Autor Tópico: Troquei a Canon 5D mark IV pela Canon R6 - Primeiras impressões !  (Lida 11580 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 12 de Maio de 2021, 14:06:29
Se os 45MP da R5 não vão te fazer falta, a R6 é uma excelente opção.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 12 de Maio de 2021, 16:05:05
Se os 45MP da R5 não vão te fazer falta, a R6 é uma excelente opção.
Eu gostaria de ter as duas  :hysterical:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #17 Online: 12 de Maio de 2021, 19:32:26
Se os 45MP da R5 não vão te fazer falta, a R6 é uma excelente opção.

Pelas especificações e reviews sérios dos dois modelos, a R6 tem se provado um custo-benefício melhor do que a R5.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #18 Online: 13 de Maio de 2021, 12:12:51
Pelas especificações e reviews sérios dos dois modelos, a R6 tem se provado um custo-benefício melhor do que a R5.
Principalmente para quem quer usar as lentes EF adaptadas, os 20MP encaixam muito bem.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 13 de Maio de 2021, 14:42:08
Bom, hoje se completa 5 dias com a camera, utilizando apenas com a EF 24-70mm f/2.8 L II.
Tenho fotografado minhas crianças em casa, pra lá e pra cá, normalmente a noite, apenas com a luz do teto acesa. A porcentagem de acerto de foco aumentou absurdamente, e com isso para mim, valeu o investimento.

Sobre fotografia de aves, eu ainda não realizei como queria, pois a teleobjetiva foi embora e eu ainda não adquiri nada para colocar no lugar. Bem provável que eu vá para uma tele fixa mais barato em comparação com a que tava (EF 600mm f4 L IS serie II) que é a serie que funciona 100% os FPS da R6 e R5. Pois as lentes série 1 que pretendo ter, foram boicotadas via software nas Canon R6 e R5, limitando os 12 fps mecanico para 7 fps e os 20 fps eletronico cai para 17 fps, e reduz um pouco a área de atuação do AF em vez de quase todo quadro, é um pouquinho mais estreito a área de atuação. Mas nada tão grave, para o meu uso.

Cartões SD, comprar ou não os UHS-II de velocidades de 300mb/s:

Testei ambos cartões o SD UHS-I que grava a 95mb/s e le a 170mb/s... e testei o SD UHS-II que grava e lê a 300mb/s.
Para fotografia, pode ir no mais barato, no SD UHS-I, o buffer passa de 100 raws, não engasga, tudo fluido.
O UHS-II que um de 64gb custa quase R$ 1.000,00 só se ficar filmando em 4k e 60 fps que vai exigir ele, e como eu nunca vou usar este método de filme, não vou gastar meu suado dinheiro nele.

Bateria original
A bateria LP-ENH já tem alguns lugares vendendo, a um custo de 550,00 a 600,00, e sim.. ela dura mais que a LP-EN, que vem nas 80D, 90D, 7D mark II, 5D mark IV, inclusive eu tenho 2 destas.

Pegada, encaixe da mão
Pega uma 6D mark II, 90D na mão, é praticamente mesma pegada, boa e confortável.
Se colocar um batery grip deve ficar animal, pena que está caro pra caramba, mas um dia... vou ter um.

Visor eletronico
Usando ele na resolução maxima, é fluido, quase não ve diferença com o optico, alias, nem sinto falta do optico mais.
E o legal de usar a camera na horizontal ou vertical.. o menu todo dentro do visor,  inclusive a barra de fotometria, ele também vira no visor e se adapta a sua posição de uso. E ele é grande e luminoso, achei isso um grande ponto positivo da camera, creio que todas mirror, sejam assim.

Configuração de botões
Configurei um botão para cada função:
iso
al servo
one shot
ponto pontual de AF
ponto com reconhecimento de olhos
modo crop ativo

E o menu, abri 3 abas novas, apenas com as funções que mais mexo e gosto de usar.
A camera está absolutamente configurada para o meu uso, e já uso sem precisar tirar o olho do visor eletronico para acionar alguma opção.

Novidades.. informarei aqui.
Fotógrafo e birdwatching


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #20 Online: 14 de Maio de 2021, 17:14:08
Bacana Douglas, continue postando suas impressões por aqui. Temos mais um convertido ao mundo das ML.

Assim como o FF é quase um caminho sem volta, o ML é a mesma coisa.

Nas últimas 3 semanas eu tive 4 jobs de fotografia social e te digo que o sistema de focos das ML com eye AF e sua taxa de acerto é algo que tornou uma sessão de ensaios muito mais agradável e rápido de fazer. Eu praticamente só me preocupo com a direção das pessoas. Como eu uso Auto ISO, minha preocupação está muito mais na composição e outros aspectos o que torna o trabalho menos cansativo e tenso.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #21 Online: 15 de Maio de 2021, 00:24:08
Bom, hoje se completa 5 dias com a camera, utilizando apenas com a EF 24-70mm f/2.8 L II.
Tenho fotografado minhas crianças em casa, pra lá e pra cá, normalmente a noite, apenas com a luz do teto acesa. A porcentagem de acerto de foco aumentou absurdamente, e com isso para mim, valeu o investimento.

Sobre fotografia de aves, eu ainda não realizei como queria, pois a teleobjetiva foi embora e eu ainda não adquiri nada para colocar no lugar. Bem provável que eu vá para uma tele fixa mais barato em comparação com a que tava (EF 600mm f4 L IS serie II) que é a serie que funciona 100% os FPS da R6 e R5. Pois as lentes série 1 que pretendo ter, foram boicotadas via software nas Canon R6 e R5, limitando os 12 fps mecanico para 7 fps e os 20 fps eletronico cai para 17 fps, e reduz um pouco a área de atuação do AF em vez de quase todo quadro, é um pouquinho mais estreito a área de atuação. Mas nada tão grave, para o meu uso.

Cartões SD, comprar ou não os UHS-II de velocidades de 300mb/s:

Testei ambos cartões o SD UHS-I que grava a 95mb/s e le a 170mb/s... e testei o SD UHS-II que grava e lê a 300mb/s.
Para fotografia, pode ir no mais barato, no SD UHS-I, o buffer passa de 100 raws, não engasga, tudo fluido.
O UHS-II que um de 64gb custa quase R$ 1.000,00 só se ficar filmando em 4k e 60 fps que vai exigir ele, e como eu nunca vou usar este método de filme, não vou gastar meu suado dinheiro nele.

Bateria original
A bateria LP-ENH já tem alguns lugares vendendo, a um custo de 550,00 a 600,00, e sim.. ela dura mais que a LP-EN, que vem nas 80D, 90D, 7D mark II, 5D mark IV, inclusive eu tenho 2 destas.

Pegada, encaixe da mão
Pega uma 6D mark II, 90D na mão, é praticamente mesma pegada, boa e confortável.
Se colocar um batery grip deve ficar animal, pena que está caro pra caramba, mas um dia... vou ter um.

Visor eletronico
Usando ele na resolução maxima, é fluido, quase não ve diferença com o optico, alias, nem sinto falta do optico mais.
E o legal de usar a camera na horizontal ou vertical.. o menu todo dentro do visor,  inclusive a barra de fotometria, ele também vira no visor e se adapta a sua posição de uso. E ele é grande e luminoso, achei isso um grande ponto positivo da camera, creio que todas mirror, sejam assim.

Configuração de botões
Configurei um botão para cada função:
iso
al servo
one shot
ponto pontual de AF
ponto com reconhecimento de olhos
modo crop ativo

E o menu, abri 3 abas novas, apenas com as funções que mais mexo e gosto de usar.
A camera está absolutamente configurada para o meu uso, e já uso sem precisar tirar o olho do visor eletronico para acionar alguma opção.

Novidades.. informarei aqui.

Rapaz isso me fez aumentar a vontade de ter a R6 rs . Não só você, o Ernesto e muita gente comum das gringas tem elogiado bastante a R6. Acho que é a câmera que se tornou um bom custo-benefício FF como foi na época a 5D Mark 2. Quando testei a EOS  R, o que mais gostei nas lentes RF foi o anel de comando e essa possibilidade de usar as lentes EF sem perda de desempenho. O fato de ter foco automático preciso, torna vantajoso nas mirrorless inclusive as lentes genéricas como Sigma e Tamron que não sofrerão mais problemas de precisão de foco. Realmente mundo mirrorless veio pra ficar mesmo. Um abraço!


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 17 de Maio de 2021, 09:39:53
E ai pessoal,

Enfim chegou uma tele para eu usar com a R6.
Peguei uma EF 500mm f4 L IS USM, (não é a série 2, mais indicada para mirrorless), escolhi essa devido o preço ser bem mais "acessível" e era o máximo que poderia pagar, e vamos lá, contar este primeiro contato.

A lente está ok, 100% o funcionamento como deve ser. Acoplei um teleconversor 1.4 versão 3 para transformar 500mm f4 em 700mm 5.6.

Primeira mudança:
Os fps realmente caem, como citado no manual, a Canon boicota via software estas lentes mais antigas, os 12 fps eletronico permite até 8fps, e os 20 eletronico, cai para uns 16... 17fps. E lembrando nas 1DX, estas lentes antigas funciona normal os fps... fazendo 12 até 16fps sem limitações, provando o boicote por software da Canon.

AF, ligeira queda de velocidade, porém ainda permitindo fotografias de aves em vôo, muito mais fácil do que usar uma DSLR, então não vai atrapalhar.

Assim que conseguir umas imagens bacanas, mostro elas aqui.

Fotógrafo e birdwatching


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 17 de Maio de 2021, 09:53:32

Primeira mudança:
Os fps realmente caem, como citado no manual, a Canon boicota via software estas lentes mais antigas, os 12 fps eletronico permite até 8fps, e os 20 eletronico, cai para uns 16... 17fps. E lembrando nas 1DX, estas lentes antigas funciona normal os fps... fazendo 12 até 16fps sem limitações, provando o boicote por software da Canon.


Essa informação da 1DX deixou a Canon sem defesa pra esse nerf.

Sem contar que pra lente pouco importa se o obturador do sensor é mecânico ou eletrônico......
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #24 Online: 17 de Maio de 2021, 10:08:44
Essa informação da 1DX deixou a Canon sem defesa pra esse nerf.

Sem contar que pra lente pouco importa se o obturador do sensor é mecânico ou eletrônico......
Faz sentido "imaginar" que a queda nos FPS e na velocidade do autofoco pode estar associado (como consequência) do consumo de energia das lentes mais antigas?

As baterias ainda são projetos antigos, nas mirrorless.

Sent from my motorola one using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 17 de Maio de 2021, 10:10:00
https://my.canon/en/support/8204818600

Tomas minhas lentes são compatíveis com 12fps, salvo a 85mm 1.8.
Inclusive as EF-s 10-18, 18-55 e 55-250.

Mas a 85mm 1.8 é listada como possível 20fps.

Tem alguma diferença entre o mecânico e o eletrônico que não consigo entender....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 17 de Maio de 2021, 10:12:59
Faz sentido "imaginar" que a queda nos FPS e na velocidade do autofoco pode estar associado (como consequência) do consumo de energia das lentes mais antigas?


Eu pensei nisso, ai a energia do acionamento mecânico seria direcionada para a lente.

Mas esbarrei em 02 pontos:

Eles poderiam liberar as lentes em 12 fps no modo manual.

Poderiam liberar as lentes na abertura máxima em 12 fps.
Uma vez que as Canon focam na abertura máxima e só fecham o diafragma no clique, na abertura máxima não teria gasto de energia com o diafragma.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #27 Online: 17 de Maio de 2021, 10:26:52


https://my.canon/en/support/8204818600

Tomas minhas lentes são compatíveis com 12fps, salvo a 85mm 1.8.
Inclusive as EF-s 10-18, 18-55 e 55-250.

Mas a 85mm 1.8 é listada como possível 20fps.

Tem alguma diferença entre o mecânico e o eletrônico que não consigo entender....

Das lentes, que você citou, a 85mm f/1.8, é o projeto mais antigo? Ainda assim consegue chegar a 20 fps?

Sent from my motorola one using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 17 de Maio de 2021, 12:15:39

Das lentes, que você citou, a 85mm f/1.8, é o projeto mais antigo? Ainda assim consegue chegar a 20 fps?

Sent from my motorola one using Tapatalk

De longe, é minha única usm de anel dourado, deve ser dos anos 90 o projeto.

As outras são todas usm, incluindo a 50mm.
E tenho 24 2.8 is e 35 2.0 is, projetos novos e compatíveis.

Pelo site a 85mm 1.8 está compatível com o H+ no obturador eletrônico.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #29 Online: 17 de Maio de 2021, 15:01:53
De longe, é minha única usm de anel dourado, deve ser dos anos 90 o projeto.

As outras são todas usm, incluindo a 50mm.
E tenho 24 2.8 is e 35 2.0 is, projetos novos e compatíveis.

Pelo site a 85mm 1.8 está compatível com o H+ no obturador eletrônico.

A 85MM 1.8 Ef é um projeto bem antigo da Canon de 1992. Interessnte saber que ela funciona bem no sistema R. Acho uma das melhores lentes da Canon. O foco dela é ultra rápido e a qualidade ótica muito boa.