Autor Tópico: MS-DOS: 40 anos  (Lida 2575 vezes)

André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Online: 27 de Abril de 2021, 20:14:05
https://tecnoblog.net/meiobit/435684/ms-dos-40-anos-historia/


40 anos!!!!!



Que saudosismo ver nessa matéria as telas do Wordperfect, de um cliente BBS, Wolfenstein 3D e Prince of Persia.

Nostalgia pura!!!






André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2021, 20:48:04
Meu deus.... BBS! DOS! Nostalgia pura mesmo! Lembrei do meu PC XT com dois drives e 20mb de disco rígido que custou usd 1000!! Kkkkkk
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2021, 21:00:21
Meu deus.... BBS! DOS! Nostalgia pura mesmo! Lembrei do meu PC XT com dois drives e 20mb de disco rígido que custou usd 1000!! Kkkkkk






Segate 5,25" 20 MB
« Última modificação: 27 de Abril de 2021, 21:01:48 por André Sena »
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2021, 21:04:13
Diversão era memorizar as linhas de comando ARJ.

 :hysterical: :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2021, 01:35:58
Lembro que meu primeiro PC foi um 286 (isso depois de um TK-85 e de um Apple Laser IIc que na verdade era um clone de Apple II+ no corpinho de Apple IIc) sem HD... Mas variava entre o DOS 3.1 e 3.3, dependendo do disquete que eu encontrava.

Mas meu editor de texto não era bacana assim, não. Era um tal de Pangloss, que tentava fazer um WYSIWYG com caracteres ASCII. Aliás, vale a pena folhear a revista deste último link.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2021, 02:38:41
Pqp! WordPerfect 5.1... Melhor sistema de busca que já existiu para documentos...
E o review codes na série do WordPerfect mata a pau. Pena que não tem pra Mac
« Última modificação: 28 de Abril de 2021, 02:40:15 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2021, 02:41:49
Diversão era memorizar as linhas de comando ARJ.

 :hysterical: :hysterical:

Poooo usei muitoooooooooooo !


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2021, 02:46:20
Lembro que meu primeiro PC foi um 286 (isso depois de um TK-85 e de um Apple Laser IIc que na verdade era um clone de Apple II+ no corpinho de Apple IIc) sem HD... Mas variava entre o DOS 3.1 e 3.3, dependendo do disquete que eu encontrava.

Meu primeiro PC foi um PC-XT com placa mãe Juko, processador NEC V20 e 1M de memória kkkkk, Placa de vídeo Hercules, HD MFM de 20 Megas haha !

Antes passei por Sinclair ZX81, TRS-80 Modelo 1 e 3, depois MSX, depois Sinclair QL.


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2021, 12:46:11
Diversão era memorizar as linhas de comando ARJ.

 :hysterical: :hysterical:
Nunca vou esquecer de uns 30 disquetes (pra mais) que usei pra .... piratear hehe...  o duke nuken 3d usando arj , afinal na  época (tipo 1996) drive com gravador de CD era coisa de milionário,  hehe

Bbs é muito das antigas, mas cheguei a usar no msx algo mais arcaico que Bbs , que era o serviço de vídeotexto da telesp!! Kkkk

Eu não fui acompanhando geração a geração dos computadores essa época,  pq afinal eu era criança, meu pai não tinha tanta afinidade com informática.

Eu (na vdd meu pai né,  hehe) comecei com msx (e imaginar que ja existiu computadores sem HD, hehe) com jogos em  fita K7 que levava uns 10minutos pra carregar e que tinha barulho praticamente igual de modem na linha telefônica, deve ser mesmo conceito alias) , que depois teve baita upgrade pra disquetes  bolacha de 5 1/4!!

Depois meu pai teve um XT , que pelo me lembre processador tinha um clock de uns 10MHz, nem 1 mega de memória ram , rsrs, e HD de uns 20/30 mega.  Uma vez eu aprontei uma boa no Dos desse XT,  fui fuçar pra ver pra que servia o fdisk..... .

Mas aí depois do XT eu fui direto pro Pentium 100,  que aí não tem mais graça, ja rodava Windows,  muito moderno,  rsrsrs.

Mas enfim,  cheguei usar bastante o DOS, lembro dos scripts de autoexec.bat pra várias finalidades , como dar uma melhorada nas memórias estendidas,  expandida que precisava pra rodar uns jogos.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
« Última modificação: 28 de Abril de 2021, 12:56:03 por dlgoes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2021, 14:29:13
Ah não reclama, o MSX era bom pra caramba e usava o MSX-DOS, quase idêntico ao MS-DOS.

Brabo eram os SOs dos Apple II e TRS-80... Pqp... TRS-DOS I, TRS-DOS II, TRS-DOS III, NewDOS, MultiDOS, DOSPlus, MicroDOS, UltraDOS... kkkkkkkk e eram complicado pra caramba ! E ainda tinha o CP/M tanto para Apple II quanto para TRS e MSX.

Usei as 3 plataformas por anos, inclusive fazendo uma ginástica absurda no tempo do TRS-80 com 48K de memória e duas unidades de disquetes de 5 1/4 densidade simples kkkkkkk... Imagina por um sistema de banco de dados clínico, com prontuários, receituários e tudo mais nisso !

Não que no MSX fosse muito diferente, mas pelo menos usava duas unidades de 3 1/2 720K

Convenhamos que o PC-XT básico foi uma baita mão na roda.

Brabo mesmo foi a maldita reserva de mercado para informática, aqui imperava uma pirataria bizarra, valia tudo.
Uma vez debuguei uma BIOS de um PC "nacional" e era literalmente idêntica à da IBM ! O MS-DOS distribuido aqui era pirataria escancarada. E essa pirataria não era só em software, copiavam na marra computadores, impressoras e tal... A maioria das impressoras a venda aqui eram literalmente clones da Epson MX-80 ou FX-80. E tudo com o aval do estado... Só serviu para deixar alguns bem ricos e mais nada, não trouxe benefício tecnológico nenhum.






AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2021, 14:29:56
Mas enfim,  cheguei usar bastante o DOS, lembro dos scripts de autoexec.bat pra várias finalidades , como dar uma melhorada nas memórias estendidas,  expandida que precisava pra rodar uns jogos.

Lembra do QEMM386 ?


dlgoes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2021, 15:43:42
Lembra do QEMM386 ?
Nossa lembro sim,  mesmo nessa época que eu ja tinha o Pentium lembro que precisava do qemm pra rodar uns jogos.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk



cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2021, 17:54:36
Lembra do QEMM386 ?

Usei... olha o culpado por precisar existir:



Alguem teria uma referencia que confirme se bill gates falou isto realmente?


A naftalina está solta mesmo.


« Última modificação: 28 de Abril de 2021, 17:58:24 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2021, 19:48:17
Lembra do QEMM386 ?

Não só dele, mas do Stacker também... Pra quem não lembra, esse era um compressor que dobrava a capacidade do HD em tempo real, por meio de criar uma imagem compactada de todo o HD. Nem precisa dizer o que acontecia quando a imagem corrompia!  :aua:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 28 de Abril de 2021, 22:54:31
Não só dele, mas do Stacker também... Pra quem não lembra, esse era um compressor que dobrava a capacidade do HD em tempo real, por meio de criar uma imagem compactada de todo o HD. Nem precisa dizer o que acontecia quando a imagem corrompia!  :aua:

Haahaha ! Cheguei a rodar o Stacker em disquete !