Autor Tópico: Nikon linha DX chegando ao fim?  (Lida 3701 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #45 Online: 19 de Maio de 2021, 11:57:23
Você acha que tamanho de sensor é um diferencial?
Uma FF de entrada toda capada é tão ruim como qualquer Rebel Aps-c

Cara eu sempre fiz ótimas fotos com as Rebels APSC e com FF de entrada. Senti um certo "preconceito" em relação a isso kkkkkkkkkkkkkkk; bom chega de mimimi da minha parte; eu acho que o tamanho do sensor é importante e um diferencial sim. Talvez o cliente nunca vai notar esses detalhes, mas a foto feita num sensor maior faz uma diferença em vários aspectos criativos. Um exemplo simples, um sensor FF é incrivelmente melhor pra fotografar arquitetura; é uma situação onde um sensor maior realmente faz diferença. Não quer dizer que não dê pra fotografar com APSC, claro que é perfeitamente possível, mas ter mais ângulo de visão pelo sensor maior ajuda e muito.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #46 Online: 19 de Maio de 2021, 12:09:45
Cara eu sempre fiz ótimas fotos com as Rebels APSC e com FF de entrada. Senti um certo "preconceito" em relação a isso kkkkkkkkkkkkkkk; bom chega de mimimi da minha parte; eu acho que o tamanho do sensor é importante e um diferencial sim. Talvez o cliente nunca vai notar esses detalhes, mas a foto feita num sensor maior faz uma diferença em vários aspectos criativos. Um exemplo simples, um sensor FF é incrivelmente melhor pra fotografar arquitetura; é uma situação onde um sensor maior realmente faz diferença. Não quer dizer que não dê pra fotografar com APSC, claro que é perfeitamente possível, mas ter mais ângulo de visão pelo sensor maior ajuda e muito.

Não vejo preconceito. Veja, ele poderia ter escrito: "uma FF de entrada capada é apenas tão boa quanto uma rebel APS-C".


Não entendi o porquê FF seria melhor para arquitetura?  :ponder: só pelo ângulo de visão acho que não confere pois existem lentes equivalentes.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #47 Online: 19 de Maio de 2021, 12:43:22
Não vejo preconceito. Veja, ele poderia ter escrito: "uma FF de entrada capada é apenas tão boa quanto uma rebel APS-C".

Exatamente.

Complementando o raciocínio anterior, o usuário de celular está exigente.
E pra quem usa um sensor minúsculo, tanto faz se a câmera é M4/3 ou médio formato, vai sempre ter um ganho de qualidade grande.

O que ele não quer é perder os recursos que os celulares já fazem: modo noturno eficiente, panorama e empilhamento automáticos, os controversos filtros de beleza e etc.

As DSLR de entrada estão morrendo porque o custo benefício de carregar um trabalho a mais não se justifica.
Sensor FF numa câmera que não faz nada disso não vai mudar esse jogo.

Lembrando que não estou falando do publico de fotógrafos que não abrem mão de uma câmera.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 19 de Maio de 2021, 14:26:54
Exatamente.

Complementando o raciocínio anterior, o usuário de celular está exigente.
E pra quem usa um sensor minúsculo, tanto faz se a câmera é M4/3 ou médio formato, vai sempre ter um ganho de qualidade grande.

O que ele não quer é perder os recursos que os celulares já fazem: modo noturno eficiente, panorama e empilhamento automáticos, os controversos filtros de beleza e etc.

As DSLR de entrada estão morrendo porque o custo benefício de carregar um trabalho a mais não se justifica.
Sensor FF numa câmera que não faz nada disso não vai mudar esse jogo.

Lembrando que não estou falando do publico de fotógrafos que não abrem mão de uma câmera.

Concordo 100%. Para o usuário de celular o tamanho do sensor é fato irrelevante. O que ele quer é a praticidade de ter o equipamento sempre à mão para apontar e disparar e deixar que os recursos embarcados façam todo o resto. E de certo modo não deixa de ter razão. Afinal, tecnologia boa é aquela que vem para facilitar a vida, não o contrário.

Assim, não vejo esse tipo de público migrando para câmeras, sejam elas APS-C ou FF, independente do que for lançado pelo mercado. Quem usa câmera quer fotografar. Quem usa celular espera que o aparelho faça isso por ele e com o menor trabalho possível. São propostas de uso diferentes, para usuários diferentes.
« Última modificação: 19 de Maio de 2021, 14:28:00 por Vinicius Lima »