Autor Tópico: Flash em esportes  (Lida 2940 vezes)

marcoascosta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Online: 26 de Maio de 2021, 17:19:31
Prezados , boa tarde. Fui fazer um teste hoje pra praticar, e percebi que usando o flash, a minha camera pra fazer os disparos continuos (modo burst na Nikon)  ele não faz tão rápido como sem o flash, na verdade, o intervalo entre um disparo e outro tem um tempo relativamente consideravel.  Estou fazendo algo errado? Obrigado


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2021, 22:32:49
A primeira coisa é que a velocidade de sincronia da maioria das câmeras fica entre 1/150 e 1/350, que já é um pouco lento pra esportes. A segunda coisa é que flash tem tempo de reciclagem, que vai depender da potência do flash e da pilha/bateria usada. Mas esse tempo vai ser muito maior do que o tempo entre disparos da câmera sem flash. Logo, ao usar flash, você estará sujeitando a câmera à velocidade do flash.

Pra usar o flash em esportes, vc tem que fotografar o momento exato. É bem difícil.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2021, 00:30:27
Prezados , boa tarde. Fui fazer um teste hoje pra praticar, e percebi que usando o flash, a minha camera pra fazer os disparos continuos (modo burst na Nikon)  ele não faz tão rápido como sem o flash, na verdade, o intervalo entre um disparo e outro tem um tempo relativamente consideravel.  Estou fazendo algo errado? Obrigado

Os flashs geralmente tem um modo de disparo contínuo mas francamente , em se tratando de esportes , é inviável usar flash; melhro uma lente clara, pelo menos 2.8 , e uma câmera que aguente bem ISO alto. Se for de dia, a luz natural ilumina muito bem. Eu nunca curti flash em fotos , pois fotografei esportes e to doido pra voltar, só esperando passar essa pandemia louca.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2021, 08:18:52
Eu uso flash pra esportes, não sempre, mas tem muitas situações de trilha mata fechada (fotografo bastante mountain bike) que só um ou mais flashes resolvem...

Eu uso disparo segunda cortina e o tempo de exposição limite de sincronização..  qto a disparos contínuos vai depender do seu flash, da velocidade de reciclagem e da potência que vc tá usando (maior potência maior reciclagem). É bom usar pilhas boas também... Dá pra fazer sequências assim, mas eventualmente alguns shots saem sem o flash (aqui pra mim a câmera sempre dispara, só as vezes o flash não dá conta de acompanhar).


marcoascosta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2021, 12:04:29
Prezados , boa tarde. Fui fazer um teste hoje pra praticar, e percebi que usando o flash, a minha camera pra fazer os disparos continuos (modo burst na Nikon)  ele não faz tão rápido como sem o flash, na verdade, o intervalo entre um disparo e outro tem um tempo relativamente consideravel.  Estou fazendo algo errado? Obrigado



« Última modificação: 27 de Maio de 2021, 12:05:11 por marcoascosta »


marcoascosta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2021, 12:07:45
Oi Felipe Mendes  , obrigado pela atenção. Sim, sim, há o tempo de reciclagem. Mas já no primeiro disparo, demora um tempo pra câmera fazer a foto depois de apertar o botão do obturador, deve ser entao por causa da velocidade de sincronia que vc falou, Mesmo configurando no transmissor e no flash o sincronismo de alta velocidade (HSS), ela deveria responder de imediato, não?


marcoascosta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2021, 12:08:35
Obrigado Cheferson


marcoascosta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2021, 12:30:20
Oi LeandroR, sim, sim. A questão é que já no primeiro clique tem uma demora considerável até ela disparar. Mesmo configurada pra sincronismo de alta velocidade (HSS). Obrigado


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2021, 12:40:35
Oi Felipe Mendes  , obrigado pela atenção. Sim, sim, há o tempo de reciclagem. Mas já no primeiro disparo, demora um tempo pra câmera fazer a foto depois de apertar o botão do obturador, deve ser entao por causa da velocidade de sincronia que vc falou, Mesmo configurando no transmissor e no flash o sincronismo de alta velocidade (HSS), ela deveria responder de imediato, não?

Em TTL ou manual?

Em TTL, o flahs dispara duas vezes: uma pra câmera medir, e outra pra expor. Por isso a potência em TTL é a metade da potência manual, e há um pequeno atraso também.


marcoascosta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #9 Online: 27 de Maio de 2021, 12:50:07
Oi Felipe, em manual. Mas o que estranhei foi que já no primeiro clique houve um atraso considerável após apertar o botão do obturador, mesmo o transmissor e o flash configurados pra sincronismo de alta velocidade (HSS). Como foi meu primeiro teste de fato, então não sei se estou fazendo algo errado ou falando bobagem. Obrigado


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #10 Online: 27 de Maio de 2021, 14:59:32
Você está usando o flash interno ou externo? O interno a câmera limita o disparo enquanto não está com carga para disparar.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2021, 16:04:50
Você está usando o flash interno ou externo? O interno a câmera limita o disparo enquanto não está com carga para disparar.

Como ele tá falando de transmissor e HSS imagino que seja flash externo  :ponder:



marcoascosta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #12 Online: 27 de Maio de 2021, 18:26:02
Oi LeandroR, sim , flash externo.


marcoascosta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #13 Online: 27 de Maio de 2021, 18:26:35
Olá Guto Marc, flash externo


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Maio de 2021, 13:38:43
Embora o obturador com uso de flash fique em 1/200 ou 1/250 atualmente na maioria das câmeras, é bom lembrar que o disparo do flash é tão rápido (alguns a duração é de 1/20.000) que geralmente congela qualquer movimento veloz. Na prática é como usar o obturador em 1/8000.
Agora, seria prudente verificar as baterias e o flash por causa desse "atraso" que está ocorrendo.
No primeiro disparo, ou com o flash já carregado não teria motivo para um lag como está sendo informado.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva