Autor Tópico: Troquei a Canon 5D mark IV pela Canon R6 - Primeiras impressões !  (Lida 11674 vezes)

Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Há algum tempo, eu estava tentado em realizar a troca da 5D mark IV e iniciar no sistema mirrorless.
Faço fotografias de aves como hobby e casamentos, social em geral.
E este final de semana, concluí uma troca com um amigo, na qual ele havia buscado duas R6, uma para ele... e outra para revenda, ai dei a 5D mark IV voltei a diferença em dinheiro, e peguei a R6, zera, lacrada.

Bom, vamos lá, primeiras impressões:
Para quem veio de uma 1DX e em seguida 5D mark IV, ao pegar a R6, o alivio de peso é sentido imediato.
Construção, botões, funcionamento dos dials, sim.. da R6 lembra muito da 6D, parece ser mais plastico, mas até aí tudo bem, já tive várias 6D e 6D markII e isso nunca foi problema.

Interface, mesmo com falta de alguns botões, você consegue configurar ela ao seu uso, e em pouco tempo você se adapta muito bem.

Imagem, confesso que não notei grande diferença entre todas outras que já tive, ou seja.. é muita boa... (o segredo é sempre usar lentes muito bem microajustadas nas DSLR ) imagem não deve ser levado em consideração para trocar o equipamento.

Autofoco, bom aqui é a cereja do bolo, é o grande diferença, a precisão de reconhecer face e olho é algo inacreditável, faz muita, mas muita diferença mesmo. Por enquanto testei com a EF 24-70mm f/2.8 L II USM, e vai muito bem.

Os 12 fps, me supriu a falta que comecei a sentir, quando vendi a 1DX, nas fotografias de aves, e digo os 20fps eletronico é absurdo de bom, é muito bom mesmo.         

Buffer gigante, passa de 80 raw de 20mp, sem engasgos.

Bateria, cheguei a 1.200 cliques e ainda tem carga na bateria, mesmo com o visor eletronico no desempenho máximo.

O IBIS, deu vida nova na 24-70, fiz varios testes usando 70mm e velocidade de 1/30.. 1/60 e é notável a diferença.

Agora vou em busca de uma nova teleobjetiva, e testar nas fotografias de natureza, e volto aqui para relatar.

Por enquanto é isso.
Fotógrafo e birdwatching


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #1 Online: 11 de Maio de 2021, 11:38:14


.

Bateria, cheguei a 1.200 cliques e ainda tem carga na bateria, mesmo com o visor eletronico no desempenho máximo.
.

1250 cliques (CIPA) é o nível da Canon EOS 6D Mark II! Muito bom

Sent from my motorola one using Tapatalk



Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #2 Online: 11 de Maio de 2021, 13:49:48
Eu pensei em dar esse passo. Mas achei financeiramente inviável. Com a grana de uma R6, comprei duas Fuji XT3 com pouquíssimo uso, lente 23 1.4, lente 56 1.2 e ainda sobrou um troco. Ainda tenho minhas 5D Mark 3, mas a tendência é que elas fiquem acumulando poeira porque simplesmente não consigo mais carregar esse peso todo.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2021, 14:12:45
Eu pensei em dar esse passo. Mas achei financeiramente inviável. Com a grana de uma R6, comprei duas Fuji XT3 com pouquíssimo uso, lente 23 1.4, lente 56 1.2 e ainda sobrou um troco. Ainda tenho minhas 5D Mark 3, mas a tendência é que elas fiquem acumulando poeira porque simplesmente não consigo mais carregar esse peso todo.
Embora eu concorde com esta escolha — pelo ponto de vista econômico e, inclusive, por gosto pessoal — acho a questão do peso irrelevante.

Não sei se fiz uma comparação justa, no cameradecision, mas deu uma diferença de aproximadamente 250g entre as configurações.

Se estiver carregando no pescoço, até celular, pode lascar a coluna de um sujeito... na boa.

  https://j.mp/3vXLRXr

A Vanessa Joy, que usava a 1DX até um tempo atrás, p/fotografar casamentos, já alertou sobre a importância de fazer um trabalho de fortalecimento muscular — acredito que o conselho vale p/qqr profissão.

Escolher câmeras mais leves não vai resolver o problema. Pode dar um alívio temporário.

Outra coisa que eu vejo, é que se fala muito pouco de lesões por esforço repetitivo, ginástica específica para o trabalho. E isso é de fundamental importância.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2021, 14:51:02
Douglas, obrigado por compartilhar sua experiência. Toda vez que eu vejo alguém relatando a sua migração me faz lembrar minha experiência há pouco mais de 2 anos.
É realmente libertador usar ML por todas as facilidades tecnológicas.
Uma coisa que você não comentou foi sobre o EVF. Acho que é uma das coisas mais legais mas, nada supera, o sistema de foco. Se você fotografa pessoas, é algo disruptivo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2021, 16:12:32
Embora eu concorde com esta escolha — pelo ponto de vista econômico e, inclusive, por gosto pessoal — acho a questão do peso irrelevante.

Não sei se fiz uma comparação justa, no cameradecision, mas deu uma diferença de aproximadamente 250g entre as configurações.

Se estiver carregando no pescoço, até celular, pode lascar a coluna de um sujeito... na boa.

  https://j.mp/3vXLRXr

A Vanessa Joy, que usava a 1DX até um tempo atrás, p/fotografar casamentos, já alertou sobre a importância de fazer um trabalho de fortalecimento muscular — acredito que o conselho vale p/qqr profissão.

Escolher câmeras mais leves não vai resolver o problema. Pode dar um alívio temporário.

Outra coisa que eu vejo, é que se fala muito pouco de lesões por esforço repetitivo, ginástica específica para o trabalho. E isso é de fundamental importância.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Peso é relevante quando se faz mais de 50 casamentos por ano. Até 2020 eu usava a 200 F2 L em uma 5D Mark 3 em ensaios, ou seja, um combo de aproximadamente cinco quilos. Troquei por uma XT3 com 56 1.2 e nenhuma noiva percebeu a mudança ou, de alguma forma, reclamou das imagens. No final do dia, o que conta é o equipamento que te faz feliz. Nos bons tempos fazíamos até 12 casamentos em um mês, fora os ensaios. É quase uma maratona. Cada grama de equipamento importa nesse cenário.Eu vi uns vídeos no YouTube dessa fotógrafa usando 1DXM3 e achei muito curioso, porque não é necessário. A mensagem que ela quer passar é "ei, tenho essa câmera enorme e sou melhor por isso!". Ela não vai aguentar muito tempo. Hodiernamente, a minha convicção é de que o equipamento não importa muito e equipamento pesado importa menos ainda.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2021, 17:17:12
Legal, agradeço pelo relato. Gosto de ver pessoas "reais" falarem sobre essa mudança.

Vai vir uma objetiva RF?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2021, 19:16:19
Legal seu review, gosto de review de pessoas comuns mesmo, principalmente quando colocam a razão na frente da emoção, como foi seu caso.

Falando da sua troca, não foi apenas a troca da 5D Mark 4, pela R6; você trocou uma câmera DSLR por uma mirrorless e isso tem grande impacto.

Pra mim algumas vantagens no geral das mirrorless: EVF, capacidade de foco no escuro, foco no olho e em aves (acho este recurso muito bom), o anel de comando das lentes RF, e as próprias lentes sendo lançados para o sistema. Eu acredito que as vantagens do sistema , tornam algo positivo a migração.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2021, 19:39:43
Embora eu concorde com esta escolha — pelo ponto de vista econômico e, inclusive, por gosto pessoal — acho a questão do peso irrelevante.

Não sei se fiz uma comparação justa, no cameradecision, mas deu uma diferença de aproximadamente 250g entre as configurações.

Se estiver carregando no pescoço, até celular, pode lascar a coluna de um sujeito... na boa.

  https://j.mp/3vXLRXr

A Vanessa Joy, que usava a 1DX até um tempo atrás, p/fotografar casamentos, já alertou sobre a importância de fazer um trabalho de fortalecimento muscular — acredito que o conselho vale p/qqr profissão.

Escolher câmeras mais leves não vai resolver o problema. Pode dar um alívio temporário.

Outra coisa que eu vejo, é que se fala muito pouco de lesões por esforço repetitivo, ginástica específica para o trabalho. E isso é de fundamental importância.

Sent from my motorola one using Tapatalk

Mas você comparou a R6 com a Fuji?
Acho que estava falando da redução comparada com um dsrl canon.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2021, 19:42:17
Peso é relevante quando se faz mais de 50 casamentos por ano. Até 2020 eu usava a 200 F2 L em uma 5D Mark 3 em ensaios, ou seja, um combo de aproximadamente cinco quilos. Troquei por uma XT3 com 56 1.2 e nenhuma noiva percebeu a mudança ou, de alguma forma, reclamou das imagens. No final do dia, o que conta é o equipamento que te faz feliz. Nos bons tempos fazíamos até 12 casamentos em um mês, fora os ensaios. É quase uma maratona. Cada grama de equipamento importa nesse cenário.Eu vi uns vídeos no YouTube dessa fotógrafa usando 1DXM3 e achei muito curioso, porque não é necessário. A mensagem que ela quer passar é "ei, tenho essa câmera enorme e sou melhor por isso!". Ela não vai aguentar muito tempo. Hodiernamente, a minha convicção é de que o equipamento não importa muito e equipamento pesado importa menos ainda.

A verdade é que você poderia mudar para SL3 com 50mm 1.8 e as noivas não iriam perceber.
Elas compram seu olhar, não atributos que fotógrafo ver.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Douglas Fernando

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 684
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2021, 00:12:23
Legal, agradeço pelo relato. Gosto de ver pessoas "reais" falarem sobre essa mudança.

Vai vir uma objetiva RF?

Como vendi a minha tele, meu xodó, e com dor no peito, a EF 600mm f4 l is serie II na mesma semana, eu vou procurar uma tele mais barato assim que possível. Vou procurar por teles mais baratos, como as da serie 1 IS, e só se eu não achar nada de interessante, ai sim vou para a nova tele RF 100-500mm f/7.1.
Fotógrafo e birdwatching


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.762
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2021, 08:38:05
Douglas, parabéns pelo brinquedo novo!!!
 :clap:
:ok:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #12 Online: 12 de Maio de 2021, 08:59:57
Mas você comparou a R6 com a Fuji?
Acho que estava falando da redução comparada com um dsrl canon.
Eu corri o risco de ser muito injusto na comparação.

Sent from my motorola one using Tapatalk



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #13 Online: 12 de Maio de 2021, 09:02:17
A verdade é que você poderia mudar para SL3 com 50mm 1.8 e as noivas não iriam perceber.
Elas compram seu olhar, não atributos que fotógrafo ver.
Sim. Compre/use o que te faz feliz e te dá prazer de trabalhar.

Sent from my motorola one using Tapatalk



renatocortez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #14 Online: 12 de Maio de 2021, 09:47:41
Muito bom o relato. Preciso atualizar equipamento e estou de olho nos preços da R6. Atualmente trabalho com 1D Mark IV e 5D Mark IV. Ensaiei pegar outra desta última, mas ela e a R6 estão custando o mesmo em dólares... Como falam muito bem do adaptador EF/RF, não teria problemas com minhas objetivas. Porque no final são sempre elas que pesam na decisão, pelo menos no meu caso.