Autor Tópico: Intel 11th dá um caldo  (Lida 8145 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 22 de Maio de 2021, 08:11:42
Intel fan boy???
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Hahaha

Atualmente eu uso Amd  :D
Recentemente troquei meu R7 2700 por um R7 3700x

Eu achei curioso a Intel com sua arquitetura "antiga" e requentada de 14nm estar se saindo mais forte que a 5th gen Ryzen 7nm.
« Última modificação: 22 de Maio de 2021, 08:18:33 por YP »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 22 de Maio de 2021, 08:17:29
Tinha ficado anos sem ler sobre hardware, eu era viciado nisso nesse meio tempo fiquei mais nas câmeras kkkk.

Lembro que AMD era mais barata mesmo agora está passando intel :hysterical:

Sobre à garantia eu não olhei, achei que dava 1 ano mesmo, nunca usei placa mãe MSI particularmente prefiro Asus, mas essa MSI estava por 1800 à vista, não resisti kkkkk, pela aparência parece bem robusta mesmo.

Minha antiga era uma Asus rampage IV formula, nunca deu problema.
MSI só usei placa de vídeo, na época era 2 gtx 680 msi lightning também nunca tive problemas mesmo usando em overclock pavoroso todo dia.

Esse linha de processadores com mais linhas PCI ficou meio esquecida não ví mais notícias sobre eles, (nem sabia que os outros tinham menos linhas) mas se vier hoje é inviável, na época peguei o I7 3930K por 1600 no Kabum.
À linha LGA 2066 no meu ponto de vista já não era muito atraente ao ponto de sair do LGA 2011 pelo preço.

Uma coisa que não encontrei foi memória DDR4 com boa latência, lembro de ver uns vídeos o pessoal usando 4000mhz em C15 para C14 :eek: Nessa época ainda estava em DDR3 kkkk, só achei essa corsair 3200mhz 2x8 C16 pelo preço achei justo (750) na promoção.
Eu também fiquei anos defasado, outras prioridades haha

Sempre a Intel foi mais cara, é que antigamente a Amd era fraquinha mesmo. Os FX eram um fracasso e só vendiam por causa do preço.
A empresa responsável por representar a MSI estava dando 3 anos por aqui. Era só enviar a placa defeituosa que eles depositavam o valor da NF que pagou.


Também sou da velha era de preferir Asus, minha atual é pra variar. Tenho muita confiança na marca.
Mas tem outras marcas excelentes que não deixam o usuário na mão.

Outra coisa que subiu estrondosamente. Eu paguei em 2019 por volta de R$400 em um pente Corsair 16gb Ddr4 3200mhz CL16.
Olhe hoje quanto está...


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 22 de Maio de 2021, 08:29:16
Curiosidade...
Que tipo de uso vocês fazem pra justificar um desktop hoje em dia?
Pergunto isso pois em 2018 troquei meu desktop por um notebook, pois o salto de processadores para notebooks da Intel na oitava geração conseguiu suprir todas minhas necessidades com Lightroom, Photoshop e DaVinci Resolve.

E nem foi um i7, foi um i5-8250U.

Agora estou planejando migrar para o Apple M1 ou o futuro M2 e não me vejo trocando novamente tão cedo, pois o salto foi ainda mais significativo.
Acredito que seja questão de gosto mesmo. Eu prefiro usar desktop que note (esse uso apenas em viagens ou esporadicamente em casa).
No PC você tem total controle do hardware (para quem gosta).

Fora que os notes tem muitos contras se der problemas. Se a placa principal der pau é só comprar um novo pois tudo é soldado. Ou o teclado começa a falhar as teclas affs!
Para trocar a pasta térmica dá um trabalhão.

Mesmo pegando um note com tela de 17", eu acho muito ruim para editar nesse tamanho. Aí a vantagem dele que é a mobilidade vai embora tendo que conectar em um monitor ou tv externo.




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 22 de Maio de 2021, 08:55:52
Eu prefiro desktop mas fui obrigado a ir para notebook por conta de espaço.

Uma pena que os all in one sejam uma piada de mal gosto, seriam a solução ideal pra mim.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #19 Online: 22 de Maio de 2021, 09:13:38
Para editar fotos hoje em dia realmente à maioria já está bom, gosto de jogos de PC e emuladores o RPCS3 faz um I9 10900k suar frio kkkkk.
Placa de vídeo sempre usei para jogar e minerar, mesmo quando ainda não era viável, uma espécie de hobby...

Realmente, para jogos ainda vale a pena ter um desktop.
Um notebook para mesma finalidade acaba saindo muito mais caro devido o custo de miniaturização e ainda acaba sendo muito pesado para se aproveitar de forma eficiente as vantagens da portabilidade.

Acredito que seja questão de gosto mesmo. Eu prefiro usar desktop que note (esse uso apenas em viagens ou esporadicamente em casa).
No PC você tem total controle do hardware (para quem gosta).

Fora que os notes tem muitos contras se der problemas. Se a placa principal der pau é só comprar um novo pois tudo é soldado. Ou o teclado começa a falhar as teclas affs!
Para trocar a pasta térmica dá um trabalhão.

Mesmo pegando um note com tela de 17", eu acho muito ruim para editar nesse tamanho. Aí a vantagem dele que é a mobilidade vai embora tendo que conectar em um monitor ou tv externo.

Controle do hardware realmente é bem legal.
Montei meu primeiro PC em 2010 e sempre mantive essa prática até mesmo montando PCs para meus pais e amigos.
Até mesmo meu notebook atual que substituiu meu PC passou por várias modificações que fiz.
É algo que sempre gostei, mas pelo visto vou começar a deixar isso meio de lado graças ao ARM.
A integração dos novos M1 ARM da Apple me impressionaram bastante e acho que finalmente vou ficar satisfeito com um PC/notebook vindo de fábrica.
Não vejo no que mexer.

Sobre o uso, com a tela e coisa e tal, eu uso meu notebook como se fosse um desktop.
Deixo ele na mesa ligado no meu monitor de edição e uso o monitor do desktop como um monitor secundário.
Também uso mouse e teclado separados.
A vantagem fica quando preciso viajar ou então quando quero montar uma workstation no local do evento.
Já fiz alguns eventos em que meu assistente editava as fotos e já impria algumas no próprio evento para entregar para os convidados.
Ter a mesma máquina de edição para usar em qualquer lugar pode abrir várias possibilidades.

Sobre refrigeração, esse foi um outro ponto a favor do ARM.
O novo Macbook Air nem ao menos tem fans, e bate nos melhores chips da intel e AMD para notebooks com refrigeração ativa, e dá trabalho até mesmo pra chips de desktop. O negócio ficou maluco. Essa é a primeira vez que Macbooks são uma opção viável de custo/benefício. Nunca achei que ia usar essas duas palavras na mesma frase.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 22 de Maio de 2021, 09:29:28
Eu prefiro desktop mas fui obrigado a ir para notebook por conta de espaço.

Uma pena que os all in one sejam uma piada de mal gosto, seriam a solução ideal pra mim.
Eu acho lindos, principalmente os Apple. Mas o preço  :hysterical:

Realmente, para jogos ainda vale a pena ter um desktop.
Um notebook para mesma finalidade acaba saindo muito mais caro devido o custo de miniaturização e ainda acaba sendo muito pesado para se aproveitar de forma eficiente as vantagens da portabilidade.

Controle do hardware realmente é bem legal.
Montei meu primeiro PC em 2010 e sempre mantive essa prática até mesmo montando PCs para meus pais e amigos.
Até mesmo meu notebook atual que substituiu meu PC passou por várias modificações que fiz.
É algo que sempre gostei, mas pelo visto vou começar a deixar isso meio de lado graças ao ARM.
A integração dos novos M1 ARM da Apple me impressionaram bastante e acho que finalmente vou ficar satisfeito com um PC/notebook vindo de fábrica.
Não vejo no que mexer.

Sobre o uso, com a tela e coisa e tal, eu uso meu notebook como se fosse um desktop.
Deixo ele na mesa ligado no meu monitor de edição e uso o monitor do desktop como um monitor secundário.
Também uso mouse e teclado separados.
A vantagem fica quando preciso viajar ou então quando quero montar uma workstation no local do evento.
Já fiz alguns eventos em que meu assistente editava as fotos e já impria algumas no próprio evento para entregar para os convidados.
Ter a mesma máquina de edição para usar em qualquer lugar pode abrir várias possibilidades.

Sobre refrigeração, esse foi um outro ponto a favor do ARM.
O novo Macbook Air nem ao menos tem fans, e bate nos melhores chips da intel e AMD para notebooks com refrigeração ativa, e dá trabalho até mesmo pra chips de desktop. O negócio ficou maluco. Essa é a primeira vez que Macbooks são uma opção viável de custo/benefício. Nunca achei que ia usar essas duas palavras na mesma frase.
Bem nessa, note para jogos vai embora logo. Aquecem demais e logo aparecem os problemas...

Eu me perguntava anos atrás se teria "computadores" com arm.  Isso já chegou e está incomodando Amd e Intel.
É fantástico o desempenho vendo o que consome/esquenta. Uma pena custar um rim por enquanto... espero que apareça a concorrência pois a Apple é muito careira aqui no Brasil.

Espero que não tenha problemas de solda BGA, pois esquenta pouco mesmo.
« Última modificação: 22 de Maio de 2021, 09:29:41 por YP »


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #21 Online: 22 de Maio de 2021, 09:40:37
Uma pena custar um rim por enquanto... espero que apareça a concorrência pois a Apple é muito careira aqui no Brasil.

Sim.
Eu estou planejando uma viagem e devo comprar durante a viagem.
Com o preço aqui do Brasil eu vou pra Nova York, pago uma semana de hospedagem, exploro a cidade, compro o Macbook, volto e ainda gasto menos.

Devo comprar alguns equipamentos de fotografia/vídeo também, o que vai deixar ainda mais vantajoso.
Se eu vender tudo aqui no Brasil daqui uns dois ou três anos pra fazer outro upgrade, capaz de ainda sair no lucro.
« Última modificação: 22 de Maio de 2021, 09:42:34 por Di Torres »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 22 de Maio de 2021, 16:50:35
Eu também fiquei anos defasado, outras prioridades haha

Sempre a Intel foi mais cara, é que antigamente a Amd era fraquinha mesmo. Os FX eram um fracasso e só vendiam por causa do preço.
A empresa responsável por representar a MSI estava dando 3 anos por aqui. Era só enviar a placa defeituosa que eles depositavam o valor da NF que pagou.


Também sou da velha era de preferir Asus, minha atual é pra variar. Tenho muita confiança na marca.
Mas tem outras marcas excelentes que não deixam o usuário na mão.

Outra coisa que subiu estrondosamente. Eu paguei em 2019 por volta de R$400 em um pente Corsair 16gb Ddr4 3200mhz CL16.
Olhe hoje quanto está...

Caramba subiu bem mesmo, eu achando que tinha ficado mais barato :hysterical:

Ainda não montei o PC estou viajando, mas só para matar a curiosidade conseguiu reduzir as latências sem alterar à frequência dessa memória? Nas antigas DDR3 corsair 1600 C9 dava para deixar em C8.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 22 de Maio de 2021, 18:52:46
Dá sim, tranquilamente.
Só que na verdade elas são "estranhas"  :hysterical:

Pois são vendidas com essa frequência de 3200mhz 3400mhz 3600mhz e etc
Maaas ao colocar ela fica em 2400mhz se não for ativado o Xmp.
Nas ddr3 que eu me lembre não era assim  :ponder:

Para baixar a latência faz igual ddr3
Deixa a frequência de 3200mhz e baixa os timings. Depois testa a estabilidade.

Nos Intel é melhor a compatibilidade das memórias.
Nos ryzen é o cão! Tenho um R5 1600 de outro PC que já tentei de tudo, se coloca a frequência pelo xmp não dá vídeo  :aua:
Tive que fazer manualmente deixando em 3166mhz.

No meu também tive uns problemas parecidos, sorte que com as atualizações de bios (agesa) normalizou.

« Última modificação: 22 de Maio de 2021, 18:53:13 por YP »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 23 de Maio de 2021, 08:38:28
Dá sim, tranquilamente.
Só que na verdade elas são "estranhas"  :hysterical:

Pois são vendidas com essa frequência de 3200mhz 3400mhz 3600mhz e etc
Maaas ao colocar ela fica em 2400mhz se não for ativado o Xmp.
Nas ddr3 que eu me lembre não era assim  :ponder:

Para baixar a latência faz igual ddr3
Deixa a frequência de 3200mhz e baixa os timings. Depois testa a estabilidade.

Nos Intel é melhor a compatibilidade das memórias.
Nos ryzen é o cão! Tenho um R5 1600 de outro PC que já tentei de tudo, se coloca a frequência pelo xmp não dá vídeo  :aua:
Tive que fazer manualmente deixando em 3166mhz.

No meu também tive uns problemas parecidos, sorte que com as atualizações de bios (agesa) normalizou.

Valeu! Pior que nas DDR3 também era assim, se não ativar o XMP fica em 1333mhz ao invés dos 1600mhz.
Acredito que no seu caso o processador não suportava 3200mhz nativo por isso não da vídeo, só um chute :D

Esse Apple M1 que o pessoal fala é aquele de 8000?

Vale à pena à diferença de preço dele para um Nitro5?
Digo isso pois minha mulher sempre fala de vender o PC dela e pegar esse nitro5.. :ponder:

Será que ele suporta 4K 120hz pela HDMI?
Olhei rapidamente não encontrei o tipo do conector HDMI :ponder: :ponder:


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #25 Online: 23 de Maio de 2021, 10:05:48
Valeu! Pior que nas DDR3 também era assim, se não ativar o XMP fica em 1333mhz ao invés dos 1600mhz.
Acredito que no seu caso o processador não suportava 3200mhz nativo por isso não da vídeo, só um chute :D

Esse Apple M1 que o pessoal fala é aquele de 8000?

Vale à pena à diferença de preço dele para um Nitro5?
Digo isso pois minha mulher sempre fala de vender o PC dela e pegar esse nitro5.. :ponder:

Será que ele suporta 4K 120hz pela HDMI?
Olhei rapidamente não encontrei o tipo do conector HDMI :ponder: :ponder:

Depende do uso.
M1 usa uma tecnologia nova para computadores e nem todos os aplicativos foram portados ainda.
Photoshop. Lightroom e DaVinci já tem versões nativas, mas é bom checar todos os programas que ela usa para ver se foram portados ou tem previsão.

Sobre monitores, o Macbook Air M1 suporta até 6k 60hz via DisplayPort/USB-C e até 4k 60hz via HDMI/USB-C.
4k 120hz vai ir através de DisplayPort/USB-C.
Só suporta um monitor externo.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 23 de Maio de 2021, 16:31:22
Depende do uso.
M1 usa uma tecnologia nova para computadores e nem todos os aplicativos foram portados ainda.
Photoshop. Lightroom e DaVinci já tem versões nativas, mas é bom checar todos os programas que ela usa para ver se foram portados ou tem previsão.

Sobre monitores, o Macbook Air M1 suporta até 6k 60hz via DisplayPort/USB-C e até 4k 60hz via HDMI/USB-C.
4k 120hz vai ir através de DisplayPort/USB-C.
Só suporta um monitor externo.

Valeu! Uma pena não ter HDMI 4K120, essa de USB passar vídeo é novidade :shock:


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 24 de Maio de 2021, 14:04:30
Valeu! Pior que nas DDR3 também era assim, se não ativar o XMP fica em 1333mhz ao invés dos 1600mhz.
Acredito que no seu caso o processador não suportava 3200mhz nativo por isso não da vídeo, só um chute :D

Esse Apple M1 que o pessoal fala é aquele de 8000?

Vale à pena à diferença de preço dele para um Nitro5?
Digo isso pois minha mulher sempre fala de vender o PC dela e pegar esse nitro5.. :ponder:

Será que ele suporta 4K 120hz pela HDMI?
Olhei rapidamente não encontrei o tipo do conector HDMI :ponder: :ponder:
Teoricamente o R5 1600 suporta até 2667mhz, mas não é por isso. Pois ativando o XMP elas trabalham com "overclock".
Os primeiros Ryzen´s são chatos mesmo com a compatibilidade de memos. Na 2th e 3th eles melhoraram isso.
Mas nos Intel é bem tranquilo isso  :)

O Vange tem um Nitro5, pode ver com ele os prós e contras.
O brabo do M1 é que dá pra quase pegar 2 Nitro5 com o valor de 1 Apple.
« Última modificação: 24 de Maio de 2021, 14:09:01 por YP »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 26 de Maio de 2021, 19:45:47
Montei tudo, mas o grande problema à placa mãe não tem botão flash bios como na minha antiga para atualizar a bios, agora só liga sem vídeo :aua: :aua: :aua: :aua:

Talvez tenha que levar na assistência ou emprestar um processador de 10° para conseguir atualizar...

Achei muito bizarro como esse processador é pequeno, meu antigo 3930 é quase o dobro do tamanho dele.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 27 de Maio de 2021, 09:39:37
Montei tudo, mas o grande problema à placa mãe não tem botão flash bios como na minha antiga para atualizar a bios, agora só liga sem vídeo :aua: :aua: :aua: :aua:

Talvez tenha que levar na assistência ou emprestar um processador de 10° para conseguir atualizar...

Achei muito bizarro como esse processador é pequeno, meu antigo 3930 é quase o dobro do tamanho dele.
Putz!
Tem algumas lojas que atualizam antes de enviar, se necessário.

Pede algum emprestado e atualiza. É que você tava acostumado com eles, já eu quando comprei um Xeon E5 2640 V3 achei ele enoorme perto do que estou acostumado  :hysterical: