Autor Tópico: Intel 11th dá um caldo  (Lida 8147 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 31 de Maio de 2021, 12:55:14
Valeu mesmo, achava que só tinha do processador...

Mas acho que agora vou esperar acalmar o preço do M2 NVMe gen4 para comprar, achei um mas ainda está muito caro em comparação com o SSD comum.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1834133652-ssd-adata-xpg-gammix-s70-1tb-m2-gen4-7400mbs-6400mbs-_JM?matt_tool=70509262&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=12408848785&matt_ad_group_id=119017168518&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=m&matt_creative=500385009285&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=197032972&matt_product_id=MLB1834133652&matt_product_partition_id=296321646450&matt_target_id=pla-296321646450&gclid=Cj0KCQjw78yFBhCZARIsAOxgSx2Q2MepTaQTvv2Dy9yoQk8MS9-PsWSPJRO-H2hErY31wDJA3G2D3sUaAnWiEALw_wcB


https://www.mercadolivre.com.br/disco-solido-interno-crucial-ct1000bx500ssd1-1tb/p/MLB15707176?pdp_filters=category:MLB430802#searchVariation=MLB15707176&position=1&search_layout=mosaic&type=product&tracking_id=c87e932a-74db-432d-b3f2-0996b0d1e259

Peguei esse Crucial mesmo, mas se soubesse sobre essas linhas PCIe da placa mãe teria pego dois M2 NVMe de 512gb gen3, como já era meu plano...
Dessa vez fiz besteira, muitos anos sem ler sobre hardware dá nisso  :doh:
Oi Gabriel, um M2 NVMe PCIe gen3 não precisa de RAID, vc vai conseguir editar vídeos com algumas câmeras 4k misturadas sem a menor dificuldade, a velocidade desse bichinho é brutal.

Da maneira como vc montou o seu equipamento ele ficou desbalanceado, o gargalo está justamente no SSD SATA3 que vc já comprou.

Realmente o preço dos modelos novos PCIe gen4 esta caro, mas a geração 3 realmente a diferença é brutal para os SATA3 coisa de 5x mais veloz o PCIe. Tipo assim, vc tem uma ferrari com pneu de fusca, não vai fazer a curva.

Super recomendo o seguinte, não sei o tamanho dos seus projetos de video, mas coloca um NVMe de 250GB ou 500GB com sistema e deixa o SATA3 de 1TB para arquivos.

Se vc usar assim para edição de vídeo, mantenha os arquivos de trabalho do seu projeto no PCIe junto com o sistema mesmo em um diretório de trabalho. Seu Premiere o Davinci vai ficar mais rápido assim, com menos gargalo. Acabou o projeto arquiva no SSD SATA3 de 1TB. Faz o mesmo para edição de fotos, digo, se for um lote grande de fotos onde vc precisar trabalhar com desempenho (uma fotinho aqui outra ali nem precisa ter o trabalho).

Se for usar para games, instala os games no HD de 1TB pq eles usam bastante espaço,

No dia que vc precisar editar vídeos em 8K varias camadas, coisa pesada mesmo, ainda consegue com a ajuda disso aqui, mas teria que ver como instlar isso em sua MB; teria que tirar a placa de vídeo do slot PCIe gen4 x16 e colocar neste slot esse bagulho aqui:

https://www.asus.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/Accessories/HYPER-M-2-X16-GEN-4-CARD/

"Oferece suporte à tecnologia Intel VROC, permitindo o uso de faixas PCIe da CPU para criar matrizes RAID BOOTable"

Aplaca de vídeo vc levaria para o slot PCIe gen3 x16 ou então para o outro slot PCIe gen 4 conectado no processador, desde que ele realmente vá funcionar em x16 (não tenho certeza disso, teria que ver o manual direitinho).

Esses dias a Kabum tava vendendo esse bagulho ai (parece uma versão mais antiga), hoje sem estoque:
https://www.kabum.com.br/produto/109864/suporte-para-ssd-asus-hyper-m-2-x-16-card-para-pcie-4-0-3-0-hyper-m-2-x16-card








Ahhh tudo isso pq estou achando que sua MB é essa aqui:
https://www.msi.com/Motherboard/MPG-Z490-GAMING-CARBON-WIFI/Specification
mas se não for... :ponder: :ponder: :ponder:
« Última modificação: 31 de Maio de 2021, 13:06:22 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 31 de Maio de 2021, 13:14:31
Mais uma coisa Gabriel, vc ja comprou no AliExpress??? Ali vc pega um NVMe na loja oficial Kingston ou XPG por menos de R$ 400,00 e ainda parcelado em 6x, usando o cupom primeira compra.
exemplo:
https://pt.aliexpress.com/item/1005001645166984.html

Cupom novos usuários, primeira compra: MIBR12

« Última modificação: 31 de Maio de 2021, 13:23:30 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.295
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 31 de Maio de 2021, 13:56:07
Lindsay é professor de armazenamento  :D

Isso mesmo que iria dizer, já que comprou o ssd deixa para storage e pega um nvme para o sistema.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 31 de Maio de 2021, 14:13:56
Lindsay é professor de armazenamento  :D

Isso mesmo que iria dizer, já que comprou o ssd deixa para storage e pega um nvme para o sistema.
Então, mas esses equipamentos que a gente usa, que estão ao alcance do brasileiro que se vira nos 30 são terrives, não é???

Vc ja viu o pessoal pró-zão mesmo de estúdio americano, aqueles equipos que os caras usam ali é coisa poderosa demais!!!

Eu, daqui, fico só babando  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


https://www.pugetsystems.com/recommended/Recommended-Systems-for-DaVinci-Resolve-187/Buy_311


https://www.pugetsystems.com/recommended/Recommended-Systems-for-DaVinci-Resolve-187/Buy_250

Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.295
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 31 de Maio de 2021, 15:24:51
Então, mas esses equipamentos que a gente usa, que estão ao alcance do brasileiro que se vira nos 30 são terrives, não é???

Vc ja viu o pessoal pró-zão mesmo de estúdio americano, aqueles equipos que os caras usam ali é coisa poderosa demais!!!

Eu, daqui, fico só babando  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


https://www.pugetsystems.com/recommended/Recommended-Systems-for-DaVinci-Resolve-187/Buy_311


https://www.pugetsystems.com/recommended/Recommended-Systems-for-DaVinci-Resolve-187/Buy_250
Infelizmente é o que nos resta.  :(

O que nós usamos para os americanos é mais conhecido sabe de que jeito??
Trash!!  :hysterical:

Esses PC´s que a Puget monta são demais!
Gostei dessa config que mandou hahaha

Dei uma turbinada nele. https://www.pugetsystems.com/recommended/Recommended-Systems-for-DaVinci-Resolve-187/Buy_311


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 31 de Maio de 2021, 17:08:40
Infelizmente é o que nos resta.  :(

O que nós usamos para os americanos é mais conhecido sabe de que jeito??
Trash!!  :hysterical:

Esses PC´s que a Puget monta são demais!
Gostei dessa config que mandou hahaha

Dei uma turbinada nele. https://www.pugetsystems.com/recommended/Recommended-Systems-for-DaVinci-Resolve-187/Buy_311
bom daquela lista ali eu ja consegui comprar o windows 10 64bit...
olha só o gabinete que vc escolheu achei feio.... muito feio... não gostei não...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

« Última modificação: 31 de Maio de 2021, 17:09:25 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.295
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 31 de Maio de 2021, 17:30:11
bom daquela lista ali eu ja consegui comprar o windows 10 64bit...
olha só o gabinete que vc escolheu achei feio.... muito feio... não gostei não...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Eu não consegui mudar o gabinete  :(


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 01 de Junho de 2021, 12:37:05
Ainda não tinha visto o desempenho da última geração de processadores Intel, que foram lançados nesse ano.

Fiquei impressionado, os 14nm que estão ainda aí tem um desempenho superior no mesmo clock que a 5th geração dos Ryzen.
Mas o consumo acaba sendo maior por usar uma arquitetura relativamente antiga comparada aos 7nm usada pela AMD.

No site cpu.userbenchmark.com muito usado para comparar desempenho, os Intel permanecem no topo.
I9 11900k em 1st e I7 11700k em 2nd no rank


I7 11700k vs Ryzen 7 5800x

O Intel com 0.2ghz menos de clock tem um desempenho +- 12% melhor que seu concorrente direto.
https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i7-11700K-vs-AMD-Ryzen-7-5800X/4107vs4085
Então amigos, só pra complementar a informação, pq naquele momento dias atrás não deu tempo e esqueci, o problema da 11ª geração e os 14nm é o consumo.

Ai alguém me pergunta, como isso afeta a relação preço/desempenho do produto???

Não existe placa mãe barata para com VRM suficiente para os processadores inclusive core i5 i7 e acima. Ainda bem que o Gabriel comprou uma Z490 (outra alternativa seria uma Z590 ou B560 top de linha) senão o processador 11700k dele iria funcionar pela metade.
Quando uma B560 barata não consegue entregar energia suficiente, automaticamente o sistema diminui o desempenho para não fritar o VRM da placa. Assim sendo o desempenho cai em 20%, 30%, 40%, ou seja o usuário que comprou uma coisa, recebe outras, e vai se sentir enganado. Esse problema existe na maioria da placas intermediarias com o chipset B560 e abaixo. Esse processador pra funcionar bem tem que liberar o consumo de energia.

Não vou nem falar(*) que o consumo de energia precisa de um sistema de refrigeração mais parrudo; ok vamos esquecer o conta de energia no final do mês, pq pode não ser relevante, mas tem a necessidade de um gabinete melhor maior e mais ventilado, com um cooler bem melhor preferencialmente a agua, etc... imagine qd vc vai somando isso no preço o computador vai ficando ainda mais caro.

Não vou nem falar(*) tbm no barulho que um monte de cooler no gabinete + um water cooler 240/360mm faz e principalmente nos momentos de stress do processador/placa de vídeo.

Comparativamente com a AMD a diferença de consumo é absurda. Isso faz com que os laptops tenham melhor desempenho com os AMDs, pq a intel tem que capar muito o desempenho da 11ª geração para equilibrar consumo e temperatura em um laptop. O cara compra (paga $) a fama de um 11700 e leva alguma coisa bem aquém de sua expectativa.

Mas.... recentemente a Intel abaixou muito o preço dos processadores 11º pq não estava vendendo, atualmente o preço é realmente é tentador.

a relação custo é o seguinte:
processador AMD mais caro e processador intel mais barato
placa mãe AMD muito barata, e Intel bem mais cara
Montar um sistema AMD com refrigeração, gabinete, etc fica mais barato e mais silencioso.

Vejam, preço do Intel é tentador, mas é um raciocínio, e pra decidir tem que pesar as coisas.

Eu, Lindsay tomei uma decisão anos atrás depois de ficar usando coisas que ferviam/fritavam como os Phenon II X6 quum ventilador e na época 2011/2012 era a melhore CxB pra render acompanhados de placas de video como a GTX 470 (só ela 215w, fora os 125w do processador) e ter que no verão ficar usando um ventilador de 30mm ao lado do gabinete, e ainda ter que ficar aguentando aquele barulhão.

Ahhh  não vou falar(*) da porr@ da poeira que suja completamente as partes internas do computador que tem um monte de coolers, e do trabalho que da para ficar de 2 em dois meses desmontando a bagaça toda pra fazer limpesa, pq esses filtros de poeira ai são pura enganação... mesmo que vc limpe toda semana ainda entra poeira na porr@ do computador.


(*) :ponder: acabei falando... pronto falei...
« Última modificação: 01 de Junho de 2021, 12:46:51 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 01 de Junho de 2021, 12:39:03
Complementando atualmente eu gosto de processador de 65w (no max 95w) e de placa de vídeo com no máximo 125W. Eu sempre começo as minhas escolhas por ai.
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.295
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 01 de Junho de 2021, 13:41:22
Complementando atualmente eu gosto de processador de 65w (no max 95w) e de placa de vídeo com no máximo 125W. Eu sempre começo as minhas escolhas por ai.
Muito bem colocado  :worship:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 02 de Junho de 2021, 12:18:26
curiosidade:

Um site australiano testou o processador o 11700k com varias MBs esse é o resultado demonstrando como ele fica capado nas placas mães baratas.

Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.295
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 02 de Junho de 2021, 13:37:28
curiosidade:

Um site australiano testou o processador o 11700k com varias MBs esse é o resultado demonstrando como ele fica capado nas placas mães baratas.

Intel tem que atualizar esse 14nm urgente!  :shock:
« Última modificação: 02 de Junho de 2021, 13:37:39 por YP »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.295
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 02 de Junho de 2021, 13:39:17
Opa!
Notícia de 2 dias atrás!

Lembrando que esses são soquete BGA, creio que logo vem os outros.

Intel lança processadores "Tiger Lake" de 10nm para desktops

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/18721/intel-lanca-processadores-tiger-lake-de-10nm-para-desktops


« Última modificação: 02 de Junho de 2021, 13:54:05 por YP »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 02 de Junho de 2021, 13:53:46
Opa!
Notícia de 2 dias atrás!

Intel lança processadores "Tiger Lake" de 10nm para desktops

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/18721/intel-lanca-processadores-tiger-lake-de-10nm-para-desktops

então eu tinha visto o Peperaio comentando essa noticia...
Mas... final do ano vem toda a nova geração Intel e AMD, sendo que essas outras gerações já vão usar as novas DDRs e quem sabe até mesmo PCIe 5,0...

Penso que o momento é complicado para Intel que esta desesperadamente tentando recuperar o mercado que perdeu, perdeu pesado principalmente para notes, tinha que ter lançado a 11ª toda em 10nm conf ela mesmo tinha prometido anos atrás...
« Última modificação: 02 de Junho de 2021, 13:54:42 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.295
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 02 de Junho de 2021, 13:59:18
então eu tinha visto o Peperaio comentando essa noticia...
Mas... final do ano vem toda a nova geração Intel e AMD, sendo que essas outras gerações já vão usar as novas DDRs e quem sabe até mesmo PCIe 5,0...

Penso que o momento é complicado para Intel que esta desesperadamente tentando recuperar o mercado que perdeu, perdeu pesado, tinha que ter lançado a 11ª toda em 10nm conf ela mesmo tinha prometido anos atrás...
Tá tentando correr atrás agora rsrs
Eu li e esses são BGA, por enquanto. Então os "normais" vão demorar ainda  :aua:

Ah sim, pelo que vi os Ryzen vão ser tipo LGA que nem a Intel, pinos na motherboard. Eu acho melhor mesmo.



Citar
Embora o mercado de hardware esteja em seu pior cenário, as fabricantes não deixam de fazer grandes projeções para seus próximos lançamentos. Após sua maior rival confirmar uma nova geração de processadores, especula-se que a AMD esteja avançando no desenvolvimento da série Ryzen 7000, conhecida como "Raphael".

Novos vazamentos divulgados pelo ExecutableFix, que já forneceu informações sobre os atuais modelos da série 5000, sugerem que a futura geração de processadores da empresa migrem a nova plataforma AM5 para o socket LGA1718, similar ao implementado pela Intel na geração "Alder Lake".
O leaker também divulgou um conceito mostrando a plataforma quadrática com dimensões reduzidas.

Caso o rumor seja concretizado, essa seria uma grande mudança nas plataformas para desktop equipadas com o chip. Embora a AMD utilize o LGA em plataformas high-end e servidores, o design nunca foi utilizado em dispositivos voltados ao público mainstream, o que ofereceria menos riscos de danos ao hardware durante a manutenção.

Os futuros processadores, baseados na nova arquitetura Zen 4 com litografia de 5 nanômetros, seriam fabricados sem pinos com a tecnologia LGA1718, que emprega 1.718 contatos acoplados diretamente na placa-mãe. Além disso, as informações sugerem suporte a 28 faixas PCIe 4.0 e TDP padrão de 120 W, possivelmente configurável até 170 W.

É esperado que esse hardware encerre o suporte aos atuais módulos de memória RAM DDR4 para que sejam inteiramente dedicados ao módulo DDR5, já em processo de fabricação. Levando em conta que há um tempo necessário até que todo o mercado se adapte ao novo padrão, os chips não devem chegar ao mercado tão cedo.
[/size]