Autor Tópico: Vou indicar um televconversor - Kenko Tele Plus 1,4X e 2X  (Lida 1759 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Online: 20 de Abril de 2021, 21:40:56
Um tempo atrás postei um tópico perguntando se havia alguma maneira de fazer uma câmera de entrada focar com lentes que fiquem com f8 depois do teleconversor original Canon. Infelizmente esses TCs são bem limitados quanto a compatibilidade e foco. Então não foi possível usar o acessório satisfatoriamente.

A compatibilidade é comprometida pois o TC possui uma protusão interna que vai pra dentro da lente acoplada (uma poka-yoke).


Na época tentei conectar o TC à uma lente 105mm f2.8 da Sigma, mas apesar de acoplar, o autofoco não funcionava, mesmo atendendo aos requisitos: ser maior que 100mm, ter no máximo abertura f2.8 e encaixar. Por isso, supus que deveria ser algum bloqueio do firmware do TC.

Recentemente nos meus garimpos de OLX e ML, achei um rapaz vendendo um TC da marca Kenko. Ele tinha anunciado 2 modelos, sendo um de 1,4x e outro de 2X. Comprei inicialmente o de 1,4x, chegou rápido e estava bem novinho, por isso gostei desde o primeiro encaixe. O legal é que TODAS as lentes que tinha (EF) funcionam!
Logo peguei o TC de 2x e também não me decepcionou. Funciona perfeitamente com todas minhas lentes, mesmo as f5.6 (por ex. 28-135 f5.6). Essa lente vira f11 (f5.6*x=~11) quando conectada com o TC, no entanto, o foco funciona normalmente, mesmo ultrapassando o limite de f5.6 do sistema de detecção de fase.
Um detalhe é que se estiver no sol vai bem, caso esteja na sombra ela caça um pouco o foco mas sempre consegue  focar, apenas leva uns 2 ou 3 segundos para conseguir.

Testei também fazendo uma mega gambiarra, coloquei o TC de 1,4X depois o de 2X e depois a 28-135, que depois disso tudo virou f/16, também focou mas nos mesmos detalhes do caso anterior.

Tentei fazer algumas fotos para saber como ficaria a qualidade da imagem, se degradava muito, mas infelizmente não consegui fazer nada muito científico. Sempre que usava o TC com a minha lente mais longa (70-200 F4L) percebia que a imagem se degradava muito mas devido às chamadas "ondas de calor". Essas ondas acabam distorcendo muito as linhas. Eu fotografei um prédio que fica a 1km daqui, mas essas ondas acabavam distorcendo muito as linhas do prédio. Como não estou saindo por conta da pandemia ainda não tirei uma imagem decente que não fosse snapshot. Desses snapshots eu até testei fotografar uns carros que estavam a uns 250m e o resultado aparentemente foi bom. Olhando a foto não pareceu ter estragado a foto. Lógico que vai perder um pouco de nitidez, mas pareceu melhor do que ampliar no PS.

Pelo valor R$450,00 no de 1,4X e R$500 no de 2X. O de 1,4x eu já repassei, (devo ter vendido por 900) enquanto o 2x vou ficar com ele.

Bacana que converte a 50mm f1.4 em uma 100mm f2.8. Também é compatível com GA como a 17-40 F4L.

O Tony Northrop fala que compensa mais ter uma 70-200 F2.8 com um TC do que ter uma 100-400, agora acho que vou concordar com ele.

Testei também com lentes de outra marca: Sigma, Tokina e Tamron, todas foram compatíveis. Conclusão, o TC da Canon tem alguma coisa capando a compatibilidade, coisa que o Kenko não tem.


Um modelo que tenho curiosidade é o TC da Viltrox, tenho palpite que seja um clone desse da Kenko. Por acaso alguém já testou?


Fotos do produto:


« Última modificação: 20 de Abril de 2021, 21:47:44 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2021, 00:55:51
Interessante. Depois posta ai imagens com esse teleconverter.  Essas linhas distorcidas podem dar um efeito interessante. Voce  comprou no Olx foi isso?
« Última modificação: 21 de Abril de 2021, 00:56:15 por Bantunes »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2021, 01:03:15
Interessante. Depois posta ai imagens com esse teleconverter.  Essas linhas distorcidas podem dar um efeito interessante. Voce  comprou no Olx foi isso?

Esse eu achei no Mercado Livre de um cara de Aparecida.

A distorção parece aquelas cenas de filme no deserto que as coisas parece que estão vibrando, igual nesse vídeo aqui:

Fotógrafo oficial Foco Radical


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2021, 11:04:39
ah sim... achei que fosse um efeito do próprio teleconverter. boa dica. bom saber que da pra usar com qualquer lente canon.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2021, 09:50:40
Tem um tempão que eu estou atrás de um desses - ele aceita lentes EF-S também. Acho que é o único que aceita... Vou olhar no ML
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2021, 09:55:36
Tem um tempão que eu estou atrás de um desses - ele aceita lentes EF-S também. Acho que é o único que aceita... Vou olhar no ML


Não aceita lentes EF-S! Aliás nunca soube que tenha algum TC que seja compatível. O que dá pra fazer nele é usar a 75-300 ( :no:) ou a 70-300. Parece que aquela versão Nano USM (a que tem mostrador digital) é uma das poucas que não é compatível. Só que essas lentes irão votar F11
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 22 de Abril de 2021, 09:59:32
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 22 de Abril de 2021, 10:01:32
O Foco que funcionou em f/8 foi pelo OVF?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 22 de Abril de 2021, 11:58:57
Se não me engano essa linha Teleplus HD e MC4 é bem antiga. :ponder: 2010??

A linha Teleplus HD DGX foi anunciada em 2016 e a linha Teleplus HD PRO em 2019.
 
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #9 Online: 22 de Abril de 2021, 15:52:25
O Foco que funcionou em f/8 foi pelo OVF?


Sim, OVF da 6D. Como mencionei antes, o original da Canon não Foca em F8, inclusive eles tem uma tabela. Eu só conseguia usar com o Live View da 70D que tem o dual pixel.

As DSLR que focam em F8 da Canon são: 5D MKIII e IV, a 6D MKII, a 80D e 90D (esses eu tenho certeza). A 7D MKII, a T7i e a 77D parece que também focam em F8. Dessas todas quando usa lente F8, o foco restringe a maioria dos pontos (muitas só o central)

À titulo de curiosidade, na EOS M50 funciona normalmente, tanto com o TC de 2x, quanto Tc, 1,4, quanto ambos empilhados (F16).
« Última modificação: 22 de Abril de 2021, 15:56:51 por fernandoomi »
Fotógrafo oficial Foco Radical


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #10 Online: 22 de Abril de 2021, 23:22:53

Não aceita lentes EF-S! Aliás nunca soube que tenha algum TC que seja compatível. O que dá pra fazer nele é usar a 75-300 ( :no:) ou a 70-300. Parece que aquela versão Nano USM (a que tem mostrador digital) é uma das poucas que não é compatível. Só que essas lentes irão votar F11

Olha de novo a foto... Tá vendo aquele quadradinho branco do lado do pontinho vermelho?  ;)
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.595
  • Sexo: Masculino
  • Eng. Mecânico/Fotógrafo Esportivo
    • Foco Radical
Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2021, 00:19:07
Olha de novo a foto... Tá vendo aquele quadradinho branco do lado do pontinho vermelho?  ;)

Ops agora que me dei conta que peguei a imagem errada  :doh:

O meu é o C-AF* Kenko Teleplus PRO 300 DGX
*C-AF é p/ Canon... N é o modelo Nikon, e assim por diante.

Segue foto do modelo:


Não tem o quadradinho branco, e não encaixa lente EF-S pois fica muito rente ao final do corpo da lente.
Fotógrafo oficial Foco Radical


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2021, 08:31:21
É isso, tem modelo kenko que tem o recesso das lentes ef-s.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2021, 16:12:47
É isso, tem modelo kenko que tem o recesso das lentes ef-s.
Isso... Tem muito tempo que estou atrás de um, mas tem que trazer de fora, aqui nunca vi... Tava esperando as coisas melhorarem, mas com o dólar só subindo, já era. :no:
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.360
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2021, 17:23:26
Existe um modelo desse para lentes Nikon??
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva