Autor Tópico: Foto boa?  (Lida 1181 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Online: 14 de Outubro de 2021, 08:57:06
Pensando no questionamento de um forista em outro tópico, gostaria de saber a opinião de vocês, na sua opinião, como vocês chegam a conclusão que a foto que fizeram é boa e isso tem a ver só com sua percepção ou também com a percepção dos outros?


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2021, 12:58:41




pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 998
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2021, 13:24:52
Acho que primeiramente a foto boa é aquela que te agrada, se vc gosta da imagem que registrou vc vai chegar a conclusão que ela é boa, mas ai outras pessoas podem ter uma opinião diferente da sua e podem ver a obra de arte que vc acabou de fazer como foto de florzinha, ai o ego fica ferido.
Nem todo mundo vê o que vc vê, e nem todo mundo gosta do que vc gosta, aceitar isso demonstra maturidade.
Mas então como vc sabe que que a sua foto é boa não por gosto pessoal mas por estética?

na minha opinião por consistência,

quando vc fotografa muito, tem repertório, tem técnica, criatividade ,inspiração e amor
eventualmente vc começa a produzir imagens melhores e melhores, até chegar ao ponto de aquilo que vc gosta tbm agrada aos outros,
e essas consistência te leva a uma estética, estilo e personalidade.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.558
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2021, 20:12:55
Atualmente eu fotografo para mim mesmo, e tenho um felling bem apurado sobre as fotos que faço; poucas são realmente boas.

Bem antigamente eu fotografava com a esperança que os outros gostassem de todas minhas fotos, não só isso, pior ainda, esperava que eles demonstrassem isso. Bem lá no inicio qd alguém criticava minhas fotos eu poderia até mesmo ficar triste, chateado, desanimado. Porem todas as criticas que recebi e as que recebo até hoje, foram e são muito importantes pra mim.

Levou algum tempo para eu descobrir que:

- As pessoas se relacionam e entendem as fotos de maneira diferente do fotografo que produziu, algumas vão perceber alguma intenção do fotografo, outras não.
- Que gosto e tenho uma certa facilidade para fotografar dentro de algumas vertentes na fotografia, mas em outras sou péssimo.
- Fazer uma foto realmente boa, na maioria das vezes da muito trabalho, raramente acontece alguma foto boa sem querer.
- Estudar, analisar e entender e o trabalho de outros fotógrafos traz um repertório incrível.
- A luz o momento e a harmonização dos elementos que compõe a foto são fundamentais.

- A partir do momento em que resolvi fotografar pra mim mesmo, ganhei uma liberdade incrível de produzir imagens do jeito que eu acho bacana, e sem preocupação em reproduzir regras, símbolos e iconografia dos modelos padronizados que podem facilmente agradar o publico (*).


(*) Estou falando do meu trabalho pessoal, não é o caso do profissional, pq qd sou contratado para produzir fotos para algum cliente, procuro atender os objetivos dele.

Talvez eu pudesse descrever melhor esse assunto, complementar algum pensamento, mas no geral é isso ai.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2021, 20:14:12 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2021, 19:25:38
Mas então como vc sabe que que a sua foto é boa não por gosto pessoal mas por estética?

na minha opinião por consistência,
Vejo a consistência como muito importante também no sentido das pessoas perceberem que não é uma foto sozinha ou uma foto de sorte, mais todo um processo, resultando em determinado fim.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2021, 19:31:24

- Fazer uma foto realmente boa, na maioria das vezes da muito trabalho, raramente acontece alguma foto boa sem querer.


Esse é um ponto muito importante, e que a grande maioria esquece, quando as pessoas veem uma boa foto, não lembram de tudo que está no contexto da foto, todo o conhecimento, paciência, técnicas utilizadas, acaba entrando naquela estória de que fotografar é só apertar um botão.