Autor Tópico: Investir em Lente ou camera ?  (Lida 2123 vezes)

Paulo SS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 28 de Abril de 2021, 09:31:49
Bom dia pessoal, é meu primeiro post depois de ler muita coisa aqui, adorei esse forum.

Bom, estamos em 2021 e eu ainda tenho uma Nikon D3200, uso amador, fotos particulares e paisagens principalmente. Atualmente tenho uma yongnuo 50mm e a do kit 18-55. A questão é que quero evoluir para fotos melhores de paisagens, vida selvagem e me aventurar por astrofotografia. Logo pensei que precisaria de uma grande angular, que são bem caras e pouco 'aproveitadas' nas crop.

Minha dúvida é, gastar uma boa grana em uma grande angular que sirva na D3200 ou aproveitar pra 'modernizar' meu equipamento seja numa full ou até mesmo uma Crop mais moderna e só depois entrar nas grandes angulares.
O que acham ?
- Pronto pra sugestões de lentes e cameras :-)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2021, 09:50:58
Com toda certeza lente mas é difícil para quem está começando seguir nesse caminho. Digo isso por experiência própria.

Talvez aqui a questão mais importante é se pretende ficar no APS-C por bons anos. Se sim, invista em lentes DX. Se não, nada impede ficar no APS-C (corpos DX) mas eu compraria lentes FX pensando a longo prazo.

O ponto é que grandes angulares para ser usado em DX tem de ser DX mesmo pelo fator de crop. Quando voce fala GA, qual distância focal vem à sua mente? A faixa 18 a 20 mm da sua lente do kit não lhe atende? Pergunto isso pois para paisagens aberturas grandes não é algo tão importante e você pode continuar usando a lente do kit entre f/6.3 e f/8 que vai lhe dar o máximo de nitidez.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Paulo SS

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2021, 10:28:53
Com toda certeza lente mas é difícil para quem está começando seguir nesse caminho. Digo isso por experiência própria.

Talvez aqui a questão mais importante é se pretende ficar no APS-C por bons anos. Se sim, invista em lentes DX. Se não, nada impede ficar no APS-C (corpos DX) mas eu compraria lentes FX pensando a longo prazo.

O ponto é que grandes angulares para ser usado em DX tem de ser DX mesmo pelo fator de crop. Quando voce fala GA, qual distância focal vem à sua mente? A faixa 18 a 20 mm da sua lente do kit não lhe atende? Pergunto isso pois para paisagens aberturas grandes não é algo tão importante e você pode continuar usando a lente do kit entre f/6.3 e f/8 que vai lhe dar o máximo de nitidez.

Não é fácil encontrar uma lente que caiba no bolso e nas expectativas, haha.
Mas vc falou algo interessante, talvez um investimento planejado em FX, pensando a longo prazo seja o melhor mesmo.
Sobre a faixa de 18 a 20 é básicamente o que uso mesmo, mas não tive como testar em astrofotografia ainda, certamente nesse caso uma GA DX teria um desempenho melhor, resta saber se compensaria pelo preço.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2021, 13:53:28
Não é fácil encontrar uma lente que caiba no bolso e nas expectativas, haha.
Mas vc falou algo interessante, talvez um investimento planejado em FX, pensando a longo prazo seja o melhor mesmo.
Sobre a faixa de 18 a 20 é básicamente o que uso mesmo, mas não tive como testar em astrofotografia ainda, certamente nesse caso uma GA DX teria um desempenho melhor, resta saber se compensaria pelo preço.
Se 18 a 20 mm lhe atende, fique com a lente do Kit para isso.

Uma maneira fácil de se preparar para o FX é comprando lentes primes. Eu sei que o preço de usados inflacionou mas como a Nikon perdeu prestígio e isso impacta no valor de usados, talvez você ache lentes como a 50 1.8 G entre outras primes com ótimo valor e elas servem para FX.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2021, 14:21:12
Invista em CANON !  ;)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2021, 17:19:53
Invista em CANON !  ;)
kkkkk
Não deixa de estar certo a longo prazo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2021, 17:26:44
Se vai ficar em câmera APSC como D3200, recomendo uma lente clara e grande angular. Uma Tokina 11-20 2.8 por exemplo, ou na Sigma tem a 10-20 que também é uma boa lente.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 28 de Abril de 2021, 17:52:14
Sensor de 24MP dá e sobra para paisagem em APS-C.

Cai fora do conto FF.
Ou você entra de vez com FF e lentes FF ou fica no crop com lentes crop.

Ficar com câmera APS-C, mantendo lente FF é ilusão, maioria nunca migra.

18mm é equivalente a 28mm, praticamente o começo da faixa grande angular. Acho pouco.

Estou fazendo paisagem com Canon M50, 10-18 e 55-250.
Pretendo comprar uma samyang clara para fazer a via láctea.
Tem 10mm 2.8 e 12mm f/2.

A tokina que o cheferson recomendou é ótima.

Não sei se a Nikon tem uma equivalente a 10-18, em preço e nitidez.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2021, 18:01:47
Sensor de 24MP dá e sobra para paisagem em APS-C.

Cai fora do conto FF.
Ou você entra de vez com FF e lentes FF ou fica no crop com lentes crop.

Ficar com câmera APS-C, mantendo lente FF é ilusão, maioria nunca migra.

18mm é equivalente a 28mm, praticamente o começo da faixa grande angular. Acho pouco.

Estou fazendo paisagem com Canon M50, 10-18 e 55-250.
Pretendo comprar uma samyang clara para fazer a via láctea.
Tem 10mm 2.8 e 12mm f/2.

A tokina que o cheferson recomendou é ótima.

Não sei se a Nikon tem uma equivalente a 10-18, em preço e nitidez.

A 10-18 da Canon é ótima; a construção é estilo "lente de kit" um pouco melhor; mas na ótica entrega muito bem.

Tb fico pensando, eu tenho a 16MM 2.8 pra Sony Emount e tenho me divertido pra fotografar arquitetura com ela, é 24MM equivalente do FF e me atende bem.

A Nikon tem uma DX (crop) 10-20 AFP , mas desconheço detalhes totalmente dela. A Sigma 10-20 talvez seja a opção mais barata , além da Tokina.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2021, 02:07:53
Bom dia pessoal, é meu primeiro post depois de ler muita coisa aqui, adorei esse forum.

Bom, estamos em 2021 e eu ainda tenho uma Nikon D3200, uso amador, fotos particulares e paisagens principalmente. Atualmente tenho uma yongnuo 50mm e a do kit 18-55. A questão é que quero evoluir para fotos melhores de paisagens, vida selvagem e me aventurar por astrofotografia. Logo pensei que precisaria de uma grande angular, que são bem caras e pouco 'aproveitadas' nas crop.

Minha dúvida é, gastar uma boa grana em uma grande angular que sirva na D3200 ou aproveitar pra 'modernizar' meu equipamento seja numa full ou até mesmo uma Crop mais moderna e só depois entrar nas grandes angulares.
O que acham ?
- Pronto pra sugestões de lentes e cameras :-)

Samyang 14 2.8
Em apsc vira uma 20mm, uma distancia legal para paisagens.
É otima para Astro


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 29 de Abril de 2021, 10:04:04
Também acho que 24mp é mais que suficiente.
Investe em lente. Eu tenho uma Tokina 12-24mm f4 e ela é excelente!


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #11 Online: 03 de Maio de 2021, 20:02:59
Pra quem fotografa por hobby acho que cairia bem uma D800 usadinha, as vezes aparece por 2.500 no ML. Em termos de qualidade de imagem não deve nada as câmeras atuais.

"Ah, mas lente é caro", é só saber comprar, outro dia vi uma Samyang 14mm por 700 reais na OLX.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Maio de 2021, 17:05:11

O ponto é que grandes angulares para ser usado em DX tem de ser DX mesmo pelo fator de crop.


Não entendi o que você quis dizer Thales.
Qual a diferença entre usar uma 20mm DX e uma 20mm FX na D3200??
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 06 de Maio de 2021, 17:35:47
Não entendi o que você quis dizer Thales.
Qual a diferença entre usar uma 20mm DX e uma 20mm FX na D3200??

Acho que ele quis dizer sobre a DF equivalente.
Na ponte tele é facil usar lente FF.
Na wide as vezes não tem ou são lentes caríssimas.

Exemplo canon é a 16-35mm, a equivalente pra crop é a 10 -18mm.
Conseguir lentes FF abaixo de 16mm é complicado.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


asnaldinho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #14 Online: 19 de Maio de 2021, 11:22:21
Tenho uma dúvida parecida. Quero fotografar vida selvagem, especialmente pássaros, e também paisagens, plantas e etc. No momento tenho uma D300 com uma Nikkor AF-S 18-55mm.

Em termos de lentes, tenho interesse na Tokina 80-400mm ou algo similar (inclusive no preço).

A minha preocupação é o futuro, nem a tão longo prazo... a câmera do amigo que abriu o tópico tem o dobro da resolução da minha, e em fotos de vida selvagem, com uma 300 ou 400mm e o corte do sensor, ainda serão necessários cortes, então concluo que em não muito tempo terei que conseguir algo com mais resolução, ou grandes objetivas.

Minha dúvida é se começo com algumas objetivas usando a D300 e depois troco o corpo, ou se compensa migrar para as Canon antes e começar de lá?

Obrigado.