Autor Tópico: Alguém aqui usa Loupedeck?  (Lida 4072 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 08 de Junho de 2021, 14:38:05
Atualizando, atualizei tudo que havia pra atualizar no meu Windows, desativei (temporariamente) o antivirus, chequei se havia alguma inconsistência no sistema (sfc /scannow). Ainda sem sucesso. Não achei ninguém que tenha tido o mesmo problema com esse instalador específico.

Vou esperar chegar o hardware aqui, e testar novamente com o Loupedeck conectado, mesmo que as instruções digam pra fazer exatamente como estou fazendo.

Atualizando de novo, finalmente consegui. Tive que adicionar um usuário administrador do computador, mudar pra este usuário, instalar pelo novo usuário e finalmente voltar pro meu perfil normal.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 11 de Junho de 2021, 02:26:10
Finalmente tive tempo pra fuçar um pouco no Loupedeck Live. Minhas impressões:
Achei o negócio muito bacana, apesar de dar um trabalho enorme.

Ele é basicamente um teclado muito esperto (com um detalhe esquisito), onde vc pode programar todos os atalhos do seu programa, e colocar rótulos. Dizem que funciona 100% assim que configura o Lightroom. No meu caso, uso o Capture One. Uma das grandes coisas do C1 21 é justamente a customização de atalhos, e perfis de atalhos de teclado. Assim, o Loupedeck vem com uma configuração pro C1, e instala também um perfil de atalhos personalizado no C1. O perfil não funcionou 100%, nem eu gostei do layout original, então modifiquei bastante o perfil original.

Essas modificações têm que ser feitas em conjunto: alguns atalhos não existem no C1, mas podem ser criados. Aqui, eu senti falta de ver o teclado na tela, mostrando quais teclas já foram usadas. Chega uma hora em que eu simplesmente fui tentando até achar uma combinação de teclas que não estava ocupada. Daí vc pega essa combinação e cria uma ação customizada no LD, e finalmente coloca a ação onde vc quer. As ações configuradas no programa do LD refletem imediatamente no dispositivo.

Os botões ficam em uma telinha capacitiva (cujo brilho pode ser controlado pelo programa do LD), e cada botão fica associado a um atalho. Demorei pra entender, mas os botões giratórios (dials) funcionam mais ou menos da mesma forma: vc define um atalho quando se gira pra um lado, outro atalho quando se gira pro outro. Por exemplo, o dial de zoom ficou com um atalho Ctrl+ pra um lado e Ctrl- pro outro. Os botões físicos selecionam os espaços de trabalho (workspaces), e podem conter também alguns atalhos globais.

O programa é esquisito, mas funciona. Depois de muito quebrar a cabeça, comecei a entender um pouco a lógica: do lado esquerdo, vc cria ações customizadas, ou usa as existentes. No meio, vc cria esquemas usando as ações criadas do lado esquerdo, e no lado direito, vc organiza os esquemas em espaços de trabalho. No C1, por exemplo, eu organizei um espaço de trabalho 1 pra selecionar e classificar as fotos, um espaço 2 pra editar e um espaço 3 pra exportar. São 7 botões e só tenho 3 espaços de trabalho, então configurei dois botões físicos pra desfazer e refazer, e um pra mover a imagem na tela. Um toque interessante é que, nas teclas físicas, os espaço de trabalho ficam iluminados em verde, os atalhos em roxo e o espaço de trabalho selecionado fica branco. Na verdade, ainda estou organizando à medida que uso, pois volta e meia devo sentir falta de alguma ferramenta. O objetivo é não tocar mais no mouse, e usar somente o Loupedeck junto com a mesa digitalizadora. Estou otimista.

O dispositivo pode funcionar no que eles chamam de "modo dinâmico", em que as configurações ficam de acordo com o programa que está em primeiro plano. Ao mudar de programa, imediatamente o layout do controle muda também. Tem como desligar esse modo dinâmico, que é bem útil na hora de configurar.

O detalhe esquisito é que o Loupedeck é um dispositivo de rede via USB, e tem um número IP associado a ele. Eu não notei diferença, mas já li relatos de gente cuja navegação na internet piorou muito por causa do LD interferindo no DNS. Aqui, não notei diferença.

Já me perguntei se a tela dele fica ligada o tempo todo, e observei que quando a tela do PC desliga a tela do LD desliga também. Muito esperto.

Uma coisa que não curti é que ele fornece resposta táctil ao aptertar botões virtuais, por meio de vibração. Mas é esquisito que o ajuste da vibração varia de 15 a 25 (não entendi a lógica), e 25 é o mais rápido. Mesmo em 25, achei a vibração lenta demais, e barulhenta demais. Pelo menos tem como desligar.

Resumo: não é essencial, dá trabalho pra configurar, mas depois disso, é uma alegria de usar. Não sei se vai acelerar meu fluxo de trabalho, mas deve deixar muito mais confortável.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 11 de Junho de 2021, 13:22:08
Mais: os botões giratórios funcionam um pouco diferente de quando se usa o mouse: Ao usar o mouse em um slider do C1, a gente pode deslizar o botão de um lado pro outro, e então o programa aplica o ajuste onde o botão para. Mas ao usar os botões giratórios do LD, o programa passa por cada ajuste, o que funciona bem pra ajuste preciso, mas não tão bem pra ajuste severo, que fica com um atraso de alguns segundos.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #18 Online: 14 de Junho de 2021, 13:39:00
Finalmente tive tempo pra fuçar um pouco no Loupedeck Live. Minhas impressões:
Achei o negócio muito bacana, apesar de dar um trabalho enorme.

Opa!!! Que legal!

Valeu por compartilhar sua experiência. :ok:  :ok:

https://www.youtube.com/watch?v=3rtFZi7UKEc

Estava vendo o vídeo do link acima sobre a Loudepeck Live e descobri que tem o recurso de Swipe na "tela" para acessar mais funções.

André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 14 de Junho de 2021, 14:14:50
Estava vendo o vídeo do link acima sobre a Loudepeck Live e descobri que tem o recurso de Swipe na "tela" para acessar mais funções.

Legal mesmo. Eu já deveria saber que tem como fazer isso, mas criei botões pra navegar entre as telas. Com este recurso, vou "ganhar" dois botões a mais.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 29 de Julho de 2021, 13:49:36
Fiz uma mega-reforma na minha mesa de trabalho, e reativei o Loupedeck, que estava meio encostado. Agora tenho dois computadores, um de trabalho e um pessoal, e uso um KVM pra selecionar entre os dois. O Loupedeck não funciona muito bem com o KVM, não. Pelo que li por aí, ele usa Ethernet por USB, então a mudança de IP do Loupedeck deve bagunçar alguma coisa, daí ele trava e precisa ser desconectado pra voltar a funcionar. Então ele fica ligado somente ao computador pessoal.



Em tempo, tem atualização de software, que vai levar a uma atualização de firmware do dispositivo.

https://support.loupedeck.com/release-notes-4.3.2

Citar
This release is a hot fix to address a firmware update issue; from now on only users with the latest 4.3.2 build are able to download the new CDC Firmware.

Hardware Support (UI v.5 with simplified profile type) (NEW)
    Loupedeck Live [Lv]

Hardware Support (UI v.4)
    Loupedeck CT [CT]
    Loupedeck Live [Lv]

Hardware Support (UI v.2)
    Loupedeck+ [LD+]
    Loupedeck Original [LD]

Software Support (MacOS & Windows):
    Ableton Live  [CT, Lv]
    Adobe After Effects [LD+, CT, Lv]
    Adobe Audition [LD+, CT, Lv]
    Adobe Lightroom Classic [All Devices]
    Adobe Illustrator [CT, Lv]
    Adobe Photoshop 2021 [All devices]
    Camera Raw [All Devices]
    Adobe Premiere Pro [LD+, CT, Lv]
    Capture One (Shortcut based) [All Devices] 
    Skylum Aurora HDR (v.1.2 or newer) [LD+, LD]
    Spotify Premium [CT, Lv]
    OBS Studio (v26.0 or later) [CT, Lv]
    Philips Hue (Bridge) [CT, Lv] (NEW)

Software Support (MacOS only):
    Final Cut Pro X (macOS) [LD+, CT, Lv]
    MacOS [CT, Lv]

Software Support (Windows only):
    Streamlabs OBS (v0.20 or later) [CT, Lv]
    Windows [CT, Lv]


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #21 Online: 30 de Julho de 2021, 22:06:47
Hoje foi dia de edição.... Mas com o gambiarraDeck
 :hysterical: :hysterical:


Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 31 de Julho de 2021, 23:49:03
Hoje foi dia de edição.... Mas com o gambiarraDeck
 :hysterical: :hysterical:

Se funciona, tá valendo!  :clap: :clap: :clap:


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #23 Online: 01 de Agosto de 2021, 10:14:31
Se funciona, tá valendo!  :clap: :clap: :clap:
Olha, tá funcionando perfeitamente e custou só R$250  :hysterical: :hysterical:
A edição pelos potenciômetros é perfeita  :wub:
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #24 Online: 27 de Outubro de 2021, 21:38:11
Saiu o software pra Loupedeck versão 5.0.

https://loupedeck.com/get-started/

Ainda não consegui instalar por causa de um conflito entre o software e meu PC, que exige a instalação em um perfil "limpo" do PC pra que eu possa usar com meu perfil normal.