Autor Tópico: Leica 24-70mm 2.8, um clone da Sigma?  (Lida 1797 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Online: 11 de Maio de 2021, 10:44:10
https://petapixel.com/2021/05/10/yes-leicas-new-24-70mm-is-almost-certainly-a-rehoused-sigma-art-lens

Ao que tudo indica é um rebrand da Sigma, e claro com a etiqueta de preço da Leica.
1.100,00 vs 2.800,00 bidens.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2021, 14:03:23
Provavelmente fazem ajustes e inspecionam com maior rigor. A qualidade do vidro também deve ser superior.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2021, 22:27:41
Provavelmente fazem ajustes e inspecionam com maior rigor. A qualidade do vidro também deve ser superior.

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2021, 23:47:13
Provavelmente fazem ajustes e inspecionam com maior rigor. A qualidade do vidro também deve ser superior.

Será mesmo? Se for a 24-70 2.8 Art da Sigma é uma lente muito competente; tenho dúvidas se é tão superior assim. Usar Leica na fotografia é como usar Ferrari; tem qualidade incontestável, mas o selo com o nome faz o valor subir.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2021, 02:41:23
Será mesmo? Se for a 24-70 2.8 Art da Sigma é uma lente muito competente; tenho dúvidas se é tão superior assim. Usar Leica na fotografia é como usar Ferrari; tem qualidade incontestável, mas o selo com o nome faz o valor subir.

Eu também nao tenho duvida da qualidade da Sigma, mas aqui estamos falando daqueles detalhes que entregam mais.  Eu meio que aceitei isso no meio fotografico.
O controle de qualidade deve ser absurdo.
Se vale. . Tem gente com dinheiro que paga.
« Última modificação: 12 de Maio de 2021, 02:43:44 por Leonardo Tonin »


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.286
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2021, 16:42:24
Tem gente para tudo haha


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2021, 18:34:09
Já viram a série das lentes Otus da Zeiss? São lentes caras, mas absurdamente nítidas. https://www.zeiss.com.br/consumer-products/fotografia/otus/otus-1455.html


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 12 de Maio de 2021, 18:38:57
Para comentar sobre isso achologia não basta. Ao longo dos anos, a Leica delegou a fabricação de diversas objetivas zoom para fabricantes japoneses, como a Kyocera, a Sigma e a Tokina, sendo o projeto ótico feito pela Leica.

Exemplos disso são as 35-70 F4 R , 28-70 F3.5-4.5 R e pelo menos 4 outras. Algumas como a Vario-Elmar 35-70 F4 R são lendárias. Tive uma dessas e nunca vi uma zoom tão perfeita quanto essa, nem de Canon, nem Nikon, nem Minolta nem nada... Só que essa lente era fabricada pela Kyocera.  E daí ? Daí que os materiais e tolerâncias usados nessa lente eram absurdamente altos. Depois, muitas foram fabricadas pela Panasonic sob especificação da Leica.



Não se enganem. A Sigma tem um know-how ótico absurdo. Se eles fabricam para o público um determinado produto sob a marca própria ou não são outros quinhentos. Vários são os exemplos na indústria japonesa, o mais conhecido é o da Cosina que fabrica para praticamente todo mundo. Existem lentes com marca Nikon feitas pela Cosina e por aí vai. Existem acordos comerciais, questão de faixa de mercado, etc.

A pergunta que fica é se essa lente é um projeto Sigma que será licenciado pela Leica (seja pelo motivo que for) ou se é o contrário.

Uma vez assisti a uma entrevista com o CEO da Cosina, questionavam a qualidade das lentes produzidas pela marca. Ele disse que o protótipo é sempre feito com os melhores materiais e técnicas disponíveis, mas que para atingir o objetivo de preço, eram feitas inúmeras modificações, como substituição de vidros, de elementos muito complexos por outros mais simples e por aí vai. Algo como pegar um lente excepcionalmente boa mas cara e ir barateando até chegar no preço desejado mesmo que a performance caia uma barbaridade.

Todos esses fabricantes japoneses tem conhecimento e know-how de sobra para fazer lentes incríveis, mas que acabam sendo incrivelmente caras para o públco às quais seriam destinadas. Por todos, digo todos mesmo, não somente os dois grandes como a Canon e Nikon. Nem vou comentar os falecidos como a Konica (Hexanons) a Minolta, Olympus e outros porque senão não tem fim.

A Sigma tem duas lentes que são prova disso, a 18-35 1.8 Art e a 70 2.8 EX DC Macro.
A Tamron tem a fantástica SP 90mm F2.5 Macro
A Cosina fabricou a Voigtlander APO-Lanthar 50mm F2.0 (ela detem a marca e os projetos)

Não seria absurdo nenhum se a Sigma realmente licenciasse essa 24-70 para a Leica.

Como tudo na vida, depende do bolso de quem quer pagar e do uso que terá.
« Última modificação: 12 de Maio de 2021, 18:40:03 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2021, 01:10:58
AFShalders, quase todas as fabricantes japonesas de fotografia que você comentou tem um nível de qualidade acima da média. Aliás até me pergunto o que seria do mundo da fotografia sem o Japão? Nada, literalmente!

Sobre a Sigma, Tamron, Pentax, entre outras , é realmente algo muito legal. Já viu este vídeo de como funciona a fábrica da Sigma? Dá uma olhada no tour:


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2021, 12:31:10
Normal, a Leica já fez isso com a Panasonic LX100 e LX100II, que são exatamente a mesma câmera, a diferença é que a versão da Leica está custando 12mil reais no ML e parece que tem maluco que paga:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1234232155-leica-d-lux-7-cmera-digital-12x-sem-juros-_JM



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2021, 13:03:46
Normal, a Leica já fez isso com a Panasonic LX100 e LX100II, que são exatamente a mesma câmera, a diferença é que a versão da Leica está custando 12mil reais no ML e parece que tem maluco que paga:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1234232155-leica-d-lux-7-cmera-digital-12x-sem-juros-_JM



A Leica deve fazer controle de qualidade e usar solda e parafuso de melhor qualidade.  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.286
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2021, 13:32:37
Tem que ter muita grana sobrando para pagar por marca.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2021, 15:53:34
Normal, a Leica já fez isso com a Panasonic LX100 e LX100II, que são exatamente a mesma câmera, a diferença é que a versão da Leica está custando 12mil reais no ML e parece que tem maluco que paga:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1234232155-leica-d-lux-7-cmera-digital-12x-sem-juros-_JM

Sempre tem.... Eu não pagaria..

No passado a diferença prática entre as Panasonic e as PanaLeicas era que essas últimas vinham com uma versão full do Lightroom e com garantia de 2 ou 3 anos. As Pana vinham com o Silkypix OEM e 1 ano de garantia. Os firmwares das duas também eram diferentes, alguns juravam que o da Leica dava cores mais bonitas mas acho isso uma idiotice, já que perfil de cor é sempre ajustável na pós.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2021, 01:28:44
Tem que ter muita grana sobrando para pagar por marca.

Pagaria 5.000 dólares por uma lente fixa Zeiss 1.4 de foco manual, se dinheiro nunca fosse problema pra você?
_zeiss_otus_1 by Chefferson Amaro, no Flickr

Hoje se tivesse milhões em conta não pegaria, mas tai sempre terá quem compra e as vezes inclusive quem realmente precisa.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.296
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2021, 12:09:56
Eu não pagaria porque tenho certeza absoluta que não me traria nenhum benefício real para o tipo de fotografia que faço. Duvido muito que seja perceptivelmente muito melhor do que uma Sigma 18-35 F1.8. E de 1.8 para 1.4 a diferença de abertura é muito pequena para justificar o preço, pelo menos na minha opinião. Há quem penseo o contrário, obviamente, cada um no seu quadrado.

Se fosse um produtor de cinema poderia até ser. Note que eu escrevi cinema, para aquela cena doida em baixissima luz, etc. e mesmo assim se fosse para ganhar um bom dinheiro. Fora isso eu acho pura vaidade.

Hoje em dia tenho UMA lente 28mm fixa de foco manual que é uma Minolta MD Rokkor 28mm 3.5 que uso com a Sony A7-III, faz 100% do que preciso, por um preço irrisório. Se souber o que escolher, dá para ser 100% feliz gastando relativamente pouco.

Prefiro mil vezes pegar esses $5K e juntar mais para uma viagem maneira.
« Última modificação: 15 de Maio de 2021, 12:11:09 por AFShalders »