Autor Tópico: Dúvida - Bom investimento tripé para foto/video  (Lida 2424 vezes)

guigabala

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Online: 17 de Maio de 2021, 12:16:11
Bom Dia Moçada,

Tenho visto no fórum as discursões sobre tripé e vejo que é sempre difícil escolher algum.

Por isso, peço a ajuda de vocês.

Pretendo investir para ter um por muito tempo, já que nunca tive um tripé realmente bom.
(Não que eu tenha uma grana alta para investir, não consigo pagar mais que  R$2.000 e só chego perto desse valor se realmente se encaixar muito bem pra mim e valer super a pena)

Tenho olhado uns Manfrotto que é a marca de qualidade que mais conheço, mas peço sugestões se caso haja algum modelo/marca que me entregue tão bem e/ou tenha um custo/benefício melhor.

Vi o pessoal comentando muito bem dessas marcas: Oben, Benro, Berlebach, Cullman, Giottos, Gitzo, Vanguard, Velbon, Atek.

Bem, pretendo usar os tripé basicamente para fotografar produtos de médio/pequeno porte em um estúdio improvisado que tô montando aqui nos fundos de casa e também em fotos de interiores ap/casas. Tenho me aventurado no vídeo com a câmera híbrida que adquiri recentemente, uso na maioria das vezes para fazer entrevistas ou gravar uma paisagem urbana/rural.

Meu equipamento é relativamente leve - Uma mirrorless, uma grande angular e o mais pesado é uma 28-75mm. Assim, acredito que não preciso de um tripé tão robusto e profissa/caro. (Olhando preços e compra aqui no Br)

Separei dois tripés mais simples/entrada mas não sei se eles seguram bem meus equipamentos, mesmo sendo leves.

* Manfrotto Compact Action Aluminum - Gosto do sistema prático dele da cabeça e parece que tem uma flexibilidade tanto para video quanto para foto. Só não sei se ele é estável e forte o suficiente.
https://www.cameraecia.com.br/produtos/tripe-manfrotto-compact-action-aluminum-black-mkcompactacn-bk/

* Tripé Manfrotto Compact Advanced - O sistema da cabeça com 3 vias me parece que oferece mais precisão e estabilidade mas também mais demorado de se ajeitar. Também não sei se é estável e forte o suficiente.
https://www.cameraecia.com.br/produtos/tripe-manfrotto-compact-advanced-mkcompactadv/

Agora os mais parrudinhos:

* Tripé Manfrotto Befree Ball Head - Cabeça Ball Head bem flexível e forte, parece ser bem estável.
https://www.cameraecia.com.br/produtos/tripe-manfrotto-befree-ball-head-mkbfrla4bk-bh/

* Manfrotto 290 Xtra Aluminum Tripod com Pan/Tilt Head - Tem uma inclinação na cabeça que pode ser interessante, parece ser bem fluido e estável também. As pernas são tão flexíveis mas não sei para que se utiliza pra mim. As alavancas também retardam os movimentos.
https://www.cameraecia.com.br/produtos/tripe-manfrotto-mk290xta3-3wus-290-xtra-aluminum-tripod-com-804-3-way-pan-tilt-head/

* Manfrotto 290 Light 2-Stage Aluminum Tripod com Befree Live Fluid Video Head - Mais voltado para o vídeo, não sei se serve também para a fotografia, principalmente, para fazer fotos verticais. Ou se vale a pena essa parte de filmagem.
https://www.cameraecia.com.br/produtos/manfrotto-290-light-2-stage-aluminum-tripod-com-befree-live-fluid-video-head-kit-mk290lta3-vus/

Não entendo muito de tripés, sempre tive aquele genericão, e até por isso dei uma ampliada nos sistemas/cabeças/corpo por não ter prática e conhecimento.
O que não me importa é a altura do tripé e o nível de estabilidade, pois normalmente fotografo a meia altura e minha câmera me dá o nivelamento da imagem.

Os parafusos da cabeça tão batendo aqui para escolher

Quanto a importação, será que é de boa comprar nas gringas china ou usa.

forte abraço a todos


guigabala

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2021, 19:55:23
Porra galera, ajuda eu ai rs

A experiência de vocês tão fazendo falta demais

Li e reli os tópicos antigos de tripés por aqui e cheguei em uma marca chinesa que um ou outro comentaram que possuem e não deve nada as marcas famosas.

Pelo que vi, me parecem a primeira vista legais e um grande ótimo custo benefício. Mesmo com esse dollar astronômico, triste.

Consigo um de carbono pelo preço de alumínio de outras marcas.
Posso comprar um de cabeça ball head agora e depois de um tempo conseguir uma cabeça hidráulica para filmagem.

Vocês conhecem ou tem um tripé da marca Xiletu?

https://www.aliexpress.com/store/group/TRIPOD/2785133_511204827.html?spm=a2g0o.store_pc_home.pcShopHead_706400.1_0

Tenho pensado seriamente em investir em um dos melhores deles e arriscar em importar.
Paquerei esse aqui:
https://pt.aliexpress.com/item/33058348434.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.23ae2e0eE2ziP7

e agora josé?

forte abraço a  todos
« Última modificação: 24 de Maio de 2021, 19:57:08 por guigabala »


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2021, 23:08:36
Olá guigabala.
Julgo que não está obtendo muitas respostas porque há muitos tópicos sobre esse assunto (tripés) no Fórum.
Além disso a escolha de um tripé é algo muito pessoal e que depende muito de sua utilização. Você quer viajar com ele? Peso seria um problema? Quer gastar o menos possível? Já se informou sobre os tipos de tripé que existem? ... etc. etc.
Resumindo, e lembrando que não sou grande conhecedor de tripés, depois de ler atentamente suas mensagens poderia dizer: vá de Manfrotto, se seu orçamento permite. Não vai se arrepender, pois é uma ótima marca, conhecida pela qualidade dos seus produtos.
E sim, existem marcas chinesas razoáveis. Eu mesmo tenho um de fibra de carbono da marca Innorel (modelo RT55C) pelo qual paguei algo em torno de US$ 120,00 há uns 2 ou 3 anos. Certamente, pelo que paguei por ele não compraria um Manfrotto similar, mas ele me atende perfeitamente.
Conte depois aqui qual comprou e sua avaliação sobre ele, para ajudar outras pessoas que podem ter a mesma dúvida.
Boa compra!

LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2021, 00:58:21
Acho que o pessoal não comentou porque não conhece a marca mesmo... Tem as marcas renomadas e tem as chinesas. Dessas chinesas, a grande maioria não existe mais depois de pouco tempo.

Eu tenho um desse da Innorel que o lasg falou, mas não tive a mesma sorte: o meu teve um problema numa das buchas das pernas, e agora tem que usar com muito cuidado, pois se torcer a perna dele enquanto a rosca está frouxa, uma bucha lá dentro sai do lugar e é uma trabalheira de colocar no lugar de novo.

Agora, esse tripé aí com capcidade de 25 kg já é um sinal de que algo não é verdade. Meu tripé pra 25 kg (sim, eu tenho um desses) tem pernas de aço inox com 50mm de diâmetro.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2021, 08:49:39
Pela descrição da foto a Ball head é para 20kg.

Eu estou achando caro para produto, você não precisa de um tripé robusto dentro de estúdio.

Olhe os modelos que a coluna central fica na horizontal. Tipo esse

R$ 699,94  20%OFF | K&F Concept SA254T1 93 Inch  Camera Tripod 4 Section Aluminium Detachable Tripod with 360 Degree Ball Head Quick Release Plate
https://a.aliexpress.com/_mNGQAKD
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


RenatoBR

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2021, 09:46:02
Se presta, não tenho a mínima ideia...

Mas que produto legal esse aqui:
https://pt.aliexpress.com/item/32777549670.html  :clap:


Ps. Vi agora que também já foi sugerido acima...  :)
« Última modificação: 25 de Maio de 2021, 09:47:45 por RenatoBR »


guigabala

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2021, 19:59:50
Julgo que não está obtendo muitas respostas porque há muitos tópicos sobre esse assunto (tripés) no Fórum.
Além disso a escolha de um tripé é algo muito pessoal e que depende muito de sua utilização. Você quer viajar com ele? Peso seria um problema? Quer gastar o menos possível? Já se informou sobre os tipos de tripé que existem? ... etc. etc.

Vejo que essa é uma grande questão, imaginei que as respostas não vinham mesmo pelo cansaço da repetição.
Já que toda mão aparece esse mesmo tópico por aqui, o que dá uma boa base de entendimento com umas pesquisas pelo forum mas são em tempos tão diferentes e os modelos e marcas mudam constantemente.

Outro ponto é que as dicas e os toques dos outros membros por aqui ajudam demais e norteiam bem as escolhas que muitas vezes poderia ser equivocada pela falta de experiência mesmo. Como no caso do toque do felipemendes que me alertou para a capacidade de carga do tripé devido as pernas. Isso me faz refazer as pesquisas para me segurar e não fazer uma compra que logo me arrependa depois.

Minha primeira intenção era um Manfrotto mas depois vendo que gastaria um pouco mais do que imaginava com equipamentos de iluminação, tô mesmo cogitando um custo benefício ótimo ou muito bom na medida.

Eu tenho um desse da Innorel que o lasg falou, mas não tive a mesma sorte: o meu teve um problema numa das buchas das pernas, e agora tem que usar com muito cuidado, pois se torcer a perna dele enquanto a rosca está frouxa, uma bucha lá dentro sai do lugar e é uma trabalheira de colocar no lugar de novo.

Agora, esse tripé aí com capcidade de 25 kg já é um sinal de que algo não é verdade. Meu tripé pra 25 kg (sim, eu tenho um desses) tem pernas de aço inox com 50mm de diâmetro.


Vi alguns dessa marca Innorel, tava com bons feedbacks.
Bela dica essa do peso pelas pernas, vou dar uma verificada.

Pela descrição da foto a Ball head é para 20kg.

Eu estou achando caro para produto, você não precisa de um tripé robusto dentro de estúdio.

Olhe os modelos que a coluna central fica na horizontal. Tipo esse

R$ 699,94  20%OFF | K&F Concept SA254T1 93 Inch  Camera Tripod 4 Section Aluminium Detachable Tripod with 360 Degree Ball Head Quick Release Plate
https://a.aliexpress.com/_mNGQAKD

Massa! Gostei, me parece ser um custo benefício ótimo e ainda tendo mais de uma recomendação. Realmente não preciso de um tripé robusto.
Tu sabe se consigo comprar e trocar uma cabeça de 3 vias ou hidráulica nesse tripé?
A taxa de envio tá super cara, vcs conseguiram ele por aqui com um bom preço ou só mesmo importando?
« Última modificação: 25 de Maio de 2021, 20:02:30 por guigabala »


guigabala

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2021, 20:24:01
Massa! Gostei, me parece ser um custo benefício ótimo e ainda tendo mais de uma recomendação. Realmente não preciso de um tripé robusto.
Tu sabe se consigo comprar e trocar uma cabeça de 3 vias ou hidráulica nesse tripé?
A taxa de envio tá super cara, vcs conseguiram ele por aqui com um bom preço ou só mesmo importando?

Vi que eles tem um site, me parece que oferece frete grátis, já no Aliexpress a taxa de envio tá quase 300 conto.
Mas ainda não vi vendendo por aqui pelo br


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2021, 20:34:32
guigabala...
Você já parou para pensar que todo esse tempo que está levando para decidir o que comprar é um tempo que poderia usar para se divertir bastante, fotografando?
Acredite em mim: sempre é possível recuperar-se de um mal investimento. O tempo perdido não vai recuperar nunca.
Boa compra!
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


guigabala

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2021, 12:21:58
Salve moçada,

Primeiro valeu demais as dicas e trocas de ideias de vocês. Me fez pensar e repensar, mudar de ideia e escolher os tripés.

Preferi investir nos tripés da K&F Concept. Um para a câmera e outro de iluminação.

O da máquina achei super estático e com opções interessantes como a possibilidade de horizontalizar a câmera e de ter um monopé, mesmo acreditando que não devo utilizar. Quando deixa a câmera paralela ao chão dá um medinho de cair mas parece seguro, só agonia mesmo.

A cabeça ball head tem sido ótima, agora ver mais para frente uma fluida para filmar.





O tripé de iluminação eu achei um pouco fraquinho, ao menos me dá essa impressão.
As pernas finas e não senti segurança, coloquei um softbox 80x80 com speedlight e aguentou mas não sei se segura uma tocha ou outro flash mais parrudo ou qualquer coisa mais pesadinha.





Importei diretamente do site deles, chegou sem ser taxados mas em um deles não consegui rastrear, foi na fé mesmo.
O códico não eram atualizado e só mostrou a entrada no brasil.

https://br.kentfaith.com/

Bem, agradeço as ideias ai. Só força

Forte abraço a todos


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2021, 13:52:54
Show, eu não conhecia esse tipo de tripé para iluminação.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fotografosonline

  • Administrador
  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *****
  • Mensagens: 33
  • Sexo: Masculino
  • Dell - Fotógrafos Online
    • Comunidade Fotógrafos Online
Resposta #11 Online: 04 de Agosto de 2021, 14:06:25
Existem vários de alta qualidade... o que utilizo:

Tripé: https://amzn.to/3rUHewL

Monopod: https://amzn.to/3lth3vF

Ajudam muito e o tripé é muito versátil também!

Dell
Unir, Somar, Agir e Transformar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 05 de Agosto de 2021, 13:51:43
O tripé de iluminação eu achei um pouco fraquinho, ao menos me dá essa impressão.
As pernas finas e não senti segurança, coloquei um softbox 80x80 com speedlight e aguentou mas não sei se segura uma tocha ou outro flash mais parrudo ou qualquer coisa mais pesadinha.

Meu tripé de iluminação principal é esse aqui:

https://www.ebay.com/itm/373318680761?hash=item56eb8700b9:g:1XAAAOSwMflcP8mc

Ele é meio molenga, mas funciona bem. Nunca usei com o octobox (1 metro) na extensão máxima, mas nunca precisei.


fernandoomi

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.592
  • Sexo: Masculino
  • Engenheiro Mecânico que gosta de fotografia
    • IG
Resposta #13 Online: 09 de Agosto de 2021, 14:49:40
Na internet tem um vídeo muito bom do fotógrafo Ale Rodrigues explicando sobre tripé.

Eu tenho desses chinaronga, quebram bem o galho mas não são nenhum primor. O problema desses que tem essa coluna central (principalmente a que vira girafa) é que perde um pouco de estabilidade.
Usuário e embaixador "Toy Model" no Brasil.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 09 de Agosto de 2021, 15:56:01
Na internet tem um vídeo muito bom do fotógrafo Ale Rodrigues explicando sobre tripé.

Eu tenho desses chinaronga, quebram bem o galho mas não são nenhum primor. O problema desses que tem essa coluna central (principalmente a que vira girafa) é que perde um pouco de estabilidade.

É só não usar a coluna central, eu mesmo não uso.
Uma pena que o meu não pode remover para reduzir o peso.

Os Chinas já tem modelos sem coluna central mas perdem muita portabilidade para embarcar em avião.

O ideal é os 2.
« Última modificação: 09 de Agosto de 2021, 15:56:34 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs