Autor Tópico: Meus direitos  (Lida 1332 vezes)

paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Online: 21 de Abril de 2021, 21:35:46
Saindo de uma festa clandestina, ignorando as medidas sanitárias vigentes, chega a pessoa do alto de sua imbecilidade e esbraveja:
"Vc não pode me filmar... eu tenho meu direito de imagem... eu sei dos meus direitos"..

Aí eu pergunto: E as obrigações, vc sabe também ? Ou só interessa os direitos (mesmo que, naquela situação, não os tenha) ?

É difícil descrever o sentimento que a cena desperta.

Obrigado por verem !

Jandira-495 by BW Press Foto, no Flickr

CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2021, 22:03:32
Parabéns por manter a imparcialidade necessária a quem traz a notícia. Se fosse eu, talvez fosse "menos parcial", digamos.


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Abril de 2021, 00:53:22
Muito legal essa imagem que fala por si, mas o texto detalha bem o contexto..

Ótimo exemplo de foto jornalismo!

Na sua área sei que nao tem muito essa de ediçao, imagino rss..,  mas se tiver tempo e for deixar no banco de dados, eu tiraria os reflexos que aparecem em torno da mão.
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2021, 09:59:55
Parabéns por manter a imparcialidade necessária a quem traz a notícia. Se fosse eu, talvez fosse "menos parcial", digamos.

É difícil não perder a linha nessas horas. Sempre saem uns xingamentos mútuos rs

@Angelo.. esse lance de tratamento realmente acaba caindo no esquecimento, por conta de padrões do fotojornalismo. Depois vou dedicar um tempinho p/ tentar fazer o que sugeriu.

Obrigado a todos !
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2021, 18:24:09
Independente de estar fazendo coisa errada ou não o cara tem ou não tem o direito de pedir para não ser fotografado?
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.526
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2021, 21:16:01
Independente de estar fazendo coisa errada ou não o cara tem ou não tem o direito de pedir para não ser fotografado?

Do jeito que a coisa anda, quem tá certo tem medo de dizer que tá certo, e quem tá errado não tem medo de dizer que tá certo.


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2021, 07:08:26
Independente de estar fazendo coisa errada ou não o cara tem ou não tem o direito de pedir para não ser fotografado?

Aguinaldo, a grosso modo, as imagens usadas para fins jornalísticos não necessitam de autorização, desde que sejam em local público e não exponha a intimidade ou situação vexatória do retratado. Por isso a importância que o autor da imagem tenha as credenciais necessárias.

Peguei um trecho de um texto jurídico para ilustrar:

Exceções ao direito de imagem
O direito de imagem não se trata de um direito absoluto, ou seja, possui casos em que tal direito não é protegido:

– Interesse público: incide em publicações de interesse geral, como em casos de matérias e imagens com fins jornalísticos, didáticos ou científicos. Por exemplo, para ilustrar uma notícia jornalística. Isto porque, tal divulgação não tem finalidade lucrativa, não necessitando de autorização. Outro caso é quando o indivíduo retratado na imagem, fotografia, vídeo ou áudio exerce função pública, como é o caso de um político. Entretanto, se tais imagens forem retiradas do contexto e inexistir o caráter do interesse público, incide a proteção do direito de imagem. Diante disso, o art. 93, IX, da Constituição Federal prevê que publicidade dos julgamentos:

@Felipe.. é bem isso.. o cara tá fazendo a maior merda e ainda se acha no direito de reivindicar um direito que não tem.. é o famoso "poste fazendo xixi no cachorro".. rs
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2021, 07:56:20
Obrigado.
Perguntei porque passei uma situação estressante na Alemanha onde um sujeito me abordou reclamando que eu estava fotografando ele, só que eu não estava.
Resumindo o que voce disse, fotojornalista pode fotografar pessoas na rua desde que não a exponha em situação vexatória ou intimidade (e se o cara estiver traindo a mulher? rs rs) mas outros fotógrafos não.
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2021, 11:59:16
Aguinaldo, a grosso modo, as imagens usadas para fins jornalísticos não necessitam de autorização, desde que sejam em local público e não exponha a intimidade ou situação vexatória do retratado. Por isso a importância que o autor da imagem tenha as credenciais necessárias.

Peguei um trecho de um texto jurídico para ilustrar:

Exceções ao direito de imagem
O direito de imagem não se trata de um direito absoluto, ou seja, possui casos em que tal direito não é protegido:

– Interesse público: incide em publicações de interesse geral, como em casos de matérias e imagens com fins jornalísticos, didáticos ou científicos. Por exemplo, para ilustrar uma notícia jornalística. Isto porque, tal divulgação não tem finalidade lucrativa, não necessitando de autorização. Outro caso é quando o indivíduo retratado na imagem, fotografia, vídeo ou áudio exerce função pública, como é o caso de um político. Entretanto, se tais imagens forem retiradas do contexto e inexistir o caráter do interesse público, incide a proteção do direito de imagem. Diante disso, o art. 93, IX, da Constituição Federal prevê que publicidade dos julgamentos:

@Felipe.. é bem isso.. o cara tá fazendo a maior merda e ainda se acha no direito de reivindicar um direito que não tem.. é o famoso "poste fazendo xixi no cachorro".. rs

Excelente clique, como sempre.  :clap:

Quanto aos demais pontos, permita-me humildemente discordar. Não sou defensor de vagabundo (muito pelo contrário), e acho realmente que deveria haver algum tipo de punição para quem está promovendo e participando dessas festas no atual momento.

Mas uma coisa, é uma coisa. Outra coisa, é outra coisa. :D O fato do cara estar fazendo merda não exauri em quaisquer aspectos direitos que ele possa a ter.

Da mesma forma que o direito de imagem não é absoluto, o interesse público também não, caso contrário não existiria uma coisa chamada "segredo de justiça".

Por fim, o Art. 93 da Constituição Federal nada tem a ver com o assunto, pois ele trata do Estatuto da Magistratura. No caso, tornar público os julgamentos visa a transparência do judiciário e dos atos julgados, para não provocar a nulidade do processo. São situações bastante diferentes.

É por conta dessa interpretação "liberal" das leis que há um monte de jornalistas com processos nas costas.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Abril de 2021, 12:01:49
Independente de estar fazendo coisa errada ou não o cara tem ou não tem o direito de pedir para não ser fotografado?

Sim, ele tem o direito de não querer ser fotografado. E você tem o direito de ignorar o pedido dele e fazer a foto assim mesmo. E ele terá o direito de processá-lo. E você terá o direito de se defender.

É assim que funciona. ;)


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 23 de Abril de 2021, 12:24:41
Sim, ele tem o direito de não querer ser fotografado. E você tem o direito de ignorar o pedido dele e fazer a foto assim mesmo. E ele terá o direito de processá-lo. E você terá o direito de se defender.

É assim que funciona. ;)

Eu prefiro respeitar a pessoa e não fotografá-la se ela não tiver me dado consentimento. Prefiro viver num mundo assim.
Entendo o fotojornalista que fotografa um bandido independente de consentimento, mas eu não atuo nessa área.
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Abril de 2021, 12:47:27
Eu prefiro respeitar a pessoa e não fotografá-la se ela não tiver me dado consentimento. Prefiro viver num mundo assim.
Entendo o fotojornalista que fotografa um bandido independente de consentimento, mas eu não atuo nessa área.

Idem.
Também entendo o fotojornalista, cara que está lá para fazer um trabalho e nos trazer importantes imagens documentais. :ok:


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2021, 13:26:03
Existem situações que um cidadão não pode exigir que uma foto não aconteça. Se por exemplo vc está fotografando uma paisagem, um monumento e alguma coisa no padrão "panorâmico", mesmo que a pessoa apareça na sua imagem, ela não pode te proibir de nada, pois ela não é o alvo da sua captura. Vc está fotografando a praia e casualmente o cidadão está lá. Mas ele não é o assunto da sua imagem. Tem legislação que trata disso.

No caso do jornalismo, muitas vezes somos hostilizados por pessoas que acham que estamos fazendo algo de ilegal. E também nos deparamos com aqueles que com a devida educação pedem para não serem fotografados. Aí vai de cada um tomar a decisão. Eu já recebi pedidos desse tipo e acatei, pois não comprometia a montagem da pauta.

Vejam neste fds uma sujeita se dizendo advogada.. ao sair da festa clandestina.. a parte interessante começa aos 2 minutos do video.

https://recordtv.r7.com/balanco-geral/videos/policia-acaba-com-festa-clandestina-em-bar-na-grande-sp-21042021?amp

Aí é que tem que fotografar e filmar mesmo.. e manda processar.. rs

« Última modificação: 23 de Abril de 2021, 13:35:15 por paulo.lopes »
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 23 de Abril de 2021, 13:42:23
Existem situações que um cidadão não pode exigir que uma foto não aconteça.

Amigo, o cidadão comum (entenda-se pessoa não pública) pode exigir sim a qualquer momento que a foto não aconteça. Se você fará a foto mesmo assim, e se isso trará ou não algum desdobramento ou consequência, é outra história.
Inclusive ele pode decidir torrar dinheiro com advogados e lhe processar por uma foto onde - como você bem disse - ele sequer era o assunto principal. Mas a legislação brasileira, cheia de direitos e carente de obrigações, garante a ele o direito de mover ação de qualquer natureza, contra qualquer um.
Talvez o juiz até decida pelo não acolhimento da ação por considerá-la muito sem sentido (é o que mais tem nos TJs da vida). Mas novamente, isso é outra coisa.

Seja como for, a foto ficou muito legal mesmo. :ok:


atpaula

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.222
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2021, 13:52:55
Existem situações que um cidadão não pode exigir que uma foto não aconteça. Se por exemplo vc está fotografando uma paisagem, um monumento e alguma coisa no padrão "panorâmico", mesmo que a pessoa apareça na sua imagem, ela não pode te proibir de nada, pois ela não é o alvo da sua captura. Vc está fotografando a praia e casualmente o cidadão está lá. Mas ele não é o assunto da sua imagem. Tem legislação que trata disso.

No caso do jornalismo, muitas vezes somos hostilizados por pessoas que acham que estamos fazendo algo de ilegal. E também nos deparamos com aqueles que com a devida educação pedem para não serem fotografados. Aí vai de cada um tomar a decisão. Eu já recebi pedidos desse tipo e acatei, pois não comprometia a montagem da pauta.

Vejam neste fds uma sujeita se dizendo advogada.. ao sair da festa clandestina.. a parte interessante começa aos 2 minutos do video.

https://recordtv.r7.com/balanco-geral/videos/policia-acaba-com-festa-clandestina-em-bar-na-grande-sp-21042021?amp

Aí é que tem que fotografar e filmar mesmo.. e manda processar.. rs

Tenho uma amiga que era fotojornalista d'O Dia aqui na minha cidade e eu a substituí por duas vezes.
Na primeira houve o assassinato do prefeito de Rio das Ostras e acabei fazendo a primeira página face ao peso da notícia. A foto ficou bem legal tb. Ainda tenho ela. Quase morri de medo da disparada em que o motorista nos levou à cena do crime, na chuva e num carro caindo aos pedaços.
Na segunda vez fui fotografar a casa de um empresário que quebrou e fugiu devendo centenas de empregados. A dona da casa me viu e arrumou a maior gritaria. Odiei isso.
Definitivamente não duraria nem um dia nesse emprego.
 :shock:
Aguinaldo
www.aguinaldodepaula.com
Nikon / Zeiss