Autor Tópico: MS-DOS: 40 anos  (Lida 2572 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #15 Online: 29 de Abril de 2021, 00:36:37
Haahaha ! Cheguei a rodar o Stacker em disquete !

Era uma tecnologia impressionante. Na média era capaz de dobrar o espaço em disco, e ainda por cima tornar a resposta do sistema mais rápida, pois o (lento) HD lia menos dados, e o processador descomprimia (rápido) e usava os dados.

Se não me engano, quando a MS lançou o DoubleSpace/DriveSpace, acabou a festa do Stacker. Em algum dado momento a MS também tirou o QEMM386 do mercado, ao lançar um programa de gerenciamento de memória.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.767
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #16 Online: 29 de Abril de 2021, 13:52:56
Lembra do QEMM386 ?
:eek:

putz... tinha esquecido completamente disso.
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 30 de Abril de 2021, 02:09:09
Era uma tecnologia impressionante. Na média era capaz de dobrar o espaço em disco, e ainda por cima tornar a resposta do sistema mais rápida, pois o (lento) HD lia menos dados, e o processador descomprimia (rápido) e usava os dados.

Se não me engano, quando a MS lançou o DoubleSpace/DriveSpace, acabou a festa do Stacker. Em algum dado momento a MS também tirou o QEMM386 do mercado, ao lançar um programa de gerenciamento de memória.

A MS nunca tirou o QEMM do mercado para o DOS. O EMM386 dela liberava muito menos espaço, o QEMM foi rei até o final.

Só parou de ser usado quando o Windows 95 entrou em cena.




cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 30 de Abril de 2021, 07:11:42




xtree, outro que nasceu das deficiências do ms-dos.

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


RenatoBR

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #19 Online: 30 de Abril de 2021, 09:34:53
Não só dele, mas do Stacker também... Pra quem não lembra, esse era um compressor que dobrava a capacidade do HD em tempo real, por meio de criar uma imagem compactada de todo o HD. Nem precisa dizer o que acontecia quando a imagem corrompia!  :aua:

Caraca, pegou pesado nas lembranças...  :D :D

Meu primeiro micro foi o valente TK82C e seus incríveis 2kb de memória...  :eek:


RenatoBR

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #20 Online: 30 de Abril de 2021, 09:37:27
A MS nunca tirou o QEMM do mercado para o DOS. O EMM386 dela liberava muito menos espaço, o QEMM foi rei até o final.

Só parou de ser usado quando o Windows 95 entrou em cena.

Tenho um PC em um máquina na oficina que ainda roda o Windows XP, mais moderno que o 95 eu sei.... mas fui olhar a data e o XP foi lançado em 2001... o tempo passa rápido.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 30 de Abril de 2021, 20:23:17
Tenho um PC em um máquina na oficina que ainda roda o Windows XP, mais moderno que o 95 eu sei.... mas fui olhar a data e o XP foi lançado em 2001... o tempo passa rápido.

Tenho um 98 SE aqui em uma máquina virtual para uma aplicação específica. Muitos programas de controle de equipámentos não possuem versões compatíveis com sistemas mais novos.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 01 de Maio de 2021, 00:52:01
Tenho um 98 SE aqui em uma máquina virtual para uma aplicação específica. Muitos programas de controle de equipámentos não possuem versões compatíveis com sistemas mais novos.

Quando se pensa que muitos sistemas críticos tais como bancos e controles de ogivas nucleares ainda rodam em COBOL, seu sistema até que é bem atual!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 01 de Maio de 2021, 16:46:22
Quando se pensa que muitos sistemas críticos tais como bancos e controles de ogivas nucleares ainda rodam em COBOL, seu sistema até que é bem atual!

Hahahah !

Cara não é porque é antigo que é ruim. Até pouco tempo atrás todo o sistema de controle do metrô de Londres era baseado no microprocessador Intel 4004... Tem desvantagens, claro, mas literalmente todos os bugs são mais do que conhecidos.

A BAE Systems fornece microprocessadores para essas sondas espaciais, que são meros 386s blindados contra radiação cósmica, e por aí vai. Muitas vezes é loucura total atualizar algo que beira 100% de confiabilidade por coisas mais incertas.

No caso do COBOL, tem inúmeros bancos de dados importantíssimos e complexos que funcionam perfeitamente que são na maioria bases governamentais e bancárias. Ok.. Alguém se candidata a migrar para uma linguagem moderna e arcar com todas as responsabilidades e potenciais prejuízos se algo der errado ? Até agora ninguém conseguiu se livrar do COBOL, e ainda persistirá por mais algumas décadas. Idem para o FORTRAN...