Autor Tópico: Fim da DSLR! Caboooooo... Morrreuuuuuu  (Lida 3696 vezes)

Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #15 Online: 05 de Maio de 2021, 17:49:39
Puxa pessoal,

Gente, temos que conferir as coisas antes de espalhar... é por isso que a negação da COVID e o Terraplanismo reinam na internet: Muita producão de bobagens e muita gente ingênua que não confere e vai "embarcando" e espalhando a bobagem

----

Essas A99 e A99 II, etc... não são a linha DSLR Sony... essas aí, sempre tiveram EVF e, por isso mesmo eran SLT e nunca foram DSLR... basta consultar o que signigicam as letras DSLR

As DSLR Sony pararam lá em 2012+- ...


---


Vamos mudar isso pessoal... vamos conferir fatos e fontes antes de espalhar...

Senão, as gerações futuras vão rir muito mais ainda da cara da nossa geração...

Dá desânimo ver isso acontecendo e se repetindo sempre... não só pela criação do tópico mas, por ver as pessoas ingênuas sempre embarcando de novo e de novo, e repetindo piamente mais uma dessas reportagens absurdas que só a internet faz...



Hummmmm

https://www.sony.pt/electronics/camaras-lentes-amoviveis/slt-a99-a99v

No site oficial tá SLR.
Nem sabia que eles faziam com evf essa linha, para mim essa opção não existia na Sony. A diferença é que eu assumo que erro... Hehehehehe
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #16 Online: 05 de Maio de 2021, 20:42:52
:ok: Tudo bem  :ok:

No próprio texto do endereço HTML está SLT...  :ok:


---


Se eu não me engano, é fácil identificar as linhas. É mais ou menos assim:

As α de 3 dígitos são DSLR (a última foi lançada em +-2010... não lembro exato e saiu de linha em +-2012/2014)

As α de 2 dígitos são SLT (tem EVF, não tem OVF e são A-Mount)

As α de 1 dígito usam E-Mount e são as EVIL (que depois passaram a ser chamadas de Mirrorless pelos internautas e a Sony adotou o nome).

EVIL !!!!  :shock:

Caramba...tem anos que não vejo essa sigla.

A Sony não usa o acrônimo EVIL e sim ILCE : Interchangeable Lens Camera with E-mount.

Inclusive tinha o ILCA: Interchangeable Lens Camera α [A-mount]
http://support.d-imaging.sony.co.jp/www/cscs/accessories/compatibility.php?area=us&lang=en&mdl=BC-QM1&cat=2&loc=en_US

E o restante das publicações/fabricantes colocam as mirrorless na classificação MILC :Mirrorless Interchangeable Lens Camera.

Nem lembro quando o EVIL era usado.. Sempre achei que era uma piada do mercado.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 05 de Maio de 2021, 21:45:08
Esse sistema SLT era um saco, o semi-espelho comia quase 1 ponto de luz e quando embaçava por dentro era chatinho pra limpar..


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 05 de Maio de 2021, 22:05:24
Eu diria que todas as SLT são DSLR, mas nem todas as DSLR são SLT.

Diria ainda que, depois de uma tentativa infrutífera da Sony com DSLR tradicionais, eles começaram a tentar se diferenciar. O SLT (que ainda é um DSLR diferentão) não trouxe diferenciação o suficiente. O ML FF foi o que fisgou o grande público. Os nerds adoravam dizer que tinham uma câmera FF com sei lá quantos MP e "tudo eletrônico".


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 06 de Maio de 2021, 00:14:15
Nenhuma dessas SLT Sony é DSLR pq nenhuma tem visor óptico  :ok: São todas com EVF
O que significa DSLR?

Sent from my motorola edge using Tapatalk



Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #20 Online: 06 de Maio de 2021, 00:37:14
O que significa DSLR?

Sent from my motorola edge using Tapatalk
Digital
Single
Lens
Reflex

Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 06 de Maio de 2021, 01:02:14
Digital
Single
Lens
Reflex

Correto!  :D

Suponho então que se for digital, se tiver uma lente só (se fossem duas, seria uma TLR) e se tiver um espelho que reflita a imagem, que seja uma DSLR.

Vale a pena lembrar ainda que DSLRs tradicionais usam um espelho semi-transparente pra que a luz chegue ao sensor de foco, igualzinhas às SLT.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.296
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 06 de Maio de 2021, 08:03:47
Exatamente... DSLT seria o termo mais correto.
Isso, não conheço muito bem essas linhas da Sony e me confundi.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #23 Online: 06 de Maio de 2021, 08:43:11
Dpreview entrou em contato com a Sony para verificar se é oficial o encerramento do A-mount.

https://www.dpreview.com/news/6728421375/sony-s-removal-of-its-remaining-dslrs-suggest-the-a-mount-is-all-but-dead

 :snack:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #24 Online: 06 de Maio de 2021, 12:00:21
Na verdade essas DSLTs são praticamente uma DSLR. A diferença é que o "espelho" deixar passar parte da luz para o sensor e decidiram colocar EVF ao invés de OVF.

Mas, podemos dizer que essas DSLTs são praticamente DSLRs.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 06 de Maio de 2021, 12:09:31
Há coisas que deveriam ser assunto superado, mas pelo jeito não são.

Há muito tempo se dizia que a Terra era redonda (esférica, geodésica, etc.), e muita gente não acreditava. Precisou muito tempo até que se aceitasse isso e, não vou discutir o motivo, hoje há pessoas que voltaram a acreditar em algo que já havia sido superado - que a Terra é plana.

O mesmo acontece com as câmeras: é notório que câmeras digitais de reflexo através de lente única tendem a desaparecer. Mas de vez em quando aparece gente dizendo que não, que estas câmeras vão voltar a ser o padrão do mercado.

Nem era pra ser motivo de discussão aqui, mas um dia a Sony teve uma linha de câmeras digitais de reflexo através de lente única tradicionais, cujo padrão foi comprado da Minolta e rebatizado de alpha mount. Esta linha de câmeras foi descontinuada lá por 2010, quando foram introduzidas no mercado as SLT, que usavam as mesmas lentes. Este padrão, agora totalmente descontinuado, representa o fim das atividades da Sony relacionadas a câmeras com espelho.  :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #26 Online: 06 de Maio de 2021, 12:15:03
Na verdade essas DSLTs são praticamente uma DSLR. A diferença é que o "espelho" deixar passar parte da luz para o sensor e decidiram colocar EVF ao invés de OVF.

Mas, podemos dizer que essas DSLTs são praticamente DSLRs.

Tem espelho igual, tem tamanho igual, tem baioneta igual.

Mas pra deixar todo mundo satisfeito, vá lá: as DSLRs Sony foram descontinuadas cerca de 11 anos atrás.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #27 Online: 06 de Maio de 2021, 14:56:37
Tem espelho igual, tem tamanho igual, tem baioneta igual.

Mas pra deixar todo mundo satisfeito, vá lá: as DSLRs Sony foram descontinuadas cerca de 11 anos atrás.
Concordo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 06 de Maio de 2021, 15:24:24
O termo reflex vem justamente pelo princípio de funcionamento que usa um espelho para refletir.
Isso independe de ter um visor eletrônico ou um sistema de pentaprisma ou pentaespelho.

SLR = single lens reflex

TLR = twin lens reflex

Ou seja, se tem espelho, é uma SLR, uma dSLR (só porque é digital), uma SLT ou uma TLR.
Todas as outras categorias são obrigatoriamente definidas como MIRRORLESS.

A A99 é uma SLT, portanto é SLR por definição. Essa tecnologia vem da Canon Pellix, de 1964 e foi usada em outras câmeras de filme. Coube à Sony adaptar o uso em câmeras digitais para diminuir o custo de produção e evitar o bloqueio por espelho e outras coisas mais como simplificar o sistema de live view.


Procurar chifre em cabeça de cavalo é falta do que fazer.



hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 06 de Maio de 2021, 16:37:14

O termo reflex vem justamente pelo princípio de funcionamento que usa um espelho para refletir.
Isso independe de ter um visor eletrônico ou um sistema de pentaprisma ou pentaespelho.



Concordo totalmente.
Se tem espelho é REFLEX.   :ok:
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva