Autor Tópico: Câmeras acessíveis para Astrofotografia  (Lida 1541 vezes)

Camila Fernanda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Feminino
Online: 26 de Abril de 2021, 13:01:07
Olá! Sou nova aqui no fórum, entrei porquê venho me interessando muito por fotografia no último ano, tenho uma câmera usada (Sony nex-c3), e queria encontrar uma melhorzinha agora.
Adoro tirar fotos da natureza e também do céu noturno, estou pesquisando, mas é um pouco difícil nesse início descobrir uma câmera que seja melhor para mim segundo os meus interesses. No momento eu não poderia gastar mais do que R$1000,00, será que existem possibilidades? Agradeceria muito uma ajuda!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2021, 14:03:44
Nessa faixa, uma Canon T4 usada, quebra bem o galho se souber usar.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2021, 23:39:10
Nessa faixa, uma Canon T4 usada, quebra bem o galho se souber usar.

Não seria T3 ou T4i? Me lembro que a Canon não lançou uma T4; ela foi da T3 pra T5. E com 1.000 reais dá pra comprar uma T5 sim.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2021, 23:41:00
Não seria T3 ou T4i? Me lembro que a Canon não lançou uma T4; ela foi da T3 pra T5. E com 1.000 reais dá pra comprar uma T5 sim.

Sim, erro de digitação, quis dizer T5. Obrigado por corrigir !!



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2021, 23:52:35
Se possível a T3i ou T5i. Elas são quase iguais aos modelos sem "i", mas a tela articulada faz bastante diferença.

As Canon em geral têm excelente suporte dos programas mais comuns de astrofoto.

No fórum tem bastante material sobre o assunto. Sugiro começar aqui:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,112996.0.html
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,137266.0.html


Camila Fernanda

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2021, 20:35:39
agradeço imensamente por todas as sugestões, ajudaram muito!


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2021, 15:25:42
agradeço imensamente por todas as sugestões, ajudaram muito!

Camila, bem vinda ao fórum,

A sua câmera, a Sony NEX-C3 apesar de ser "simples" e ter sido lançada a quase 10 anos atrás, sinceramente, é uma câmera relativamente competente, pois ela tem sensor APS-C, 16MP e se trata de uma câmera de lente intercambiável no padrão E Mount da Sony que é atual padrão da marca. Eu tenho minhas dúvidas se uma Canon T3, por exemplo, será um upgrade, pelo menos em termos de qualidade de imagem , pois se trata também de uma camera de linha de entrada da mesma geração que a sua, lançada no mesmo ano !

Ah não ser que ela esteja com algum defeito , tipo problemas chatinhos como botão e/ou  dial com mal contato, etc, eu  sugiro você continuar com ela mesmo :ok: e se desejar ir postando suas fotos de natureza, astrofotografia aqui no fórum pra gente avaliar se assim quiser.

Abs
« Última modificação: 04 de Maio de 2021, 15:31:52 por dlgoes »


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2021, 21:11:02
Camila, bem vinda ao fórum,

A sua câmera, a Sony NEX-C3 apesar de ser "simples" e ter sido lançada a quase 10 anos atrás, sinceramente, é uma câmera relativamente competente, pois ela tem sensor APS-C, 16MP e se trata de uma câmera de lente intercambiável no padrão E Mount da Sony que é atual padrão da marca. Eu tenho minhas dúvidas se uma Canon T3, por exemplo, será um upgrade, pelo menos em termos de qualidade de imagem , pois se trata também de uma camera de linha de entrada da mesma geração que a sua, lançada no mesmo ano !

Ah não ser que ela esteja com algum defeito , tipo problemas chatinhos como botão e/ou  dial com mal contato, etc, eu  sugiro você continuar com ela mesmo :ok: e se desejar ir postando suas fotos de natureza, astrofotografia aqui no fórum pra gente avaliar se assim quiser.

Abs

Levando isso em consideração, eu indicaria pra ela uma lente Rokinon 12mm F/2 para E-Mount, custa perto dos mil reais.

Sobre a camera ser de 2011, realmente, o sensor dessas T3 e afins é tudo por volta de 2011 também, não tem muito ganho, só a facilidade na compra de lentes mesmo.

Se for ficar só na fotografia, indico dslr Nikon usada pois tem um CxB melhor.

Exemplo, D3400:

R$ 1.200,00
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1874760587-nikon-d3400-com-lente-do-kit-_JM

OLX:  https://www.olx.com.br/audio-tv-video-e-fotografia?ot=1&pe=1600&ps=900&q=nikon%20d3400&op=2
10% OFF com cupom MAE10 ou OLX10





cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2021, 21:37:32
Camila, bem vinda ao fórum,

A sua câmera, a Sony NEX-C3 apesar de ser "simples" e ter sido lançada a quase 10 anos atrás, sinceramente, é uma câmera relativamente competente, pois ela tem sensor APS-C, 16MP e se trata de uma câmera de lente intercambiável no padrão E Mount da Sony que é atual padrão da marca. Eu tenho minhas dúvidas se uma Canon T3, por exemplo, será um upgrade, pelo menos em termos de qualidade de imagem , pois se trata também de uma camera de linha de entrada da mesma geração que a sua, lançada no mesmo ano !

Ah não ser que ela esteja com algum defeito , tipo problemas chatinhos como botão e/ou  dial com mal contato, etc, eu  sugiro você continuar com ela mesmo :ok: e se desejar ir postando suas fotos de natureza, astrofotografia aqui no fórum pra gente avaliar se assim quiser.

Abs

Tenho uma Nex F3 que é melhor que a C3 em questão de ISO , e te digo, muita gente menospreza essas linhas da Sony Nex, mas são câmeras excelentes, compactas, com qualidade de imagem igual ou até melhor que muitas Nikons e Canons de mesmo tamanho de sensor. A minha F3 aguenta de boa até ISO 3200 sem muita perda de resolução (perfeitamente utilizável) . Se juntar uma F3 + uma lente clara , dá pra fazer astrofotografia tranquilo com este kit.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 05 de Maio de 2021, 00:41:07
Se for ficar só na fotografia, indico dslr Nikon usada pois tem um CxB melhor.

Exemplo, D3400:

Nikon é mais complicado. Enquanto as Canon possuem amplo suporte a software de astrofoto, as Nikon complicam tudo. As D3*** não possuem suporte nenhum. Das D5*** pra cima, todas possuem suporte, mas cada uma usa um driver específico, enquanto as Canon todas usam o mesmo driver.

Mas realmente, pra começar, eu começaria (na verdade eu comecei) com a câmera que tinha à mão. Hoje eu até tenho uma câmera melhor, mas continuo usando minha câmera antiga (uma Fuji X-E2) pra astrofoto.


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #10 Online: 05 de Maio de 2021, 12:45:59
Levando isso em consideração, eu indicaria pra ela uma lente Rokinon 12mm F/2 para E-Mount, custa perto dos mil reais.

...Sobre a camera ser de 2011, realmente, o sensor dessas T3 e afins é tudo por volta de 2011 também, não tem muito ganho, só a facilidade na compra de lentes mesmo.....


É isso que quis ressaltar no meu comentário. E ainda ponho a mão no fogo que pensando estritamente em qualidade de imagem do sensor, eu arriscaria dizer que a NEX-C3 pode ter algumas pequenas vantagens sobre a Canon T3. Pra mim as únicas vantagens relevantes da T3 seria um AF mais preciso , talvez uma melhor robustez do corpo da camera ... E quanto a facilidade de compra de lentes, na época que essas cameras eram novas, realmente a Canon tinha uma vantagem brutal, pois a Sony em 2011 tinha acabado de entrar no mercado com a linha mirrorless e as lentes de kit da Sony essa época eram bem medianas. Mas na realidade de hoje de 2021, virou o jogo... lentes da Sony E mount é possivel encontrar com muita facilidade incluindo  essas marcas de terceiros , com sigma, rokinon, etc, fora as de marcas  chinesas novatas.

Tenho uma Nex F3 que é melhor que a C3 em questão de ISO , e te digo, muita gente menospreza essas linhas da Sony Nex, mas são câmeras excelentes, compactas, com qualidade de imagem igual ou até melhor que muitas Nikons e Canons de mesmo tamanho de sensor. A minha F3 aguenta de boa até ISO 3200 sem muita perda de resolução (perfeitamente utilizável) . Se juntar uma F3 + uma lente clara , dá pra fazer astrofotografia tranquilo com este kit.

E eu tenho até hoje uma NEX-5N, que suponho ter o mesmo sensor da NEX-C3 pois pelo que entendi são da mesma geração. Hoje ela não é mais minha câmera principal pois ela começou ter problemas de mal contato nos botões de controle , no dial, também começou a travar (mas isso depois de 6 anos usando pra valer , ela já tomou chuva, respingo de água do mar)  E apesar que migrei pra Canon, mas fui pra 6D, pois sinceramente eu nunca achei que seria um upgrade , pensando estritamente em qualidade de imagem,  sair dela pra uma Rebel da mesma época e mesmo gerações posteriores, talvez de repente da T6i adiante.
E sim, muita gente menospreza essa geração da Sony das NEX talvez porque elas tem um visual que remete de câmera compacta.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #11 Online: 10 de Maio de 2021, 00:11:15
É isso que quis ressaltar no meu comentário. E ainda ponho a mão no fogo que pensando estritamente em qualidade de imagem do sensor, eu arriscaria dizer que a NEX-C3 pode ter algumas pequenas vantagens sobre a Canon T3. Pra mim as únicas vantagens relevantes da T3 seria um AF mais preciso , talvez uma melhor robustez do corpo da camera ... E quanto a facilidade de compra de lentes, na época que essas cameras eram novas, realmente a Canon tinha uma vantagem brutal, pois a Sony em 2011 tinha acabado de entrar no mercado com a linha mirrorless e as lentes de kit da Sony essa época eram bem medianas. Mas na realidade de hoje de 2021, virou o jogo... lentes da Sony E mount é possivel encontrar com muita facilidade incluindo  essas marcas de terceiros , com sigma, rokinon, etc, fora as de marcas  chinesas novatas.

E eu tenho até hoje uma NEX-5N, que suponho ter o mesmo sensor da NEX-C3 pois pelo que entendi são da mesma geração. Hoje ela não é mais minha câmera principal pois ela começou ter problemas de mal contato nos botões de controle , no dial, também começou a travar (mas isso depois de 6 anos usando pra valer , ela já tomou chuva, respingo de água do mar)  E apesar que migrei pra Canon, mas fui pra 6D, pois sinceramente eu nunca achei que seria um upgrade , pensando estritamente em qualidade de imagem,  sair dela pra uma Rebel da mesma época e mesmo gerações posteriores, talvez de repente da T6i adiante.
E sim, muita gente menospreza essa geração da Sony das NEX talvez porque elas tem um visual que remete de câmera compacta.

Em termos de qualidade, a ordem dos melhores é : Sony Nex 5N, Canon T3 e Nex C3. A Nex C3 não tem um bom desempenho em ISO alto; a 5N tem algumas características melhores, a T3 ganha no foco , mas o desempenho dela em ISO é até 800 , acima disso já começa a perder detalhes.

A F3 é melhor que essas, em ISO e recursos também. Mas como dito, a grande vantagem da SOny é que vc pode comprar uma lente clara e usar elas nessas Nex mais básicas e também nas câmeras mais novas da Sony tipo A6500 por exemplo. Mas não deixo de admirar a qualidade desses sensores que a Sony criou há 10 anos atrás! Eu sou fã da linha Nex mais pelo uso das lentes mecânicas, rs