo ser alto é igual ao medo que o  pessoal bota de importar as coisas.
O Mário Mazzotti fez um vídeo mostrando que isso é meio mito, já que em raras circunstâncias o processador vai estar ficar em carga máxima por um longo período de tempo.

Bem interessante, não tinha visto um teste assim na prática.
Apesar que ele estava com um pouco de undervolt, o que também pode ser feito nos outros dois kit´s testados e não o fez.

Eu percebi que os preços desses Xeon caíram bastante, ein?
Fica um kit bem em conta.

Uma pena ainda o fato do upgrade, pois se chegar no limite que é o caso do que você pegou com 14 ou 16 cores já não tem mais para onde ir, certo?
A placa mãe também não deve ser das mais baratas para guentar um processador com tantos cores sem abrir o bico. Se pegar uma X99 verdadeira das marcas famosas não sai por menos de 1k
E o desempenho single core deles são quase tudo igual, pois a arquitetura/geração é a mesma. Fazendo o turbo boost forçado em todos cores é considerado overclock, o que também pode ser feito nos Intel e Amd atuais.

Apesar que a Intel é praticamente uma plataforma nova a cada geração  :hysterical:
Por essa e outras a AMD deu a volta por cima.
« Última modificação: 31 de Maio de 2022, 09:42:21 por YP »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 31 de Maio de 2022, 09:54:38
Se for montar um kit mais barato possível sem ligar para upgrade, pci exp 4.0 e etc é a melhor opção.
Só não sei como é a qualidade das placas? Sabe Fernando que chipset é usado na real?


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #19 Online: 31 de Maio de 2022, 16:55:42
Ridiculo isso de gastar muito. Nem vai pesar na conta de energia.

O único problema que vejo com isso é manter a temperatura, e convenhamos isso é fácil.

Nossa antigamente eu tinha um AMD FX8320, usava a ventoinha original que vinha e era insuficiente.
No calor lembro que fazia uma barulheira danada, e ficava quase 90 graus. Eu usava o computador compartilhado com meu pai, tive que explicar pra ele que quando isso acontecesse tinha que tirar a tampa do lado pra não correr risco de estragar as soldas.
Depois comprei um kit tudo em um de watercooler, um tal de Seidon 120mm  que resolveu bem.  O AMD já vendi, mas o hidrocooler eu continuo usando. Dei uma tunada nele, e tá usando duas ventoinhas, uma puxando outra empurrando. Com isso o processador fica sempre fresquinho. Devo já estar usando esse AIO faz bem uns 6 anos.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #20 Online: 31 de Maio de 2022, 17:15:08
Uma pena ainda o fato do upgrade, pois se chegar no limite que é o caso do que você pegou com 14 ou 16 cores já não tem mais para onde ir, certo?

Pois é caiu pra caramba o preço. Lembro que no 2678 eu paguei quase 500 paus, já os da série 90 eram pra mais de R$1500.
Então o 2396 é o V3 mais forte que tem, depois disso tem os V4 que são de uma geração posterior e tem compatibilidade.
Sei que os V4 dão em torno de 5 a 10% a mais de performance, mas não tem como fazer a artimanha de desbloquear o Turbo Boost de todos os núcleos.
Mas tem Xeon de todo sabor. Como eu falei tem o E51650 que é 10/20 e tem um single core que é superior aos  26**.
Além disso tem também o I7 6950x, que é bem fortinho.

Nesse vídeo o Mário Explica um pouco sobre a performance dos Xeon. Conforme o número de cores existe um tipo de encapsulamento e isso influencia na velocidade interna de transferência de dados.

"04:21 Diferentes organizações internas"

A questão de tudo isso é que eu não conheço ninguém que manje desses processadores mas com foco em produtividade. A maioria dos canais que falam sobre Xeon da China são de caras que curtem pra jogar.
Um cara que tem uma boa noção de processador para produtividade é o Cláudio do Canal Conecta Tech. Mas o lance dele é fazer live e não tanto vídeo explicativo.
https://www.youtube.com/c/ConeCtatech


Placa mãe de marca famosa é facada... O pessoal sempre recomenda a Huananzhi F8 que dizem que é a mais parruda, e a X99 BD4  que é um pouco menor pra aguentar esses processadores com mais TDP.

Como disse tem Xeon para todos os gostos.... Quem quer ter um servidor NAS, tem Xeon com TDP mais baixo, menos clock e menos núcleos. Tem Xeon que é bom pra Overclock (série 16), tem Xeon com mais cache, ou com mais clock, ou com mais núcleos. Lembro que tinha um que era bizarro, tinha tipo 165w ou 195W de TDP, estupidez demais.
Além dos single Socket (que é o meu caso) tem os Dual socket, que são placas que comportam 2 processadores iguais.
Tem vídeo do Mário mostrando um dual Xeon 2696V3 com 36 cores e 72 threads hahahaha.
Deve ser bom para rodar várias máquinas virtuais.

Pessoal gosta também do xeon para mineração... alguns que são mais econômicos e tem bastante linhas PCI-E para colocar mais placas de vídeo e minerar.

Voltando ao assunto upgrade.... Acho difícil algum programa nos próximos 5 anos ser gargalo para algum Xeon tipo o 96. Para edição uma boa placa de vídeo vai ser o que irá desafogar o processador. Aí meu amigo, VGA o céu é o limite.
Além disso tem também aquela questão de que até mesmo os Ryzen tem limitação de upgrade. Não adianta comprar uma placa mãe AM4 de entrada e querer colocar um R9 nela. Aliás parece até que a AMD vai mudar de plataforma agora com as DDR5.
« Última modificação: 31 de Maio de 2022, 17:24:51 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 31 de Maio de 2022, 18:24:45
Vale lembrar que os Xeon não foram projetados para uso em desktop, o que nem de longe quer dizer que não sejam bons para isso.

Os Xeon são projetados para uso em placas multi-cpu. Existem placas com 1, 2, 4 , 6 ou mesmo 8 processadores, e eles se entendem no barramento de memória e dados. Eles suportam também correção de erros nas memórias.

Outra característica importante no caso de servidores é que eles foram feitos para ficarem ligados 24/7 direto.

Fora essas características, tem também a quantidade máxima de memória suportada, mas isso vale para todos os chipsets de mobo e CPUs i3, i5 e i7 l.







AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 31 de Maio de 2022, 18:28:06
Existe alguma mobo dessas X99 que tenha suporte para M2 ou M3 ?

Acabei de ver que tem com um slot M.2. Melhor que nada.
« Última modificação: 31 de Maio de 2022, 18:31:08 por AFShalders »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #23 Online: 31 de Maio de 2022, 18:35:59
Existe alguma mobo dessas X99 que tenha suporte para M2 ou M3 ?

Acabei de ver que tem com um slot M.2. Melhor que nada.

Tem M2... aliás diz que os chineses fizeram umas modificações em algumas placas e colocaram. Parece que tem placa de Intel 4a geração Desktop com Slot NVME, coisa que não existia na época.

Aqui eu mesmo uso um NVME da Kingspec, mas não sei dos detalhes do meu. Acho que é DRAM less.
O pessoal ta falando que tem um bom aí da NETAC e que os que tem memória Ram são mais ágeis. Também tem a questão da velocidade do barramento, que eu sinceramente não sei, mas certamente não é a mais top das que se sem hoje, porém deve quebrar bem o galho.
« Última modificação: 31 de Maio de 2022, 18:37:18 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 31 de Maio de 2022, 20:17:22
Eu tinha uma placa Z97 que é a 4th geração da Intel, era Ddr3 ainda.

Tinha um slot m.2, mas não suporta nvme.

1 x M.2 PCIe connector
(Socket 3, M key, type 2242/2260/2280 SATA & PCIe SSD support)
« Última modificação: 31 de Maio de 2022, 20:19:19 por YP »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 31 de Maio de 2022, 20:22:57
Não sabem na real, qual chipset eles usam?
Pois X99 não deve ser  :ponder:

Uma vez vi em algum lugar de modificar B85, mas não sei pois é um chipset ddr3. Sei lá.

Eu andei olhando os Interposer, já viram?
Processador de note no PC kkkk
É bem mais barato, mas dizem que com o tempo as soldas BGA começam a incomodar...
E deve ser usado cooler de apenas base reta, não pode ser aqueles que o heatpipe passa por cima do casco da cpu pois ele fica diretão igual os antigos Pentium 3.
« Última modificação: 31 de Maio de 2022, 20:24:09 por YP »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #26 Online: 31 de Maio de 2022, 20:59:26
Não sabem na real, qual chipset eles usam?
Pois X99 não deve ser  :ponder:

Uma vez vi em algum lugar de modificar B85, mas não sei pois é um chipset ddr3. Sei lá.

Eu andei olhando os Interposer, já viram?
Processador de note no PC kkkk
É bem mais barato, mas dizem que com o tempo as soldas BGA começam a incomodar...
E deve ser usado cooler de apenas base reta, não pode ser aqueles que o heatpipe passa por cima do casco da cpu pois ele fica diretão igual os antigos Pentium 3.

Então da minha Huananzhi F8 é o chipset C612. Tem algumas F8 que usam outro chipset modificado, dizem que não é tão bom.
A Bios dessas placas chinas é bem zoada, toda em estilo DOS sabe, não tem muita opção e é mais chatinha de configurar.

Foi outra época era esse tal do Interposer, o problema é que só uma loja que vendia esse processador, então não tinham kits prontos com placa. É legal pra quem gosta da emoção de montar um computador, pois tem que comprar um alicate pra programar a BIOS de modo que ela reconheça o interposer. Dizem que ele é bem forte, mas já se foi seu custo benefício. Ele valia a pena na época que não se tinham placas de vídeo pra comprar, por funcionar com a GPU integrada e acabava sendo mais barato do que os Xeons que uma época chegou a subir de preço por conta dos mineradores.
« Última modificação: 31 de Maio de 2022, 21:01:50 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #27 Online: 31 de Maio de 2022, 21:23:42
Fiquei de cara agora!
Se liga quanto tá custando o 2620V3:

https://pt.aliexpress.com/item/32811840698.html?spm=a2g0o.placeorder.0.0.21386f4eyan4Gv&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra
R$47,00 com frete grátis.

Esse é o mais básico, mas dizem que é equivalente ao Ryzen 1600. Quem tá sem dinheiro, consegue montar um kit completo baratex por menos de R$1500.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 31 de Maio de 2022, 21:35:38
Fiquei de cara agora!
Se liga quanto tá custando o 2620V3:

https://pt.aliexpress.com/item/32811840698.html?spm=a2g0o.placeorder.0.0.21386f4eyan4Gv&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra
R$47,00 com frete grátis.

Esse é o mais básico, mas dizem que é equivalente ao Ryzen 1600. Quem tá sem dinheiro, consegue montar um kit completo baratex por menos de R$1500.
Sim eu vi que está muuuito barato.
Olhei ontem os preços e vi que está bem diferente do ano passado quando estavam bem salgados.

Monta um kit bom por uma pechincha. Agora sim vale a pena.

Ah sim, eu tenho essa regravadora de bios mas é bem tranquilo de usar.
Tem que dar preferência a placas que a bios sai, daí encaixa na gravadora e pimba.
Se a bios não sai é chato pois tem que usar a boca de jacaré 🐊
Esses eu não vi mais os preços, quase peguei um ano passado para ver o que ia dar e desisti.

Quero ver se agora com a chegada dos novos Ryzen com outro Socket os AM4 baixam de valor assim  :hysterical:


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.584
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #29 Online: 31 de Maio de 2022, 21:41:08
Quero ver se agora com a chegada dos novos Ryzen com outro Socket os AM4 baixam de valor assim  :hysterical:

Eu tava vendo agora pouco, o Iuri Rangel tava falando disso. Diz que o R5 3600 tá na faixa de R$550. Também vale a pena.

Tenho a impressão que esses Ryzen são mais espertinhos quanto a responsividade de aplicar comandos ou abrir plugins no Photoshop, mas o processamento bruto do Xeon capaz que seja mais rápido por ter mais cores.

« Última modificação: 31 de Maio de 2022, 21:41:37 por fernandoomi »
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.