Autor Tópico: Godox AD-200 ou Yongnuo YN-200  (Lida 2427 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Online: 23 de Abril de 2021, 14:45:47
Tenho me interessado por esses flashes híbridos (meio speedlite meio tocha). Sei que o pessoal rasga a seda do Godox, mas ultimamente seu preço está proibitivo.
Antes do apocalipse ele custava na faixa de 1300, hoje está pra mais de 2000!  :doh:

O que acho nessa faixa de preço hoje é o YN200 da Yongnuo. Será que vale a pena? Não sei se tem diferença ou se é simplesmente cópia do Godox. Será que tem alguém que já testou à mais longo prazo ele?
Querendo ou não ainda é um valor carro pra investir e depois não gostar.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


Shida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2021, 17:14:55
Acho que uma coisa que você precisa levar em conta é se e como pretende expandir seu equipamento de iluminação no futuro.

A Godox tem uma linha de flashes bem completa hoje então se você acho que no futuro irá precisar de outros equipamentos como speedlight ou tochas maiores, é preciso ver qual das duas marcas vai te satisfazer melhor.

A Godox tem desde os speedlights mais simples, passando pelo V1 (cabeça redonda) e vai até o Ad1200 (strobe de 1200ws).

Como você vai, acredito, comprar um rádio transmissor, você precisa ver qual linha vai te atender melhor.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2021, 17:30:37
É de fato não lembro de nenhuma tocha da Yongnuo, muito menos flash mais potente do que esse de 200ws.

Pessoal também fala que Godox é mais robusto que Yongnuo. Dizem que suporta mais ciclos em trabalho pesado e dá menos problema.

Outra coisa que reparei e preciso confirmar é se o YN tem a luz de modelagem, que é um dos fatores que na minha opinião mais ajuda na hora embandeirar a luz (pelo menos pra mim).
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2021, 18:01:03
A Yongnuo não anda sendo referência de controle de qualidade. E a versão da Yongnuo é uma versão mais simplificada.
Ele não tem a opção de troca de cabeça, ou seja, não tem acesso aos acessórios que o Godox possui, como a cabeça fresnel e o suporte para colocar dois AD200 juntos.

Isso faz do AD200 uma opção mais interessante na minha opinião, pois a cabeça fresnel aumenta consideravelmente o output focalizando a luz, levando ele pro nível do AD400. E também tem a opção de usar dois juntos pra chegar nesse resultado também com a lâmpada omnidirecional, com a vantagem de ter duas luzes quando você não precisar dessa potência.

Falo isso pois essas tochas de 200W são praticamente um flash que você não pode colocar na câmera.
Eles ganham apenas 1 stop se comparado ao flash de sapata e é muito fácil compensar isso.
Por exemplo, se um AD200 com a cabeça omni ou um YN200 conseguem medição f8 numa distância de 1 metro do assunto, um flash de sapata como um V860II consegue a mesma medição de f8 se aproximando para 71cm.

A diferença de um stop de luz se compensa com 29% da distância. É muito mais manejável do que parece.

Pra sair do flash de sapata com uma vantagem legal tem que ir pro AD400 pelo menos na minha opinião, ou o AD200 que tem opção da cabeça fresnel.
« Última modificação: 23 de Abril de 2021, 18:08:10 por Di Torres »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2021, 18:21:00
Eu tenho o ad200 e um flash godox tt685. É os meus resultados são bem diferentes.
O ad200 chega a valer por 03 flashs:
Se o flash da f/5.6, o ad200 com fresnel da f/11.
E com o bulb f/8.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2021, 18:25:30
Eu tenho o ad200 e um flash godox tt685. É os meus resultados são bem diferentes.
O ad200 chega a valer por 03 flashs:
Se o flash da f/5.6, o ad200 com fresnel da f/11.
E com o bulb f/8.

Mas foi exatamente o que eu disse.
1 stop na bulb, 2 stops na fresnel.

Digamos que você teve esses resultados com as luzes a 1 metro de distância do assunto.

TT685 (f5.6), YN200 ou AD200 com bulb (f8), AD200 com fresnel (f11)
O TT685 vai conseguir chegar em f8 a 71cm (1 stop), e vai chegar a f11 a 50cm de distância (2 stops).

A fórmula é a seguinte: intensidade = potência / distância ao quadrado
Essa fórmula também é chamada de Lei do Inverso do Quadrado.

Na minha opinião só vale a pena sair do flash de sapata se for pra ganhar pelo menos 2 stops pra ganhar o dobro da distância de flexibilidade. E o AD200 entrega esses 2 stops com a cabeça fresnel, que se equipara ao AD400. A opção da Yongnuo não oferece essa opção da cabeça fresnel.
« Última modificação: 23 de Abril de 2021, 18:40:30 por Di Torres »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2021, 18:48:02
Ainda falando sobre Godox, meu respeito pela marca aumentou quando um dos meus flashes caiu numa piscina (estava preso numa sombrinha fechada. Foi eu virar as costas e bateu um vento que abriu a sombrinha e arrastou tudo pra piscina). Desmontei o flash, sequei tudo com secador de cabelo, deixei secar por mais um dia em estufa improvisada com lâmpada, e no dia seguinte ligou. A bateria nunca foi mais a mesma, porque também entrou água. Mas o flash continua 100%.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.288
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2021, 21:33:57
Como os colegas já falaram, esquece flashes YN.

Guarda grana e pega o Ad200.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #8 Online: 03 de Maio de 2021, 22:19:08
Olha o tanto de equipamento que você tem na sua assinatura, quer economizar mixaria logo com flash?

Vai de Godox pra já começar do lado certo da força, compra um bom radio pra ele, tenho o X-Pro e gosto muito.