Autor Tópico: Dica de curso de Lightroom do Henrique Ribas gratuito  (Lida 3996 vezes)

fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.591
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Online: 28 de Outubro de 2022, 00:17:22
Bom não sei o lugar certo para postar, mas descobri que quem faz o cadastro no site www.Alboom.com, na área de cursos (Alboom Academy) tem alguns workshops gratuitos, dentre eles o do Henrique Ribas, uma versão mais básica do curso dele Lightroom Ninja, mas pelo que vi são 20h de curso! Não é possível que em 20h o cara não aprenda algo bom rsrs.

Acho legal que o Ribas dá as dicas de como fazer o fluxo de trabalho.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2022, 10:56:28
Sim. O Henrique Ribas é um cara que agiliza muito o fluxo no LR.
Já vi algumas palestras e cursos online (grátis) dele.
Talvez seja o cara que melhor ensina LR na internet.

Esses cursos grátis normalmente o cara enrola pra caramba.

Mas ele usa muito teclas de atalho - e isso é o que mais agiliza o uso do LR. Só por essas dicas já vale espiar.
Percebi isso vendo ele falar e fui estudar as teclas de atalho no site da Adobe... Ontem editei algo perto de 5000 fotos.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2022, 10:56:52 por nandoespinosa »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.591
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2022, 13:43:00
Sim. O Henrique Ribas é um cara que agiliza muito o fluxo no LR.
Já vi algumas palestras e cursos online (grátis) dele.
Talvez seja o cara que melhor ensina LR na internet.

Esses cursos grátis normalmente o cara enrola pra caramba.

Mas ele usa muito teclas de atalho - e isso é o que mais agiliza o uso do LR. Só por essas dicas já vale espiar.
Percebi isso vendo ele falar e fui estudar as teclas de atalho no site da Adobe... Ontem editei algo perto de 5000 fotos.

Então xará, estou fazendo aqui o curso, já fiz 30% e por incrível que pareça não tem enrolação. Até agora bem direto ao ponto. Ele está explicando como baixar as fotos, como fazer cópias de segurança, como importar para o catálogo, como usar os filtros de seleção, alguns atalhos, diferença de performance usando o modo Biblioteca e o modo revelação. Enfim, bem relevante.

Antes eu usava o LR na pegada do fazejamento, mas também eram poucas fotos... 10-20. Agora estou indo mais pelo lado do planejamento inteligente. Separo as fotos por pastas, converto para DNG, importo, crio as vizualizações inteligentes, faço a filtragem por grupos de afinidade aí começo a tratar esses lotes. Crio os presets, tanto de edição quanto os de Exportação. Tudo isso o Henrique ensina no curso, coisa que não tinha visto nos outros cursinhos que já tinha feito.  No geral o pessoal fala muito do módulo de revelação, que é a parte de ajuste, mas o que acaba tomando mais tempo é justamente a parte de organização de um modo que se consiga trabalhar em lote.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2022, 20:55:26
Pois é Fernando.. Eu tô fazendo o curso tb.
Até é bom falar que o link ali que tu postou tá errado. Dá num site das arábias.  :hysterical:

Segue o link certinho.
https://www.alboompro.com/

O curso é FUNDAMENTAL pra quem está começando a trabalhar com LR. O Ribas tem essa pegada de agilizar o processo. E pelo que entendo, é pra isso que serve o LR. Pra agilizar o processo de edição e primeira revelação das fotos.
Eu já vi muito material do Henrique Ribas e já desenvolvi uma metodologia própria de trabalho, que me serve muito bem.
Mas vou ver todo o curso, pq ele realmente é o melhor em LR no Brasil pra mim.

Só discordo dele na questão da criação de visualizações... Mas aí é papo pra outro post.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2022, 20:55:57 por nandoespinosa »


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.591
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2022, 15:46:19
Nossa já fiz 66% do curso, cheguei no módulo 3.1, que é um Bônus, na verdade quem está a frente deste módulo é o Alexandre Keese. Gosto muito do método dele  :snack:
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.