Autor Tópico: Intel 11th dá um caldo  (Lida 8144 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Abril de 2021, 09:37:16
Ainda não tinha visto o desempenho da última geração de processadores Intel, que foram lançados nesse ano.

Fiquei impressionado, os 14nm que estão ainda aí tem um desempenho superior no mesmo clock que a 5th geração dos Ryzen.
Mas o consumo acaba sendo maior por usar uma arquitetura relativamente antiga comparada aos 7nm usada pela AMD.

No site cpu.userbenchmark.com muito usado para comparar desempenho, os Intel permanecem no topo.
I9 11900k em 1st e I7 11700k em 2nd no rank


I7 11700k vs Ryzen 7 5800x

O Intel com 0.2ghz menos de clock tem um desempenho +- 12% melhor que seu concorrente direto.
https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i7-11700K-vs-AMD-Ryzen-7-5800X/4107vs4085


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2021, 20:51:22
Estou em pensando se compro agora um I9 placa mãe e memória RAM, ou aguardo o novo LGA 1700 com DDR5 e possívelmente PCI 5.0.
Estava com I7 3930K mais um I7 3820 que usava de reserva, depois dessa alta das MBs X79 vendi todo meu conjunto menos fonte, gabinete e placa de vídeo.
Estou usando o PC da minha mulher para o básico.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2021, 08:29:21
Estou em pensando se compro agora um I9 placa mãe e memória RAM, ou aguardo o novo LGA 1700 com DDR5 e possívelmente PCI 5.0.
Estava com I7 3930K mais um I7 3820 que usava de reserva, depois dessa alta das MBs X79 vendi todo meu conjunto menos fonte, gabinete e placa de vídeo.
Estou usando o PC da minha mulher para o básico.
Se pode ficar um tempinho sem o PC aguarda. Caso não tivesse vendido as memórias aí pegava logo a linha atual.
Essas novas gerações Intel/Amd com DDR5 deve ficar animal!


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2021, 14:07:50
Se pode ficar um tempinho sem o PC aguarda. Caso não tivesse vendido as memórias aí pegava logo a linha atual.
Essas novas gerações Intel/Amd com DDR5 deve ficar animal!

O maior medo são os rumores sobre alta dos valores de todos os componentes para PC, placa de vídeo já estou amargando de não ter pego 2 RTX 3070 quando estava 3.800, agora está só 16.000  :hysterical:

Agora estou pensando em montar um com I7 11700 para vender depois quando lançar os novos, mas fico com uma pulga atrás da orelha em usar MB da série Z490 sendo que o ideal era Z590 :ponder:, o problema é pagar mais caro para vender logo.

Eu até iria ficar de boa sem o PC, mas a placa mãe do PC da minha mulher, não coube minha placa de vídeo por causa dos cabos sata que são na frente e não na lateral  :doh: :aua:.

Complicado depender de rumores, aparentemente a geração 12° pode vir uns 30% mais potente em núcleo único, é justamente oque me interessa.
Agora esse rumor de tudo subir foi de matar, pior hora de vender o PC na verdade nem imaginava que iria vender rápido, até agora sem saber o pq essa loucura por placa X79 e X99 :ponder: :ponder:


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2021, 08:51:47
O maior medo são os rumores sobre alta dos valores de todos os componentes para PC, placa de vídeo já estou amargando de não ter pego 2 RTX 3070 quando estava 3.800, agora está só 16.000  :hysterical:

Agora estou pensando em montar um com I7 11700 para vender depois quando lançar os novos, mas fico com uma pulga atrás da orelha em usar MB da série Z490 sendo que o ideal era Z590 :ponder:, o problema é pagar mais caro para vender logo.

Eu até iria ficar de boa sem o PC, mas a placa mãe do PC da minha mulher, não coube minha placa de vídeo por causa dos cabos sata que são na frente e não na lateral  :doh: :aua:.

Complicado depender de rumores, aparentemente a geração 12° pode vir uns 30% mais potente em núcleo único, é justamente oque me interessa.
Agora esse rumor de tudo subir foi de matar, pior hora de vender o PC na verdade nem imaginava que iria vender rápido, até agora sem saber o pq essa loucura por placa X79 e X99 :ponder: :ponder:
Os aumentos das VGA´s foi mais por causa da mineração. Eles acabaram com os estoques!!!

Se tem real necessidade de ter um PC top hoje, vai ter que pegar esse i7 de 11th mesmo. Ou pega um Ryzen que custa um pouco menos e vende mais fácil depois perdendo menos.

Trocar a MB desse pc da sua esposa sairia mais em conta  :hysterical: por ser um quebra galho.


Por causa dos Xeon´s da China, são um "cxb" por causa do aumento geral de preços. Tem muitos núcleos por uma barganha, só que o desempenho por core é relativamente baixo pois são da 3th e 4th geração Intel.
Veja no Ali que eles vendem demais, maaas nas últimas semanas eles foram na onda e deram uma boa aumentada nos preços também. rsrsrs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2021, 08:13:54
Andei pesquisando um pouco sobre os preços das placas de vídeo, aparentemente à mineração foi somente parte do problema, lembro da última onda de mineração, estava com 3 GTX 1070 TI cada uma gerava 8 US em 24 horas, teve uma alta demanda mas não faltou chip como agora, aparentemente preço de tudo que se usa chip vai subir pela falta de chips.
Com esse medo peguei um I7 11700F placa mãe MSI 490 carbon 16 GB corsair 3200mhz C16 WC corsair 240mm.
Essa placa mãe vai suportar PCI 4.0 com à 11° geração intel, é só atualizar à bios peguei em promoção no kabum.

Pensei em ir para AMD R7 5800X, mas ficou bem mais caro o conjunto, também tem chance da próxima geração precisar de outra placa mãe. Tive receio da compatibilidade da AMD com emuladores esse foi um grande motivo. :ponder:

Uma coisa que fiquei surpreso foi que os processadores novos só tem 20 pistas PCI,
I7 3820 e 3930k eram 40 :doh:

Trocar de placa de vídeo talvez seja viável só quando sair à linha 5xxx da Nvidia :doh:

Cheguei usar um cabo extensor PCI na placa mãe da minha mulher, mas como disse o medo falou mais alto :hysterical:


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2021, 08:42:35
Andei pesquisando um pouco sobre os preços das placas de vídeo, aparentemente à mineração foi somente parte do problema, lembro da última onda de mineração, estava com 3 GTX 1070 TI cada uma gerava 8 US em 24 horas, teve uma alta demanda mas não faltou chip como agora, aparentemente preço de tudo que se usa chip vai subir pela falta de chips.
Com esse medo peguei um I7 11700F placa mãe MSI 490 carbon 16 GB corsair 3200mhz C16 WC corsair 240mm.
Essa placa mãe vai suportar PCI 4.0 com à 11° geração intel, é só atualizar à bios peguei em promoção no kabum.

Pensei em ir para AMD R7 5800X, mas ficou bem mais caro o conjunto, também tem chance da próxima geração precisar de outra placa mãe. Tive receio da compatibilidade da AMD com emuladores esse foi um grande motivo. :ponder:

Uma coisa que fiquei surpreso foi que os processadores novos só tem 20 pistas PCI,
I7 3820 e 3930k eram 40 :doh:

Trocar de placa de vídeo talvez seja viável só quando sair à linha 5xxx da Nvidia :doh:

Cheguei usar um cabo extensor PCI na placa mãe da minha mulher, mas como disse o medo falou mais alto :hysterical:
Ah verdade, a falta de chips (pandemia) ajudou sim nesse aumento de preços. Até tinha esquecido  :doh:

Ficou com uma config parruda!!
Essa Carbon é top, sabe me dizer se a MSI ainda está dando garantia de 3 anos aqui no BR?

Dizem que a próxima geração Ryzen vai ter outro socket sim...

É que essa linha X79/X99 era o topo do topo da linha Intel para usuários comuns. Como exemplo o Z87/Z97 que era da mesma fornada, o I7 4790k tem 16 linhas.

Esperar normalizar essa questão dos chips, já que o BTC deu uma baita caída no preço. Quem sabe minerem menos  :hysterical:

Desculpa para pegar pc novo  :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 21 de Maio de 2021, 08:55:16 por YP »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.291
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2021, 08:53:48
Acredito que hoje eu pegaria Intel novamente, como você fez.
Amd subiu demais os preços nessa 5th, estão se achando!  :hysterical:

E o desempenho por core do lado azul sempre superior ... 


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2021, 14:29:45
Acredito que hoje eu pegaria Intel novamente, como você fez.
Amd subiu demais os preços nessa 5th, estão se achando!  :hysterical:

E o desempenho por core do lado azul sempre superior ...

Tinha ficado anos sem ler sobre hardware, eu era viciado nisso nesse meio tempo fiquei mais nas câmeras kkkk.

Lembro que AMD era mais barata mesmo agora está passando intel :hysterical:

Sobre à garantia eu não olhei, achei que dava 1 ano mesmo, nunca usei placa mãe MSI particularmente prefiro Asus, mas essa MSI estava por 1800 à vista, não resisti kkkkk, pela aparência parece bem robusta mesmo.

Minha antiga era uma Asus rampage IV formula, nunca deu problema.
MSI só usei placa de vídeo, na época era 2 gtx 680 msi lightning também nunca tive problemas mesmo usando em overclock pavoroso todo dia.

Esse linha de processadores com mais linhas PCI ficou meio esquecida não ví mais notícias sobre eles, (nem sabia que os outros tinham menos linhas) mas se vier hoje é inviável, na época peguei o I7 3930K por 1600 no Kabum.
À linha LGA 2066 no meu ponto de vista já não era muito atraente ao ponto de sair do LGA 2011 pelo preço.

Uma coisa que não encontrei foi memória DDR4 com boa latência, lembro de ver uns vídeos o pessoal usando 4000mhz em C15 para C14 :eek: Nessa época ainda estava em DDR3 kkkk, só achei essa corsair 3200mhz 2x8 C16 pelo preço achei justo (750) na promoção.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2021, 16:16:51
Ainda não tinha visto o desempenho da última geração de processadores Intel, que foram lançados nesse ano.

Fiquei impressionado, os 14nm que estão ainda aí tem um desempenho superior no mesmo clock que a 5th geração dos Ryzen.
Mas o consumo acaba sendo maior por usar uma arquitetura relativamente antiga comparada aos 7nm usada pela AMD.

No site cpu.userbenchmark.com muito usado para comparar desempenho, os Intel permanecem no topo.
I9 11900k em 1st e I7 11700k em 2nd no rank


I7 11700k vs Ryzen 7 5800x

O Intel com 0.2ghz menos de clock tem um desempenho +- 12% melhor que seu concorrente direto.
https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i7-11700K-vs-AMD-Ryzen-7-5800X/4107vs4085
Intel fan boy???
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2021, 16:17:53
Gente a maioria dos Ryzen ainda é melhor que os Intel, tanto em desempenho, consumo, temperatura, etc...

« Última modificação: 21 de Maio de 2021, 16:23:25 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.563
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Maio de 2021, 16:22:00
A 11a geração ainda não tem bom preço, e estamos chegando no limite das arquiteturas, por ex, as memórias DDR4, as PCIx 4ª geração, entre outras coisas.

Tem que analisar o preço, custo beneficio e tbm aquilo que o cara que fazer.

Melhor relação custo beneficio hoje processador/placa mãe/memória é a 10ª geração Intel, na média custa 30% a menos que um kit 11ª intel e que os Ryzen vc compra um computador com 5 a 10% de menos desempenho.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2021, 17:22:55
Curiosidade...
Que tipo de uso vocês fazem pra justificar um desktop hoje em dia?
Pergunto isso pois em 2018 troquei meu desktop por um notebook, pois o salto de processadores para notebooks da Intel na oitava geração conseguiu suprir todas minhas necessidades com Lightroom, Photoshop e DaVinci Resolve.

E nem foi um i7, foi um i5-8250U.

Agora estou planejando migrar para o Apple M1 ou o futuro M2 e não me vejo trocando novamente tão cedo, pois o salto foi ainda mais significativo.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Maio de 2021, 21:04:55
Curiosidade...
Que tipo de uso vocês fazem pra justificar um desktop hoje em dia?
Pergunto isso pois em 2018 troquei meu desktop por um notebook, pois o salto de processadores para notebooks da Intel na oitava geração conseguiu suprir todas minhas necessidades com Lightroom, Photoshop e DaVinci Resolve.

E nem foi um i7, foi um i5-8250U.

Agora estou planejando migrar para o Apple M1 ou o futuro M2 e não me vejo trocando novamente tão cedo, pois o salto foi ainda mais significativo.

Para editar fotos hoje em dia realmente à maioria já está bom, gosto de jogos de PC e emuladores o RPCS3 faz um I9 10900k suar frio kkkkk.
Placa de vídeo sempre usei para jogar e minerar, mesmo quando ainda não era viável, uma espécie de hobby...


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 22 de Maio de 2021, 07:22:35
A 11a geração ainda não tem bom preço, e estamos chegando no limite das arquiteturas, por ex, as memórias DDR4, as PCIx 4ª geração, entre outras coisas.

Tem que analisar o preço, custo beneficio e tbm aquilo que o cara que fazer.

Melhor relação custo beneficio hoje processador/placa mãe/memória é a 10ª geração Intel, na média custa 30% a menos que um kit 11ª intel e que os Ryzen vc compra um computador com 5 a 10% de menos desempenho.

Achei o I7 10700F por 19xx em promoção, e o I7 11700F por 2350 acho que vale a diferença de preço, encontrei o Ryzen 5800x por 2700 no pichau em promoção, placa mãe estava 15xx, devido à quantidade de informações váriadas sobre intel e AMD acabei indo para Intel já que as duas estão na última geração depois teria que trocar tudo novamente, e pelos emuladores aparentemente intel tem melhor compatibilidade.

Pensei muito em pegar o I9 10900 estava 2920, mas acabei deixando também por logo vir DDR5 vou querer trocar quando estiver "maduro".